O meu caso acredito ser um dos mais intrigantes.
Tenho Oi Fibra e consegui eliminar o modem da Nokia pelo módulo SFP XPON normalmente botando os dados do modem.
Até aí tava tudo ok. Puxava a VLAN normal (aqui na minha região é 1770) Região dos Lagos - RJ.
Até que depois de alguns meses usando o SFP, de uma hora pra outra
parou de navegar. A fibra autenticava mas não navegava.
Retirei a fibra do SFP e pluguei no Nokia e dava a mesma coisa, acendia o led de autenticado mas o led de internet não acendia e não navegava.
No mesmo dia que a internet parou, eu ja recebi msg automática da Oi no WhatsApp informando que tinha problema na minha conexão e pra agendar com um técnico, e assim fiz.
No dia seguinte o técnico chegou, e não entendia pq autenticava e não navegava. Me disse que isso não era normal de acontecer que esse problema acontecia mais em instalação. Mas com meu plano a mais de 2 anos ativo foi um problema anormal.
Nisso ele trocou modem, trocou conector da fibra e nada. Ligou pra central e ficou umas DUAS HORAS no celular pra resolver (ninguém conseguia resolver o problema) até que o ultimo atendente que ele falou conseguiu fazer voltar e a internet voltou a navegar.
Porém, depois disso eu não consigo mais usar o módulo SFP XPON, simplesmente boto todos os dados do modem novo Nokia que ele substituiu certinho como fazia com o outro e NÃO PUXA VLAN via putty de jeito nenhum, o mesmo problema que o
@tito89 tem.
Então vou migrar pra vivo fibra SOMENTE pra poder usar o SFP, pois esse modem NOKIA horrível não tem como. É uma pena, pois a oi fibra me atende perfeitamente bem, mais de 2 anos que uso e NUNCA caiu, latência boa e etc.