Entendendo as Redes HFC ( Coaxial, tecnologia, equipamentos)

a NET retirando esses canais analogicos, teriamos umm limite de canais em HD no cabo ? visto que a comcast tem quase 170 canais em HD!
tem uma lei tambem, que até o final de 2014 se nao me lembro, todos canais analogicos deverá deixar de existir...

Não sei te dizer ao certo, mas há um limite físico no caso do cabo variando muito com a compressão utilizada porém a capacidade com certeza vai acima dos 300 canais HD em uma rede 550 Mhz.

Ai depois disso existe ainda outras alternativas tipo SDV (switched digital vídeo), mas ai é outra história.
 
A NET poderia se livrar desses analógicos ( não é caro, é mais manter os malditos).

A TVA (pelo menos aqui) se livrou dos analógicos cabo e MMDS.
 
A NET poderia se livrar desses analógicos ( não é caro, é mais manter os malditos).

A TVA (pelo menos aqui) se livrou dos analógicos cabo e MMDS.

Cruzes, MMDS sofri na mão desta M... srsrssr
 
O que me preocupa numa migração é a franquia da NET. Dei uma andada pelas ruas aqui usando o google MAPs e percebi que tem um a dois DROPs em cada TAP. TAmbém percebi que tem vários NODEs espalhados (inclusive um no poste que fica em frente de casa).

Não conigo informações com os vizinhos que já tem, pois eles mal sabem o que é a franquia ¬¬

A dúvida é, teria como especular como seria o comportamento da rede só de ver a quantidade de NODEs e porcentagem de DROPs nos TAPs em determinada região?

Sobre a franquia ela varia conforme a região, existem locais onde não há mais franquia, não é algo anunciado, mas acontece, principalmente onde tem (Net, Oi e GVT).

Quanto mais NOD's houver melhor para a conexão pois fica menos saturado, diferentemente da adsl a banda da NET é compartilhada ocasionando saturamento de NOD, neste caso eles "quebram" o NOD criando outro e assim o fazem normalmente quando congestiona.

É difícil olhando te dizer algo, não sabemos como é a estrutura da rede na tua região nem se chega 80..200Mbps por NOD, o jeito é testar e se não for bacana cancela dentro dos 7 dias.

Abraços.
 
Beleza Mosqueteiros. Agora sim consigo entender melhor esses complexos sistemas das operadoras!

Só não entendi pq não pude POSTAR nesse tópico e você pode, mas enfim, hehehe

Grande abraço!
 
como eu fico sabendo que a rede da net que passa aqui em frente de casa já é docsis 3.0? so ligando la e perguntando se já ta disponivel os 100mb ou o now pra minha casa? :coolface:
detalhe eu to em frente a um node com uma dessas caixas metálicas e to em BH, tem mais ou menos uns 2 anos que eles trocaram essa caixa, era uma verde e depois ta troca entra uma cinza
30550330 - Google Maps olha que legal, no street view na foto pra cima ainda ta a caixa verde, e da foto mais nova, uma pra baixo já ta com a caixa cinza :lol2::lol2::lol2:
 
como eu fico sabendo que a rede da net que passa aqui em frente de casa já é docsis 3.0? so ligando la e perguntando se já ta disponivel os 100mb ou o now pra minha casa? :coolface:
detalhe eu to em frente a um node com uma dessas caixas metálicas e to em BH, tem mais ou menos uns 2 anos que eles trocaram essa caixa, era uma verde e depois ta troca entra uma cinza
30550330 - Google Maps olha que legal, no street view na foto pra cima ainda ta a caixa verde, e da foto mais nova, uma pra baixo já ta com a caixa cinza :lol2::lol2::lol2:

No call center até poderiam ver isso para você, o difícil é encontrar atendente que saiba "enxergar" este dado. O melhor seria conversar com um técnico que tem acesso ao data center de BH, assim ele consegue verificar teu NOD.
 
No call center até poderiam ver isso para você, o difícil é encontrar atendente que saiba "enxergar" este dado. O melhor seria conversar com um técnico que tem acesso ao data center de BH, assim ele consegue verificar teu NOD.

Vc saberia aonde ao certo no datacenter eu consigo ver essa informação, pq eu consigo entar la, mas não mecho muito pra não dar problema pro meu lado xD
 
Cara, graças a Deus, achei esse tópico por acaso no google, pesquisando sobre CMTS. Estou terminando de estudar pra certificação CCNA e fui atrás disso só pra saber mais a fundo como funcionaria minha NET Virtua (no caso uso o combo - TV + Internet + Fone). Estava até tentando arrumar um contato que pudesse me explicar isso na prática, mas estava complicado. Então, Parabéns!!! Porém, ainda tenho algumas dúvidas, se você pudesse me ajudar serei muito grato =)

"O comprimento do feeder depende da arquitetura da rede, podendo alcançar até 3 Km."
Esse comprimento é de um único cabo sem usar amplificador, certo?

"Os pacotes IP originados no cliente chegam ao CMTS através de frames ethernet encapsulados em frames DOCSIS. O CMTS então extrai os pacotes IP dos frames*e efetua o roteamento adequado: se forem dados do usuário, eles são encaminhados até um roteador de borda que atua como gateway para a Internet; se forem de telefonia (via PacketCable), são encaminhados aos equipamentos que controlam a rede PacketCable. Se a ligação telefônica efetuada for para a rede de telefonia convencional, então um dos equipamentos que operam a rede PacketCable efetua a devida conversão e roteamento."
Como que o CMTS sabe se são dados de internet ou dados de TV ou dados de telefonia? Usam pra isso o TDM ou TDF?

Os cabos de fibra que saem do CMTS transportam sinais de TV, Internet e telefone?

"Cable modem: é o equipamento responsável por transformar o sinal de RF originado no CMTS em pacotes IP para o cliente e vice-versa."
O sinal RF não seria originado a partir dos nós óticos e no CMTS não seria originado sinal em pulsos de luz (pois do CMTS saem cabos coaxiais)?

"EMTA: sigla de Embedded Multimedia Terminal Adapter, este equipamento é um cable modem com um adaptador multimídia embutido, que utiliza o protocolo PacketCable para transmitir o sinal de voz sobre a rede HFC."
Esse EMTA seria o Thomsom DWG850-4B da Net Virtua que funciona como access point, roteador, e serve pra ligar o NET Fone?
http://bimg2.mlstatic.com/modem-e-r...b-cabo-virtua-net_MLB-F-3345425426_112012.jpg

Em cada NOD costuma ter quantos Mbps? E essa banda é compartilhada por clientes? Por exemplo: Se um NOD tem disponível 100Mbps, nesse NOD se todos os clientes assinarem banda de 10Mbps, esse NOD só suportaria 10 clientes, certo?

Quando eu recebo um ip do NET Virtua, por exemplo 187.36.134.35... esse ip é real, certo? Ou seja, ele existe na internet, não apenas na rede local. Esse IP, apesar de ser dinâmico (se eu entrar no roteador e der um release, esperar 1 min. e depois der renew, ele vai mudar), é exclusivo meu?

Existe um Headend em cada cidade ou apenas uma numa região? Por exemplo: seria apenas uma na Grande Vitória - ES que abrangeria Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica... ou seria uma Headend pra cada uma dessas cidades?

O hub de distribuição fica dentro do Headend, certo?

Então, cara... tem esse poste em frente ao meu prédio (esse de duas torres com granito, meio marrom), teria como vc tirar um print e circular pra mim dizendo o que é cabo coaxial o que é cabo de fibra, o que são esses canos encostados no poste, onde tá o tap, onde está o trunk... e essas coisas pra eu entender melhor olhando num poste aqui? Seria eternamente grato.
https://maps.google.com.br/maps?q=a...IkIMEfl-Bq4s-yNIuRYUw&cbp=12,300.29,,1,-14.06

No caso do meu prédio, na minha torre, eu já vi que existem 2 amplificadores. Um que pega acho que do 1º andar ao 9º e o outro que pega do 10º ao 18º, algo assim. Seria o mesmo amplificador instalado nos Feeders (igual ao da imagem que vc postou)? Ou seria outro tipo?

Como que é feita a ligação entre o Feeder (que é o cabo coaxial que sai do nó ótico e percorre os postes passando por todos os locais onde existe os serviços da NET, correto?) e o Tap? E aí do Tap sai o cabo chamado Drop. Esse Drop é o cabo que entra no meu prédio e é ligado diretamente em um dos 2 amplificadores que eu disse que tem em cada torre?

Sei que são muitas perguntas, mas por favor, tente responder todas =)
 
Última edição:
Amanhã provavelmente o técnico vai instalar os 100MBs da net aqui em casa, o meu atual modem não suporta os 100MBs segundo a própria net, ou seja, a minha rede já é DOCSIS 3?
 
Amanhã provavelmente o técnico vai instalar os 100MBs da net aqui em casa, o meu atual modem não suporta os 100MBs segundo a própria net, ou seja, a minha rede já é DOCSIS 3?
Se o técnico vai instalar, então podemos presumir que sim.

Consegue sim... veja na imagem abaixo...neste caso em "Modo de Registro" está Docsis 1.1
Essa informação não tem nada a ver com a versão do sistema Docsis adotado na rede, todo mundo confunde isso.
Esse 1.1 é a versão docsis do arquivo de configuração que é enviado ao modem. Se a rede tiver capacidade para docsis 3.0 não vai aparecer ali Docsis3.0
 
Última edição:
Mosqueteirors ou IcE_WiNd, sei que fiz bastantes perguntas, mas logo que vocês tiverem um tempinho, respondam, por favor. Preciso muito dessas respostas pra entender melhor.
 
Essa informação não tem nada a ver com a versão do sistema Docsis adotado na rede, todo mundo confunde isso.
Esse 1.1 é a versão docsis do arquivo de configuração que é enviado ao modem. Se a rede tiver capacidade para docsis 3.0 não vai aparecer ali Docsis3.0

Como tu está "falando" com tanta propriedade vou presumir que esteja certo já que eu particularmente não conheço o sistema de gerenciamento utilizado pela Net, aparentemente para mim parecia ser o óbvio.

Vlw pela informação.
------------
Mosqueteirors ou IcE_WiNd, sei que fiz bastantes perguntas, mas logo que vocês tiverem um tempinho, respondam, por favor. Preciso muito dessas respostas pra entender melhor.

A noite em casa procuro te responder.
 
66ef6f071b21a29df5165ba13f829fc4.jpg

bom se for pelo modo de registro no datacenter, acho que toda rede da net aqui em BH ainda ta no 1.1(muito improvável pq já usei em 3 localidades com cmts diferentes os 100mb da net em docsis3), mas no log do modem tem uma coisa interessantemente:

Time Priority Description
Time Not Established Warning (5) DHCP WARNING - Non-critical field invalid in response ;CM-MAC=*********;CMTS-MAC=*********;CM-QOS=1.0;CM-VER=2.0;

esse CM-VER=2.0 não seria a versão maxima suportada entre o modem e o cmts?
 
http://upload.crazzy.com.br/pictures/66ef6f071b21a29df5165ba13f829fc4.jpg
bom se for pelo modo de registro no datacenter, acho que toda rede da net aqui em BH ainda ta no 1.1(muito improvável pq já usei em 3 localidades com cmts diferentes os 100mb da net em docsis3), mas no log do modem tem uma coisa interessantemente:

Time Priority Description
Time Not Established Warning (5) DHCP WARNING - Non-critical field invalid in response ;CM-MAC=*********;CMTS-MAC=*********;CM-QOS=1.0;CM-VER=2.0;

esse CM-VER=2.0 não seria a versão maxima suportada entre o modem e o cmts?
Foi como eu falei. No datacenter sempre vai aparecer 1.0 ou 1.1 porque é a versão da config que é enviada ao modem, no caso é a "voip_9020_1pc". Nunca vai aparecer 2.0 ou 3.0 independente se o CMTS for Docsis 3.0.

O "CM-VER=2.0" é a versão docsis do seu modem.
 
Última edição:
Foi como eu falei. No datacenter sempre vai aparecer 1.0 ou 1.1 porque é a versão da config que é enviada ao modem, no caso é a "voip_9020_1pc". Nunca vai aparecer 2.0 ou 3.0 independente se o CMTS for Docsis 3.0.

O "CM-VER=2.0" é a versão docsis do seu modem.

9020 nao seria o profile "empresarial" ?
 
Mais imagens..

Agradeço ao amigo usuário notsenaj pelo material.

Amplificador de rede




Amplificador interno para prédios




Passivo de redes e TAP's
 
SemTiacutetulo-2.jpg


Pessoal, pelo visto o Sinal/Ruído está ruim. A partir de qual valor fica bom? E esse sinal é o que está chegando ao meu modem, certo? Como que eu faço pra reclamar na NET sem citar que eu entrei no datacenter deles e vi que o sinal está ruim?
 
http://i1187.photobucket.com/albums/z396/rlcdo/SemTiacutetulo-2.jpg

Pessoal, pelo visto o Sinal/Ruído está ruim. A partir de qual valor fica bom? E esse sinal é o que está chegando ao meu modem, certo? Como que eu faço pra reclamar na NET sem citar que eu entrei no datacenter deles e vi que o sinal está ruim?

Níveis Ideais de Potência
RX: Entre -10 e +10 dBmV
TX: Entre 40dbmV e 52dbmV
SNR: Maior ou igual a 40 dB menor ou igual 50 dB

Níveis Nominais de Potência
RX: Entre -15 e +15 dBmV
TX: Entre 30dbmV e 56bBmV
SNR: Maior ou igual a 30 dB menor ou igual 60 dB

o que geralmente atrapalha o sinal do TX, RX e SNR é:
  • cabo rompido em alguma parte(aqui em casa uma vez rompeu só o núcleo do cabo e ainda continuo funcionando pessimamente lol, nessa época eu usava a antiga way tv aqui em BH)
  • água no conector desprotegido na rua pra ligar com o TAP
  • muitos divisores de sinal na parte interna(aqui em casa agora com a net, ate o modem tem 3 divisores xD os caras tiveram que aumentar o meu sinal pra poder funcionar direito o virtua)
  • conector do cabo bambo no modem, divisores, TAP(acredite isso já aconteceu aqui na minha rua) e no decoder da tv

dentre outras coisas a mais que eu não to lembrando agora xD
 
Última edição:
Pessoal, pelo visto o Sinal/Ruído está ruim. A partir de qual valor fica bom? E esse sinal é o que está chegando ao meu modem, certo? Como que eu faço pra reclamar na NET sem citar que eu entrei no datacenter deles e vi que o sinal está ruim?
Na verdade não está ruim. Essa informação de sinal é a do ponto de vista do CMTS, veja os níveis de sinal na página do seu modem. O SNR tem que ser no mínimo de 33dB pra você não ter problemas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo