[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Atualização: consegui subir o VoIP no UDM-Pro seguindo os passos:

1. Rodar o comando omcicli mib get 84 na ODI para descobrir a VLAN do VoIP. Neste post vou chamar essa VLAN de 3030;
2. Com posse do número da VLAN do VoIP, criar uma “VLAN-only” no UDM-Pro de mesmo número. Neste exemplo, 3030;
3. Rodar os seguintes comandos na SSH do UDM-Pro, onde eth9 é o nome da interface SFP WAN (por padrão a porta 10) e 3030 é o número da VLAN VoIP:
Código:
ip link add link eth9 name eth9.3030 type vlan id 3030
ip link set dev eth9.3030 master br3030
ip link set dev eth9.3030 up
4. Escolher uma das portas do switch do UDM-Pro para passar a VLAN 3030 como nativa. No meu caso escolhi a porta 8 (eth7).

Isso já deve ser suficiente para conectar um aparelho de telefone IP na porta escolhida no passo 4 e seguir com a configuração do SIP da Vivo no aparelho.

Os comandos no passo 3 não são persistentes, sendo necessário rodar um script como este para manter as alterações:

Muito bom, notou alguma mudança na qualidade de ligação, delay ou coisa do tipo se comparado com o aparelho da Vivo ? Pena que esse aparelho que você usou é muito caro mas ja é um sinal que da pra se livrar do equipamento da Vivo

Agora é esperar que alguem consiga fazer o mesmo em alguma alternativa mais barata

notou alguma mudança na qualidade de ligação, delay ou coisa do tipo se comparado com o aparelho da Vivo ?

Como não tenho aparelho de telefone IP ainda, usei o Zoiper num iPhone 15 Pro conectado ao UDM-Pro via Ethernet e não notei nenhum delay significativo. A qualidade da ligação também estava aceitável.

Olá Tux, blz?
Confesso q pouco entendo do assunto, mas vi vários usuários na nossa mesma situação orientando que o dhcp deve mesmo ficar desabilitado no g7 ou g3, até mesmo para evitar conflito, já que será um roteador (no caso o deco), quem fará a discagem/autenticação por pppoe ou mesmo por dhcp.
No entanto, e pensando melhor, como eu quero inicialmente apenas obter internet pelo cabo do g3 e usando só ele, vou tentar a conexão habilitando o dhcp... Isso me parece fazer algum sentido, mas também pode ser uma grande bobagem, pois como disse, sou leigo.
Só vou me preocupar com o pppoe na hora de instalar o roteador, até porque nenhuma configuração do g7 fala em pppoe.
Ainda, o g7, de fato, permite que o seria do gponl seja colocado sem converter p hexadecimal, bastando setar essa opção.
No g7 as telas de configuração tem outra aparência, mas as opções que importam, na minha humilde opinião, são basicamente as mesmas do g3.
O G3 e G7 não tem PPPoe, o roteador que faria no caso. Aqui é vivo vLAN 10 (SP) (só internet, não tem telefone nem tv no plano), vai tudo numa boa (video tutorial) até chegar na parte que atribui a vLAN, aqui no G7 não aparece a função de varredura de vLAN. Resultado. Mesmo tudo estando configurado eu não consigo receber sinal de internet do G7 no meu roteador. :(

Ressaltando que, como o meu é o XZ000-G7 ele tem opção das serial Hexa e Ascii tentei das das duas formas, e nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tanta já atualizar pro ultimo firmware https://www.tp-link.com/br/support/download/xz000-g7/ pq vai q de certo. Outra coisa seria ver os ONT mode (tem uma lista, vai q um sirva... modo HH modo XX modo YY)
E pelo q sei da vivo (uso um G7 na região 1) vc só precisa configurar o GPON SN (é oq tem na sua HGU) e o GPON Password (LOID) e depois VLAN tag o VLAN seu (em teoria loga na HGU e depois support com a senha da etiqueta q tem as infos... falo em teoria pq tem gente falando q a vivo tá bloqueando tudo)
Olá estou com problema pra fazer a vivo fibra SP funcionar com o XZ000-G7 firmware atualizado agora. Já tentei tanto com o SN em Ascii como em HEXA, atibuo tambem o SLID e vLAN 10 como informar o roteador mitrastar que a vivo fornece.

Consigo ir atribuindo tudo certinho, mas quando atribuo a vLAN 10 não tem aquela opcao de "Varredura de vLAN" como tem no video tutorial, consultando o status de conexao aparece 05 mas não sobe a internet pro meu roteador AX3000.

Vi que falou sobre na secao de XPON os modos de OLT, sera que é aqui o problema? Atualmente está na opção Normal. Mas tem outras oções

Modos: H, Z, F, X e HH

sabe me dizer algo sobre estes tipos de modo da OLT?

obrigado

Última edição:
Entrei em contato com eles para perguntar e apenas um pequeno numero de locais tem 2Gbps. Deve ser um teste e deve expandir aos poucos para as demais localidades Vtal. Minha cidade mesmo não tem, e até Salvador não tem.

Sobre a tecnologia não me souberam responder, mas por experiência própria inclusive em provedores que trabalhei, não da para oferecer 1Gbps de upload num plano em GPON normal porque uma única pessoa consegue saturar todo link de upload (GPON fica na faixa de 1.1Gbps na pratica) de todos daquela fibra PON. Provedores de bairro podem até fazer essa loucura, mas a Vtal certamente não deixaria isso.

Então tenho certeza que deve ser uma tecnologia superior mas que sabemos custa muito caro até para os provedores como a Vtal então eles irão devagar nessa.

Pessoal, estou usando o ODI, mas minha mãe está sentindo falta do fixo da Oi. Existe alguma forma de descartar o modem da Oi, mas manter o fixo? Mesmo que tenha que comprar outro equipamento, como VSOL, etc... Alguma forma?
Buscando exatamente fazer isso aqui também, mas ainda sem sucesso. Se descobrir como, me avise por favor.

Atualização: consegui subir o VoIP no UDM-Pro seguindo os passos:

1. Rodar o comando omcicli mib get 84 na ODI para descobrir a VLAN do VoIP. Neste post vou chamar essa VLAN de 3030;
2. Com posse do número da VLAN do VoIP, criar uma “VLAN-only” no UDM-Pro de mesmo número. Neste exemplo, 3030;
3. Rodar os seguintes comandos na SSH do UDM-Pro, onde eth9 é o nome da interface SFP WAN (por padrão a porta 10) e 3030 é o número da VLAN VoIP:
Código:
ip link add link eth9 name eth9.3030 type vlan id 3030
ip link set dev eth9.3030 master br3030
ip link set dev eth9.3030 up
4. Escolher uma das portas do switch do UDM-Pro para passar a VLAN 3030 como nativa. No meu caso escolhi a porta 8 (eth7).

Isso já deve ser suficiente para conectar um aparelho de telefone IP na porta escolhida no passo 4 e seguir com a configuração do SIP da Vivo no aparelho.

Os comandos no passo 3 não são persistentes, sendo necessário rodar um script como este para manter as alterações:

Edit: importante mencionar que a ODI já estava configurada no modo de VLAN auto (transparent).
Sua VLAN de dados é outro numero ou também é 3030?

Última edição:
Galera instalei a VSOL V2802RH algum tempo na fibra da claro e funcionado bem.
Só que alguns sites demora pra carregar e depois que entra a primeira vez nesse site se eu abrir novamente ele carrega rápido, um deles é o site do mercado livre que enfrento esse problema.
Ao usar o app do mercado livre (via wifi da conexão fibra claro) não carrega algumas coisas, se eu colocar na net de dados funciona normal...
Outro exemplo é o meu ip que demora pra carregar na primeira vez e na segunda entra rápido.
Estou fora do cgnat.

Alguém sabe me explicar se já ocorreu esse problema do carregamento e como resolveu ?

Não vejo outro tipo de problema, no download baixo extremamente rápido, pelo speed test tem ping baixo e conexão sempre forte.
Não enfrento oscilação nem nada, só esse problema de carregamento em alguns sites.

Pessoal, comprei o ODI, fiz os comandos abaixo para alterar os padrões mas não estou conseguindo pegar um O5 verdadeiro. Estou na Vivo1 (Bauru) já tentei de tudo, teve um momento que peguei um O5 fake, mas foi apenas reiniciar que não voltou mais...

Meu modem é um mitra

Alguem consegue me ajudar?

flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTC09XXXXXX
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 000806XXXX
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

Cheguei até a colocar o key tanto da porta pon que consegui no modem quanto o proprio mac do roteador, e gerar o mackey dele, mas sem sucesso.

Captura-de-tela-2024-03-18-212231d.png

Captura-de-tela-2024-03-18-212211.png

Só que alguns sites demora pra carregar e depois que entra a primeira vez nesse site se eu abrir novamente ele carrega rápido, um deles é o site do mercado livre que enfrento esse problema.
Ao usar o app do mercado livre (via wifi da conexão fibra claro) não carrega algumas coisas, se eu colocar na net de dados funciona normal...
Outro exemplo é o meu ip que demora pra carregar na primeira vez e na segunda entra rápido.
Estou fora do cgnat.

Alguém sabe me explicar se já ocorreu esse problema do carregamento e como resolveu ?

Não vejo outro tipo de problema, no download baixo extremamente rápido, pelo speed test tem ping baixo e conexão sempre forte.
Não enfrento oscilação nem nada, só esse problema de carregamento em alguns sites.
A VSOL está configurado em modo router ou modo bridge? Se for a segunda opção você precisa desabilitar o DHCP da VSOL pois ele não desabilitado de forma automática quando se configura a VSOL em modo router. Pode ser este o seu problema (ter dois DHCP na rede, a da VSOL e o da Claro).

O G3 e G7 não tem PPPoe, o roteador que faria no caso. Aqui é vivo vLAN 10 (SP) (só internet, não tem telefone nem tv no plano), vai tudo numa boa (video tutorial) até chegar na parte que atribui a vLAN, aqui no G7 não aparece a função de varredura de vLAN. Resultado. Mesmo tudo estando configurado eu não consigo receber sinal de internet do G7 no meu roteador. :(

Ressaltando que, como o meu é o XZ000-G7 ele tem opção das serial Hexa e Ascii tentei das das duas formas, e nada.

Olá estou com problema pra fazer a vivo fibra SP funcionar com o XZ000-G7 firmware atualizado agora. Já tentei tanto com o SN em Ascii como em HEXA, atibuo tambem o SLID e vLAN 10 como informar o roteador mitrastar que a vivo fornece.

Consigo ir atribuindo tudo certinho, mas quando atribuo a vLAN 10 não tem aquela opcao de "Varredura de vLAN" como tem no video tutorial, consultando o status de conexao aparece 05 mas não sobe a internet pro meu roteador AX3000.

Vi que falou sobre na secao de XPON os modos de OLT, sera que é aqui o problema? Atualmente está na opção Normal. Mas tem outras oções

Modos: H, Z, F, X e HH

sabe me dizer algo sobre estes tipos de modo da OLT?

obrigado
G7 não tem opção de scan de VLAN.
disabilita o DHCP do GPON ZX000-G7, coloca a faixa de IP em outra range q não seja do seu roteador (tipo, o GPON se estiver em 192.168.0.x, o roteador tem q estar em 192.168.1.x), e configura o roteador pra discar PPPoE. Posso estar falando besteira, mas vi gente que não consegue subir PPPoE sempre relatando ter o roteador chinês, com firmware chinês.... não sei se é o seu caso.... eu falo isso pois lendo no fórum, todos que tem o roteador chinês, e precisa do PPPoE não conseguem subir, mas posso tbm estar completamente enganado, mas foi essa minha percepção.
No meu caso eu uso o OLT Mode em normal, pois funciona... tem q ver se a variação ajudaria a contar com determinadas OLTs, mas não sei oq cada modo representa, ou se é específico de cada 'vendor' do OLT...
No meu caso foi necessário o GPON SN (o mesmo da etiqueta), o SLID (conseguido na página da HGU usando support e senha do roteador) e a VLAN (seguindo a regra, vivo 1 = 10)

Pessoal, comprei o ODI, fiz os comandos abaixo para alterar os padrões mas não estou conseguindo pegar um O5 verdadeiro. Estou na Vivo1 (Bauru) já tentei de tudo, teve um momento que peguei um O5 fake, mas foi apenas reiniciar que não voltou mais...

Meu modem é um mitra

Alguem consegue me ajudar?

flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTC09XXXXXX
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 000806XXXX
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

Cheguei até a colocar o key tanto da porta pon que consegui no modem quanto o proprio mac do roteador, e gerar o mackey dele, mas sem sucesso.

Captura-de-tela-2024-03-18-212231d.png

Captura-de-tela-2024-03-18-212211.png
eu consigo te ajudar

Estou tenso problemas com uma onu da huawei atualizei ela e ela ficou em chines e essa atualização me garantiram que ela é inglês modelo eg8145x6

G7 não tem opção de scan de VLAN.
disabilita o DHCP do GPON ZX000-G7, coloca a faixa de IP em outra range q não seja do seu roteador (tipo, o GPON se estiver em 192.168.0.x, o roteador tem q estar em 192.168.1.x), e configura o roteador pra discar PPPoE. Posso estar falando besteira, mas vi gente que não consegue subir PPPoE sempre relatando ter o roteador chinês, com firmware chinês.... não sei se é o seu caso.... eu falo isso pois lendo no fórum, todos que tem o roteador chinês, e precisa do PPPoE não conseguem subir, mas posso tbm estar completamente enganado, mas foi essa minha percepção.
No meu caso eu uso o OLT Mode em normal, pois funciona... tem q ver se a variação ajudaria a contar com determinadas OLTs, mas não sei oq cada modo representa, ou se é específico de cada 'vendor' do OLT...
No meu caso foi necessário o GPON SN (o mesmo da etiqueta), o SLID (conseguido na página da HGU usando support e senha do roteador) e a VLAN (seguindo a regra, vivo 1 = 10)
Cara, aqui tenho vivo 1, GPON G7 e UDM Pro... fiz exatamente o que vc descreveu ai mas o meu não vai de jeito algum...

Estou fora do cgnat.

Eu tenho este exato problema com o mercado livre tbm, primeira carregada demora e as outras vão tranquilo, não acho que seja algo com a VSOL hehehe.

Cara, aqui tenho vivo 1, GPON G7 e UDM Pro... fiz exatamente o que vc descreveu ai mas o meu não vai de jeito algum...
Você pode ter sido premiado em pegar um OLT que só aceita GPON com todas as configs batendo... (aí teria q ter ou o G3 com firmware custom, ou os VSOL da vida... ou testa os OLT mode e vê se alguma sobe.... :(
Pq não teria como dar errado não subir o PPPoE.... tenta vivo@vivo vivo na autenticação ao invés de cliente@cliente cliente....

Eu tenho este exato problema com o mercado livre tbm, primeira carregada demora e as outras vão tranquilo, não acho que seja algo com a VSOL hehehe.
Internet da Claro, certo? Tenho o mesmo problema. A causa raiz é que um dos IPs do CDN do MercadoLivre não tem rota na Claro. Os IPs do Mercado Livre são:
Código:
# nslookup www.mercadolivre.com.br 1.1.1.1
Server:        1.1.1.1
Address:    1.1.1.1#53

Non-authoritative answer:
www.mercadolivre.com.br    canonical name = d39fbvvvia7i6z.cloudfront.net.
Name:    d39fbvvvia7i6z.cloudfront.net
Address: 108.139.166.107
Address: 108.139.166.53
Address: 108.139.166.119
Address: 108.139.166.102

Desses IPs, se por acaso teu browser pegar o 108.139.166.102, não vai carregar pois não tem rota na Claro:

Código:
% ping 108.139.166.102
PING 108.139.166.102 (108.139.166.102): 56 data bytes
Request timeout for icmp_seq 0
Request timeout for icmp_seq 1
Request timeout for icmp_seq 2
Request timeout for icmp_seq 3
^C
--- 108.139.166.102 ping statistics ---
5 packets transmitted, 0 packets received, 100.0% packet loss

De tanto isso me incomodar, forcei no meu DNS local para *.mercadolivre.com.br resolver sempre para 108.139.166.119 e não tive mais problemas:

Com a ajuda do @Psygod e depois de algumas horas conseguimos subir o ODI na Vivo1, ainda está instável voltando para O3. Comprei o cordão para testar se é o adaptador Apc/Upc que esta com problema.

Os comandos foram os mesmos do outro tópico alem de uma atualizada no firmware

Mto obrigado!

Com a ajuda do @Psygod e depois de algumas horas conseguimos subir o ODI na Vivo1, ainda está instável voltando para O3. Comprei o cordão para testar se é o adaptador Apc/Upc que esta com problema.

Os comandos foram os mesmos do outro tópico alem de uma atualizada no firmware

Mto obrigado!
Pergunta.
Qual a faixa dessa de preço dessa ODI?

alguém tem os comandos exatos para descobrir a vlan verdadeira na vivo1? não consigo nem logar via telnet
Telnet a porta é filtrada, não rola fácil assim.
SSH a porta é aberta.
Basta fazer isso:

ssh support@192.168.15.1
Agora digita a senha, que é aquela que tá debaixo do aparelho, com o user admin
Vai aparecer uma pergunta, basta responder com: yes. Se não aparecer, vai pra próxima parte.
Depois que logar, digite:
vlantable
Copia o vlan ID da interface de rede

Pergunta.
Qual a faixa dessa de preço dessa ODI?

Telnet a porta é filtrada, não rola fácil assim.
SSH a porta é aberta.
Basta fazer isso:

ssh support@192.168.15.1
Agora digita a senha, que é aquela que tá debaixo do aparelho, com o user admin
Vai aparecer uma pergunta, basta responder com: yes. Se não aparecer, vai pra próxima parte.
Depois que logar, digite:
vlantable
Copia o vlan ID da interface de rede
de 170 a 300 reais a faixa do odi

Valeus.
Vou dar uma olhada nela.
O medo é pegar e não funcionar.
pra Vivo SP região 1?

Se for, não precisa gastar tudo isso..
dá pra usar uma TP-Link TX-6610 (com firmware custom) que custa uns 80 reais no MercadoLivre..
amanhã vou ver se consigo gravar um vídeo mostrando como substituir o roteador Askey RTF8115VW da vivo por uma TP-Link TX-6610 e por uma VSOL V2802RH.

Estou no aguardo do lançamento do TP-LINK XGZ030 10G ou XZ005-G6 com a porta de 2.5G... A limitação de 250MB de upload para ping alto, tando dos módulos ODI quanto da TP link G3 faz meus torresmos se contorcerem!
Padrões:
Fc5pPHh.jpeg

n2FKeNP.jpeg

jnHxt37.jpeg

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar