Confirmei aqui, é equipamento da elektro mesmo![]()
Que pena tiagokirsten, mas eu imaginava isso por conta aqui da minha região.
Confirmei aqui, é equipamento da elektro mesmo![]()
Abaixo um vídeo amador mostrando o funcionamento básico físico do dslam HUAWEI SMARTAX MA5603, é a mesma linha usada pela Oi, serve como curiosidade.
http://www.youtube.com/watch?v=gKWLqxkycw8
Olha o que eu achei que interessante: https://www.youtube.com/watch?v=p_mWLvOuPUE
Deve ser legal vc montar "pequenas" redes assim em um determinado lugar... só achei mal organizado os armarios e pequena banda do backhaul (torre) ser de apenas 100mbps... 100mbps eu consigo com roteadores residenciais (modo de dizer)
Uma curiosidade sobre os Dslans. A fibra óptica que alimenta eles suporta todos as portas do Dslan operando em velocidade máxima e todas ao mesmo tempo? Ou seja, o Dslan tem largura de banda suficiente para suportar todos os assinantes fazendo download a velocidade máxima?
![]()
Abaixo um vídeo amador mostrando o funcionamento básico físico do dslam HUAWEI SMARTAX MA5603, é a mesma linha usada pela Oi, serve como curiosidade.
http://www.youtube.com/watch?v=gKWLqxkycw8
Esse cara deve ter roubado esse DSLAM né rsrss brincadeira... Porque um bichinho desse custam em torno de 20 mil
Não, essas são CEV's (caixa de emenda ventilada), dentro dela há vários conectores lineares fazendo emenda dos cabos de cobre, para estrutura Xdsl.
Mosqueteiros, então não teria nenhuma relação com a Net?
Por coincidência ou não, na (maioria) das ruas aonde essas CEV's apareceram começou a cobertura da Net, por isso achei que teria relação. Procurei por algum TAR aonde a NET já tem cobertura e não encontrei. Encontrei somente essas CEV's.
Tem algum equipamento externo da NET que eu possa ter certeza que determinada rua já foi cabeada?
Obrigado.
Ali naquela imagem não aparece nada que sugira ter cabeamento de rede HFC.
Dá uma lida no tópico abaixo, fala só sobre rede HFC e tem várias imagens que poderão te ajudar...
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...edes-hfc-coaxial-tecnologia-equipamentos.html
to com serios problemas aqui de lentidao nunca chega os 5mb, latencia altissima e ate 24% de perdas de pacotes
desde junho do ano passado tem informaçao do problema no dslam, o tecnico teve essa semana aqui e falo sobre isso, a central tem um pen aberto para a troca desse dslam, nao entendi o que é esse pen, e ja faz quase um ano que a oi ta ciente desse problema
Bah com a Oi é complicado... não tem NET ou GVT aí na sua rua? Eu quando tive uma oportunidade, saí voando da Oi (2010).
Boa tarde! Estou como muitos em busca de informação para tentar conseguir uma solução com a ADSL da OI. Li a matéria sobre DSLAN achei muito interessante, pois não tinha este conhecimento. Então ainda me sobram dúvidas, vou explicar a situação, gostaria de saber um pouco do que pensam sobre isso e se há solução, e quem sabe um "parâmetro de valor" para a OI solucionar o problema. Sou de um município pequeno no interior de MS. Aqui só temos como empresa de telefonia e banda larga a OI. Temos mais umas duas que fornecem internet a rádio. Voltando a OI, os dados dela chega através de uma grande antena no centro da cidade, por rádio (Não temos fibra). Serviço de banda larga é prestado em má qualidade mesmo, não tem portas para novos clientes, como também não há possibilidade de alteração de plano para uma velocidade maior. No meu caso plano conseguido de 1MB, mas não passa dos 80kbps das 7:00 as 1:00 da manhã. Da "1:01 as 6:59" da para atingir esse 1MB. Tem planos de 1MB, 2MB 5MB, 10MB distribuídos na cidade. Moro uma distância em linha reta da central de uns 1.3km no máximo. Quem tem 10mb ou 5mb consegue uns 50% dessa velocidade se estiver em linha reta a uns 300mts da central. Ontem conversei novamente com um técnico da OI que estava aqui, fez umas contas de cabeça disse que tem mais ou menos uns 400 clientes de internet, me lembro dele comentar parece que tem uns 7 dslan por ai, todos na central. Na conversa ele me disse que são 3 torres que se comunicam para o sinal chegar até aqui. Uma aqui, outra no meio do caminho e a outra na cidade mais próxima (85km), nesta cidade a central da OI é alimentada por uma Fibra. Na conversa perguntei qual seria o problema que afeta a cidade inteira, ele me disse que teria de ser trocado o aparelho receptor(não sei o nome), dentro das centrais das 3 torres, para pode aumentar a Banda, em relação a essa banda obtive uma informação que mudou de 10 para 16, mas não sei o que seriam esses números 16gbps é muito grande imagino que não seria isso, estou mais para de 100mb para 160mb, pela pouca velocidade que temos, mas talvez seja algum outro parâmetro de configuração. Chutou um custo de uns +- R$ 2 milhões para a troca dos aparelhos(Será mesmo isso tudo??).
Qual o nome desse tipo de aparelho que faz a recepção e transfere para a rede interna?
Se entendi direito para o Dslan..Ou para switches que dividem para os dslan.
Outro ponto que não consigo entender, como é feita essa divisão de banda para cada cliente na planta. Quem divide?
Um exemplo, se chega 100mb na central aqui pelo rádio deles. E se tivesse 100 clientes de 1mb. Essa divisão é feita de forma exata?
Existe a possibilidade da operadora pegar esse 100mb e dividir para (200 clientes - 500kbps , 300 clientes - 333kbps,400 clientes - 250kbps) para cada? mesmo vendendo o plano de 1mb? Nesse caso fazendo vendas fora da sua capacidade
Agradeço desde já
Marco Antônio
Poxa mano obrigado por tirar minhas dúvidas . Olha vou tentar explicar o mais exato , desde 2014 tem essas plaquinhas amarelas no meu bairro , começam numa torre bem alta , o bairro daqui é junto com o outro , é Vereda & Liberdade , ambos tem Oi Fixo , porém só o Vereda que o Velox cobre quase todas as ruas , no meu bairro é só em algumas ruas . Conheço algumas pessoas que tem Oi Velox no Vereda(bairro vizinho) de até 25MB , porém nenhum soube me dizer se é ADSL/VDSL , só falam que é muito boa e que raramente tem problema . Tirei algumas prints no Google maps , não é muito boa a qualidade mas dá pra ter uma noção básica , será q é fibra da Oi que chega até uma DSLAM e sai por cobre ? nota que nessa torre tem uma placa da Embratel , isso deve ser tudo de telefonia realmentené ?
Não, a rua e responsabilidade da prefeitura. Apesar que todos devem zelar pelo seu passeio pra não correr o risco de serem multados. Se estivesse dentro do seu quintal eles pagariam aluguel sim.Só uma pergunta, se não for o local correto me desculpem, mas aqui na minha calçada tem um armário e um bueiro da Oi, posso cobrar deles pra manterem isso aqui?