[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Galera olhem esse caso!

Eu comprei um XZ000-G7 e fui igual um louco no site da TP-Link procurar o Firmware mais recente, baixei e instalei. Não verifiquei numeração nem nada, confiei que o site da TP-Link estaria como firmware mais recente, mas não estava. O firmware que estava no equipamento era o mais recente. Como pode isso acontecer? O meu é versão 1.0 BR.
O firmware que veio no equipamento é versão:
Versão de Firmware: 0.2.0 3.0.0 v6099.0 Build 230927 Rel.55237n

O firmware do site da TP-Link:
Versão de Firmware:0.1.0 3.0.0 v6099.0 Build 230815 Rel.54645n

Acontece que nem cheguei tentar conectar usando o firmware que veio no equipamento assim que chegou.
Agora estou tendo problemas porque aparece o status "Registrado (O5)" mas em "Downstream" está tudo zerado, em "Upstream" aparecem números em "Dados XPON (bytes)" e "Dados XPON (pacotes)".
Interessante que observando o tráfego nas interfaces em CLI TX e RX aparecem zerados.
Outro ponto é que, as interfaces pon0 (interface física) e pon0.0 (interface virtual) não constam com as VLAN 10 que eu defini na página de configuração do equipamento. Além de que, percebi que quando aplico as configurações pela página de configuração, no terminal pela linha de comando aparece mensagem de erro. Não sei se esse problemas é por causa desse firmware em especifico ou se isso é um bug.

k7W2CzK.png


Ao aplicar as configurações de VLAN ID na página web apresenta essa mensagem no terminal:
FKA1Lde.png


Olhando o processo PID 615, é o processo referente ao serviço httpd ,ou seja, parece que realmente as configurações aplicadas pela página de configuração não estão sendo aplicadas no sistema.

gWldKJp.png




Mesmo após aplicas as configurações na página e reiniciar o equipamento, ainda assim as interfaces pon continuan na VLAN ID 0:
n0XnFv1.png



Agora estou brigando com a Tp-Link para eles me fornecerem o firmware na versão que veio quando eu comprei, eles alegaram que pode ser uma versão beta, questionei como podem vender equipamentos com firmware em versão beta sem o conhecimento do consumidor e ainda não disponibilizar a tal versão beta no site para o consumidor poder escolher.

Vi o vídeo de um gringo deixando a opção de VLAN em "transparente" e definindo o ID da VLAN direto na placa de rede do computador. Depois vou tentar para ver se consigo alguma coisa.
 
Galera olhem esse caso!

Eu comprei um XZ000-G7 e fui igual um louco no site da TP-Link procurar o Firmware mais recente, baixei e instalei. Não verifiquei numeração nem nada, confiei que o site da TP-Link estaria como firmware mais recente, mas não estava. O firmware que estava no equipamento era o mais recente. Como pode isso acontecer? O meu é versão 1.0 BR.
O firmware que veio no equipamento é versão:
Versão de Firmware: 0.2.0 3.0.0 v6099.0 Build 230927 Rel.55237n

O firmware do site da TP-Link:
Versão de Firmware:0.1.0 3.0.0 v6099.0 Build 230815 Rel.54645n

Acontece que nem cheguei tentar conectar usando o firmware que veio no equipamento assim que chegou.
Agora estou tendo problemas porque aparece o status "Registrado (O5)" mas em "Downstream" está tudo zerado, em "Upstream" aparecem números em "Dados XPON (bytes)" e "Dados XPON (pacotes)".
Interessante que observando o tráfego nas interfaces em CLI TX e RX aparecem zerados.
Outro ponto é que, as interfaces pon0 (interface física) e pon0.0 (interface virtual) não constam com as VLAN 10 que eu defini na página de configuração do equipamento. Além de que, percebi que quando aplico as configurações pela página de configuração, no terminal pela linha de comando aparece mensagem de erro. Não sei se esse problemas é por causa desse firmware em especifico ou se isso é um bug.

k7W2CzK.png


Ao aplicar as configurações de VLAN ID na página web apresenta essa mensagem no terminal:
FKA1Lde.png


Olhando o processo PID 615, é o processo referente ao serviço httpd ,ou seja, parece que realmente as configurações aplicadas pela página de configuração não estão sendo aplicadas no sistema.

gWldKJp.png




Mesmo após aplicas as configurações na página e reiniciar o equipamento, ainda assim as interfaces pon continuan na VLAN ID 0:
n0XnFv1.png



Agora estou brigando com a Tp-Link para eles me fornecerem o firmware na versão que veio quando eu comprei, eles alegaram que pode ser uma versão beta, questionei como podem vender equipamentos com firmware em versão beta sem o conhecimento do consumidor e ainda não disponibilizar a tal versão beta no site para o consumidor poder escolher.

Vi o vídeo de um gringo deixando a opção de VLAN em "transparente" e definindo o ID da VLAN direto na placa de rede do computador. Depois vou tentar para ver se consigo alguma coisa.
Se conseguir a firmware me manda kkkk fiz a mesma cagada
 
Meninos,

Pro RTF8225VW (Vivo Fibra) e pro Huawei OptiXStar EG8145X6 (Blink Telecom) seria APC ou UPC?

Pergunto pois vou comprar esse GBIC: https://a.aliexpress.com/_mrZd2HQ e combinar com uma RB760iGS
 
Olá, pessoal!
Eu estou com um caso que eu ainda não achei solução por aqui.
Eu tenho um módulo XPON DFP-34X-2C3. Conector APC (Aliexpress), conectado em um Tp-link Mc220l, que por sua vez está conectado em um Unifi Cloud Gateway Ultra, configurado pra usar DHCPv4 e DHCPv6.
Eu estou tentando substituir um Nokia G-140W-H da Oi/Vtal do Rio de Janeiro.

Seguindo as dicas do @rasp no post de sucesso dele, e com algumas poucas alterações consegui fazer o módulo listar as VLANs.
Código:
omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
EntityID: 0xe102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 1110
FwdOp:  0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0xe103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 1110
FwdOp:  0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0xe10b
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 1110
FwdOp:  0x10
NumOfEntries: 1
=================================

Executei os 2 comandos passados pelo @KILLME ao @rasp
Código:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Mesmo após esses 2 comandos, que funcionaram pro @rasp, pra mim, não fez com que qualquer dispositivo conectado ao conversor de mídia pegasse um IP.
Tentei também fazer o comando com a 0xe103, também sem sucesso.
Alguém teria um dica pra me dar? Acredito que estou muito perto de um sucesso.
Obrigado
 
Última edição:
Galera olhem esse caso!

Eu comprei um XZ000-G7 e fui igual um louco no site da TP-Link procurar o Firmware mais recente, baixei e instalei. Não verifiquei numeração nem nada, confiei que o site da TP-Link estaria como firmware mais recente, mas não estava. O firmware que estava no equipamento era o mais recente. Como pode isso acontecer? O meu é versão 1.0 BR.
O firmware que veio no equipamento é versão:
Versão de Firmware: 0.2.0 3.0.0 v6099.0 Build 230927 Rel.55237n

O firmware do site da TP-Link:
Versão de Firmware:0.1.0 3.0.0 v6099.0 Build 230815 Rel.54645n

Acontece que nem cheguei tentar conectar usando o firmware que veio no equipamento assim que chegou.
Agora estou tendo problemas porque aparece o status "Registrado (O5)" mas em "Downstream" está tudo zerado, em "Upstream" aparecem números em "Dados XPON (bytes)" e "Dados XPON (pacotes)".
Interessante que observando o tráfego nas interfaces em CLI TX e RX aparecem zerados.
Outro ponto é que, as interfaces pon0 (interface física) e pon0.0 (interface virtual) não constam com as VLAN 10 que eu defini na página de configuração do equipamento. Além de que, percebi que quando aplico as configurações pela página de configuração, no terminal pela linha de comando aparece mensagem de erro. Não sei se esse problemas é por causa desse firmware em especifico ou se isso é um bug.

k7W2CzK.png


Ao aplicar as configurações de VLAN ID na página web apresenta essa mensagem no terminal:
FKA1Lde.png


Olhando o processo PID 615, é o processo referente ao serviço httpd ,ou seja, parece que realmente as configurações aplicadas pela página de configuração não estão sendo aplicadas no sistema.

gWldKJp.png




Mesmo após aplicas as configurações na página e reiniciar o equipamento, ainda assim as interfaces pon continuan na VLAN ID 0:
n0XnFv1.png



Agora estou brigando com a Tp-Link para eles me fornecerem o firmware na versão que veio quando eu comprei, eles alegaram que pode ser uma versão beta, questionei como podem vender equipamentos com firmware em versão beta sem o conhecimento do consumidor e ainda não disponibilizar a tal versão beta no site para o consumidor poder escolher.

Vi o vídeo de um gringo deixando a opção de VLAN em "transparente" e definindo o ID da VLAN direto na placa de rede do computador. Depois vou tentar para ver se consigo alguma coisa.
Mais um aqui que fez essa cagada... depois que eu apliquei o firmware fiquei com aquele sentimento que tinha feito merda kkkkk

Enfim, tive o exato mesmo problema, fica registrado mas não consigo autenticar via pppoe.
 
No seu caso os comandos são:

Código:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Lembrando que a sua VLAN é 1110
Opa, @KILLME!
Obrigado pela ajuda, eu executei os comandos e coloquei o unifi pra pegar IP por DHCP e nada.
Estranhamente, ele nem pega IP(v4 e v6). Vi casos onde pegava e não navegava.
 
Se o conector for da cor verde é APC, agora se for azul então é UPC.

MgTn3y2.png

Achava que o conector GPON fosse um só, com essa imagem fui pesquisar o que é APC ou UPC.
Sendo assim, tudo aqui é APC mesmo. Inclusive das outras operadoras de fibra que eu tive (Oi e TIM) também, não me recordo de nenhuma com conector azul.
Obrigada por compartilhar :vinho:
 
Post de sucesso - OI/Vtal RJ

ONU: Nokia G-140W-H
Módulo SFP: DFP-34X-2C3 comprado no AliExpress
Conversor de mídia: Tp-link Mc220l
Roteador: Unifi Cloud Gateway Ultra

Queria aqui agradecer ao @KILLME por ter me ajudado na investigação do problema que tive com o obtenção de IP. Muito obrigado.

Eu tentei com a firmware original da ODI, sem sucesso, usei a do TrypleOxigen, consegui listar as VLANS, mas não conseguia pegar IP, então instalei a versão M114_sfp_ODI_Vlan_220414 do Anime4000 e funcionou.

Obtive as configurações no Log do G-140W-H
LOG.png


E também da etiqueta na traseira da ONU
ONU.png


Script da ODI para geração da MACKey

Configurações do módulo SFP:
GPON
GPON.png


OMCI
OMCI.png


Como o firmware do Anime4000 não tem todas as opções em tela, tive que setar o MAC, MACKey e Manufacturer da ONU via telnet
Código:
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set ELAN_MAC_ADDR [MAC da etiqueta da ONU]
flash set MAC_KEY [resultado do script da ODI]

Consegui listar a VLAN
Código:
omcicli mib get 84
MIB.png



VLAN
VLAN.png


Unifi
Unifi.png


Speedtest
speed-Test.png
 
Achava que o conector GPON fosse um só, com essa imagem fui pesquisar o que é APC ou UPC.
Sendo assim, tudo aqui é APC mesmo. Inclusive das outras operadoras de fibra que eu tive (Oi e TIM) também, não me recordo de nenhuma com conector azul.
Obrigada por compartilhar :vinho:
Normalmente você verá o conector azul vindo somente em fibras de links dedicados de algumas operadoras (várias já utilizam o APC também).
 
Boa noite pessoal.

Comprei um ODI DFP-34X-2C3 com entrada APC (verde) (AliExpress modelo XPON APC). E estou tentando eliminar meu modem MitraStar GPT-2731GN2A4P da Vivo.
Peguei os dados do modem (no /instalador) para poder passar para o modulo, através de um conversor de sfp pra ethernet.
Descobri que o meu modem é Vivo 1 (São Paulo - SP) e consegui pegar a VLAN (10) no /padrao.




Consegui acessar o modulo SFP e configurei assim.
PLOAM Password sendo o SLID.
GPON SN com as 4 primeiras letras em maiusculo e mais 8 sendo números e letras minúsculas.
Vendor ID sendo as 4 primeiras letras em maiusculo do GPON SN.
Software Version 1 peguei o valor olhando aqui no fórum.
Software Version 2 peguei o valor olhando aqui no fórum.
OMCC Version deixei no 0x80 (olhando também aqui no fórum).
Product Class sendo o mesmo valor do GPON SN.
HW Version peguei o valor olhando aqui no fórum.
OUI pegando os 6 primeiros dígitos com números e letras minúsculas do MAC Address do meu modem.
Device Serial Number sendo o MAC Address com números e letras maiúsculas do meu modem.
MAC sendo o MAC Address com números e letras minúsculas do meu modem.
MACKEY gerada apartir do comando echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDRESS_UPPERCASE" | md5sum.


Consigo ter o ONU State O5, mas acho que é o fake O5. Pois quando entro via ssh (ssh -oKexAlgorithms=+diffie-hellman-group1-sha1 -oCiphers=+3des-cbc -o HostkeyAlgorithms=ssh-rsa admin@192.168.10.1) no modulo, e dou o comando omcicli mib get 84 pra escanear as VLANs ele volta vazio.



Quando tento criar uma conexão via PPPOE no windows ele da o Erro 651.



Irei conectar ele em um UDM Pro. Mas ainda nem consegui fazer funcionar no notebook, então essa etapa de configurar no UDM Pro farei depois.
Alguem tem alguma ideia pra conseguir fazer funcionar?


Agradecido desde já,
SrV1t1nh0

No meu caso ainda não consegui fazer o PPPOE funcionar com o adaptador de SFP para ethernet no windows. Sera que esta faltando alguma configuração que não tem em tela mas da pra colocar via ssh?

Eu tentei com a firmware original da ODI, sem sucesso, usei a do TrypleOxigen, consegui listar as VLANS, mas não conseguia pegar IP, então instalei a versão M114_sfp_ODI_Vlan_220414 do Anime4000 e funcionou.
Sera que devo atualizar o firmware? vi que o hvianna teve sucesso com o DFP-34X-2C3, que é o mesmo que estou utilizando.
Nas configurações com esse firmware atualizado tem a opção de Traffic Managament Option, e no meu firmware que veio não existe essa opção.
 
No meu caso ainda não consegui fazer o PPPOE funcionar com o adaptador de SFP para ethernet no windows. Sera que esta faltando alguma configuração que não tem em tela mas da pra colocar via ssh?


Sera que devo atualizar o firmware? vi que o hvianna teve sucesso com o DFP-34X-2C3, que é o mesmo que estou utilizando.
Nas configurações com esse firmware atualizado tem a opção de Traffic Managament Option, e no meu firmware que veio não existe essa opção.
@SrV1t1nh0, não conheço nada da Vivo, mas pra qualquer tentativa de conectar a qualquer dispositivo tem que listar as vlans. Tá faltando algo na sua configuração, provavelmente. Tenta ir lá na primeira página e procurar a galera que conseguiu substituir na Vivo. Deve ter alguma dica interessante por lá.
Eu mudei o firmware pro do Anime4000 por uma questão de roteamento do SFP pro meu Unifi, mas quando fiz esse procedimento já estava listando a VLAN pra mim.
 
Galera olhem esse caso!

Eu comprei um XZ000-G7 e fui igual um louco no site da TP-Link procurar o Firmware mais recente, baixei e instalei. Não verifiquei numeração nem nada, confiei que o site da TP-Link estaria como firmware mais recente, mas não estava. O firmware que estava no equipamento era o mais recente. Como pode isso acontecer? O meu é versão 1.0 BR.
O firmware que veio no equipamento é versão:
Versão de Firmware: 0.2.0 3.0.0 v6099.0 Build 230927 Rel.55237n

O firmware do site da TP-Link:
Versão de Firmware:0.1.0 3.0.0 v6099.0 Build 230815 Rel.54645n

Acontece que nem cheguei tentar conectar usando o firmware que veio no equipamento assim que chegou.
Agora estou tendo problemas porque aparece o status "Registrado (O5)" mas em "Downstream" está tudo zerado, em "Upstream" aparecem números em "Dados XPON (bytes)" e "Dados XPON (pacotes)".
Interessante que observando o tráfego nas interfaces em CLI TX e RX aparecem zerados.
Outro ponto é que, as interfaces pon0 (interface física) e pon0.0 (interface virtual) não constam com as VLAN 10 que eu defini na página de configuração do equipamento. Além de que, percebi que quando aplico as configurações pela página de configuração, no terminal pela linha de comando aparece mensagem de erro. Não sei se esse problemas é por causa desse firmware em especifico ou se isso é um bug.

k7W2CzK.png


Ao aplicar as configurações de VLAN ID na página web apresenta essa mensagem no terminal:
FKA1Lde.png


Olhando o processo PID 615, é o processo referente ao serviço httpd ,ou seja, parece que realmente as configurações aplicadas pela página de configuração não estão sendo aplicadas no sistema.

gWldKJp.png




Mesmo após aplicas as configurações na página e reiniciar o equipamento, ainda assim as interfaces pon continuan na VLAN ID 0:
n0XnFv1.png



Agora estou brigando com a Tp-Link para eles me fornecerem o firmware na versão que veio quando eu comprei, eles alegaram que pode ser uma versão beta, questionei como podem vender equipamentos com firmware em versão beta sem o conhecimento do consumidor e ainda não disponibilizar a tal versão beta no site para o consumidor poder escolher.

Vi o vídeo de um gringo deixando a opção de VLAN em "transparente" e definindo o ID da VLAN direto na placa de rede do computador. Depois vou tentar para ver se consigo alguma coisa.
Vi pelos prints que você acessou a console dela. Foi por UART??? Tenho uma igual e tb atualizei firmware Kkkkkk
Mas só consigo acessar o console por UART.
Você consegue mudar o VENDOR ID por console?
 
Post de sucesso - OI/Vtal RJ

ONU: Nokia G-140W-H
Módulo SFP: DFP-34X-2C3 comprado no AliExpress
Conversor de mídia: Tp-link Mc220l
Roteador: Unifi Cloud Gateway Ultra

Queria aqui agradecer ao @KILLME por ter me ajudado na investigação do problema que tive com o obtenção de IP. Muito obrigado.

Eu tentei com a firmware original da ODI, sem sucesso, usei a do TrypleOxigen, consegui listar as VLANS, mas não conseguia pegar IP, então instalei a versão M114_sfp_ODI_Vlan_220414 do Anime4000 e funcionou.

Obtive as configurações no Log do G-140W-H
LOG.png


E também da etiqueta na traseira da ONU
ONU.png


Script da ODI para geração da MACKey

Configurações do módulo SFP:
GPON
GPON.png


OMCI
OMCI.png


Como o firmware do Anime4000 não tem todas as opções em tela, tive que setar o MAC, MACKey e Manufacturer da ONU via telnet
Código:
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set ELAN_MAC_ADDR [MAC da etiqueta da ONU]
flash set MAC_KEY [resultado do script da ODI]

Consegui listar a VLAN
Código:
omcicli mib get 84
MIB.png



VLAN
VLAN.png


Unifi
Unifi.png


Speedtest
speed-Test.png
Quando não pega IP é porque não ocorreu a autenticação na OLT. No meu caso foi a falta do mackey, depois que gerei o mackey a partir do meu mac address ele autenticou e funcionou. Fica atento também as atualizações da versão do seu modem principal (Nokia), aqui aconteceu de atualizar e perdi a conexão, tive que colocar a versao atualizada pra voltar a funcionar.
 
Quando não pega IP é porque não ocorreu a autenticação na OLT. No meu caso foi a falta do mackey, depois que gerei o mackey a partir do meu mac address ele autenticou e funcionou. Fica atento também as atualizações da versão do seu modem principal (Nokia), aqui aconteceu de atualizar e perdi a conexão, tive que colocar a versao atualizada pra voltar a funcionar.
Opa @Cassius_rb!
Então, eu consegui autenticar e listar as Vlans. A mackey estava correta. Tentei clonar mac e setar vlan no Unifi, mas não teve jeito. Quando troquei o firmware, com o mesmo mackey, funcionou. Pode ter sido algo de diferente no meu módulo. Não sei dizer ao certo o que aconteceu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo