Um exemplo de configuração enxuta e com um ótimo desempenho 2.5G , é o utilizado por @RanduMixs
Com um sw Mikrotik CRS310-8g+2s+in, pode utilizar as ONU xpon e os módulos SFP Xpon no seu limite de banda.
No lugar do Router, compraria um mini Pc estilo o nuc com duas portas 2.5G ou SFP+ para usar o PROXMOX e criar as VM's do OPNsense/Pfsense + OMV para ser o servidor de arquivos/gerenciar de containers docker.
Tudo isso com 35w do sw + 15w do mini Pc= 50w no total Full load. Se quiser somar o AP Xiaomi BE3600 WI-FI 7 de 18w. Não passa de 68w de energia.
Na minha humilde opinião, a mais equilibrada em Desempenho/Utilidade/Preço/Consumo.
*Só um lembrete quanto a agregação de link, o sw Mikrotik só aceita LACP e XOR com HW offloading. Caso contrário a CPU vai subir muito.
Vou compartilhar aqui meu case de sucesso na Vivo Fibra com uma Mikrotik e o modulo SFP da ODI DFP-34G-2C2, compartilhei esse sucesso no topico dedicado da Banda Larga VIVO e queria compartilhar aqui também pra quem tá em duvida de como fazer esse setup rodar!
Obs.: Tentei antes com uma VSOL V2802H mas sem sucesso (ainda consegui brickar a VSOL trocando o MAC)
Lembre-se de comprar um conversor de APC pra UPC (especialmente em regiões com sinal mais baixo) por que o conector padrão do modulo SFP não é o mesmo da fibra, apesar de servir e até funcionar... eu comprei no Mercado Livre um cabo APC pra UPC por 15 reais e desmontei a RTF7000 usando o acoplador/extensor pra unir transformar o APC em UPC
![]()
Meu plano: Vivo Fibra - 700/350 megas (R$ 149,90)
![]()
Sempre tive a curiosidade se dava pra passar de 1 gb/s no pico que acontece aqui na região de SP (não encontrei informação sobre isso aqui no forum e já morei na região metropolitana de Belo Horizonte e também tinha Vivo, mas já percebi que em todos os estados fora de SP, entregam a banda contratada com o valor exato e em SP existe um pico de 2~4s de 1 gb), e enfim veio a resposta...
NÃO
Mas... consegui uma velocidade de pico de 970 megas (ou 1.0 gbps exatamente de acordo com o gerenciador de tarefas)
![]()
Segue um Speedtest completo com o setup acima, lembrando que a placa de rede do computador é 2.5 GB/s da propia Z790 da MSI
![]()
Por algum motivo, eu só conseguia o codigo O3 copiando as informações do modem da Mitrastar GPT-2742GX4X5 e só consegui obter o codigo O5 pra autenticar depois de pegar o meu Askey RTF7000 da estante, autenticar ele na rede e depois clonar as informações de hardware e etc... (Descobri também que a VLAN certa não era a 10 depois de rodar o omcicli), além disso o GPON SN ficou com o valor EDCR12345678 e o SLID no PLOAM Password, vou deixar aqui um print da configuração direto no painel web da ODI com as informações que tirei do meu Askey RTF7000 pra fazer subir!
![]()
Todo o processo foi dificil, mas consegui habilitar sem nenhum problema o modulo SFP em 2.5G na Mikrotik e pra acessar a Web do ODI apenas declarei o IP 192.168.1.2/24 no Address da Mikrotik deixando ele acessivel pelo meu PC
![]()
Qualquer dúvida a mais posso tentar ajudar, espero que alguem fique motivado com esse sucesso... gastei mais ou menos 2 mil reais no setup inteiro (roteador, mikrotik e o modulo sfp da odi)
Com um sw Mikrotik CRS310-8g+2s+in, pode utilizar as ONU xpon e os módulos SFP Xpon no seu limite de banda.
No lugar do Router, compraria um mini Pc estilo o nuc com duas portas 2.5G ou SFP+ para usar o PROXMOX e criar as VM's do OPNsense/Pfsense + OMV para ser o servidor de arquivos/gerenciar de containers docker.
Tudo isso com 35w do sw + 15w do mini Pc= 50w no total Full load. Se quiser somar o AP Xiaomi BE3600 WI-FI 7 de 18w. Não passa de 68w de energia.
Na minha humilde opinião, a mais equilibrada em Desempenho/Utilidade/Preço/Consumo.
*Só um lembrete quanto a agregação de link, o sw Mikrotik só aceita LACP e XOR com HW offloading. Caso contrário a CPU vai subir muito.
Última edição: