Entendendo um Dslam (armário óptico, rack outdoor, ura)

Atualização: 07/09/2012 - Atualizado na página inicial do tópico -

***Vídeo bacana mostrando em detalhes o cabeamento e a parte interna de um Rack óptico - dslam
 
mas porque as empresas ao invés de usarem DSLAM não usam mini DSLAM full vdsl2 a cada 500m, assim acabando com o gargalo de viabilidade tecnica atual de somente 2/5/10 mega por cliente ?
 
mas porque as empresas ao invés de usarem DSLAM não usam mini DSLAM full vdsl2 a cada 500m, assim acabando com o gargalo de viabilidade tecnica atual de somente 2/5/10 mega por cliente ?

É que não é simplesmente jogar equipamentos nas ruas, existe toda uma topologia da rede, e te digo, empresas como a antiga BRT não estava preparada para a revolução da internet. É por isso que a região sul principalmente sofre com uma rede arcaica (que está melhorando diga-se de passagem).
 
É que não é simplesmente jogar equipamentos nas ruas, existe toda uma topologia da rede, e te digo, empresas como a antiga BRT não estava preparada para a revolução da internet. É por isso que a região sul principalmente sofre com uma rede arcaica (que está melhorando diga-se de passagem).

eu sei, mas só com isso já acabaria (em boa parte) com esse problema de distancia Vs velocidade
e jogaria o gargalo pra onde deveria ser : Valor que o cliente pode pagar Vs velocidade
 
eu sei, mas só com isso já acabaria (em boa parte) com esse problema de distancia Vs velocidade
e jogaria o gargalo pra onde deveria ser : Valor que o cliente pode pagar Vs velocidade

Sim, esse problema da distância é complicado, envolve mudança de rede as operadoras são resistentes a esse tipo de mudança, mas seria a solução.
 
Sim, esse problema da distância é complicado, envolve mudança de rede as operadoras são resistentes a esse tipo de mudança, mas seria a solução.

As operadores pelo que eu vejo exitam a mudança até o ultimo momento, principalmente no que se diz melhorar a sua rede. Pois se eles com uma rede não tão bem estruturada e garantindo 2 mbps(no meu caso, por exemplo, com a telefonica/vivo) ao cliente que paga o mesmo preço de 10mbps(segundo o site deles), acho dificil eles mudarem as coisas sem um empurrãozinho das autoridades que deveriam fiscalizar esse tipo de serviço.
 
Olá Mosqueteirors, sempre tive a curiosidade de saber o que é isso no poste:
23jq1ah.jpg

As vezes técnicos da VIVO mexem nele, dentro parece que tem um monte de fios pequenos coloridos, e tem outro igual a ele atrás do poste.
O que exatamente é isso?
 
Última edição:
Olá Mosqueteirors, sempre tive a curiosidade de saber o que é isso no poste:
http://i46.tinypic.com/23jq1ah.jpg
As vezes técnicos da VIVO mexem nele, dentro parece que tem um monte de fios pequenos coloridos, e tem outro igual a ele atrás do poste.
O que exatamente é isso?

Parece ser uma caixa de emenda óptica, mas não tenho certeza.
 
Pesquisei esse nome no google e pelo que vi nas imagens parece ser isso mesmo. Vlw

Acho que era mesmo, mas pela foto não tive certeza, se ficar na dúvida tira nova foto e coloca aqui.

Abraços.
 
Mosqueteiros,

Uma pequena colaboração ao seu tópico:

Um armário novo da Oi instalado aqui perto de casa, dos grandes, mas que parece ainda não estar em uso:

5yciv.jpg


Detalhe do fabricante:

VaVgM.jpg


Identificação da Oi, bem discreto:

LOZy7.jpg


Abs,
Eduardo
 
Armário da TIM instalado aqui perto de casa também (Tijuca/RJ):

32XIX.jpg



Detalhe da TAR da Tim (acho que essa foto é inédita aqui no forum):

ymYIh.jpg


Abs,
Eduardo
 
Vlw Edu, irei adicioná-las a inicial do tópico. :awesome:
 
Olá Mosqueteirosrs td bom? Achei o seu tópico mt interessante e esclarecedor, portanto ainda me restam algumas dúvidas, será que vc pode saná-las para mim? Prometo não te perturbar mais com minhas perguntas, pois sou um cara mt curioso e interessado por tecnologias e seus ramos. Vamos lá:
1º: Quanto tempo demora para a construção total de um DSLAM?
2º: Quanto tempo é necessário para o "fibramento" de uma região?
3º: O DSLAM é construído antes ou depois do cabeamento metálico?
4º: Qual o tempo necessário para fazer o DSLAM entrar em funcionamento pleno?
5º: O que são aqueles números abaixo do número do armário no TAR? Ex: GVT
A48
56
68
6º: A mesma equipe que realiza o cabeamento, é a que constrói o armário?
Mt obrigado e me perdõe por fazer esse tanto de perguntas para vc, só vão ser estas.
Tópico qualificado!!
 
Última edição:
Olá Mosqueteirosrs td bom? Achei o seu tópico mt interessante e esclarecedor, portanto ainda me restam algumas dúvidas, será que vc pode saná-las para mim? Prometo não te perturbar mais com minhas perguntas, pois sou um cara mt curioso e interessado por tecnologias e seus ramos. Vamos lá:
1º: Quanto tempo demora para a construção total de um DSLAM?
2º: Quanto tempo é necessário para o "fibramento" de uma região?
3º: O DSLAM é construído antes ou depois do cabeamento metálico?
4º: Qual o tempo necessário para fazer o DSLAM entrar em funcionamento pleno?
5º: O que são aqueles números abaixo do número do armário no TAR? Ex: GVT
A48
56
68
6º: A mesma equipe que realiza o cabeamento, é a que constrói o armário?
Mt obrigado e me perdõe por fazer esse tanto de perguntas para vc, só vão ser estas.
Tópico qualificado!!

Olá amigo,

1º Entre construção física e liberação pode demorar 6 meses em média. Na GVT já vi entre construção e liberação 03 meses, mas as vezes a gerência empaca a venda e demora um pouco mais.

2º Isso vai depender do tamanho do anel, será anel metropolitano?, bairro? depende também do tamanho da região, passar fibra requer certas autorizações que as vezes vencem no meio de um serviço e acaba levando tempo até conseguirem nova autorização.

3º Normalmente junto, enquanto uma equipe (cabistas) faz a parte dos cabos a engenharia faz a dos armários.

4º Como eu disse acima é variável, não existe um prazo determinado pois isso não só fisicamente, engloba outras questões "administrativas".

5º Esses números são o armário(a48) e se não me engano os pares que essa tar serve (56 a 68).

6º Não é a mesma.

Abraços.

Mosqueteirors
 
Olá amigo,

1º Entre construção física e liberação pode demorar 6 meses em média. Na GVT já vi entre construção e liberação 03 meses, mas as vezes a gerência empaca a venda e demora um pouco mais.

2º Isso vai depender do tamanho do anel, será anel metropolitano?, bairro? depende também do tamanho da região, passar fibra requer certas autorizações que as vezes vencem no meio de um serviço e acaba levando tempo até conseguirem nova autorização.

3º Normalmente junto, enquanto uma equipe (cabistas) faz a parte dos cabos a engenharia faz a dos armários.

4º Como eu disse acima é variável, não existe um prazo determinado pois isso não só fisicamente, engloba outras questões "administrativas".

5º Esses números são o armário(a48) e se não me engano os pares que essa tar serve (56 a 68).

6º Não é a mesma.

Abraços.

Mosqueteirors
Mt obrigado Mosqueteirors, vc me ajudou muito, e esclareceu muito bem as minhas duvidas, mt obrigado pela atenção e paciência, pena que eu não posso qualificar, tenho que qualificar os outros antes, mas fica Ai a minha qualificação, ótimo.

Enquanto o assunto da fibra, so falta o meu bairro para ser cabeado, que não e mt grande, para completar o anel, portanto deve ser fácil para eles.
Boa Noite.
Abraços.
 
Última edição:
Como havia dito, o Urão já está construído, as fotos não estão boas por que tive que tirar foto muito rápido. Quando tiver um acesso melhor eu coloco outras.
wl4q6v.jpg

2vkajxy.jpg

25tx7qf.jpg


A diferença entre o atual armário da oi e este novo aumentou em + ou - 100 metros, mas como estou a 150 metros do outro...
 
Última edição:
Obrigado pelas fotos jklpuzo .
 
Mosqueteirors ou quem saiba ......
Eu Estou numa dslam Alcatel ASAM 7300 (chip broadcom) , alguem sabe que modulaçao ela trabalha melhor se ela e uma dslam muito antiga, se presta etc
valeu
 
Mosqueteirors ou quem saiba ......
Eu Estou numa dslam Alcatel ASAM 7300 (chip broadcom) , alguem sabe que modulaçao ela trabalha melhor se ela e uma dslam muito antiga, se presta etc
valeu


Dslam lançado oficialmente em 2003. Ele não é um dslam moderno, capacidade de entrada de banda de 6gbps o que não é muito em se tratando da máxima, é da planta antiga senão me engano da telefônica, apesar que a Oi também trabalhou em outras épocas com esse dslam. Sobre a modulação, ele é auto detect, ou seja se colocar em multi modo (automático) o dslam vai te mandar a melhor modulação para ti.


Imagem do dslam:



Detalhe: Não necessariamente por ser antigo ele não possa ser "modernizado" a Alcatel tem ótimas soluções para upgrades.
 
Última edição:
Muito interessante saber essas coisas, principalmente pra ter melhor embasamento pra enfrentar as MENTIRAS que nos são ditas pelos atendentes do SAC.

Eu to com uma dúvida quanto a imagem abaixo:



Gostaria de saber se a caixa metálica poderia ser um mini Dslam da VIVO ou seria simplesmente uma fonte da NET? Só por curiosidade, o que seriam esses outros elementos (o grande cilindro preto e o paralelepípedo prateado)?

Pergunto isso pois possuo 4Mbps da VIVO e não consigoi os 10Mbps de jeito algum. Sempre ouço as velhas desculpas já conhecidas, como não ter suporte pra linha ou ser muito distante da central. Se o elemento da imagem for um mini Dslam acredito que essas desculpas não tem sentido, certo?

Eu tava pensando em migrar para a NET, mas tenho receio por causa da franquia de downloads. Esses outros elementos no poste (que devem ser da NET) pode influenciar em algo na qualidade da NET, já que estão a 3 quarteirões de minha casa?

Grande abraço!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo