[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Bom dia pessoal, estou com a vsol v2802rh com firmware 1.9.2 da tripleoxygen. (que atualizei do 1.1.8 oficial), sou vivo 1 da cidade de Campinas, foi instalado hgu wifi 6 askey rtf8225vw. Pois, bem não estou conseguindo fazer sincronizar.

Segue imagem.

Desde já agradeço a ajudar.

Como você conseguiu o LOID e LOID PASSWORD??
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia pessoal, estou com a vsol v2802rh com firmware 1.9.2 da tripleoxygen. (que atualizei do 1.1.8 oficial), sou vivo 1 da cidade de Campinas, foi instalado hgu wifi 6 askey rtf8225vw. Pois, bem não estou conseguindo fazer sincronizar.

Segue imagem.

Desde já agradeço a ajudar.

Faltou você colocar o traffic management. Tem que ser por telnet pq tem um bug na versão web.
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save

Copie o mesmo slid que vir na pagina do hgu.

Faltou você colocar o traffic management. Tem que ser por telnet pq tem um bug na versão web.
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
esses sao dois comandos

Copie o mesmo slid que vir na pagina do hgu.

cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
esses sao dois comandos
Isso... São os 2 comandos.
O meu SLID está vazio 😥😥

Desde fevereiro que eu tento fazer a ODI DFP-34X-2c3 funcionar com um link da Vivo, região 2, conectado na porta SFP de um UDM-Pro. O modem Vivo é um Askey RTF8115VW. As configurações são essas:

odi-01.png

odi-02.png

O GPON LOID status fica sempre como "WRONG".

Desde fevereiro que eu tento fazer a ODI DFP-34X-2c3 funcionar com um link da Vivo, região 2, conectado na porta SFP de um UDM-Pro. O modem Vivo é um Askey RTF8115VW. As configurações são essas:

odi-01.png

odi-02.png

O GPON LOID status fica sempre como "WRONG".
Estranho esse vendor ID como INVP. Está assim mesmo no gpon s/N do seu HGU?

No moldem da vivo tá INVP que e askey.
No vídeo do Pedro ele converte INVP para hex ( ascII para hex),e aplicar 16 números no gpon TP-Link mas na vsol não entra todos números fica faltando 4 últimos

No moldem da vivo tá INVP que e askey.
No vídeo do Pedro ele converte INVP para hex ( ascII para hex),e aplicar 16 números no gpon TP-Link mas na vsol não entra todos números fica faltando 4 últimos
Esse vendor ID é que estou achando estranho...

CONSEGUIIIIIIIII
O problema era no meu GPON S/N
O lance é que eu coloquei TUDO em maiusculo, EX TCLM1A2B3C4D, quando na verdade era simples, bastava colocar TCLM1a2b3c4d em minusculo...
Com isso tudo se resolveu!!!!!
Estou MUUUITO feliz
LOID PASSWORD e PLOAM PASSWORD = 1234567890
OMCC Version = 0x80
Traffic Management Option = 2

Valeu galera.... :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Última edição:
Esse vendor ID é que estou achando estranho...

CONSEGUIIIIIIIII
O problema era no meu GPON S/N
O lance é que eu coloquei TUDO em maiusculo, EX TCLM1A2B3C4D, quando na verdade era simples, bastava colocar TCLM1a2b3c4d em minusculo...
Com isso tudo se resolveu!!!!!
Estou MUUUITO feliz
LOID PASSWORD e PLOAM PASSWORD = 1234567890
OMCC Version = 0x80
Traffic Management Option = 2

Valeu galera.... :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Vou testar também no UF-Loco mais tarde.

Você poderia colocar num post como ficou a configuração do seu Vsol?

Vou testar também no UF-Loco mais tarde.

Você poderia colocar num post como ficou a configuração do seu Vsol?
Só se for agora, amigao...
Seguem os prints. Se precisar de algo mais, é só falar.
vsol-ok1.png

Foi nessa parte acima que eu estava errando. Eu estava colocando depois do TCLM tudo MAIUSCULO. Quando corrigi para tudo minusculo, passou de boa.

vsol-ok2.png

Seção do OMCI

Desta forma ele ja pegou a VLAN de boa

Tentei de todas as formas com o Ubiquiti UF-Loco e não tive sucesso.

O ruim desse ONU é que só permite mudar dados do LOID, PLOAM, SLID e GPON SN. Todas as demais configurações são travadas.
Coloquei exatamente a sua configuração e ficou sempre com fake O5. Testei os 3 profiles (Huawei, Fiberhome e ZTE) e também não funcionou.

Quando eu receber o ODI vou testar com ele.

Tentei de todas as formas com o Ubiquiti UF-Loco e não tive sucesso.

O ruim desse ONU é que só permite mudar dados do LOID, PLOAM, SLID e GPON SN. Todas as demais configurações são travadas.
Coloquei exatamente a sua configuração e ficou sempre com fake O5. Testei os 3 profiles (Huawei, Fiberhome e ZTE) e também não funcionou.

Quando eu receber o ODI vou testar com ele.
Pior é que não sei se somente essas configurações resolvem, pois na tentativa de acertar eu clonei tanta coisa do HGU.
Acho que na página anterior quando pedi ajuda ao KILLME eu citei as configurações que clonei.
Mac,etc etc etc etc.. Aí nem sei o que mais faz a diferença.

Qual Mac vc usou, onde foi encontrou essa informação
Usei o mesmo Mac address do meu HGU.
Mas tenha cuidado ao mudar o Mac.
Salve toda a sua configuração através do cfgmib all
Parece que no vsol só com firmware custom permite você alterar o Mac sem ter problemas

Usei o mesmo Mac address do meu HGU.
Mas tenha cuidado ao mudar o Mac.
Salve toda a sua configuração através do cfgmib all
Parece que no vsol só com firmware custom permite você alterar o Mac sem ter problemas

Você usou o MAC da rede ou o número de série do GPON (GPON SN)?

Vc diz Mac para ter cuidado que fica em Wan. PPP interface? Tentei via web altera mas não sobe.
Qual comando deve usar para salva configuração da Epon depois de rodar comando ,abre lista comando e estou perdido.
Já tentei várias coisas colocar s/n que mesmo Mac, o gpon Sn só INVP e número, slid
O PPP e cliente@cliente e a senha cliente .
Será pode ser moldem que está na rede wifi6 que mudaram a forma de conectar?

@KILLME
Muito obrigado pela ajuda.. Só tive tempo de fazer isso agora...
Seguem os prints:
vsol1.png

LOID Password e PLOAM Password eu ja coloquei esse que esta no print, ja coloquei 0000000000, 0123456789, ja deixei em branco, ja coloquei o GPON S/N sem os 2 ultimos caracteres e nada disso funciona

vsol2.png

No OMCI, ja coloquei TCLM no vendor, mas como o HGU é ASKEY, ja coloquei ASKY, já mexi no OMCC Verson e coloquei 0x80(que é o valor de 128), ja mudei o Traffic Management para 0, 1 e 2 e nada disso resolve

Como falei, já clonei o MAC do HGU, OUI, BOSA vendor, BOSA Part Number, Serial, Modelo
Se vc ou alguém puder me ajudar, serei bastante grato, pois já nem sei mais o que fazer..
Acho que, se brincar, o problema do @DuoLEd é o mesmo do meu....
Abraço

Primeira vez que vejo isso, usando VENDOR de outra fabricante hehehe.

1. Quantos digitos tem no serial number depois do TCLM?
2. Quando vc alterou o mac da VSOL, vc tava com firmware padrão?
3. Volta o LOID para user, vivo 2 se não me engano não usa SLID.

Olá pessoal,
Não deve ser de ajuda a grande maioria, pois pelo relatos são todos expert no assunto.
Vou dividir minha experiência que depois de a minha operadora (Obvius V.tal) atualizar o fw da ont deles, minha R1 Intelbras não subiu mais depois de reiniciar.
Tentei de todas as formas possíveis e não tinha jeito (mindando o comando para nova fw é claro).
Quando já estava desistindo, pluguei no roteador e a mágica aconteceu.
Contribuição baixa, mas por via das dúvidas façam o teste.
Aqui 100% funcionando agora.
Abraço a todos.

Primeira vez que vejo isso, usando VENDOR de outra fabricante hehehe.

1. Quantos digitos tem no serial number depois do TCLM?
2. Quando vc alterou o mac da VSOL, vc tava com firmware padrão?
3. Volta o LOID para user, vivo 2 se não me engano não usa SLID.
1 - 8 digitos
2 - estava com o firmware custom do Triple. O firmware mais novo custom 1.A.2
3 - depois mudo para ver se tem alguma influência

Sobre o VENDOR, eu tb achei estranho.. o Fabricante é ASKEY, mas o VENDOR ID é TCLM...

Na ODI não tem o 2500f nas portas haha:

Código:
RTK.0> port set auto-nego port 0 ability
1000f                                            - 1000M full
100f                                             - 100M full
100h                                             - 100M half
10f                                              - 10M full
10h                                              - 10M half
asy-flow-control                                 - asynchronism flow control
flow-control                                     - flow control

Código:
RTK.0> port get status port all
Port Status Speed    Duplex TX_FC RX_FC
---- ------ -----    ------ ----- -----
0    Up     1000M    Full   Dis   Dis
2    Up     1000M    Full   Dis   Dis
Tu conseguisse resolver? Aqui tá desse jeito, mesmo bulindo na opção LAN_SDS_MODE, seja 4, 5 ou 6. Já tentei várias fw [híbrida e sfu] sem sucesso e meu switch tem suporte a 2.5 na porta sfp. Inclusive o vendedor confirmou a informação e no anúncio tem fotos do diagrama.

O meu caso acredito ser um dos mais intrigantes.
Tenho Oi Fibra e consegui eliminar o modem da Nokia pelo módulo SFP XPON normalmente botando os dados do modem.
Até aí tava tudo ok. Puxava a VLAN normal (aqui na minha região é 1770) Região dos Lagos - RJ.
Até que depois de alguns meses usando o SFP, de uma hora pra outra parou de navegar. A fibra autenticava mas não navegava.
Retirei a fibra do SFP e pluguei no Nokia e dava a mesma coisa, acendia o led de autenticado mas o led de internet não acendia e não navegava.
No mesmo dia que a internet parou, eu ja recebi msg automática da Oi no WhatsApp informando que tinha problema na minha conexão e pra agendar com um técnico, e assim fiz.
No dia seguinte o técnico chegou, e não entendia pq autenticava e não navegava. Me disse que isso não era normal de acontecer que esse problema acontecia mais em instalação. Mas com meu plano a mais de 2 anos ativo foi um problema anormal.
Nisso ele trocou modem, trocou conector da fibra e nada. Ligou pra central e ficou umas DUAS HORAS no celular pra resolver (ninguém conseguia resolver o problema) até que o ultimo atendente que ele falou conseguiu fazer voltar e a internet voltou a navegar.
Porém, depois disso eu não consigo mais usar o módulo SFP XPON, simplesmente boto todos os dados do modem novo Nokia que ele substituiu certinho como fazia com o outro e NÃO PUXA VLAN via putty de jeito nenhum, o mesmo problema que o @tito89 tem.
Então vou migrar pra vivo fibra SOMENTE pra poder usar o SFP, pois esse modem NOKIA horrível não tem como. É uma pena, pois a oi fibra me atende perfeitamente bem, mais de 2 anos que uso e NUNCA caiu, latência boa e etc.
Qual o novo modem da Nokia que colocaram pra ti? G-1425G-B? Se for, dá uma olhada nos meus posts acima, pois depois de muito pesquisar o killme conseguiu me ajudar e funcionou (não foi o "padrão" para a Oi/Vtal).

Qual o novo modem da Nokia que colocaram pra ti? G-1425G-B? Se for, dá uma olhada nos meus posts acima, pois depois de muito pesquisar o killme conseguiu me ajudar e funcionou (não foi o "padrão" para a Oi/Vtal).
Não, trocaram pelo "G-0425G-C", vou olha lá pra ver se resolve pra mim.

Users who are viewing this thread

Voltar