Entendendo um Dslam (armário óptico, rack outdoor, ura)

Abaixo um vídeo amador mostrando o funcionamento básico físico do dslam HUAWEI SMARTAX MA5603, é a mesma linha usada pela Oi, serve como curiosidade.

http://www.youtube.com/watch?v=gKWLqxkycw8

Olha o que eu achei que interessante: https://www.youtube.com/watch?v=p_mWLvOuPUE

Deve ser legal vc montar "pequenas" redes assim em um determinado lugar... só achei mal organizado os armarios e pequena banda do backhaul (torre) ser de apenas 100mbps... 100mbps eu consigo com roteadores residenciais (modo de dizer :fovhappy:)
 
Olha o que eu achei que interessante: https://www.youtube.com/watch?v=p_mWLvOuPUE

Deve ser legal vc montar "pequenas" redes assim em um determinado lugar... só achei mal organizado os armarios e pequena banda do backhaul (torre) ser de apenas 100mbps... 100mbps eu consigo com roteadores residenciais (modo de dizer :fovhappy:)

Muito interessante, parece ser um local com poucos habitantes, por isso um estrutura aparentemente mal organizada e com pouca banda, mas veja que toda a estrutura é HP, muito bacana.


Me lembra a internet de 1Gbps dos fazendeiros..

http://tecnoblog.net/124318/b4rn-fibra-otica-arkholme/
 
Uma curiosidade sobre os Dslans. A fibra óptica que alimenta eles suporta todos as portas do Dslan operando em velocidade máxima e todas ao mesmo tempo? Ou seja, o Dslan tem largura de banda suficiente para suportar todos os assinantes fazendo download a velocidade máxima?
:hmm:
 
Uma curiosidade sobre os Dslans. A fibra óptica que alimenta eles suporta todos as portas do Dslan operando em velocidade máxima e todas ao mesmo tempo? Ou seja, o Dslan tem largura de banda suficiente para suportar todos os assinantes fazendo download a velocidade máxima?
:hmm:

Nem sempre tem banda suficiente, depende da estrutura da rede/links, existe dslam com 2....5...10Gbps de banda, como já vi casos de dslam alimentado com 16 Mega de banda, então isso depende muito da região/cidade, podendo realmente ter problemas de falta de banda.
 
Esse cara deve ter roubado esse DSLAM né rsrss brincadeira... Porque um bichinho desse custam em torno de 20 mil

Tem dslam usado na casa dos R$ 5.000,00 já com 4 placas adsl2+, com um dslam desse que citei tu fornece conexão para 128 assinantes (32 por placa), vale o investimento para pequenos fornecedores de banda larga.
 
Não, essas são CEV's (caixa de emenda ventilada), dentro dela há vários conectores lineares fazendo emenda dos cabos de cobre, para estrutura Xdsl.

Mosqueteiros, então não teria nenhuma relação com a Net?

Por coincidência ou não, na (maioria) das ruas aonde essas CEV's apareceram começou a cobertura da Net, por isso achei que teria relação. Procurei por algum TAR aonde a NET já tem cobertura e não encontrei. Encontrei somente essas CEV's.

Tem algum equipamento externo da NET que eu possa ter certeza que determinada rua já foi cabeada?

Obrigado.
 
Mosqueteiros, então não teria nenhuma relação com a Net?

Por coincidência ou não, na (maioria) das ruas aonde essas CEV's apareceram começou a cobertura da Net, por isso achei que teria relação. Procurei por algum TAR aonde a NET já tem cobertura e não encontrei. Encontrei somente essas CEV's.

Tem algum equipamento externo da NET que eu possa ter certeza que determinada rua já foi cabeada?

Obrigado.

Ali naquela imagem não aparece nada que sugira ter cabeamento de rede HFC.

Dá uma lida no tópico abaixo, fala só sobre rede HFC e tem várias imagens que poderão te ajudar...

http://adrenaline.uol.com.br/forum/...edes-hfc-coaxial-tecnologia-equipamentos.html
 
Galera, desculpe ressucitar o tópico. Tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar:

Do seu modem ADSL até o DSLAM, ou no caso o BRAS onde é feita a autenticação PPPoE é considerada comutação por circuito ou por pacote? Outro detalhe, no meu modem, o parâmetro upstream e downstream é atribuído pelo DSLAM? Ou seja, caso ligue na operadora e deseje aumentar a minha velocidade, é pelo DSLAM onde irão fazer isso?
 
Atualizei o tópico com as imagens que haviam sido deletadas.

Abraços
 
Como posso saber onde é meu armário óptico? Devo ligar na central da Oi e perguntar? E caso seja bem longe, posso pedir pra eles mudarem caso tenha algum por perto da minha casa? E como identifico um armário da Oi
 
to com serios problemas aqui de lentidao nunca chega os 5mb, latencia altissima e ate 24% de perdas de pacotes
desde junho do ano passado tem informaçao do problema no dslam, o tecnico teve essa semana aqui e falo sobre isso, a central tem um pen aberto para a troca desse dslam, nao entendi o que é esse pen, e ja faz quase um ano que a oi ta ciente desse problema
 
to com serios problemas aqui de lentidao nunca chega os 5mb, latencia altissima e ate 24% de perdas de pacotes
desde junho do ano passado tem informaçao do problema no dslam, o tecnico teve essa semana aqui e falo sobre isso, a central tem um pen aberto para a troca desse dslam, nao entendi o que é esse pen, e ja faz quase um ano que a oi ta ciente desse problema

Bah com a Oi é complicado... não tem NET ou GVT aí na sua rua? Eu quando tive uma oportunidade, saí voando da Oi (2010).
 
Bah com a Oi é complicado... não tem NET ou GVT aí na sua rua? Eu quando tive uma oportunidade, saí voando da Oi (2010).

Nao cara esse eo grande problema aqui em camboriu so a oi por equanto, sem concorrencia e foda
 
Última edição:
Boa tarde! Estou como muitos em busca de informação para tentar conseguir uma solução com a ADSL da OI. Li a matéria sobre DSLAN achei muito interessante, pois não tinha este conhecimento. Então ainda me sobram dúvidas, vou explicar a situação, gostaria de saber um pouco do que pensam sobre isso e se há solução, e quem sabe um "parâmetro de valor" para a OI solucionar o problema. Sou de um município pequeno no interior de MS. Aqui só temos como empresa de telefonia e banda larga a OI. Temos mais umas duas que fornecem internet a rádio. Voltando a OI, os dados dela chega através de uma grande antena no centro da cidade, por rádio (Não temos fibra). Serviço de banda larga é prestado em má qualidade mesmo, não tem portas para novos clientes, como também não há possibilidade de alteração de plano para uma velocidade maior. No meu caso plano conseguido de 1MB, mas não passa dos 80kbps das 7:00 as 1:00 da manhã. Da "1:01 as 6:59" da para atingir esse 1MB. Tem planos de 1MB, 2MB 5MB, 10MB distribuídos na cidade. Moro uma distância em linha reta da central de uns 1.3km no máximo. Quem tem 10mb ou 5mb consegue uns 50% dessa velocidade se estiver em linha reta a uns 300mts da central. Ontem conversei novamente com um técnico da OI que estava aqui, fez umas contas de cabeça disse que tem mais ou menos uns 400 clientes de internet, me lembro dele comentar parece que tem uns 7 dslan por ai, todos na central. Na conversa ele me disse que são 3 torres que se comunicam para o sinal chegar até aqui. Uma aqui, outra no meio do caminho e a outra na cidade mais próxima (85km), nesta cidade a central da OI é alimentada por uma Fibra. Na conversa perguntei qual seria o problema que afeta a cidade inteira, ele me disse que teria de ser trocado o aparelho receptor(não sei o nome), dentro das centrais das 3 torres, para pode aumentar a Banda, em relação a essa banda obtive uma informação que mudou de 10 para 16, mas não sei o que seriam esses números 16gbps é muito grande imagino que não seria isso, estou mais para de 100mb para 160mb, pela pouca velocidade que temos, mas talvez seja algum outro parâmetro de configuração. Chutou um custo de uns +- R$ 2 milhões para a troca dos aparelhos(Será mesmo isso tudo??).
Qual o nome desse tipo de aparelho que faz a recepção e transfere para a rede interna?

Se entendi direito para o Dslan..Ou para switches que dividem para os dslan.

Outro ponto que não consigo entender, como é feita essa divisão de banda para cada cliente na planta. Quem divide?

Um exemplo, se chega 100mb na central aqui pelo rádio deles. E se tivesse 100 clientes de 1mb. Essa divisão é feita de forma exata?

Existe a possibilidade da operadora pegar esse 100mb e dividir para (200 clientes - 500kbps , 300 clientes - 333kbps,400 clientes - 250kbps) para cada? mesmo vendendo o plano de 1mb? Nesse caso fazendo vendas fora da sua capacidade

Agradeço desde já
Marco Antônio
 
Boa tarde! Estou como muitos em busca de informação para tentar conseguir uma solução com a ADSL da OI. Li a matéria sobre DSLAN achei muito interessante, pois não tinha este conhecimento. Então ainda me sobram dúvidas, vou explicar a situação, gostaria de saber um pouco do que pensam sobre isso e se há solução, e quem sabe um "parâmetro de valor" para a OI solucionar o problema. Sou de um município pequeno no interior de MS. Aqui só temos como empresa de telefonia e banda larga a OI. Temos mais umas duas que fornecem internet a rádio. Voltando a OI, os dados dela chega através de uma grande antena no centro da cidade, por rádio (Não temos fibra). Serviço de banda larga é prestado em má qualidade mesmo, não tem portas para novos clientes, como também não há possibilidade de alteração de plano para uma velocidade maior. No meu caso plano conseguido de 1MB, mas não passa dos 80kbps das 7:00 as 1:00 da manhã. Da "1:01 as 6:59" da para atingir esse 1MB. Tem planos de 1MB, 2MB 5MB, 10MB distribuídos na cidade. Moro uma distância em linha reta da central de uns 1.3km no máximo. Quem tem 10mb ou 5mb consegue uns 50% dessa velocidade se estiver em linha reta a uns 300mts da central. Ontem conversei novamente com um técnico da OI que estava aqui, fez umas contas de cabeça disse que tem mais ou menos uns 400 clientes de internet, me lembro dele comentar parece que tem uns 7 dslan por ai, todos na central. Na conversa ele me disse que são 3 torres que se comunicam para o sinal chegar até aqui. Uma aqui, outra no meio do caminho e a outra na cidade mais próxima (85km), nesta cidade a central da OI é alimentada por uma Fibra. Na conversa perguntei qual seria o problema que afeta a cidade inteira, ele me disse que teria de ser trocado o aparelho receptor(não sei o nome), dentro das centrais das 3 torres, para pode aumentar a Banda, em relação a essa banda obtive uma informação que mudou de 10 para 16, mas não sei o que seriam esses números 16gbps é muito grande imagino que não seria isso, estou mais para de 100mb para 160mb, pela pouca velocidade que temos, mas talvez seja algum outro parâmetro de configuração. Chutou um custo de uns +- R$ 2 milhões para a troca dos aparelhos(Será mesmo isso tudo??).
Qual o nome desse tipo de aparelho que faz a recepção e transfere para a rede interna?

Se entendi direito para o Dslan..Ou para switches que dividem para os dslan.

Outro ponto que não consigo entender, como é feita essa divisão de banda para cada cliente na planta. Quem divide?

Um exemplo, se chega 100mb na central aqui pelo rádio deles. E se tivesse 100 clientes de 1mb. Essa divisão é feita de forma exata?

Existe a possibilidade da operadora pegar esse 100mb e dividir para (200 clientes - 500kbps , 300 clientes - 333kbps,400 clientes - 250kbps) para cada? mesmo vendendo o plano de 1mb? Nesse caso fazendo vendas fora da sua capacidade

Agradeço desde já
Marco Antônio


No caso eles teriam que trocar os RÁDIOS, esses receptores que ele citou ai pra uns com mais capacidade . Sao os equipamentos que ficam ligados diretos nas antenas que recebem de outras antenas nas torres.

O controle de banda eh feito pelo servidor RADIUS, ele que faz a autenticacao dos clientes no DSLAN e seta a banda na porta no qual o cliente ta conectado, seja ela 200k, 300k 1mb ou 20mb. Eh so colocar a velocidade que voce quiser no plano .

Na questao que voce disse de a operadora vender 1mb e oferecer 500k na faixa ela pode sim , desde que cumpra as normas da Anatel.
Assim ela consegue vender mais planos com menos links .
 
Poxa mano obrigado por tirar minhas dúvidas . Olha vou tentar explicar o mais exato , desde 2014 tem essas plaquinhas amarelas no meu bairro , começam numa torre bem alta , o bairro daqui é junto com o outro , é Vereda & Liberdade , ambos tem Oi Fixo , porém só o Vereda que o Velox cobre quase todas as ruas , no meu bairro é só em algumas ruas . Conheço algumas pessoas que tem Oi Velox no Vereda(bairro vizinho) de até 25MB , porém nenhum soube me dizer se é ADSL/VDSL , só falam que é muito boa e que raramente tem problema . Tirei algumas prints no Google maps , não é muito boa a qualidade mas dá pra ter uma noção básica , será q é fibra da Oi que chega até uma DSLAM e sai por cobre ? nota que nessa torre tem uma placa da Embratel , isso deve ser tudo de telefonia realmentené ?





***Coloquei tuas fotos em Spoiler para não aumentar a rolagem da página***


As plaquinhas amarelas, são para identificar, tanto cabo telefônico quanto cabo óptico. Não tem regra. Unica regra é identificar, a maioria usa plaquinha amarela, mas existem de outras cores.


Elas NÃO começam na 'torre alta', elas TERMINAM na 'Torre Alta'.
Essas torres são ERB(Estação Rádio-Base).

Tudo que for pra uso de frequência de rádio, tem que estar nessas torres.
Seja rede de telefonia móvel, internet via rádio, ou qualquer outro tipo de serviço que use frequências de rádio.(Não sei se as estações de Rádio AM/FM usam essas torres tbm, mas acredito que não, deve ter torre específica, seila...)
Na maioria dos casos, essas torres pertencem às grandes operadoras. Se vc for usar, tem que alugar espaço. Deixando mais evidente que o uso dessas torres é mais para Telefonia Móvel e/ou Internet via Rádio.

A fibra usada para chegar nas ERB's, são redes/rotas/cabos totalmente diferente para atender Internet Fixa e/ou Telefonia Fixa.
Salve os mínimos(eu acho) casos em que compartilham as mesmas coisas.
O que vc pode ver, é o ANEL de Fibra se dividir( para Movel e Fixo), mas ambos chegam na cidade no mesmo cabo, por exemplo, saca ? - Isso deve acontecer mais em cidades remotas, vulgo interior e/ou Areá Rural.


Sobre a abrangência do Oi Velox 25Mbps, isso está relacionado onde se encontram os DSLAM's.
Vai ver colocaram o DSLAM só no bairro vizinho e não quiseram expandir.

ADSL, se não me engano vai até 24Mbps.
Pode ser que vá até 25Mbps, mas não coloco fé.
Se for VDSL, ponto positivo, pois ela ja pode ofertar velocidades acima de 25Mbps. Podendo chegar até 200Mbps teóricos.
Na prática, só é usado até 50Mbps, pois nenhuma operadora tem planos entre 50Mbps e 100Mbps.
Só a TIM que tem planos nesse intervalo de velocidade e usa VDSL. Como ela consegue ? Ela leva a fibra o mais próximo possível do cliente, para não ter de sofrer interferências e judiações na ultima milha.


Sobre sua penúltima pergunta:
"será q é fibra da Oi que chega até uma DSLAM e sai por cobre ?"
Sim, na maioria dos casos, chega uma Fibra de algum ANEL[1] no DSLAM e sai Cobre(ultima milha em ADSL, VDSL, etc...)
Mas essa Fibra que vc viu aí, certamente é para atender o ERB.


Ultima pergunta:
"nota que nessa torre tem uma placa da Embratel , isso deve ser tudo de telefonia realmentené ?"

Quem usa mais a rede da Embratel é a Claro.
Ainda mais agora que fazem parte do mesmo barco(NET, Embratel e CLARO).

Sim e Não.
Vc deve ter focado na ERB, pois foi onde o cabo te levou, mas vc deveria ter feito o caminho oposto... Que não levaria a nada tbm, acredito eu.
Pois como eu disse, as redes de ERB e Serviço Fixo são distintas. Mesmo acontece com Corporativo e Residencial. Não se misturam por ter clientes específicos e tipo de uso específico da rede, juntamente com o Suporte específico.

Daí tu me pergunta, como faço pra distinguir o Cabo de Fibra de ERB e Serviço Fixo?
E eu te respondo, não sei. A maioria vai pela intuição.

É complicado explicar tudo de uma vez só.
Mais fácil tu ir olhando os Tópicos do MosqueteiroRS.
Ele deixa bem explicado, vale a pena conferir.
E claro, não deixe de usar o bom e jovem Google!

P.S:
[1](Topologia de rede que interligam os DSLAM até um Nó[2] ou mais Nó's.
[2](outro ANEL que interligam, no caso de grandes cidades, outros Nó's até o Backbone da Rede, no caso das regiões interioranas, interligam Cidades, Municípios e/ou Regiões pequenas)
 
Atualizei o tópico inicial, as imagens haviam sido excluídas, agradeço por avisarem.

Imagens atualizadas (re-inseridas)
 
Só uma pergunta, se não for o local correto me desculpem, mas aqui na minha calçada tem um armário e um bueiro da Oi, posso cobrar deles pra manterem isso aqui?
 
Só uma pergunta, se não for o local correto me desculpem, mas aqui na minha calçada tem um armário e um bueiro da Oi, posso cobrar deles pra manterem isso aqui?
Não, a rua e responsabilidade da prefeitura. Apesar que todos devem zelar pelo seu passeio pra não correr o risco de serem multados. Se estivesse dentro do seu quintal eles pagariam aluguel sim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo