Entendendo as Redes HFC ( Coaxial, tecnologia, equipamentos)

Pessoal que entende ai da rede HFC vou postar algumas fotos do google mapas de uma rua do lado da minha casa que tem net

Na minha não tem.

Se puderem avaliar se tem ou não possibilidade do tecnico puxar um fio pra minha rua.

Pronto.

Minha casa,A que está no tijolo,Tem uma leve visão dos fios do poste
wol_error.gif
Clique aqui para ver a imagem no tamanho real.


isj9.png


A rua que sigo pra ir pra que vai para a rede net

wol_error.gif
Clique aqui para ver a imagem no tamanho real.


j8it.png


A rede hfc?

wol_error.gif
Clique aqui para ver a imagem no tamanho real.


4woz.png


Agora o trajeto total dá 300m

wol_error.gif
Clique aqui para ver a imagem no tamanho real.


jz9s.png

Será que consigo ter net aqui?

@Mosqueteirors
 
Última edição:
Pessoal que entende ai da rede HFC vou postar algumas fotos do google mapas de uma rua do lado da minha casa que tem net

Na minha não tem.

Se puderem avaliar se tem ou não possibilidade do tecnico puxar um fio pra minha rua.

Pronto.

Minha casa,A que está no tijolo,Tem uma leve visão dos fios do poste
http://adrenaline.uol.com.br/forum/images/statusicon/wol_error.gifClique aqui para ver a imagem no tamanho real.


http://imageshack.com/a/img40/7434/isj9.png

A rua que sigo pra ir pra que vai para a rede net

http://adrenaline.uol.com.br/forum/images/statusicon/wol_error.gifClique aqui para ver a imagem no tamanho real.


http://imageshack.com/a/img43/1227/j8it.png

A rede hfc?

http://adrenaline.uol.com.br/forum/images/statusicon/wol_error.gifClique aqui para ver a imagem no tamanho real.


http://imageshack.com/a/img163/1791/4woz.png

Agora o trajeto total dá 300m

http://adrenaline.uol.com.br/forum/images/statusicon/wol_error.gifClique aqui para ver a imagem no tamanho real.


http://imageshack.com/a/img838/6994/jz9s.png
Será que consigo ter net aqui?

@Mosqueteirors

Tem como puxar sim, a questão é a NET avaliar colocar equipamentos ativos na rede para atender a tua região, montar uma rede HFC é relativamente fácil, tenta fazer com que teus vizinhos também solicite, assim é mais fácil de fazerem.
 
Upando um pouco, mas vale a pena ... ótimo tópico.

To com um probleminha aqui em casa (NET), o sinal do modem as vezes caía, e muitas vezes não voltava até eu mecher no divisor daqui de casa (tap?), enfim .. um belo dia veio um técnico aqui atualizar o pacote da tv a cabo, aproveitei e expliquei o problema .. mostrei o painel do modem e ele não acreditou nisso:

4hpeki.png


TX = 58.2 dB

Moro em uma casa, vem um drop direto do poste pra dentro da minha residência, onde tem um tap de 3 saídas ... mas de qualquer forma o sinal fica alto .. mesmo com um tap de 7dB (que o ultimo técnico colocou), ou mesmo sem nada, ligando o modem direto no drop, o UP fica entre 56 e 59.

Aí ok, ele falou com o supervisor e mimimi, e pelo visto o cara vai vir aqui hoje abrir um 'chamado pra abertura de rede', e que pelo entendi pelo tópico esse é o nome bonito pra 'cagada no amplificador', ou to errado?

O fio daqui de casa sai deste poste, mas essa foto do maps é antiga, agora tem um outro ~negocinho preto~ (amplificador?), menor, atrás deste .. nesse mesmo fio e lugar que tá esse ponto de expansão:
10440o3.png


Sem ser o amplificador, que mais poderia causar um TX alto? O fio vem direto do poste com o sinal alto, tap não resolve, a fiação é novíssima e moro no centro de Guarulhos, segundo o técnico o sinal da região é perfeito, então acredito que o resto da rede da região (talvez tirando o meu poste) esteja ok.

To perguntando de curioso mesmo, provavelmente os caras vão resolver, mas é sempre bom entender como funcionam as redes que a gente usa, já que pra net consumidor bom é consumidor burro :cereal:
 
Alguém sabe se pelo site do datacenter do virtua dá pra saber se o node está saturado? eu dei uma fuçada lá, tem uma pagina "Soma modem docsis", mas não entendi nada...
 
Alguém sabe se pelo site do datacenter do virtua dá pra saber se o node está saturado? eu dei uma fuçada lá, tem uma pagina "Soma modem docsis", mas não entendi nada...

Possivelmente ou quase certamente dependendo se a informação de origem constar o total de banda para cada node. Qual o link?
 
O link é datacenter.aia.virtua.com.br

Não achei informações do total de banda nem nada do tipo, é meio confuso...
 
Aqui na minha cidade, o headend fica na cidade vizinha ( bragança paulista). Como será que é feita a interligação das 2 cidades, via fibra óptica? Será que na minha cidade precisa ter alguma central ou algo do tipo, ou as fibras já vão para os nodes?
 
Normalmente existem os HUB's.

Trata-se de um local onde ficam CMTS, transmissores e receptores ópticos, interligados via fibra com o Headend principal.
 
Alguém sabe qual o limite máximo de clientes que um node aguenta?

Olá amigo, na NET o pessoal costuma seguir a linha de 700 Cable Modems por Node, sendo que não passando de 1000 pro controle de qualidade está bom ainda.

Em relação a capacidade prática, é possível trabalhar 1600 clientes por Node. Neste caso quando a população de cable modems aumenta muito em um Node ele é quebrado. Pode se quebrar fazendo upgrade no RX Óptico da área ou instalando um novo RX e balanceando upstreams e downstreams na área.
------------
Cada upstream do CMTS tem um "limite" de 400-450 clientes por Upstream, mas neste caso vai ferrar com todo o pequeno spectro de retorno e a experiência de navegação vai ser ruim. O ideal é ter 200 clientes por Upstream, no máximo. 300 já é nível de atenção e 400 a coisa está saturada e feia.
-------------
Vejo nos foruns da internet muitos confundindo CMTS com Node. São duas coisas totalmente diferentes. Node é o "físico" da área, da região. CMTS é o equipamento que converte sinais "analógicos - RF" em "digitais". É um grande concentrador de modems. Lá no CMTS tem todas as configurações de frequencias do lado HFC, políticas de segurança DOCSIS, ACLs IP e configurações do tipo Layer 3, por exemplo. O CMTS é também um roteador. Tem suporte a OSPF por exemplo, mas isso fica a cargo de roteadores e switches nas operadoras, mas ele faz este papel (se o administrador desejar) também.
 
Última edição:
Olá amigo, na NET o pessoal costuma seguir a linha de 700 Cable Modems por Node, sendo que não passando de 1000 pro controle de qualidade está bom ainda.

Em relação a capacidade prática, é possível trabalhar 1600 clientes por Node. Neste caso quando a população de cable modems aumenta muito em um Node ele é quebrado. Pode se quebrar fazendo upgrade no RX Óptico da área ou instalando um novo RX e balanceando upstreams e downstreams na área.
------------
Cada upstream do CMTS tem um "limite" de 400-450 clientes por Upstream, mas neste caso vai ferrar com todo o pequeno spectro de retorno e a experiência de navegação vai ser ruim. O ideal é ter 200 clientes por Upstream, no máximo. 300 já é nível de atenção e 400 a coisa está saturada e feia.
-------------
Vejo nos foruns da internet muitos confundindo CMTS com Node. São duas coisas totalmente diferentes. Node é o "físico" da área, da região. CMTS é o equipamento que converte sinais "analógicos - RF" em "digitais". É um grande concentrador de modems. Lá no CMTS tem todas as configurações de frequencias do lado HFC, políticas de segurança DOCSIS, ACLs IP e configurações do tipo Layer 3, por exemplo. O CMTS é também um roteador. Tem suporte a OSPF por exemplo, mas isso fica a cargo de roteadores e switches nas operadoras, mas ele faz este papel (se o administrador desejar) também.

Até que são bastantes clientes. Acho que na minha cidade vai ser meio difícil saturar algum node, pois existem muitos, e um perto do outro, acho que cada um deve ter no máximo 200 clientes.
Em termos de gigas, qual o máximo de cada node?

Obrigado pela resposta.
 
A quantidade de banda depende da configuração de cada node.

Ultimamente, a N3T está trabalhando com o minimo de 8 portadoras docsis por node. Existem nodes com 16 portadoras ou mais.

Para calcular é só saber que cada portadora consegue carregar 38Mbps. Portando, um node tem uma banda de aproximadamente 608Mbps ou aprox. 76MBps
 
A quantidade de banda depende da configuração de cada node.

Ultimamente, a N3T está trabalhando com o minimo de 8 portadoras docsis por node. Existem nodes com 16 portadoras ou mais.

Para calcular é só saber que cada portadora consegue carregar 38Mbps. Portando, um node tem uma banda de aproximadamente 608Mbps ou aprox. 76MBps

Portadora seria a mesma coisa que canal?
 
O link é datacenter.aia.virtua.com.brNão achei informações do total de banda nem nada do tipo, é meio confuso...
Se o seu for o datacenter antigo (interface) ainda, aparece o numero de clientes conectados no canto superior direito.
 
Até que são bastantes clientes. Acho que na minha cidade vai ser meio difícil saturar algum node, pois existem muitos, e um perto do outro, acho que cada um deve ter no máximo 200 clientes.
Em termos de gigas, qual o máximo de cada node?

Obrigado pela resposta.

Então, cada portadora de 6 Mhz usado pelo DOCSIS incluindo overhead do protocolo e tudo mais temos 38 Mbps "reais", usando a modulação 256QAM. Na tecnologia DOCSIS 2.0 o modem consegue sincronizar apenas um canal, ou seja, tem teóricos máximo 38 Mbps.

Já no DOCSIS 3.0 é possível sincronizar 8 canais de 38 Mbps, dando 304 Mbps "reais" por CPE.

Você configura no CMTS como você quer distribuir os canais de Downstream e Upstream, dando flexibilidade para expandir o tráfego do Node.

A capacidade de tráfego do Node vai depender da quantidade de portadora DOCSIS livre, pois como se sabe tem sistema de TV (analógica ou digital) compartilhando espaço no spectro.

Dependendo do sistema de RX e de amplificadores da sua região, se ela for nova, deve estar operando em 1 Ghz ou 860 Mhz reais. Fazendo o cálculo de portadoras DOCSIS x spectro disponível temos em torno de 130 canais DOCSIS o que dá 5.1 Gbps disponíveis se formos usar este node apenas para DOCSIS e mais nada. Em redes mais antigas temos amplificadores operando na casa dos 550-700 Mhz o número diminui.

Recentemente foi criado o padrão DOCSIS 3.1 e agora em 2015 ele já está "especificado". Ele já usa outra forma de modulação no spectro e a portadora que antes era de 6 Mhz agora pode operar com até dois canais de 192 Mhz, utilizando vários "micro canais" OFDM, o que dá a bagatela de 10 Gbps de Download para ser utilizado. Teoricamente dá pra colocar 20 Gbps apenas em um RX ótico se for dedicar o RX apenas para DOCSIS, o que teoricamente é muita coisa. E vai dar uma sobrevida legal ao DOCSIS e nas plantas.

Lembrando que se haver mais demanda na planta HFC, é só fazer um SWAP de RX, colocando mais RX ópticos na região sem necessidade de lançar uma rede nova. A alteração neste caso é relativamente simples. A versatilidade de uma rede HFC é tão bacana que dá pra usar DWDM e economizar até lançamento de fibras ópticas.

Em relação a capacidade do CMTS dá pra fazer bonding de portas utilizando um recurso chamado LACP ou LAG (Link Agregation) onde você pode combinar várias portas ópticas e aumentar a capacidade do CMTS. Os CMTS são plataformas modulares onde você pode ir adicionando mais portas, placas, etc... conforme a rede vai aumentando. Por isso é importante monitorar sempre a rede. Se o operador do outro lado for bom, a tendência é a internet ficar boa para todos. :)
 
Última edição:
Ai no rio acho que é datacenter.rjo.virtua.com.br

o acesso pro datacenter é aleatório, dês de 2013 aqui em BH a net bloqueou o acesso externo ao datacenter por aqui :trollfail:

mas o link pra conseguir acessar ele é sempre datacenter.---sigla que a net usa pra cidade---.virtua.com.br

e detalhe, só da pra acessar o datacenter a partir de uma conexão na própria cidade, aqui esse datacenter.aia.virtua.com.br não abre :haha:
 
Tem um datacenter que eu consigo acessar tanto de Londrina/PR quanto São Paulo/SP, é o 201.6.0.57. Mas eu não sei a senha de acesso.
 
Só passando pra lembrar que esse acesso ao site do datacenter não é pra ser feito por pessoas que não trabalham na Net. Não tem nenhuma informação que seja relevante para usuário leigo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo