[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Chegou a verificar com o comando "omcicli mib get 131" na VSOL para saber a marca da OLT que eles estão utilizando?
a OLT daqui é Alcatel, ela fica como Registered, Certified, porem o PPPoE não disca.

Última edição:
Acabei de ter um PON stick negado pela receita por conta da etiqueta do vendedor não ter informações legíveis, segundo a nota no portal minhas importações
Agora não sei se compro um outro rápido ou procuro aqui no BR com medo do importado ser tributado antes de chegar aqui no BR

@andreserafini pode te dar uma luz com a VIVO1 também.
Sem sucesso ainda, tenho um TPLink xx230v e um xz000-g3 e ambos não fecha a conexão.

Tentei vlan 10... 600..601 e nada... atualmente continuo usando a lancheira da vivo em modo bridge

sou de sp Vivo1
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sem sucesso ainda, tenho um TPLink xx230v e um xz000-g3 e ambos não fecha a conexão.

Tentei vlan 10... 600..601 e nada... atualmente continuo usando a lancheira da vivo em modo bridge

sou de sp Vivo1
vi um comentario que precisa fazer esse processo de gerar bkp e decompilar... tentei mas não consegui.. talvez eu não fiz direito...

print.png

Última edição:
Se você for de Belém, até o ano passado quando eu usava a Vivo não precisava do SLID nas ONTs de terceiros, só o uso do S/N já liberava, deu certo na ONT da Oi Fibra o HG8145V5 e o Vsol.
Sou sim amigo, tomara que seja isso mesmo. Pretendo comprar um novo roteador da tp-link com ONT e me livrar desse trombolo de modem da vivo. Obrigado futuramente posto os resultados

@FelipeSS valeu, eu já havia visto. Mas queria algum feedback pontual da região mesmo pois sabemos que o legado da Vivo é bem pulverizado

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar que consegui me livrar da HGU Vivo (Mitrastar GPT-2741GNAC-N1) na região de Campinas (Vivo 1).

Faço parte do grupo da Vivo que não consegue discar PPPOE apenas com GPON SN e GPON password (SLID).

Aqui consegui conexão com o Intelbras ONU R1 em modo bridge (não tentei em router) e com os seguintes comandos em telnet:

# flash set PON_VENDOR_ID MSTC
# flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX --> SLID em ASCII com 10 digitos na forma como consta na HGU Vivo
# flash set GPON_SN MSTCXXXXXXXX --> GPON Serial Number no format 4 ASCII + 8 Hex - mesma forma como consta na HGU Vivo
# flash set OMCI_OLT_MODE 3
# flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
# flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
# flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
# flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
# flash set HW_SERIAL_NO XXXXXXXXXXXX --> MAC address da HGU em letras MAIUSCULAS
# flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx --> MAC address da HGU em letras minusculas
# flash set OMCC_VER 128
# flash set OMCI_FAKE_OK 1
# flash set HW_CWMP_MANUFACTURER MSTC --> Não tenho certeza se realmente é necessário...
# reboot

Detalhe importante: Na ONU Intelbras especifiquei VLAN 10/0 para internet, mas mesmo assim no PPPOE do roteador também tive que especificar a mesma VLAN para conseguir conexao...

Usei o último firmware disponível no site da Intel para realizar o procedimento.

Tomei como referência os posts do pessoal que conseguiu conexão com ODI e agradeço a todos!!
Olá,

na ONU intelbras precisou colocar vlan 10 e dados de email e senha da operadora vivo? e para conseguir a conexão precisou fazer o mesmo processo no roteador vlan 10 e dados de email e senha da vivo certo?

Pessoal, quais outros módulos SFP além do ODI disponíveis para a troca da ONU/ONT?
eu pesquiso sobre esses módulos a uns anos. No aliexpress, os que não são ODI, normalmente são versões white label do ODI. Dá pra ver pelos prints nas avaliações dos anúncios que todos tem o mesmo layout da pagina web da ODI. A mikrotik já teve um modulo dela, mas saiu de linha. Ai na ubiquiti tem a UF instant SFP ONU e na huaweii tem o HPSP2120. Mas eles são exclusivos para uso com produtos das respectivas marcas. Para poder "simular" as UNUs de forma genérica, o ideal até agora tem sido usar SFPs baseados no SoC Realtek RTL9601D

Pra caso um dia apareça alguém aqui que use o ecossistema TP-Link Omada Controller, consegui obter conexão IPv6 na Vivo 1 com o SFP ODI.

Segue as configurações usadas:

Configurações em Wired Networks > Internet > IPV6​
IPv6:Enable​
Connection Type: PPPoE​
Marcar a opção Share the same PPPoE session with IPv4​
Get IPv6 Address: Automatically​
Prefix Delegation:Enable​
Prefix Delegation Size:64​
DNS Address:Get from ISP Dynamically​

Configurações em Wired Networks > LAN > Configure IPV6​
IPv6 Interface Type:SLAAC+Stateless DHCP​
Prefix:Get from Prefix Delegation​
IPv6 Prefix Delegation Interface:SFP WAN​
IPv6 Prefix ID:0​
Address Prefix: será atualizado automaticamente pelo controlador​
DNS Server:Auto​
RA Priority:Medium​
RA Valid Lifetime:86400​
RA Preferred Lifetime:14400​
A única coisa que to penando agora pro sistema ficar 100% redondo é conseguir acessar o ip do SFP de dentro da LAN. Sei que é algo possível pois eu acessava a ONU da vivo no meu Asus AC68U. Só falta descobrir como fazer.

Última edição:
Mais um caso de sucesso!
Operadora: Vtal (oi) RS
Modem (onu?) antiga: Nokia G-140W-H
Onu nova: Vsol v2802rh
Roteador: Xiaomi Ax3000t com openwrt

Como fiz:
a) Na onu vsol troquei o firmware para a versão V1.9.V da tripleoxygen. Fiz isso de primeira, nem testei as outras;
b) Usei o tutorial do https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh na onu porém nas informações relativas a conexão eu substituí os valores pelos que vi no log do meu modem.
c) Na onu vsol setei:
Vendor ID: ALCL;
OMCI SW version 1 e 2: Peguei a versão que achei no log da onu nokia (nao usei o que aparece na tripleogen);
Product class: Modelo da onu antiga, no caso Nokia G-140W-H;
HW version: Modelo do hw que aparecia no log da onu antiga;
Na wan: A Vlan correta tive que pegar com o comando omcicli mib get 171 que no meu caso foi a 1642;
d) No openwrt, setei a WAN para pegar o ip via dhcp e pegou o ip válido em v4 e v6;
e) Para conseguir acessar a onu eu adicionei no openwrt uma interface com um IP na faixa dela.

eu pesquiso sobre esses módulos a uns anos. No aliexpress, os que não são ODI, normalmente são versões white label do ODI. Dá pra ver pelos prints nas avaliações dos anúncios que todos tem o mesmo layout da pagina web da ODI. A mikrotik já teve um modulo dela, mas saiu de linha. Ai na ubiquiti tem a UF instant SFP ONU e na huaweii tem o HPSP2120. Mas eles são exclusivos para uso com produtos das respectivas marcas. Para poder "simular" as UNUs de forma genérica, o ideal até agora tem sido usar SFPs baseados no SoC Realtek RTL9601D

Foi o que eu imaginei mesmo, tem duas marcas que fazem white label da ODI, mas pelo jeito é a mesma empresa.

Pessoal, quais outros módulos SFP além do ODI disponíveis para a troca da ONU/ONT?
Qualquer stick com o SoC RTL960x vai funcionar; neste repositório do GitHub, você encontra alguns exemplos: GitHub - Anime4000/RTL960x

Existem também sticks com o SoC CA8271x. No site da Cortina, há referência de que eles são "multi-PON". Portanto, mesmo que muitos sejam anunciados como XGSPON/XGPON e 10G-EPON, existe a chance de funcionarem em redes GPON. No entanto, são módulos com preços muito mais altos, na casa dos 200 dólares, e seria um desperdício de dinheiro utilizá-los em uma rede com velocidade abaixo de 2.5 Gbps: GitHub - YuukiJapanTech/CA8271x

Qualquer stick com o SoC RTL960x vai funcionar; neste repositório do GitHub, você encontra alguns exemplos: GitHub - Anime4000/RTL960x

Existem também sticks com o SoC CA8271x. No site da Cortina, há referência de que eles são "multi-PON". Portanto, mesmo que muitos sejam anunciados como XGSPON/XGPON e 10G-EPON, existe a chance de funcionarem em redes GPON. No entanto, são módulos com preços muito mais altos, na casa dos 200 dólares, e seria um desperdício de dinheiro utilizá-los em uma rede com velocidade abaixo de 2.5 Gbps: GitHub - YuukiJapanTech/CA8271x
Perfeito!
Estava olhando mais cedo esse repositório, tem algumas opções a mais do que a ODI, mas ela parece ser a melhor mesmo.

Olá a todos, recentemente comprei essa onu/sfp da ODI e estou com dificuldades para configurar e gerar o mackey( não tenho ideia de como gerar), meu provedor local usa olt fiberhome.
tenho acesso ao GPONSN, MAC, VLAN E PPPOE, não consigo encontrar serial do equipamento e uma dúvida é se LOID Password é fiberhome, tenho uma HG6143D, se alguém puder ajudar, ficarei grato. Na ODI ONU State fica em loop entre 1 e 5, e LOiD status Wrong

Fui ver qual era o status da XZ005-G6 e vi que apareceu à venda em várias lojas para consumidor final.

Última edição:

Users who are viewing this thread

• Voltar