• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Boa noite.
Preciso tira uma duvida, PLOAM Password. E o mesmo do serial do equipamento. Por que tudo que pesquisei a única coisa que consegui e ficar mais confuso rs
 
Não, o PLOAM password você tem que verificar no modem da Vivo no endereço 192.168.15.1/instalador. No meu caso era 134567890.
 
Tive um pico de luz aqui e tudo parou de funcionar.

Eu tinha um setup com Oi VTal usando a VSOL.

Depois do pico de luz o comando

omcicli mib get 84 não retorna mais nada.

Mas a ONU ainda assim está em estado O5, registrador certificado.

Alguém tem alguma ideia de qual pode ser o problema?

Edit: Resolvi! Liguei o modem da Oi e ele demorou pra pegar um IP, mas eventualmente foi.

Quando abri a interface when vi que ele recebeu uma atualização. Foi só pegar a nova versão e clonar no VSOL que os comandos voltaram a funcionar e a internet voltou a conectar!

Fica o aviso aí caso alguém desligue o VSOL e não esteja mais pegando IP.
 
Última edição:
Depois de várias tentativas e alguns dias quebrando a cabeça, consegui efetuar a troca do Mitrastar GPT-2741GNAC-N2 da Vivo por uma ODI DFP-34X-2C2 ligada num Mikrotik RB5009. Alterado na ODI o vendor ID, número de série, mac address, mac key e SLID (convertido para hexadecimal). Vlan em transparent mode e no Mikrotik criado as 4 Vlans (600, 601, 602 e 4000), com o discador pppoe na Vlan 600. Tudo funcionando perfeito, pppoe conectando de imediato e conexão dentro da banda contratada (300/150).

Por alguma razão que desconheço a Vlan 4000 no Mikrotik apresenta tráfego constante numa média de 40 mb/s.
Precisa botar todas as vlans? Na teoria e prática era so pra funcionar na 600
 
Olá pessoal,

Está faltando um tópico dedicado a isso então resolvi criar para não ficarmos poluindo os outros com essas informações.

Tabela dos convertidos com ONU SFP:



** Link para inserção na tabela **
https://forms.gle/yWHM1C6wskLFs4YL8

Tabela criada pelo @KILLME

Vou começar com o que fiz aqui.
Foi algo simples, apenas troquei a HGU da Vivo por um terminal Gpon menor.



O @Vattar fez melhor ainda, eliminando o aparelho da operadora (Claro) com um transceiver SFP.


Alguns tutoriais:








pessoal consegui fazer com que meu sfp faça uma conexão discada com a rede porem ficou muito lenta, a minha rede está pegando menos de 1 mb , eu usei um ODI pon stick dfp-34x-2c2 e o modem da vivo é um Mitrastar GPT-2741GNAC-N1 e usei o adaptador apc para upc e usei estes comandos :
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21

flash set GPON_SN MSTC0xxxxxxxx


flash set PON_VENDOR_ID MSTC

flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003

flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003

flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx

flash set MAC_KEY xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

a minha vlan é 1957

eu não sei oque fazer pois ele conecta a rede porem fica muito lenta nem chega a 1 mb de upload e de dowload. no modem da vivo chega a 200 mbps

meu pon status:

onu state : 05
onu id : 0
loid status : initial status

settings :

LOID:
LOID Password:
PLOAM Format: Hex (20 characters) ASCII (10 characters)
PLOAM Password:0000755957
GPON SN:MSTCxxxxxxxxx
Vendor IDMSTC
software version 1GG-11000-C003
software version 2GG-11000-C003
OMCC version 0x80
Product ClassMSTCxxxxxxxxxxx
HW versionGG-GAPL100v02
OUI111111
d8c6xxxxx
MACd8cxxxxxxx
MACKEYc63a4992a649191badaa6fdf2946883e
Fiber Reset:Disable Enable


eu não sei oque fazer pois ele conecta so que a rede fica lenta de mais alguem poderia me ajudar
 
Eu tenho um Ufiber loco, e possível eu configurar Vlan em bridge mode. Meu provedor exige a utilização de vlan 601.
E infelizmente aonde tenho a configuração de vlan e no modo router.
 
Muito interessante o tópico. Não sabia que isso era possível. Eu tenho essa configuração hoje que é a "caixa" da operadora onde entra o cabo de fibra e faz a conversão para o sinal de internet que vai para o roteador via cabo lan.

Gostaria de saber ,quais os benefícios de tirar o modem da operadora e colocar um próprio ?
 
Eu tenho um Ufiber loco, e possível eu configurar Vlan em bridge mode. Meu provedor exige a utilização de vlan 601.
E infelizmente aonde tenho a configuração de vlan e no modo router.

A ONU UF-Loco só permite usar VLAN quando no modo roteador. Ao usá-la em bridge é necessário configurar a VLAN no roteador.
 
A ONU UF-Loco só permite usar VLAN quando no modo roteador. Ao usá-la em bridge é necessário configurar a VLAN no roteador.
Eu mondei um pfsense que será a base de tudo aqui. Esta me dizendo que na configuração do pfsense eu devo no discador ppoe adicionar a configuração do vlan ?
 
Tenho uma internet da SKY Fibra com o modem Nokia g-0425g-c, gostaria de trocar o modem da SKY pelo Tp-Link xz000-g3 alguém sabe como fazer? Meu roteador é um Deco M9 Plus.
 
Boa noite turma! Tudo jóia? Eu hoje utilizo o modem default da Vivo mas gostaria de comprar uma ONU e utilizar já com o meu roteador um Asus AC68U que super me atende! Alguém aqui do tópico estaria disposto a fazer este trabalho remunerado? Logicamente eu comprando a nova ONU. Moro em São Paulo na Aclimação! Eu não tenho mais paciência e nem tempo para realizar esta mudança! Obrigado!
 
Precisa botar todas as vlans? Na teoria e prática era so pra funcionar na 600
Para internet basta a 600, para os demais serviços (TV e telefone) acredito que seja necessário as outras Vlans. Tenho apenas internet.
 
Pessoal boa noite, me ajudem fiz a troca da ONU da claro pela VSol “e deu certo” utilizo um roteador xiaomi AX6000 ligado diretamente na porta de 2.5gb, mas o restante das portas são todas 1gb, queria colocar um switch de 2.5gb mas a questão é: a ONU tem apenas uma saída de 2.5gb teria a possibilidade de colocar essa porta diretamente no switch e dele ir para o roteador? Outra questão é que meu roteador que faz toda parte de autenticação acredito que assim ele não distribuiria os IP, será que há possibilidade de deixar a onu responsável para distribuir os IP? Isso afetaria ó desempenho?
 
Pessoal boa noite, me ajudem fiz a troca da ONU da claro pela VSol “e deu certo” utilizo um roteador xiaomi AX6000 ligado diretamente na porta de 2.5gb, mas o restante das portas são todas 1gb, queria colocar um switch de 2.5gb mas a questão é: a ONU tem apenas uma saída de 2.5gb teria a possibilidade de colocar essa porta diretamente no switch e dele ir para o roteador? Outra questão é que meu roteador que faz toda parte de autenticação acredito que assim ele não distribuiria os IP, será que há possibilidade de deixar a onu responsável para distribuir os IP? Isso afetaria ó desempenho?
Não tem como, vc precisa colocar o switch após o roteador, pois ele precisa fazer autenticação e distribuição de IPs
 
Pessoal boa noite, me ajudem fiz a troca da ONU da claro pela VSol “e deu certo” utilizo um roteador xiaomi AX6000 ligado diretamente na porta de 2.5gb, mas o restante das portas são todas 1gb, queria colocar um switch de 2.5gb mas a questão é: a ONU tem apenas uma saída de 2.5gb teria a possibilidade de colocar essa porta diretamente no switch e dele ir para o roteador? Outra questão é que meu roteador que faz toda parte de autenticação acredito que assim ele não distribuiria os IP, será que há possibilidade de deixar a onu responsável para distribuir os IP? Isso afetaria ó desempenho?

Sim amigo, tem como.

Vsol em modo router > Switch de 2.5 GB conectado na porta LAN de 2.5 GB da Vsol > Ax6000 em modo ap conectado em uma das portas do switch 2.5.
 
Sim amigo, tem como.

Vsol em modo router > Switch de 2.5 GB conectado na porta LAN de 2.5 GB da Vsol > Ax6000 em modo ap conectado em uma das portas do switch 2.5.
Até vai funcionar, mas a Vsol que vai fazer o roteamento de tudo, precisa ver se a cpu vai dar conta disso, ainda mais em 2.5Gbps
 
Boa noite pessoal tenho dois links em casa um vivo e um claro, ambos com roteador wifi 6 (askey RTF8225VW vivo) e o outro
(ZTE ZXHN F689 claro) é possível eu colocar o gpon particular tenho dois tp link um XZ000-G3 eo outro XZ000-G7 e um roteador Archer AX73, alguém consegue me dar uma ajuda por favor, eu até configurei a gpon zx000- g3 na vivo mas não consegui colocar o roteador
 
Boa noite turma! Tudo jóia? Eu hoje utilizo o modem default da Vivo mas gostaria de comprar uma ONU e utilizar já com o meu roteador um Asus AC68U que super me atende! Alguém aqui do tópico estaria disposto a fazer este trabalho remunerado? Logicamente eu comprando a nova ONU. Moro em São Paulo na Aclimação! Eu não tenho mais paciência e nem tempo para realizar esta mudança! Obrigado!
Faco mas nao cobro nada se for comprar compra vsol ou ODI mas no seu caso VSOL seria melhor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal boa noite, me ajudem fiz a troca da ONU da claro pela VSol “e deu certo” utilizo um roteador xiaomi AX6000 ligado diretamente na porta de 2.5gb, mas o restante das portas são todas 1gb, queria colocar um switch de 2.5gb mas a questão é: a ONU tem apenas uma saída de 2.5gb teria a possibilidade de colocar essa porta diretamente no switch e dele ir para o roteador? Outra questão é que meu roteador que faz toda parte de autenticação acredito que assim ele não distribuiria os IP, será que há possibilidade de deixar a onu responsável para distribuir os IP? Isso afetaria ó desempenho?
Daria sim mas quem faz a autenticacao seria o VSOL e o roteamento seria o VSOL tb o seu roteador seria apena um ap
 
Bem galera, eu e o @Psygod tentamos por 2 dias mas sem sucesso em fazer a ODI funcionar na Oi Fibra por aqui.

HGU - Huawei HG8245Q2
OLT - Huawei - foi possivel enxergar via comando

Tentamos absolutamente tudo, sem sucesso, fica sempre no "fake O5" e não retorna VLAN usando o comando.

Se alguém tiver alguma luz, agradecemos.

Vi que o Triple Oxygen tem firmware personalizado pra VTAL apenas pra VSOL, será que falta algum parâmetro que não sabemos pra colocar no ODI?
Você gerou o mackey através do comando via telnet na ODI? se o mackey nao estiver correto ele não retorna as Vlans...
 
Faco mas nao cobro nada se for comprar compra vsol ou ODI mas no seu caso VSOL seria melhor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Daria sim mas quem faz a autenticacao seria o VSOL e o roteamento seria o VSOL tb o seu roteador seria apena um ap
Questão de desempenho será que a VSol aguenta o tranco?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo