Estabilizador ajuda ou atrapalha?

  • Iniciador de Tópicos |FearEffects| = Kaos
  • Data de Início

|FearEffects| = Kaos

Let's Rock!
Registrado
O estabilizador trabalha numa frequência de 60 Hz. Uma vez detectado uma anomalia ele somente conseguirá "mudar" para mais ou menos a tensão em sua saída, no próximo ciclo, ou no próximo meio ciclo da rede elétrica. Isso significa que no mínimo vai ter que esperar algo em torno de 0,016 ou, se meio ciclo 0,008 segundos.
Vejamos como se comporta uma fonte chaveada, típica de PC, das medianas. As mais avançadas, mais caras, trabalham com frequências de até 400 KHz. As genérica prá mais de metro, as mais vagabundas possível, trabalham com frequências da ordem de 50 KHz. Para nosso exemplo vamos tomar as médias. Essa nossa fonte típica poderá trabalhar tranquilamente na frequência de chaveamento de 100 KHz (brincando Ora, ela também só conseguirá refletir alguma correção em seu próximo ciclo de trabalho, se detectada uma boa razão para a correção. Se sua frequência de trabalho é de 100.000 Hz, a duração de seu ciclo de trabalho é de 1/100.000 = 0,00001 segundo (compare com o tempo de resposta da tartarug... digo, do estabilizador)... O que??? quase 1000 vezes mais rápida.
É isso mesmo. Quando acontece na sua casa uma variação da tensão da rede elétrica, (ao ligar o chuveiro, por ex.) algum dispositivo terá que fazer com que essa queda não se reflita nas tensões de 3.3, 5 e 12 Volts que alimentam o seu PC.
A fonte chaveada está ali para resolver essa questão e toma um tempo de cerca de 0,00001 segundos para por tudo em dia novamente. Seu PC, após a correção estabelecida pela fonte, estará novamente com suas tensões normais, mesmo que a tensão de rede tenha caído vamos supor uns 10 volts. O tempo passa. O problema já estará resolvido..... Muito tempo depois, (nesse nosso universo), o problema ocasionado pelo chuveiro já resolvido e vem o estabilizador e joga a tensão da rede 10 a 12 volts acima da que estava (lembre-se que ele é lento).
Essa tensão subindo esses 10 a 12 volts que representam a tentativa de "correção" daquele problema antigo (chuveiro) faz com que a fonte que já havia trabalhado para corrigir a queda provocada pelo chuveiro, agora tenha também que corrigir a correção do estabilizador derivada, com atraso, da queda do chuveiro.
Ou seja. Sempre que você quiser ver a sua fonte trabalhando o dobro daquilo que normalmente teria que trabalhar, coloque antes dela uma tartarug.. digo estabilizador.
A falácia chamada estabilizador é uma herança maldita. De nada ou muito pouco serve na frente de seu micro, eletricamente falando.
Quero mostrar para vocês, que me lêem agora e não tem nenhuma obrigação de dar crédito a nenhuma de minhas palavras, dizia, quero apresentar a vocês uma pessoa em quem vocês acreditam, tenho certeza.
Apresento-lhes vocês mesmos. Vocês passarão a dizer a vocês mesmos para que serve um estabilizador, sob a forma de perguntas/respostas;
1) Pergunta: Picos de tensão, glitches, ruídos elétricos na rede, posso evitá-los com um estabilizador?
R: É muito fácil de entender que esses picos, ruídos etc são de natureza rápida, acontecem e somem, passam para sua fonte e algum tempo depois, mesmo que seja 0,008 segundos seu estabilizador faz tlec-tlec chamando uma tensão menor e logo chamando uma tensão maior. Veja que o pico de tensão apareceu passou para sua fonte e sumiu. Toda boa literatura técnica irá dizer que para remoção de picos, transiente rápidos, ruídos, glitches e outras interferências elétricas há que se utilizar de um bom filtro, ou supressor de transientes, ou filtro de linha, ou régua protegida, etc, de preferência com um bom aterramento que leve a massa todos essas porcarias.
2) Pergunta: Com um estabilizador consigo evitar que a incidência de uma descarga atmosférica passe para o meu computador?
R: Um estabilizador faz a ligação de sua rede elétrica (entrada) com a sua tomada de saída, o tempo todo. De vez em quando, em um desses semiciclos de rede, ele, o estabilizador toma outra derivação de seu transformador, para pegar maior ou menor tensão, mas sua função é garantir que a rede permaneça ligada ao seu computador, quer caia raio ou não na rede elétrica. A literatura também é clara quando diz que tensões maiores, fora de padrões, tipicamente encontradas em situações de tempestades com raios, devem ser drenadas a terra através de dispositivos de proteção que contenham elemento do tipo MOV (metal oxide varistor). Por outro lado o seccionamento da rede de entrada com o restante do PC deve ser providenciado por elemento fusível. Para se evitar a subida rápida da corrente, no estado de anormalidade, há que ser colocado em série com a alimentação as bobinas de proteção (aquelas que se vê nos filtros de entrada das boas fontes). Ou seja, todos esses componentes que citei se encontram nas fontes e nas réguas de proteção, nos protetores de surto nos "surge protectors".
3) Pergunta: É verdade que o estabilizador de tensão é capaz de deixar passar somente a energia limpa para o meu PC?
R: Isso é uma função típica dos filtros e, de novo, de preferência com um bom aterramento para drenar a massa todo o lixo.
4) Pergunta: A tesão em minha casa oscila em valores, já lidos e comprovados, de 95 volts até 150 volts. Tenho que colocar um estabilizador?
R: Tem. Tem sim. No refrigerador. Pois refrigerador algum consegue dar partida com tensão de 95 volts. No seu micro não. Coloque no seu micro, se você gosta mesmo dele, uma moderna fonte com PFC ativo, que lhe proporciona um melhor uso da energia e lhe fornece, de graça, a possibilidade de operação, de modo normal, na faixa de 90 até 270 volts, sem necessidade de selecionar chave alguma.
5) Pergunta: Você não acha arriscado ligar um micro direto na tomada assim como se faz com a TV, o forno de microondas, o videocassete, o DVD, a TV de plasma, o condicionador de ar, a cafeteira, amáquina de suco, o nebulizador do nenê, o refrigerador, o forno elétrico, o freezer, as máquinas de lavar, meu equipamento de som importado, a minha TV novinha LCD de 42 polegadas que levei anos para comprar???
R: Sem resposta.
6) Pergunta: Meu pai vai a negócio para os EUA. Posso mandar ele trazer um estabilizador dos bons, dos melhores, para meu micro?
R: Pode. Mas aconselho que espere sentado, pois esse elemento não existe lá no dito primeiro mundo. Tente buscar na Newegg, na ZipZoomfly, na PgCom, na BestBuy, vá pela internet. Vê se você acha??
Você encontra sim distintos tipos de power protection, a saber:
Surge Suppressors (supressores de transientes, filtros etc)
UPS - ou Back Up Power Supply. São os no-break....
Tenta encontrar um estabilizador...Você seria capaz de citar pelo menos uma dúzia de ótimos fabricantes mundiais de fontes, de memórias, de gabinetes, de placas de vídeo, de placas-mãe. Tente encontrar pelo menos uns dois fornecedores mundiais de estabilizador...............Nem prá remédio.
Finalmente, para aqueles que disserem que é bom comprar um estabilizador porque ele tem fusível e também tem filtro. Ora compra logo uma uma cafeteira que tem fusível e também tem filtro (de café).
O elemento que tem tudo isso se chama "surge suppressor" , ou régua de proteção, ou filtro de linha ou.....e ai vai. Não ponha esse estabilizador que, você está pensando em comprar, a fazer nada e ainda atrapalhar sua fonte.
Muitas pessoas compram um belo estabilizador e dai, como o dinheiro pode ficar curto compram uma fonte de 700 Watts por R$ 65,00. Os três se merecem, o comprador, a fonte e o estabilizador.
Desculpe pela extensão do tópico. Não aguentei...
Abraço...


---------------------------------------------
Edit: a fonte da informação se econtra no 3º post!
Essa informação quem passou foi um camarada meu...

Isso é verdade galera?
 
se eh verdade eu ñ sei, mas eu acho q o estabilizador ajuda
 
Tá ai o texto inteiro, tire suas conclusões.
Depois que eu li, joguei meu estabilizador no lixo.

Postado originalmente por faller
Não sou o dono da verdade e não quero ser, pois o que vale mesmo é a discussão, o debate. É daí que saem as idéias. Vai lá um pouco do que penso sobre esse cara chamado estabilizador.

Essa discussão é mesmo boa. Concordo plenamente que existam por ai na rede uma série de "achismos" que não se sustentariam por mais do que dois ou três porquês.

Para não ficar no "achismo", permitam-me aportar algumas informações.

O estabilizador trabalha numa frequência de 60 Hz. Uma vez detectado uma anomalia ele somente conseguirá "mudar" para mais ou menos a tensão em sua saída, no próximo ciclo, ou no próximo meio ciclo da rede elétrica. Isso significa que no mínimo vai ter que esperar algo em torno de 0,016 ou, se meio ciclo 0,008 segundos.

Belo tempo, vocês dirão. Muito rápido.

Vejamos como se comporta uma fonte chaveada, típica de PC, das medianas. As mais avançadas, mais caras, trabalham com frequências de até 400 KHz. As genérica prá mais de metro, as mais vagabundas possível, trabalham com frequências da ordem de 50 KHz. Para nosso exemplo vamos tomar as médias. Essa nossa fonte típica poderá trabalhar tranquilamente na frequência de chaveamento de 100 KHz (brincando).
Ora, ela também só conseguirá refletir alguma correção em seu próximo ciclo de trabalho, se detectada uma boa razão para a correção.

Se sua frequência de trabalho é de 100.000 Hz, a duração de seu ciclo de trabalho é de 1/100.000 = 0,00001 segundo (compare com o tempo de resposta da tartarug... digo, do estabilizador)... O que??? quase 1000 vezes mais rápida.

É isso mesmo. Quando acontece na sua casa uma variação da tensão da rede elétrica, (ao ligar o chuveiro, por ex.) algum dispositivo terá que fazer com que essa queda não se reflita nas tensões de 3.3, 5 e 12 Volts que alimentam o seu PC.

A fonte chaveada está ali para resolver essa questão e toma um tempo de cerca de 0,00001 segundos para por tudo em dia novamente. Seu PC, após a correção estabelecida pela fonte, estará novamente com suas tensões normais, mesmo que a tensão de rede tenha caído vamos supor uns 10 volts. O tempo passa. O problema já estará resolvido..... Muito tempo depois, (nesse nosso universo), o problema ocasionado pelo chuveiro já resolvido e vem o estabilizador e joga a tensão da rede 10 a 12 volts acima da que estava (lembre-se que ele é lento).
Essa tensão subindo esses 10 a 12 volts que representam a tentativa de "correção" daquele problema antigo (chuveiro) faz com que a fonte que já havia trabalhado para corrigir a queda provocada pelo chuveiro, agora tenha também que corrigir a correção do estabilizador derivada, com atraso, da queda do chuveiro.

Ou seja. Sempre que você quiser ver a sua fonte trabalhando o dobro daquilo que normalmente teria que trabalhar, coloque antes dela uma tartarug.. digo estabilizador.

A falácia chamada estabilizador é uma herança maldita. De nada ou muito pouco serve na frente de seu micro, eletricamente falando.

Quero mostrar para vocês, que me lêem agora e não tem nenhuma obrigação de dar crédito a nenhuma de minhas palavras, dizia, quero apresentar a vocês uma pessoa em quem vocês acreditam, tenho certeza.
Apresento-lhes vocês mesmos. Vocês passarão a dizer a vocês mesmos para que serve um estabilizador, sob a forma de perguntas/respostas;

1) Pergunta: Picos de tensão, glitches, ruídos elétricos na rede, posso evitá-los com um estabilizador?
R: É muito fácil de entender que esses picos, ruídos etc são de natureza rápida, acontecem e somem, passam para sua fonte e algum tempo depois, mesmo que seja 0,008 segundos seu estabilizador faz tlec-tlec chamando uma tensão menor e logo chamando uma tensão maior. Veja que o pico de tensão apareceu passou para sua fonte e sumiu. Toda boa literatura técnica irá dizer que para remoção de picos, transiente rápidos, ruídos, glitches e outras interferências elétricas há que se utilizar de um bom filtro, ou supressor de transientes, ou filtro de linha, ou régua protegida, etc, de preferência com um bom aterramento que leve a massa todos essas porcarias.

2) Pergunta: Com um estabilizador consigo evitar que a incidência de uma descarga atmosférica passe para o meu computador?
R: Um estabilizador faz a ligação de sua rede elétrica (entrada) com a sua tomada de saída, o tempo todo. De vez em quando, em um desses semiciclos de rede, ele, o estabilizador toma outra derivação de seu transformador, para pegar maior ou menor tensão, mas sua função é garantir que a rede permaneça ligada ao seu computador, quer caia raio ou não na rede elétrica. A literatura também é clara quando diz que tensões maiores, fora de padrões, tipicamente encontradas em situações de tempestades com raios, devem ser drenadas a terra através de dispositivos de proteção que contenham elemento do tipo MOV (metal oxide varistor). Por outro lado o seccionamento da rede de entrada com o restante do PC deve ser providenciado por elemento fusível. Para se evitar a subida rápida da corrente, no estado de anormalidade, há que ser colocado em série com a alimentação as bobinas de proteção (aquelas que se vê nos filtros de entrada das boas fontes). Ou seja, todos esses componentes que citei se encontram nas fontes e nas réguas de proteção, nos protetores de surto nos "surge protectors".

3) Pergunta: É verdade que o estabilizador de tensão é capaz de deixar passar somente a energia limpa para o meu PC?
R: Isso é uma função típica dos filtros e, de novo, de preferência com um bom aterramento para drenar a massa todo o lixo.

4) Pergunta: A tesão em minha casa oscila em valores, já lidos e comprovados, de 95 volts até 150 volts. Tenho que colocar um estabilizador?
R: Tem. Tem sim. No refrigerador. Pois refrigerador algum consegue dar partida com tensão de 95 volts. No seu micro não. Coloque no seu micro, se você gosta mesmo dele, uma moderna fonte com PFC ativo, que lhe proporciona um melhor uso da energia e lhe fornece, de graça, a possibilidade de operação, de modo normal, na faixa de 90 até 270 volts, sem necessidade de selecionar chave alguma.

5) Pergunta: Você não acha arriscado ligar um micro direto na tomada assim como se faz com a TV, o forno de microondas, o videocassete, o DVD, a TV de plasma, o condicionador de ar, a cafeteira, amáquina de suco, o nebulizador do nenê, o refrigerador, o forno elétrico, o freezer, as máquinas de lavar, meu equipamento de som importado, a minha TV novinha LCD de 42 polegadas que levei anos para comprar???
R: Sem resposta.

6) Pergunta: Meu pai vai a negócio para os EUA. Posso mandar ele trazer um estabilizador dos bons, dos melhores, para meu micro?
R: Pode. Mas aconselho que espere sentado, pois esse elemento não existe lá no dito primeiro mundo. Tente buscar na Newegg, na ZipZoomfly, na PgCom, na BestBuy, vá pela internet. Vê se você acha??
Você encontra sim distintos tipos de power protection, a saber:
Surge Suppressors (supressores de transientes, filtros etc)
UPS - ou Back Up Power Supply. São os no-break....
Tenta encontrar um estabilizador...Você seria capaz de citar pelo menos uma dúzia de ótimos fabricantes mundiais de fontes, de memórias, de gabinetes, de placas de vídeo, de placas-mãe. Tente encontrar pelo menos uns dois fornecedores mundiais de estabilizador...............Nem prá remédio.

Finalmente, para aqueles que disserem que é bom comprar um estabilizador porque ele tem fusível e também tem filtro. Ora compra logo uma uma cafeteira que tem fusível e também tem filtro (de café).

O elemento que tem tudo isso se chama "surge suppressor" , ou régua de proteção, ou filtro de linha ou.....e ai vai. Não ponha esse estabilizador que, você está pensando em comprar, a fazer nada e ainda atrapalhar sua fonte.
Muitas pessoas compram um belo estabilizador e dai, como o dinheiro pode ficar curto compram uma fonte de 700 Watts por R$ 65,00. Os três se merecem, o comprador, a fonte e o estabilizador.

Fonte: http://ibest.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=207384
 
Estabilizador atrapalha,meu irmão que é engenheiro elétrico me confirmou que ele ajuda a queimar um micro_O melhor a usar é aquelas réguas com varistor(filtro elétrico para sobretensões) e de 4 a 5 tomadas,suportam 1200 watts de consumo até,e não há perdas nem desperdício de energia como no estabilizador.Nessas réguas tem filtro para linha telefônica e fusível protetor também.Junte-se a isso uma boa fonte com voltagem automática e ao redor de 80% de eficiência,fica "chu-chu".Um abraço.
 
Pessoal, tem outro topico com todas essas informações, o topico é bem grande e tem o mesmo texto postado aqui...
 
Caraca muito bom, num sabia que aquela "régua com tomadas" era melhor que o estabilizador, vou providenciar uma já já.
 
ok, uma dúvida, e no caso do módulo isolador, ele seria melhor do que o filtro de linha?:cry:
 
Eu já ia criar um tópico com uma duvida minha:

No caso, aqui na minha cidade a voltagem é 220V, possuo o Logitech Z5500 que é 120V, ele está ligado no estabilizador pois é a unica maneira que tenho aqui pra poder usa-lo, essa régua tem regulagem de entrada e saída, de 110V e 220V? Se tiver já estou joganbdo o estabilizador no lixo também, pois essa é a unica utilidade disso aqui em casa
 
Pessoal que tem fonte vagaba, é recomendado um filtro de linha bom, mas acho que até essas fontes têm uma filtragem relativamente boa... Ao comprar essas "réguas", dêem preferência às da SMS, as da Clone são mais simples ainda que as da SMS.

Pra quem precisa de voltagem em 120v, compre um transformador de 220v pra 110v, aqui tenho um e fiz uma adaptação pro pino do aterramento, já que aqui tem aterramento e o transformador só tinha duas saidas, neutro/fase.
 
estabilizadro é bom pra quem tem fonte generica
no brasil foi criada essa cultura mas o filtro de linha ainda é melhor o estabilizador eu uso apenas pra ligar um monte de trankeiras 110 volts q nuam fizeram 220 como impressora, cx de som modem , rotiador hub....
 
Uia depois de lir isso vou colocar uma régua mesmo,meu estabilizador só tem 4 tomadas:lol:.logo o filtro de linha que eu usona sala tem mais de 6 :p
 
Mesmo fontes genéricas toleram a variação de tensão, já comprovei pra mim mesmo. Antigamente eu achava que era o estabilizador dar um "tec" pro PC travar caso tivesse ligado direto na tomada ou que a imagem do monitor apresentasse algum tipo de interferência ou ainda mesmo perda de dados do HD, um belo dia decidi "arriscar", deixei o estabilizador ligado só pra eu ouvir os tec tecs e liguei o PC direto, num é que nada aconteceu! O dia inteiro o estabilizador dava um tec o outro e o PC lá firme e forte, nem uma tremida dava na imagem, até pq depois fui ver q o monitor trabalha bem de 100-240v! só olhar na etiqueta de trás. Pra que estabilização nisso me diga por favor???
 
Tá ai o texto inteiro, tire suas conclusões.
Depois que eu li, joguei meu estabilizador no lixo.
Fonte: http://ibest.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=207384
Grande amigo. Muito obrigado por citar a referência. Gostei do que vi nesse fórum. Não sou nem um pouco ativo por aqui. Meu mundo está lá pelo fórum citado... Quando olhei aquele texto me assustei... Opa, eu conheço esse texto...
Logo logo estarei mais ativo por aqui, em companhia de vocês.
Abraço...
 
Grande amigo. Muito obrigado por citar a referência. Gostei do que vi nesse fórum. Não sou nem um pouco ativo por aqui. Meu mundo está lá pelo fórum citado... Quando olhei aquele texto me assustei... Opa, eu conheço esse texto...
Logo logo estarei mais ativo por aqui, em companhia de vocês.
Abraço...

Te mandei uma MP!! :yes:
 
Grande amigo. Muito obrigado por citar a referência. Gostei do que vi nesse fórum. Não sou nem um pouco ativo por aqui. Meu mundo está lá pelo fórum citado... Quando olhei aquele texto me assustei... Opa, eu conheço esse texto...
Logo logo estarei mais ativo por aqui, em companhia de vocês.
Abraço...
how...o texto é seu?...no caso..peço minhas desculpas...na verdade um colega meu tava trocando ideia comigo no msn e me passou esse texto pra ler(gostei bastante)e ele sitou esse problema....e queria debater pra ver se era verdade...muito bom...VALEU pelas informações!!!!
 
how...o texto é seu?...no caso..peço minhas desculpas...na verdade um colega meu tava trocando ideia comigo no msn e me passou esse texto pra ler(gostei bastante)e ele sitou esse problema....e queria debater pra ver se era verdade...muito bom...VALEU pelas informações!!!!
Nem esquente a cabeça...O importante, e essa é uma das funções do fórum, é o compartilhamento de nosso conhecimento, por pequeno que possa ser. Eu sempre aprendo muito nos fóruns de discussão. É para isso que aqui estou.
Abraço...
 
O melhor a usar é aquelas réguas com varistor(filtro elétrico para sobretensões) e de 4 a 5 tomadas,

réguas com varistor de 4 e 5 tomadas, não é mais fácil falar "filtro de linha" que é o nome pelo qual todo mundo conhece essa peça ? :wave:
 
Bom, meu estabilizador já está
"abrindo o bico", eu iria pegar um novo, mas depois de ler isso nem vou gastar meu dinheiro com isso.
Estava pesquisando filtros de linha e encontrei esse da Enermax => http://www.submarino.com.br/softwar...ProductPage&ProdTypeId=10&ProdId=271281&ST=SR é esse tipo de filtro que é o recomendado para se ligar o PC? Ví recomendações do Clone e do SMS, porém acredito que Enermax também seja bom.

PS.: No break também prejudica o PC ou não?
 
acredito q naum...pois a função dele é armazenar energia para garantir q seu pc naum va desligar e não controlar a energia!

Pergunta...é possivel q o estabilizador ferre algum Hardware seu?
 
bom saber disso... vou jogar meu trambolho fora... comprar um filtro de linha de 20 reais e pronto hehe...

to pra comprar + 1 PC ... teria q comprar mais um estabilizador (150 reais o_O ) .. vo gastar 20 agora hehe..

valeu pela dica
 
ok, uma dúvida, e no caso do módulo isolador, ele seria melhor do que o filtro de linha?:cry:

Se o micro estiver dando choque e a pessoa não quiser solucionar o problema, mas apenas evitá-lo, sim. Filtro não isola choque elétrico. Fora isso não troque um bom filtro por um módulo.


estabilizadro é bom pra quem tem fonte generica

Estabilizador é bom para encostar porta de garagem. Só.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo