Precisa botar todas as vlans? Na teoria e prática era so pra funcionar na 600Depois de várias tentativas e alguns dias quebrando a cabeça, consegui efetuar a troca do Mitrastar GPT-2741GNAC-N2 da Vivo por uma ODI DFP-34X-2C2 ligada num Mikrotik RB5009. Alterado na ODI o vendor ID, número de série, mac address, mac key e SLID (convertido para hexadecimal). Vlan em transparent mode e no Mikrotik criado as 4 Vlans (600, 601, 602 e 4000), com o discador pppoe na Vlan 600. Tudo funcionando perfeito, pppoe conectando de imediato e conexão dentro da banda contratada (300/150).
Por alguma razão que desconheço a Vlan 4000 no Mikrotik apresenta tráfego constante numa média de 40 mb/s.
Tu é o tito tech?Vou deixar salvo aqui já para quando a VSOL chegar, obrigado.
simTu é o tito tech?
Esse?Ja tem algum aparelho barato que substitua todos os meus aparelhos em unico? A fibra vá direto nele, aceite openwrt, tenha muitas portas rj45. Ja tem algo?
Olá pessoal,
Está faltando um tópico dedicado a isso então resolvi criar para não ficarmos poluindo os outros com essas informações.
Tabela dos convertidos com ONU SFP:
** Link para inserção na tabela **
https://forms.gle/yWHM1C6wskLFs4YL8
Tabela criada pelo @KILLME
Vou começar com o que fiz aqui.
Foi algo simples, apenas troquei a HGU da Vivo por um terminal Gpon menor.
O @Vattar fez melhor ainda, eliminando o aparelho da operadora (Claro) com um transceiver SFP.
Alguns tutoriais:
LOID: | |
LOID Password: | |
PLOAM Format: | Hex (20 characters) ASCII (10 characters) |
PLOAM Password: | 0000755957 |
GPON SN: | MSTCxxxxxxxxx |
Vendor ID | MSTC |
software version 1 | GG-11000-C003 |
software version 2 | GG-11000-C003 |
OMCC version | 0x80 |
Product Class | MSTCxxxxxxxxxxx |
HW version | GG-GAPL100v02 |
OUI | 111111 |
d8c6xxxxx | |
MAC | d8cxxxxxxx |
MACKEY | c63a4992a649191badaa6fdf2946883e |
Fiber Reset: | Disable Enable |
Eu tenho um Ufiber loco, e possível eu configurar Vlan em bridge mode. Meu provedor exige a utilização de vlan 601.
E infelizmente aonde tenho a configuração de vlan e no modo router.
Eu mondei um pfsense que será a base de tudo aqui. Esta me dizendo que na configuração do pfsense eu devo no discador ppoe adicionar a configuração do vlan ?A ONU UF-Loco só permite usar VLAN quando no modo roteador. Ao usá-la em bridge é necessário configurar a VLAN no roteador.
Para internet basta a 600, para os demais serviços (TV e telefone) acredito que seja necessário as outras Vlans. Tenho apenas internet.Precisa botar todas as vlans? Na teoria e prática era so pra funcionar na 600
Não tem como, vc precisa colocar o switch após o roteador, pois ele precisa fazer autenticação e distribuição de IPsPessoal boa noite, me ajudem fiz a troca da ONU da claro pela VSol “e deu certo” utilizo um roteador xiaomi AX6000 ligado diretamente na porta de 2.5gb, mas o restante das portas são todas 1gb, queria colocar um switch de 2.5gb mas a questão é: a ONU tem apenas uma saída de 2.5gb teria a possibilidade de colocar essa porta diretamente no switch e dele ir para o roteador? Outra questão é que meu roteador que faz toda parte de autenticação acredito que assim ele não distribuiria os IP, será que há possibilidade de deixar a onu responsável para distribuir os IP? Isso afetaria ó desempenho?
Pensei exatamente isso!, o jeito então era ter um roteador com LAN também de 2.5gb né?Não tem como, vc precisa colocar o switch após o roteador, pois ele precisa fazer autenticação e distribuição de IPs
Pessoal boa noite, me ajudem fiz a troca da ONU da claro pela VSol “e deu certo” utilizo um roteador xiaomi AX6000 ligado diretamente na porta de 2.5gb, mas o restante das portas são todas 1gb, queria colocar um switch de 2.5gb mas a questão é: a ONU tem apenas uma saída de 2.5gb teria a possibilidade de colocar essa porta diretamente no switch e dele ir para o roteador? Outra questão é que meu roteador que faz toda parte de autenticação acredito que assim ele não distribuiria os IP, será que há possibilidade de deixar a onu responsável para distribuir os IP? Isso afetaria ó desempenho?
Obg irei testar isso!!Sim amigo, tem como.
Vsol em modo router > Switch de 2.5 GB conectado na porta LAN de 2.5 GB da Vsol > Ax6000 em modo ap conectado em uma das portas do switch 2.5.
Até vai funcionar, mas a Vsol que vai fazer o roteamento de tudo, precisa ver se a cpu vai dar conta disso, ainda mais em 2.5GbpsSim amigo, tem como.
Vsol em modo router > Switch de 2.5 GB conectado na porta LAN de 2.5 GB da Vsol > Ax6000 em modo ap conectado em uma das portas do switch 2.5.
Faco mas nao cobro nada se for comprar compra vsol ou ODI mas no seu caso VSOL seria melhorBoa noite turma! Tudo jóia? Eu hoje utilizo o modem default da Vivo mas gostaria de comprar uma ONU e utilizar já com o meu roteador um Asus AC68U que super me atende! Alguém aqui do tópico estaria disposto a fazer este trabalho remunerado? Logicamente eu comprando a nova ONU. Moro em São Paulo na Aclimação! Eu não tenho mais paciência e nem tempo para realizar esta mudança! Obrigado!
Daria sim mas quem faz a autenticacao seria o VSOL e o roteamento seria o VSOL tb o seu roteador seria apena um apPessoal boa noite, me ajudem fiz a troca da ONU da claro pela VSol “e deu certo” utilizo um roteador xiaomi AX6000 ligado diretamente na porta de 2.5gb, mas o restante das portas são todas 1gb, queria colocar um switch de 2.5gb mas a questão é: a ONU tem apenas uma saída de 2.5gb teria a possibilidade de colocar essa porta diretamente no switch e dele ir para o roteador? Outra questão é que meu roteador que faz toda parte de autenticação acredito que assim ele não distribuiria os IP, será que há possibilidade de deixar a onu responsável para distribuir os IP? Isso afetaria ó desempenho?
Você gerou o mackey através do comando via telnet na ODI? se o mackey nao estiver correto ele não retorna as Vlans...Bem galera, eu e o @Psygod tentamos por 2 dias mas sem sucesso em fazer a ODI funcionar na Oi Fibra por aqui.
HGU - Huawei HG8245Q2
OLT - Huawei - foi possivel enxergar via comando
Tentamos absolutamente tudo, sem sucesso, fica sempre no "fake O5" e não retorna VLAN usando o comando.
Se alguém tiver alguma luz, agradecemos.
Vi que o Triple Oxygen tem firmware personalizado pra VTAL apenas pra VSOL, será que falta algum parâmetro que não sabemos pra colocar no ODI?
Questão de desempenho será que a VSol aguenta o tranco?Faco mas nao cobro nada se for comprar compra vsol ou ODI mas no seu caso VSOL seria melhor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Daria sim mas quem faz a autenticacao seria o VSOL e o roteamento seria o VSOL tb o seu roteador seria apena um ap