• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Caro, poderia informar qual o modelo do SFP que utilizou? Para troca da FW, ou configuração da FW original, precisa de um conversor de mídia para acessar? Sabe as especificações do SFP que é necessário para configuração?
não utilizei onu sfp, usei a onu VSOL V2802RH.
 
pessoal alguém está experienciando algum problema usando a VSOL? aqui minha conexão está com a fibra apenas em -17 de RX power e alguns sites nao abrem além de perda de pacote. Ligando para a BOI eles falam q consta um problema la na rede, aonde o RGW fica cinza e com isso é necessário fazer um reset profundo no modem. Será que a BOI agora consegue detectar que nao estamos usando o modem fornecido e com isso capam nossa internet?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha Oi Fibra (Vtal obviamente) parou de funcionar no SFP ODI.
O SFP estava travando e quando conseguia acessar via na pagina web que tava o uso de CPU a 100%.
Então eu presumi que deveria ter atualizado o firmware do equipamento Nokia original.
Pluguei novamente o equipamento original e em poucos minutos ele atualizou para uma nova versão.
Então apenas copiei o numero do versão nova e coloquei na configuração do ODI. Dessa forma voltou a funcionar normalmente mas de resto nada mudou.
Se acontecer com alguém, fiquem cientes.
olá amigo, poderia compartilhar o número da versão por favor?
acho que está acontecendo a mesma coisa comigo.

EDIT: atualizei os dados na VSOL p/ o da nokia 240W-C q é a fornecida pela BOi aqui, antes estava usando os dados da G2425G do tutorial do tryple. Resolveu sozinho e a internet voltou a acessar todos os sites, porém o RX e TX continuam muito baixos. Será que a óptica da vsol pode está degradando??? estou com um RX na faixa de -17 e um TX na faixa de 0.8. Isso pode ser problema na fibra da rua?
 
Última edição:
Sim, VSOL foi a melhor mesmo tendo que usar adaptador de fibra.
compra maquina de fusão de fibra, abre a vsol e fusiona a ponta do conector de fibra por um pigtail com ponta APC :limo::limo::limo::limo:
 
pessoal alguém está experienciando algum problema usando a VSOL? aqui minha conexão está com a fibra apenas em -17 de RX power e alguns sites nao abrem além de perda de pacote. Ligando para a BOI eles falam q consta um problema la na rede, aonde o RGW fica cinza e com isso é necessário fazer um reset profundo no modem. Será que a BOI agora consegue detectar que nao estamos usando o modem fornecido e com isso capam nossa internet?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


olá amigo, poderia compartilhar o número da versão por favor?
acho que está acontecendo a mesma coisa comigo.

EDIT: atualizei os dados na VSOL p/ o da nokia 240W-C q é a fornecida pela BOi aqui, antes estava usando os dados da G2425G do tutorial do tryple. Resolveu sozinho e a internet voltou a acessar todos os sites, porém o RX e TX continuam muito baixos. Será que a óptica da vsol pode está degradando??? estou com um RX na faixa de -17 e um TX na faixa de 0.8. Isso pode ser problema na fibra da rua?
sinal degradado? meu amigo, o sinal ae esta ESTOURANDO de forte :limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo:
 
sinal degradado? meu amigo, o sinal ae esta ESTOURANDO de forte
Nem tanto, diria que está ótimo. Para gpon classe B+, o sinal deve ficar entre o mínimo de -28dBm e o máximo de -8dBm. Depende tbm da sensibilidade do aparelho...
Sem querer, sujei a ponta do conector e o sinal que era -19 oscilava entre -27 e -30. Causando velocidade baixas e perda de pacote. Tive que comprar o kit de fibra e refazer o conector. Se ficar muito alto, a partir de -8. Aí pode ser perigoso, corre o risco de aquecer o conector/fibra até zuar os equipamentos.
Já devem ter visto alguns postes pegar fogo, geralmente é alguma atenuação naquele ponto e o sinal forte.
GObaqc3.jpeg
 
Última edição:
Nem tanto, diria que está ótimo. Para gpon classe B+, o sinal deve ficar entre o mínimo de -28dBm e o máximo de -8dBm. Depende tbm da sensibilidade do aparelho...
Sem querer, sujei a ponta do conector e o sinal que era -19 oscilava entre -27 e -30. Causando velocidade baixas e perda de pacote. Tive que comprar o kit de fibra e refazer o conector. Se ficar muito alto, a partir de -8. Aí pode ser perigoso, corre o risco de aquecer o conector/fibra até zuar os equipamentos.
Já devem ter visto alguns postes pegar fogo, geralmente é alguma atenuação naquele ponto e o sinal forte.

GObaqc3.jpeg
meio certo essa sua linha de pensamento.

o que acontece, -8 é o nivel de sinal que já satura o receptor optico dos equipamentos, não é o maximo de sinal que pode ser utilizado.
no gpon, por ser tratar de rede compartilhada, tem que levar outras considerações para se chegar no nivel máximo de sinal.

acho que não cheguei a postar nesse topico aqui, deve ta perdido la no topico da claro, mas no gpon o CPE(onu, hgu, etc, o aparelho que recebe sinal ótico em si) mais longe da OLT e o cliente mais perto, entre esses 2 clientes, eles não podem estar a mais de 10KM de distancia entre si.
já o cliente mais longe tem que estar a menos de 20KM de distancia da OLT.

alem disso, agora em questão de potencia de sinal RX recebida pelos CPE, o cpe com sinal mais atenuado para o que tem melhor recepção de sinal, não pode ter mais de 10dBm de diferença no sinal.

essa questão de distancia e potencia tem haver com o fato do sinal nos CPE, o RX ser recebido em modo broadcast e o sinal TX emitido ser em modo TDM.

com isso tu já ve que o sinal maximo que tu pode receber numa rede gpon é -17dBm, não os -8dBm que o receptor optico tem que ser homologado pra entrar na classe.

o pq especificadamente falo que o sinal maximo que vai chegar é -17dBm, não é de forma arbirtraria, e sim pq qual empresa em sam conciencia vai TORRAR $$$$ desnecessariamente?
colocar olt literalmente do lado dos clientes(igual os DSLAM antigos da bOi na rua e os pendurados no poste do vdsl da tim em SP/RJ), pra ter o "melhor" cpe com sinal em -8, correndo o risco de queima do receptor optico dessa cpe, sendo que eles tem margens muito boas e seguras pra construir a rede e meter o cliente mais longe da olt em ate -27dBm e manter ele funcionando perfeitametne e o resto dos clientes com sinal maximo de ate -17dBm.
 
Não sei se entendi. Sinal de fibra forte demais faz poste pegar fogo?!?!?!?!
pior que pode.

mas tem uns lasers usados em backbone interestaduais, cara vai mais de 1kW de potencia na porra da saida do laser, usado muito em dwdm.
se tiver uma atenuação, ou ate mesmo curva mais forte no lance inteiro da fibra, e dependendo da distancia da fonte emissora, realmente a o sinal óptico pode meter fogo no poste :fire::fire::fire::fire:

se liga:


obviamente que sinal de gpon e companhia não tem potencia suficiente pra isso, mas não muda o fato que fibra pode meter fogo no poste :limo:
 
Última edição:
Olá Pessoal,

Infelizmente ainda sou refém do Askey, tenho Vivo Fibra 500/250 com degustação por tempo indeterminado de 1000/500, estou interessado em comprar uma ONU, já experimentei a XZ000-G7 porém não obtive sucesso (Ficou em fake O5). Aqui é Vivo Região 2 e aparentemente eles estão utilizando OLT da Huawei.

Alguma sugestão de ONU?
 
Olá Pessoal,

Infelizmente ainda sou refém do Askey, tenho Vivo Fibra 500/250 com degustação por tempo indeterminado de 1000/500, estou interessado em comprar uma ONU, já experimentei a XZ000-G7 porém não obtive sucesso (Ficou em fake O5). Aqui é Vivo Região 2 e aparentemente eles estão utilizando OLT da Huawei.

Alguma sugestão de ONU?
Como conseguiu essa degustação?
 
Já pensei sim

Já pensei sim, fiz em eliminação como vc disse, terminei hoje de configurar tudo. Achei o culpado, não identifiquei o problema em sí. A RB5009 da mikrotik fez eu queimar os neurônios, processamento e memória abaixo de 20%, ativação de flow-control, depois limitando direto no switch interno e a junção de ambos, wan direto na sfp, wan na porta de 2.5Gb, wan na porta de 1Gb, regras padrões de fw. Testei inclusive com outros switchs como intermediários, troquei de onu, usei o módulo sfp da ODI e nadaa! A solução no meu caso foi usar uma VM do OPNsense e ligar diretamente na porta de 2.5Gb da onu vsol com a firmware V1.9.G.
Não ficou 100% mas agora dobrou a velocidade de upload que estava:
53b84012-40be-4c6c-90bc-13ebc648fbc6.png

Fogo é que gasta muita energia, mais de 150Wh coisa de mais ou menos 108KWh mês, rodando 24/7 em vista dos 25wh da rb5009, que chegava no máximo em 18KWh no mês
faz com raspbarry pi mano, compra placa pci x4 e pluca ela na porta m2



e no raspbarry voce consegue instalar o openWRT e vai gastar bem menos energia

 
Última edição:
Vamos lá, aqui tenho Claro Fibra e está com CGNAT e estou usando DFP-34X-2C2.
O DFP-34X-2C2 está ligado em um Routerboard RB 4011. Não tenho muito conhecimento sobre os MK.
Consegui 05 e os comandos omcicli via telnet são respondidos.


BusyBox v1.12.4 (2022-09-23 19:33:44 CST) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
EntityID: 0x101
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 11
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 12
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x104
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 13
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x105
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 14
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x1ff
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 4073
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x2081
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2082
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2083
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2084
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0xa101
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================

Só não consigo ip da operadora.
Dúvidas:

Tenho que pedir pra tirar CGNAT e usar ip público dinâmico da operadora ?

Aqui em WANConfiguration teria que aparecer o ip da operadora ?

odi1.png


odi2.jpg


Agradeço qualquer luz que alguém possa dar.
 
Vamos lá, aqui tenho Claro Fibra e está com CGNAT e estou usando DFP-34X-2C2.
O DFP-34X-2C2 está ligado em um Routerboard RB 4011. Não tenho muito conhecimento sobre os MK.
Consegui 05 e os comandos omcicli via telnet são respondidos.


BusyBox v1.12.4 (2022-09-23 19:33:44 CST) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
EntityID: 0x101
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 11
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 12
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x104
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 13
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x105
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 14
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x1ff
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 4073
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x2081
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2082
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2083
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2084
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0xa101
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================

Só não consigo ip da operadora.
Dúvidas:

Tenho que pedir pra tirar CGNAT e usar ip público dinâmico da operadora ?

Aqui em WANConfiguration teria que aparecer o ip da operadora ?

odi1.png


odi2.jpg


Agradeço qualquer luz que alguém possa dar.
Posso esta enganado, mas acho que tera que atualizar o firmware do DFP-34X-2C2.
Aqui uso o M110 220923
 
Oi galera estou batendo a cabeça com Xpon da Tp link o XZ000-G7 e com a VIVO2.
Alguem me sabe informar se a vivo está fazendo bloqueio pelo MAC?
Ou se a Vivo2 usa outras vlan para alem da 600?
O gpon XZ000-G3 faz varredura da vlan este não tem essa opção.
Só estou conseguindo falsos O5.
Tenho TX mas não tenho RX.
Obrigado
 
Última edição:
Posso esta enganado, mas acho que tera que atualizar o firmware do DFP-34X-2C2.
Aqui uso o M110 220923
Já usei esse e mais umas 3 versões e não funcionou. Na Routerboard não sei se estou configurando corretamente mas atribuei DHCP client na interface sfp e nada. Também coloquei no DFP-34X-2C2 modo transparente e na Routerboard setei na interface SFP Vlan11, fiz masquerade e nada.
 
Oi galera estou batendo a cabeça com Xpon da Tp link o XZ000-G7 e com a VIVO2.
Alguem me sabe informar se a vivo está fazendo bloqueio pelo MAC?
Ou se a Vivo2 usa outras vlan para alem da 600?
O gpon XZ000-G3 faz varredura da vlan este não tem essa opção.
Só estou conseguindo falsos O5.
Tenho TX mas não tenho RX.
Obrigado

To usando um G3 na Vivo2, configurei a vlan 600 ele tem essa opção, sem problemas nenhum até agora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá Pessoal,

Infelizmente ainda sou refém do Askey, tenho Vivo Fibra 500/250 com degustação por tempo indeterminado de 1000/500, estou interessado em comprar uma ONU, já experimentei a XZ000-G7 porém não obtive sucesso (Ficou em fake O5). Aqui é Vivo Região 2 e aparentemente eles estão utilizando OLT da Huawei.

Alguma sugestão de ONU?
Utilizando um G3, na vivo2, (vlan id 600) , o g3 atualizado pra última versão de fw

Sem problemas nenhum...

Acho que o G7 tem que atualizar pra última FW, ou se não der mesmo tenta um G3, uso ele com um NanoPI (openwrt) fazendo a autenticação pppoe sem problemas, o sinal sobe bem rápido, tudo certo.
 
Oi galera estou batendo a cabeça com Xpon da Tp link o XZ000-G7 e com a VIVO2.
Alguem me sabe informar se a vivo está fazendo bloqueio pelo MAC?
Ou se a Vivo2 usa outras vlan para alem da 600?
O gpon XZ000-G3 faz varredura da vlan este não tem essa opção.
Só estou conseguindo falsos O5.
Tenho TX mas não tenho RX.
Obrigado
O meu deu o falso 05 porque não tinha gerado o Mac Key. Não sei se é o seu caso.

echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

Ex:
Mac exemplo - FFFFFF000000
echo -n "hsgq1.9aFFFFFF000000" | md5sum
Resultado:
46f4ea2e3f18ba3bc1f2671b5f7e1f62
Daí é só gravar:
flash set MAC_KEY 46f4ea2e3f18ba3bc1f2671b5f7e1f62

Reboot.
 

Vou só fazer uns ajustes na BIOS e downgrade de cpu para um e5-2620v3 ou v4 para baixar o consumo, por enquanto tá sendo domado em 20% :fire: :fire::fire: de utilização.
Mas a tendencia é só piorar conforme vai aumentando o hardware e a internet. Tô num caminho sem volta já...
:pepe:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo