[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Olá Pessoal,

Consegui configurar internet t1m em um roteador TP-Link GPON XX530v, mas a velocidade de download ficou limitada em 50Mb, o upload bateu 270Mb.
Alguém já usou esse roteador e/ou sabe dizer o que fazer para liberar a velocidade full, meu plano é de 500Mb.

Olá Pessoal,

Consegui configurar internet t1m em um roteador TP-Link GPON XX530v, mas a velocidade de download ficou limitada em 50Mb, o upload bateu 270Mb.
Alguém já usou esse roteador e/ou sabe dizer o que fazer para liberar a velocidade full, meu plano é de 500Mb.
Quando configurei pela primeira vez o XX230v, aconteceu algo parecido, ficando em 100MB de down e up normal. Sendo que meu plano é 500/250.
Resetei e refiz as configurações e normalizou, acredito que seja algum bug dessa série.

Quando configurei pela primeira vez o XX230v, aconteceu algo parecido, ficando em 100MB de down e up normal. Sendo que meu plano é 500/250.
Resetei e refiz as configurações e normalizou, acredito que seja algum bug dessa série.
Talvez não seja bug do firmware que vem "padrão"? TPLink costuma ter uma bizarrices dessas, sofri por muito tempo com um load balance e só ficou ok quando lançaram uma atualização.

@GUILVS já resetei e refiz a configuração, continua do mesmo jeito.

Talvez não seja bug do firmware que vem "padrão"? TPLink costuma ter uma bizarrices dessas, sofri por muito tempo com um load balance e só ficou ok quando lançaram uma atualização.
@rasp mandei um e-mail para TP-Link falando sobre o problema, estou aguardando um retorno deles.

opa! alguem conseguiu subir um onu stick na Unifique?

Vai configurar em alguma Gpon para não usar mais o roteador da vivo?
Sim, estou usando o da tp-link, pq o modem anterior da vivo era meio instável e sem wifi 6, ai trocaram por esse novo com wifi 6 pq cancelaram minha net indevidamente, mas como meu sistema já tava todo montado eu preferi continuar usando o gpon.

Pessoal, estou usando internet de um provedor local, eles instalaram a onu intelbras wifiber 1200r inmesh, alguém já conseguiu substituir essa onu por alguma deste tópico? Tenho acesso a ela com usuário admin, então facilitaria para recolher os dados necessários.

Dá uma olhada na primeira pagina os cases de sucesso... Lá vc tem uma ideia. Caso nao esteja la, acredito q so testando mesmo
Sucesso! Notei que o Mackey estava incorreto após recalcular o hash.. nisso já havia atualizado o firmware para a versão do TripleOxygen, facilitou bastante o diagnostico... estava com o firmware que veio de fabrica no meu stick... comprei da loja PACBTech, veio com logo em branca.. mandei o firmware do triple para dentro e virou um ODI... na questão da autenticacao PPPoE nao é facil obter os dados, mas consegui por meios não tradicionais

-- edit --

notei que a velocidade nao ta batendo muito mais que 100 mbps... vou tentar solucionar isso agora...

-- edit2 --

resolvido, tinha um cabo no caminho que deu problema no conector, acabou syncando em 100 mbps naquele ponto... agora ja era, ficou 100%

Última edição:
Desculpem o OFF, pessoal, mas voces poderiam me indicar ferramentas para fazer o unpack(extração) de firmwares???
Gostaria tb de saber quais ferramentas podem ser usadas para fazer o repack, ou seja, a recriação do firmware modificado.

Obrigado, pessoal

Desculpem o OFF, pessoal, mas voces poderiam me indicar ferramentas para fazer o unpack(extração) de firmwares???
Gostaria tb de saber quais ferramentas podem ser usadas para fazer o repack, ou seja, a recriação do firmware modificado.

Obrigado, pessoal

Binwalk/binvis é um bom começo

Se eu deixar o campo SLID vazio, dá erro.
Já experimentou esses dados que eu usei na vivo 2??
Postado no tópico 'Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor'
https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1077077475
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se eu deixar o campo SLID vazio, dá erro.
No meu HGU o SLID estava vazio, mas no vsol eu coloquei esse valor do post no link acima.

Usei como base esse post. https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076981535
Versão da vsol V1.A.2
Tinha o moldem RTF8225VW WiFi 6 como ele bugava para entra em bridge pedir a troca e foi trocado pelo GPT-2741GNAC-N1, pois bem esse pode acessar a página 192.168.15.1/padrao conseguir deixa em bridge. Verifique todos poste desse moldem e usei a configuração desse nobre, usei também mtu 1480 não subiu com a vlan 10 e acessei a vsol rh2802 via telnet 192.168.1.1 usei o comando ( omcicli mib get 84 ) e obtive vid 1663 (vlan) ou seja a vivo esta mascarando a vlan. a vsol subiu ( Gloria ).
Cidade Campinas/SP

Outra duvida no speed teste esta 487 down e 291 up esta com erro de perfil?
Agradeço a contribuição de todos.

Última edição:
O meu caso acredito ser um dos mais intrigantes.
Tenho Oi Fibra e consegui eliminar o modem da Nokia pelo módulo SFP XPON normalmente botando os dados do modem.
Até aí tava tudo ok. Puxava a VLAN normal (aqui na minha região é 1770) Região dos Lagos - RJ.
Até que depois de alguns meses usando o SFP, de uma hora pra outra parou de navegar. A fibra autenticava mas não navegava.
Retirei a fibra do SFP e pluguei no Nokia e dava a mesma coisa, acendia o led de autenticado mas o led de internet não acendia e não navegava.
No mesmo dia que a internet parou, eu ja recebi msg automática da Oi no WhatsApp informando que tinha problema na minha conexão e pra agendar com um técnico, e assim fiz.
No dia seguinte o técnico chegou, e não entendia pq autenticava e não navegava. Me disse que isso não era normal de acontecer que esse problema acontecia mais em instalação. Mas com meu plano a mais de 2 anos ativo foi um problema anormal.
Nisso ele trocou modem, trocou conector da fibra e nada. Ligou pra central e ficou umas DUAS HORAS no celular pra resolver (ninguém conseguia resolver o problema) até que o ultimo atendente que ele falou conseguiu fazer voltar e a internet voltou a navegar.
Porém, depois disso eu não consigo mais usar o módulo SFP XPON, simplesmente boto todos os dados do modem novo Nokia que ele substituiu certinho como fazia com o outro e NÃO PUXA VLAN via putty de jeito nenhum, o mesmo problema que o @tito89 tem.
Então vou migrar pra vivo fibra SOMENTE pra poder usar o SFP, pois esse modem NOKIA horrível não tem como. É uma pena, pois a oi fibra me atende perfeitamente bem, mais de 2 anos que uso e NUNCA caiu, latência boa e etc.
É rapaziada, depois que trocaram meu Nokia G-1425G-A pelo G-0425G-C, meu módulo XPON ODI não funciona mais.
Coloco todos os dados do modem novo tudo certinho, porém não puxa as VLAN's =/
Ja testei de tudo que vi aqui no fórum, mudar o GPON SN e por minúsculo, por o device serial number do modem o segundo que aparece lá de baixo ao invés do primeiro, dentre outras coisas que funcionaram pra outras pessoas, porém pra MIM não funcionou. =(
Tô pensando até em pegar um VSOL V2802RH, pra ver se consigo rodar nele.
(Se alguém tiver o link de compra posta ai, achei de poucos vendedores no aliexpress e queria o modelo PRETO.)

Depois de finalmente superar a configuração da Claro aqui no sul de minas eu lembrei que meu switch não é gerenciável, ou seja, foi um esforço em vão, sem sequer poder criar uma vlan.

Se alguém tiver interesse, eu passo pra frente o stick xpon + adaptador upc/apc... Só chamar no privado e combinamos certinho.

Agradeço a todos que ajudaram.
Abs.

Pessoal boa tarde,

Alguém teve sucesso recentemente na troca do HGU vivo1 por um Tp-Link Terminal Voip Xx230v Wifi 6 Gpon?

Boa noite pessoal.

Comprei um ODI DFP-34X-2C3 com entrada APC (verde) (AliExpress modelo XPON APC). E estou tentando eliminar meu modem MitraStar GPT-2731GN2A4P da Vivo.
Peguei os dados do modem (no /instalador) para poder passar para o modulo, através de um conversor de sfp pra ethernet.
Descobri que o meu modem é Vivo 1 (São Paulo - SP) e consegui pegar a VLAN (10) no /padrao.

Consegui acessar o modulo SFP e configurei assim.
PLOAM Password sendo o SLID.
GPON SN com as 4 primeiras letras em maiusculo e mais 8 sendo números e letras minúsculas.
Vendor ID sendo as 4 primeiras letras em maiusculo do GPON SN.
Software Version 1 peguei o valor olhando aqui no fórum.
Software Version 2 peguei o valor olhando aqui no fórum.
OMCC Version deixei no 0x80 (olhando também aqui no fórum).
Product Class sendo o mesmo valor do GPON SN.
HW Version peguei o valor olhando aqui no fórum.
OUI pegando os 6 primeiros dígitos com números e letras minúsculas do MAC Address do meu modem.
Device Serial Number sendo o MAC Address com números e letras maiúsculas do meu modem.
MAC sendo o MAC Address com números e letras minúsculas do meu modem.
MACKEY gerada apartir do comando echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDRESS_UPPERCASE" | md5sum.

Consigo ter o ONU State O5, mas acho que é o fake O5. Pois quando entro via ssh (ssh -oKexAlgorithms=+diffie-hellman-group1-sha1 -oCiphers=+3des-cbc -o HostkeyAlgorithms=ssh-rsa admin@192.168.10.1) no modulo, e dou o comando omcicli mib get 84 pra escanear as VLANs ele volta vazio.

Quando tento criar uma conexão via PPPOE no windows ele da o Erro 651.

Irei conectar ele em um UDM Pro. Mas ainda nem consegui fazer funcionar no notebook, então essa etapa de configurar no UDM Pro farei depois.
Alguem tem alguma ideia pra conseguir fazer funcionar?

Agradecido desde já,
SrV1t1nh0

Pode parece besta mas vc preencheu o campo loid e loid password?
E o mesmo slid
E o serial usei depois do mstc as letras minúscula. Tipo MSTCa4567bca

Pode parece besta mas vc preencheu o campo loid e loid password?
E o mesmo slid
E o serial usei depois do mstc as letras minúscula. Tipo MSTCa4567bca

Testei aqui, coloquei o valor do SLID nos campos LOID e LOID Password. Mesma coisa, não consigo ver as VLANs pelo comando no ssh e nem conectar via PPPoe. :(
O GPON SN coloquei desse jeito que você escreveu: as 4 primeiras letras em maiusculo e mais 8 sendo números e letras minúsculas.

Testei também colocar esse valor do GPON SN (do jeito que você falou ex: MSTCa4567bca) no Product Class (antes estava tudo maiúsculo). Não foi também.

Tinha testado ontem também o LOID e LOID Password sendo 1234567890 em ambos os campos e 0123456789 em ambos os campos. também não foram.

Você fez pela interface web? Aparentemente está certo, talvez você tenha feito coisas a mais até.

Eu não configurei OUI nem OMCC Version e funciona aqui. Talvez resetar e começar de novo, mudando apenas o que precisa?

Caso tenha feito pela CLI veja o flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 ou 1 - que formata o campo em ASCII ou HEX. Não me lembro qual é qual, mas precisa ser ASCII.

No meu caso, tenho só Vivo 1 só fibra, sem TV ou Voip e a VLAN é 10 mesmo o comando omcicli mib get 84 não retornava nada para mim, mas depois de deixar ligado algum tempo e resetar algumas vezes, retornou VLAN 10 e 30 e mantive a 10 e está funcionando.

Você fez pela interface web? Aparentemente está certo, talvez você tenha feito coisas a mais até.

Eu não configurei OUI nem OMCC Version e funciona aqui. Talvez resetar e começar de novo, mudando apenas o que precisa?

Caso tenha feito pela CLI veja o flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0 ou 1 - que formata o campo em ASCII ou HEX. Não me lembro qual é qual, mas precisa ser ASCII.

No meu caso, tenho só Vivo 1 só fibra, sem TV ou Voip e a VLAN é 10 mesmo o comando omcicli mib get 84 não retornava nada para mim, mas depois de deixar ligado algum tempo e resetar algumas vezes, retornou VLAN 10 e 30 e mantive a 10 e está funcionando.

Fiz tudo pela interface.
Você deixou algum valor nos 2 LOID's ? O valor do seu OUI ficou 111111? o OMCC Version veio esse padrão 0x80.

O valor do GPON_PLOAM_FORMAT é 1.

No meu caso também é apenas Vivo 1 só fibra, sem VOIP nem TV.

Tem uma peculiaridade que quando executo o comando para ver as VLAN's ou quando tento conectar via PPPOE e tomo erro, a web interface trava e da timeout. Mas consigo ainda mandar comando no ssh e consigo rebootar. Testei colocando no UDM Pro e ele aparentemente fica conectando e desconectando (imagino que pelo mesmo motivo de quando tento no windows, de não conseguir autenticar no PPPOE).

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar