[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Olá pessoal, trocaram meu modem da vivo pro mitrastar com wifi6, e agora o SLID nao é mais mostrado mais:
oW2xL65.png


Tem outra forma de conseguir esse numero, ou fazer a configuracao do gpon da tplink sem usar o SLID?
 
Tu mesmo pode editar a postagem e alterar os links. Seria importante pra quem tem dúvidas.
Nenhuma postagem minha fica com editar habilitado por mais que algumas horas após (menos de 24h).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As configurações do GPON settings. O LOID password e o PLOAM password eu não consegui achar no modem da vivo, entao coloquei o que vi várias pessoas usando aqui no forum. O LOID coloquei com base no GPON S/N, convertendo o VENDOR para HEXA.
Cara, posso estar enganado, pra aqui pra mim (Oi Vtal), o PLOAM funcionou começando por zero, ou seja, 0123456789. Faz um teste aí.
 
Nenhuma postagem minha fica com editar habilitado por mais que algumas horas após (menos de 24h).

Sempre deu pra editar sem precisar esperar tempo nenhum, a menos que algum admin tenha limitado sua conta, veja o que aparece ao tentar editar seu post no link abaixo


e quando for postar imagem, utilize o imgur.com já que o outro site a imagem só fica por umas horas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual parametro??? podes dizer??

Código:
<V N="HW_PRODUCT_CLASS" V="XPON+1GE+2.5GE"/>
<V N="OUI" V="111111"/>
<V N="SW_VERSION" V="V1.0.0"/>
<V N="HW_VENDOR_SPECINFO" V="52544b00"/>>
<V N="GPON_SN" V="MSTCXXXXXXXX"/>
<V N="GPON_ONU_MODEL" V="HG8145V5"/>
<V N="GPON_PLOAM_PASSWD" V="0"/>
<V N="OMCI_CUSTOM_BDP" V="0x8"/>
<V N="OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE" V="0x0"/>
<V N="OMCC_VER" V="0x80"/>
<V N="OMCI_SW_VER1" V="V1.1.3"/>
<V N="OMCI_SW_VER2" V="V1.1.3"/>
<V N="OMCI_FAKE_OK" V="0x1"/>
<V N="OMCI_OLT_MODE" V="0x1"/>
<V N="HW_HWVER" V="V1.1"/>
<V N="PON_VENDOR_ID" V="HWTC"/>
<V N="LOID" V="user"/>
<V N="LOID_PASSWD" V=""/>
<V N="LOID_OLD" V="user"/>
<V N="LOID_PASSWD_OLD" V=""/>
<V N="VLANID" V="0x258"/>
<V N="PPPUSER" V="cliente@cliente"/>
<V N="PPPPASSWD" V="cliente"/>
 
Última edição:
Olá pessoal, trocaram meu modem da vivo pro mitrastar com wifi6, e agora o SLID nao é mais mostrado mais:
oW2xL65.png


Tem outra forma de conseguir esse numero, ou fazer a configuracao do gpon da tplink sem usar o SLID?
Consegui ao ligar pro tecnico, mas a Aline em outro topico me indicou outro procedimento para conseguir o SLID, eu nao testei:

Entra em 192.168.15.1 normal, sem o /instalador
Loga com o usuário admin
Depois vá na opção Gerenciamento > Estatísticas
Depois na aba GPON
O meu fazendo assim eu consigo ver o SLID e o número de série GPON
 
É possível, por isso queria que algum admin desse uma ajuda para ajustar o post.
Abaixo de cada post existe o botão reportar mas se quiser pode mandar msg privada.

Ou melhor: Faça um novo post aqui embaixo que eu substituo o conteúdo daquele depois (presumo que seja esse).

Pessoalmente gosto do https://postimages.org/pt-br/, nunca tive problema com expiração de imagens.
 
Pessoalmente gosto do https://postimages.org/pt-br/, nunca tive problema com expiração de imagens.
É exatamente esse cara que eu uso, só que estava com a URL alternativa (https://postimg.cc), tanto que minhas imagens anteriores estão funcionando. Essas do post de sucesso que foram removidas e não entendi o motivo.
Abaixo de cada post existe o botão reportar mas se quiser pode mandar msg privada.
Essa opção não existe pra mim após 60 minutos de publicação, como pode ser visto no print que coloquei nessa resposta:
Olha o que eu falei que não permite editar depois de um tempo. Tem até mensagem:

ObkREr3.png

Sobre a republicação, já faço e te marco @neo666 . Obrigado @Aline Ogawa 🙌
 
Essa opção não existe pra mim após 60 minutos de publicação, como pode ser visto no print que coloquei nessa resposta:
Me referi ao botão de reportar para fazer esse tipo de pedido/notificação, a edição é restrita em contas recentes mesmo.

É exatamente esse cara que eu uso, só que estava com a URL alternativa (https://postimg.cc), tanto que minhas imagens anteriores estão funcionando. Essas do post de sucesso que foram removidas e não entendi o motivo.
1720202796476.png


Fiz um teste e aqui e enquanto a home abre normal o site com final .cc tá zuado mesmo, provavelmente é algo temporário algo lá (http://www.isp.tools/caiu#https://postimg.cc/).

Os links devem voltar nas próximas horas mas se quiser podemos trocar as imagens também, só avisar.
 
Consegui ao ligar pro tecnico, mas a Aline em outro topico me indicou outro procedimento para conseguir o SLID, eu nao testei:

Nos HGU Askey você consegue todos os dados se o SSH estiver habilitado:
Efetue uma conexão SSH com o HGU usando o usuário support e a senha da etiqueta (caso use Windows sugiro o aplicativo Putty). Após efetuar o login digite os comandos seguidos por ENTER:
onu [enter]
dev_info [enter]
show [enter]
Para sair digite o comando "exit".

A tela de retorno é algo assim:
Sem-t-tulo.png


O GPON SN é o campo SN. O SLID é o campo ASCII e HEX. O campo key não faço ideia para que serve.
 
Última edição:
No GPON SN vc precisa converter os 8 primeiros dígitos hexadecimal para texto para pegar o vendor. Ou seja, trocar 4B414F4E por KAON090.... etc. Acho que no PLOAM Password tem que deixar 1234567890 mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seguindo a coragem do @RiX em comprar a ONU da VSOL eu fui lá e comprei tbm, chegou hoje, precisei de ajuda dele para acessar via telnet pois parece que vem bloqueada no firewall. Liguei ela, coloquei GPON SN, SERIAL, todos os dados da ONU e no final ainda mudei uma opção de OLT para Huawei que é a que a Claro usa e funcionou. Mais tarde vou resetar ela e ir testando valor por valor para ver o que a Claro necessita.

re3WFqI.jpg


OytOTeq.jpg


SFWDIlP.png


MYgbfW6.png


TP0nObA.png


Eu tava quase comprando essa ONU no Alibaba, iria sair no total uns 50 dólares, aí veio essa loja duvidosa vendendo por 125 reais hehehe. Muito bom.

Faltou o Speedtest:

f21cdc8a-3e95-4759-9a00-4331bf0e6b6b.png
KILLME meu velho... O teu ainda está funcionando assim???
No LOID faz diferença se for letra maiuscula ou minúscula??
No meu caso, vivo 2 eu clonei tudo... Até o GPON S/N da HGU e nada... Fake O5
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nos HGU Askey você consegue todos os dados se o SSH estiver habilitado:
Efetue uma conexão SSH com o HGU usando o usuário support e a senha da etiqueta (caso use Windows sugiro o aplicativo Putty). Após efetuar o login digite os comandos seguidos por ENTER:
onu [enter]
dev_info [enter]
show [enter]
Para sair digite o comando "exit".

A tela de retorno é algo assim:
Sem-t-tulo.png


O GPON SN é o campo SN. O SLID é o campo ASCII e HEX. O campo key não faço ideia para que serve.
Deve dizer como pego o LOID password e o PLOAM password????

O key aparenta ser o MACKEY
 
Última edição:
Deve dizer como pego o LOID password e o PLOAM password????

Pior que não faço ideia como obter isso nos HGU da Vivo. Aparentemente o GPON SN é composto pelos 4 primeiros caracteres em maiúsculo e o restante a Vivo parece usar em minúsculo. Eu imagino que o PLOAM password seja o próprio SLID.

Comprei um ODI da China para testar porque o Ubiquiti UF-Loco não funcionou.

No meu HGU o OMCC ID é 15, então convertendo para hexadecimal seria 0x0F.
 
Última edição:
Pior que não faço ideia como obter isso nos HGU da Vivo. Aparentemente o GPON SN é composto pelos 4 primeiros caracteres em maiúsculo e o restante a Vivo parece usar em minúsculo. Eu imagino que o PLOAM password seja o próprio SLID.

Comprei um ODI da China para testar porque o Ubiquiti UF-Loco não funcionou.

No meu HGU o OMCC ID é 15, então convertendo para hexadecimal seria 0x0F.
O teu é vivo 1 ou 2??
Meu é vivo 2, peguei um vsol, desde ontem que mexi em tudo nele e não consigo fazer ele subir....
Clonei MAC do HGU ...
Coloquei tudo o que eu já fiz nesse post.
Post
Mas nada funciona... Estou quase pendurando as chuteiras. Acho que ninguém daqui do fórum se deparou com essa situação para poder dar uma ajuda. Estou sem saber o que fazer.
 
O teu é vivo 1 ou 2??
Meu é vivo 2, peguei um vsol, desde ontem que mexi em tudo nele e não consigo fazer ele subir....
Clonei MAC do HGU ...
Coloquei tudo o que eu já fiz nesse post.
Post
Mas nada funciona... Estou quase pendurando as chuteiras. Acho que ninguém daqui do fórum se deparou com essa situação para poder dar uma ajuda. Estou sem saber o que fazer.

Coloca o print aqui com a metade dos dados tampados (GPON settings e OMCI Information)
 
O teu é vivo 1 ou 2??
Meu é vivo 2, peguei um vsol, desde ontem que mexi em tudo nele e não consigo fazer ele subir....
Clonei MAC do HGU ...
Coloquei tudo o que eu já fiz nesse post.
Post
Mas nada funciona... Estou quase pendurando as chuteiras. Acho que ninguém daqui do fórum se deparou com essa situação para poder dar uma ajuda. Estou sem saber o que fazer.

O meu é Vivo 2 também.
 
O meu caso acredito ser um dos mais intrigantes.
Tenho Oi Fibra e consegui eliminar o modem da Nokia pelo módulo SFP XPON normalmente botando os dados do modem.
Até aí tava tudo ok. Puxava a VLAN normal (aqui na minha região é 1770) Região dos Lagos - RJ.
Até que depois de alguns meses usando o SFP, de uma hora pra outra parou de navegar. A fibra autenticava mas não navegava.
Retirei a fibra do SFP e pluguei no Nokia e dava a mesma coisa, acendia o led de autenticado mas o led de internet não acendia e não navegava.
No mesmo dia que a internet parou, eu ja recebi msg automática da Oi no WhatsApp informando que tinha problema na minha conexão e pra agendar com um técnico, e assim fiz.
No dia seguinte o técnico chegou, e não entendia pq autenticava e não navegava. Me disse que isso não era normal de acontecer que esse problema acontecia mais em instalação. Mas com meu plano a mais de 2 anos ativo foi um problema anormal.
Nisso ele trocou modem, trocou conector da fibra e nada. Ligou pra central e ficou umas DUAS HORAS no celular pra resolver (ninguém conseguia resolver o problema) até que o ultimo atendente que ele falou conseguiu fazer voltar e a internet voltou a navegar.
Porém, depois disso eu não consigo mais usar o módulo SFP XPON, simplesmente boto todos os dados do modem novo Nokia que ele substituiu certinho como fazia com o outro e NÃO PUXA VLAN via putty de jeito nenhum, o mesmo problema que o @tito89 tem.
Então vou migrar pra vivo fibra SOMENTE pra poder usar o SFP, pois esse modem NOKIA horrível não tem como. É uma pena, pois a oi fibra me atende perfeitamente bem, mais de 2 anos que uso e NUNCA caiu, latência boa e etc.
 
Coloca o print aqui com a metade dos dados tampados (GPON settings e OMCI Information)
@KILLME
Muito obrigado pela ajuda.. Só tive tempo de fazer isso agora...
Seguem os prints:
vsol1.png

LOID Password e PLOAM Password eu ja coloquei esse que esta no print, ja coloquei 0000000000, 0123456789, ja deixei em branco, ja coloquei o GPON S/N sem os 2 ultimos caracteres e nada disso funciona

vsol2.png

No OMCI, ja coloquei TCLM no vendor, mas como o HGU é ASKEY, ja coloquei ASKY, já mexi no OMCC Verson e coloquei 0x80(que é o valor de 128), ja mudei o Traffic Management para 0, 1 e 2 e nada disso resolve

Como falei, já clonei o MAC do HGU, OUI, BOSA vendor, BOSA Part Number, Serial, Modelo
Se vc ou alguém puder me ajudar, serei bastante grato, pois já nem sei mais o que fazer..
Acho que, se brincar, o problema do @DuoLEd é o mesmo do meu....
Abraço
 
Oi.

A região é Vivo 2. O SLID que aparece é 9999999999.
Tb sou vivo 2 e o SLID aparece em branco
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu caso acredito ser um dos mais intrigantes.
Tenho Oi Fibra e consegui eliminar o modem da Nokia pelo módulo SFP XPON normalmente botando os dados do modem.
Até aí tava tudo ok. Puxava a VLAN normal (aqui na minha região é 1770) Região dos Lagos - RJ.
Até que depois de alguns meses usando o SFP, de uma hora pra outra parou de navegar. A fibra autenticava mas não navegava.
Retirei a fibra do SFP e pluguei no Nokia e dava a mesma coisa, acendia o led de autenticado mas o led de internet não acendia e não navegava.
No mesmo dia que a internet parou, eu ja recebi msg automática da Oi no WhatsApp informando que tinha problema na minha conexão e pra agendar com um técnico, e assim fiz.
No dia seguinte o técnico chegou, e não entendia pq autenticava e não navegava. Me disse que isso não era normal de acontecer que esse problema acontecia mais em instalação. Mas com meu plano a mais de 2 anos ativo foi um problema anormal.
Nisso ele trocou modem, trocou conector da fibra e nada. Ligou pra central e ficou umas DUAS HORAS no celular pra resolver (ninguém conseguia resolver o problema) até que o ultimo atendente que ele falou conseguiu fazer voltar e a internet voltou a navegar.
Porém, depois disso eu não consigo mais usar o módulo SFP XPON, simplesmente boto todos os dados do modem novo Nokia que ele substituiu certinho como fazia com o outro e NÃO PUXA VLAN via putty de jeito nenhum, o mesmo problema que o @tito89 tem.
Então vou migrar pra vivo fibra SOMENTE pra poder usar o SFP, pois esse modem NOKIA horrível não tem como. É uma pena, pois a oi fibra me atende perfeitamente bem, mais de 2 anos que uso e NUNCA caiu, latência boa e etc.
Cara às vezes essas operadoras tem mais de uma plataforma para gerenciar esses modens. O que pode, por algum motivo, ter bugado algo na plataforma padrão e por isso, mesmo trocando o modem, o técnico não conseguiu fazer funcionar o.modem novo. Talvez o modem antigo bem estivesse com defeito.
Minha sugestão é que, de alguma forma, você peça para trocarem o modem novamente alegando algum motivo para ver se o outro técnico vai ter a mesma dificuldade para colocar o modem para funcionar. De repente funciona.
Falo isso pra certa vez o técnico veio em minha residência para trocar um modem e ele disse não estar conseguindo subir o modem e iria tentar em outra plataforma. Vai que esse seja seu caso
 
Última edição:
Agora vai....
/padrao na versão mais nova do HGU rtf8225vw (torradeira de pão)

Seguem os passos e algumas telas:
1 - SSH para o modem com usuario support e a senha é a mesma do HGU
2 - Digitar mgmt ENTER
3 - Digitar software ENTER
4 - Digitar show ENTER(mostra as versoes de firmware instaladas (ativa e inativa))
1vivo.png

5 - Digitar activate part0 ENTER para selecionar a imagem a ser ativada(a versão mais antiga de firmware(neste caso a versão g1.4))
2vivo.png

6 - Dar o commit ENTER
3vivo.png

7 - Digitar mgmt ENTER
4vivo.png

8 - Digitar reboot ENTER (o HGU irá rebootar e poderemos digitar o /padrão)
5vivo.png

NOTE a URL diferente

9 - Tela das configurações avançadas (foco no firmware que foi feito downgrade)
6vivo.png

10 - Importante desabilitar o tr-069(o radio button fica desabilitado, mas tem como habilitar ele no INSPECIONAR ELEMENTO do navegador e depois dar um APPLY) assim podem ser evitar que a vivo fique xeretando o HGU :)
7vivo.png

11 - Isso é tudo, pessoal;)

Em tempo: Eu tentei fazer o esquema de retirar a fibra, dar reset, virar e mexer e não rolou nada, somente esse lance que eu fiz que funcionou.
:yeah: :miau::yeah:
Acabei de testar este procedimento na Askey RTF8115VW que a Vivo forneceu, e o resultado foi esse:

login as: support
support@192.168.15.1's password:
> mgmt
mgmt > software
mgmt/software > show

#####################################
# Software Information
#####################################
Family = RTF81XX
Model = RTF8115VW
Profile = TEF
Bootloader version = 12
Current Version = g13.12_RTF_TEF001_V8.24
Revision: 12130
=============================
Image[PART_0]
=============================
Check Image valid = TRUE
Image Version = g13.12_RTF_TEF001_V8.24
TEF Image Version = BR_SG_g13.12_RTF_TEF001_V8.24_V020
=============================
Image[PART_1] [Current]
=============================
Check Image valid = TRUE
Image Version = g13.12_RTF_TEF001_V8.24
TEF Image Version = BR_SG_g13.12_RTF_TEF001_V8.24_V020
=============================
Image commit = PART_1
Image active = PART_1
mgmt/software >
 
Bom dia pessoal, estou com a vsol v2802rh com firmware 1.9.2 da tripleoxygen. (que atualizei do 1.1.8 oficial), sou vivo 1 da cidade de Campinas, foi instalado hgu wifi 6 askey rtf8225vw. Pois, bem não estou conseguindo fazer sincronizar.

Segue imagem.

Desde já agradeço a ajudar.

 

Users who are viewing this thread

  • rasp
Voltar
Topo