Hardware Version: REV2_B2Qual era o seu hardware version que aparecia na página da vivo? Eu acho que é diferente. Com o modem que eu e ele temos, o vendor ID é MSTC e não TLCM...
Hardware Version: REV2_B2Qual era o seu hardware version que aparecia na página da vivo? Eu acho que é diferente. Com o modem que eu e ele temos, o vendor ID é MSTC e não TLCM...
é, aqui é tmp_hardware2.0. Mas só salva "tmp_". Sabe oq pode ser ?Hardware Version: REV2_B2
Nao acredito que isso impeça de dar certo.... mas sei lá...é, aqui é tmp_hardware2.0. Mas só salva "tmp_". Sabe oq pode ser ?
Eu copiei tudo que tinha no OMCI da vivo e não acha VLAN. Só o hardware version ficou diferente. Não sei mais o que alterar. =/Nao acredito que isso impeça de dar certo.... mas sei lá...
Não aparece VLAN pelo telnet. omcicli mib get 84. Não encontra nadausou VLAN 10?
tenta colocar 10,
a virgula desaparece, eu li essa dica em algum lugar.
Coloca a vlan pelo navegador!Não aparece VLAN pelo telnet. omcicli mib get 84. Não encontra nada
Ja coloquei "10," não funciona, não da sinal de internet. Tem varios relatos de que a VLAN é diferente de 10, por isso usar o comando telnet pra listar as VLANS. se estivesse OK, o telnet é pra retornar as VLANS. Mas não consigo retornar.Coloca a vlan pelo navegador!
Aqui to em SP/Jaú. Não mexi no firmware da vsol, to tentando como ela veioEstou em SP, SP e deu certo com VLAN 10, vc está com o Firmware V2802RH_V1.9.G.img? Boa sorte aí não tenho mais dicas p conectar.
@lelejau minhas configurações a seguir:
VSOL V2802RH firmware 1.94 tripleoxygen.
Ta complicado.. ja tentei bastante coisa.. também nao lista nada quando uso no telnet omcicli mib get 84. Somente consigo ver o vlantable no roteador da vivo
Se alguem puder ajudar, eu agradeço, se for necessário eu consigo liberar acesso remoto.
Abs
cara dica de amigo, cancele essa compra o mais rápido possível se ainda der e pegue seu dinheiro de volta!
Pessoal, importei esse roteador do link, preciso tirar algumas duvidas, vi que ele possui uma porta SFP +
Posso utilizar o cabo da fibra diretamente nessa porta ? Ou preciso comprar mais algum componente/adaptador ?
Quais sao as vantagens de eu utilizar essa porta SFP+, inves de utilizar uma ONU, por exemplo uma UF-Loco.
Tenho provedor local de 1GB, e em breve estará disponivel planos maiores.
Pode explicar como fez? Perdi o dia inteiro ontem e não consegui com os mesmos equipamentosMais um aqui com sucesso: TIM (modem ZTE) + XZ000-G7
Tentei aqui e não fez diferença alguma continua não listando a vlan...É, igualzinho o meu. A diferença é que minha versão de hardware é 2.0 xD
Eu queria atualizar firmware pra ver se resolvia mas pelo jeito nem vai adiantar. F total
O tinha combinado com o psygod pra fazer remoto mas ainda não consegui uma janela de tempo em que eu possa desligar a net pra testar. Ta foda, sepá só no sabado e ai depende dele também, é complicado.
O primeiro q conseguir avisa o outro xD
Será que precisa clonar os MAC's da WAN ou LAN do modem da vivo no vsol? Consegue testar?
Sem mais ideias… esperando ajuda dos universitários kkkkkTentei aqui e não fez diferença alguma continua não listando a vlan...![]()
Cara, primeiramente obrigado pela dica, mas infelizmente agora é tarde. Esse modem me custou R$ 1309, como moro perto da fronteira do paraguai, importo diretamernte pra uma caixa postal em miami, e posteriormente é enviado ao paraguai, ai rerito la pessoalmente, entao é muita burocracia pra devolver e acaba nao compensando.cara dica de amigo, cancele essa compra o mais rápido possível se ainda der e pegue seu dinheiro de volta!
for pra gastar 2mil reais nesse roteador, compre um minipc x86 e utilizar openwrt/pfsense/opnsense e compre access point dedicados para fazer seu wifi.
a verdade é, não tem vantagem NEM UMA nesse caso do roteador tudo em um ter porta sfp, esse router da xiaomi vai custar pra ter openwrt portado pra ele, pra vc ter alguma vantagem no uso.
FW original da xiomi, é uma versão velha do openwrt, que não tem suporte a pacotes externos, é completamente travada, e se quiser alguma liberdade só com exploit pra habilitar ssh e fazer umas configs manuais, e mesmo assim ainda é limitado.
@Paulo Henrique ID, cara, infelizmente vc deu um tiro de míssil balístico desnecessário, um roteador de R$600 resolveria esse teu uso.Cara, primeiramente obrigado pela dica, mas infelizmente agora é tarde. Esse modem me custou R$ 1309, como moro perto da fronteira do paraguai, importo diretamernte pra uma caixa postal em miami, e posteriormente é enviado ao paraguai, ai rerito la pessoalmente, entao é muita burocracia pra devolver e acaba nao compensando.
Mas assim, para um uso comum, duas smarts tvs, 4 celulares, 1 ps5 + o PC.
Que tipo de problemas/limitacoes voce acha que eu teria ? Nao consigo ter um nat aberto ? fullcone, redirecionar postas ou ativar o dmz ? seria isso ou algo mais avançado
Entendi, fico mais aliviado pelo menos.@Paulo Henrique ID, cara, infelizmente vc deu um tiro de míssil balístico desnecessário, um roteador de R$600 resolveria esse teu uso.
sim, esse aparelho para o que vc citou de funções, ele vai fazer, por ser o mínimo que um roteador tem de ter de funcionalidade, mas qual quer coisa diferente disso vai ser limitado pelo FW da xiaomi, sem qual quer tipo de customização.
o problema desse aparelho é o seguinte, ele é extremamente caro e ainda limita os recursos que vc pode utilizar com ele.
aparelhos que são assim, são completamente desperdício de dinheiro, comparando, tu gasta um rim pra comprar ele e fica limitado no que pode fazer com o ele(aka apple com o iphone).
problema de tentar usar sfp, em qual quer tipo de equipamento na realidade, é compatibilidade do modulo com o equipamento.Entendi, fico mais aliviado pelo menos.
Escolhi esse modelo principalmente pelo wifi 7, e pelo hardware robusto que deve me atender a longo prazo, mas se funcionar essas funcoes que eu citei, ja me atende.
Voce acha que nao vale a pena entao, mexer com essa porta SFP+, e continuar usando um UF-LOCO que ja tenho aqui ?
Update: ao instalar a ONU CPRO X1000, notei uma redução de ˜20Mbps em média na velocidade máxima de download nos speedtests (caiu de uma média de ~700Mbps para ˜680Mbps). Não sei se foi coincidência, mas ao colocar a VSOL de volta esse problema desapareceu.
A VSOL está funcionando bem, mas por questão somente de preciosismo meu (i.e. chatice mesmo) estou buscando uma ONU APC e que funcione bem. Resolvi testar mais duas, e depois escolho qual uso em definitivo:
1. TP-Link XZ000-G3 v1: configurei e está funcionando bem com a Claro Fibra com firmware original. O telnet dessa ONU é limitado e não permite configurações (ou pelo menos não descobri como). Mas consegui configurar via edição do HTML (Chrome Inspect) para habilitar uma página escondida. Em termos de desempenho está funcionando tão bem quanto a VSOL e HGU original. Abaixo detalhes de configuração. Pontos negativos para meu uso dessa ONU que não verifiquei corretamente na hora de comprar: (a) Não tem na parte inferior furação para fixar na parede, que preciso. Daria para usar fita dupla face, mas melhor que seja com encaixe por parafuso para fixar melhor, (b) a fonte é 9V, e quero uma 12V pois uso a fonte da HGU da Claro (novamente preciosismo para facilitar o chavemento para a HGU da Claro caso precise chamar suporte técnico), (c) Telnet com acesso limitado, minha tentativa de customização do firmware de acordo com esse modkit deu erro e não achei firmware com telnet liberado (todos sites apontam para o modkit, porém o mesmo é só uma ferramenta para customização do firmware, teria que pesquisar o que precisa ser modificado para habiliar o telnet e também como fazer funcionar com o firmware da TP-Link BR) e (d) Somente bridge, não tem funções de roteamento nem PPPoE - não afeta meu caso, mas pode ser relevante para quem tiver pensando em usar PPPoE na ONU com outros provedores. Porém como pontos positivos está funcionando com a Claro Fibra e aparentemente não impactou a velocidade de download como aconteceu com a CPRO.
Código:------------------------------------- Acesso ------------------------------------- - Configurações default: 192.168.1.1 admin/admin (com DHCP ativo) - Telnet habilitado mas não consegui usar para configurar (parece limitado) ------------------------------------- Configurações Claro Fibra ------------------------------------- 1) Configurações da Rede -> Certificação PON - Alterar GPON SN. Formato é como segue: - 8 primeiros dígitos são as quadro letras do Vendor ID convertidos para Hexa - Exemplo: "HWTC" é "48575443" - 8 últimos dígitos são os valores hexa do SN mesmo. Ex: : "AABBCCDD" - Então nesse exemplo o que deve ser preenchido é "48575443AABBCCDD" 2) Configurações da Rede -> Configuração de Vlan (VLAN 11 Claro Fibra POA) - Model VLAN: Modo TAG VLAN - VLAN Vid: 11 - Prioridade: 0 4) Chrome Dev Inspector - Edit HTML - adicionar página "Gestão -> Device Information" <li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="dev_info" onclick="return menuClick(this);" class="sel">Device Information</a></li> 5) Gestão -> Device Information (página habilitada no passo anterior): - Vendor ID: HWTC (para caso HGU Huawei) - Serial Number: colocar mesmo valor do passo 1 - OMCC version: 0x86 (manter default) 6) Reinicializar
2. Intelbras R1: comprei e estou aguardando chegar. Vai ser minha última tentativa de achar uma ONU com porta APC, com fonte 12V e idealmente preta. Assim que chegar coloco aqui os resultados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
@KILLME já preenchi teu formulário para adicionar os casos de sucesso da CPRO X1000 e TP-Link XZ000-G3 com a Claro Fibra na tabela do primeiro post.
@lelejau minhas configurações a seguir:
VSOL V2802RH firmware 1.94 tripleoxygen.
Ta complicado.. ja tentei bastante coisa.. também nao lista nada quando uso no telnet omcicli mib get 84. Somente consigo ver o vlantable no roteador da vivo
Se alguem puder ajudar, eu agradeço, se for necessário eu consigo liberar acesso remoto.
Abs
Uma observação, as fotos não estão aparecendo.Bem turma, hoje venho compartilhar mais um caso de sucesso, caso EXÓTICO, porém tudo deu certo graças a ajuda do Triple Oxygen ( https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/odi/dfp-34x-2c2 )
Minha saga de dor de cabeça com a Oi/V.Tal em me livrar do HGU Huawei deles começou quando descobri que minha cidade inteira usa apenas OLT Huawei e HGU Huawei, pra funcionar equipamentos de terceiros nessas OLT é necessária a inserção de MIBs(bibliotecas) especificas para OLT Huawei, o Triple Oxygen já havia fornecido um firmware especifico para este caso porém apenas para VSOL V2802H, versão 1.9.4:
V-SOL V2802RH [O3 Labs]
www.tripleoxygen.net
O resumo foi:
Assinei a Oi, me entregaram o HGU Huawei HG8245Q2, eu comprei o ODI, não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, li basicamente todos os tópicos aqui do forum e fiquei pensando que poderia ser a VLAN errada, mas não era nada disso.
O amigo @Psygod gastou quase 2 dias tentando fazer funcionar, porém sem sucesso também.
em regiões iguais a minha e do @FelipeSS aqui do forum aonde usam apenas OLT Huawei, É IMPOSSÍVEL conseguir sincronismo correto sem ser FAKE O5 se não tiver um equipamento que tenha as MIBs Huawei.
Sendo assim eu comprei uma VSOL V2802H e subi a firmware do Triple Oxygen, configurei um parâmetro no web gui para Região Com OLT Huawei e deu TUDO CERTO.
Até que resolvi entrar em contato com o Triple Oxygen via e-mail, expliquei toda essa situação e após algumas trocas de e-mail, eu encaminhei pra ele um link com o firmware MAIS NOVO do ODI que é bem diferente do que vcs estão acostumados, logo vou mandar uns prints abaixo, esse firmware foi retirado do canal do Discord do chipset realtek usado no ODI.
Pois bem, o Triple Oxygen inseriu as MIBs nesse firmware do ODI e DEU TUDO CERTO.
Só existe UM DETALHE EM ESPECIAL A SER OBSERVADO:
no VSOL vc precisa configurar esses parâmetros igual o @FelipeSS fez:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart
MAS o ODI não aceita setar o OMCC_VER 0x86 e o comando pra setar é "flash set".
Porém pra subir esse "0x86" no ODI vcs precisam colocar:
flash set OMCC_VER 136
e o restante dos comandos:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
reboot
![]()
TUDO ISSO VIA TELNET no ODI.
Fiz isso, configurei a VLAN em 210 no meu caso e ai SUBIU TUDO NORMALMENTE, PEGUEI IP EXTERNO DIRETO.
A VELOCIDADE AUMENTOU!
O MENOR PING PRA SÃO PAULO QUE ANTES ERA 41MS CAIU PRA 37MS-38MS.
![]()
Vou postar abaixo pra vcs alguns prints da tela do firmware do ODI e outras coisas:
Primeiro a nova velocidade:
![]()
Nova tela inicial do firmware mais recente:
![]()
Mais uma tela do novo firmware, neste firmware mesmo não estando ainda com as configurações corretas, ele já mostrava que a fabricante da OLT era Huawei:
![]()
Aba de configurações PON:
![]()
Essa é a nova guia de VLANs, note que após eu ter feito toda a configuração corretamente, ela já fica exibindo todas as VLANs disponíveis na OLT:
![]()
Essa guia de Backup/Restore nesse firmware é BEM interessante, vc consegue subir parâmetros de algumas HGU que os gringos subiram na memória do firmware junto ao ODI, quando eu vi isso eu cliquei na HG8145V5-20 pois aqui na minha cidade minha prima e uma amiga que tem Oi Fibra receberam exatamente este modelo de HGU da Oi, eu estava na esperança de subir MIBs Huawei, porém sem sucesso, foi necessário a inserção manual pelo Triple Oxygen:
![]()
Por fim a ultima aba mostrando atividades dos pacotes PON:
![]()
Em resumo:
O TRIPLE OXYGEN É F0D@ !!!!!!
E todos vcs também!
Se vcs virem QUALQUER pessoa com V.Tal(não precisa ser só a Oi) em região HUAWEI tendo problemas, já sabem:
Ou compra VSOL 2802RH e usa o firmware 1.9.4 do Triple ou o ODI DFP-34X-2C2 com esse firmware do Triple.
Vou deixar o link deste firmware que ele me mandou modificado:
Lembrando: da mesma maneira com o VSOL isso não deve influenciar quem usa outra operadora, não vimos nenhum outro caso aqui aonde a OLT de outra marca precisava de biblioteca especifica pra funcionar, isso só aconteceu com Huawei até agora, sempre vale o teste, vcs podem retornar/mudar o firmware também.
Um abraço a todos.