Estabilizador ajuda ou atrapalha?

  • Iniciador de Tópicos |FearEffects| = Kaos
  • Data de Início
estabilizador ajuda

estabiliza a energia q vem ocilada

abraços.
 
eu uso um estabilizador ( TEC power NET 1000 plus) que tem no minimo 4 anos! que por sua vez é ligado em um filtro de linha FL 510 potência 1000VA. que tbm tem uns 4 anos.
nunca tive nenhum problema, ja tive voodoo 3, geforce 2 mx,gf 4,GF 4Ti ,Radeon 9550,GF 6600GT,gf 7800gt e agora tenho "chega hj" 8600GT , "tirando os sempron,atlhon 64, c2d"e tbm vou usar ele .
 
Eu num vejo a dificuldade de entender oq ta sendo explicado aqui...

E quem acredita na especificação dos fabricantes, que procurem saber o que é um filtro de linha por exemplo, quais os componentes realizam qual papel e abram um estabilizador desses de 300VA ai e vejam se acham o circuito de filtragem!

Estabilização:

Fonte chaveada não precisa de estabilização. Pra começar seu monitor, olhe atrás dele na etiqueta e veja os dizeres:

Tensão de operação ~ 100-240v.

A fonte do teu PC trabalha numa ampla faixa em 115 ou 220v.

115 trabalha bem dos 90 até 130volts mais ou menos e 220v dos 180 até uns 260v. Aqui em casa um dia desse a tensão estava por volta de 195volts e a fonte configurada pra operar em 230v, tudo funcionava corretamente e a fonte era genérica ligada num filtro SMS vagaba. A tensão ficou assim por meia hora. Deixei o multimetro do meu lado ligado no filtro de linha me mostrando a tensão o tempo todo, variou de 192 até 197 nesses 30 min. Procurei ver se a fonte estava aquecendo além do normal e nada demais, entao rodei o CPU Stability e deixei la uns 20min, sem problema!

O que protege seu PC quanto a picos de tensão não é um relé que faz o estabalizador compensar a tensão com seu transformador, mas sim varistores e fusiveis! Se a tensão cai ao ponto do seu PC nao funcionar, um estabilizador pode ate ajuda num certo limite, ja que a faixa de operação dele se parece muito com as da fonte, por incrivel que pareça! E se sua energia fica caindo a esse ponto, algum problema sério tem a energia da sua casa ou do seu bairro/cidade pq nem TVs, geladeiras e outros funcionarão direito.

A cultura do estabilizador vem de décadas, então elimina-la vai ser dificil. É igual religião, quando alguém tem uma crença em algo, dificil mudar a mentalidade até que a pessoa por si só comprove que aquela crença não tem base, não se sustenta a certos questionamentos.

É isso. Procurem provas as coisas por si só antes de dizerem que não é verdade, que não funciona...
 
eu uso um estabilizador ( TEC power NET 1000 plus) que tem no minimo 4 anos! que por sua vez é ligado em um filtro de linha FL 510 potência 1000VA. que tbm tem uns 4 anos.
nunca tive nenhum problema, ja tive voodoo 3, geforce 2 mx,gf 4,GF 4Ti ,Radeon 9550,GF 6600GT,gf 7800gt e agora tenho "chega hj" 8600GT , "tirando os sempron,atlhon 64, c2d"e tbm vou usar ele .

Porque você e muitos outros que falam a mesma coisa nunca realmente tiveram problema! Simples assim! Ou seja, a "proteção" que de vocês usam nunca precisou ser "acionada" e não duvido nada que quando essa precisar ser acionada, ela poderá falhar. Estabilizador eu garanto que nao protege quase nada! Mas também não vão estragar seu PC, como algumas pessoas tão criando essa crença! Estabilizador em si não estraga o PC, claro, se esse tiver dentro daquilo especificado, tudo funcionando como esperado! Mas ele é desncessário, desperdiça energia em forma de calor por causa do seu transformador e faz a fonte trabalhar dobrado, mesmo assim a maioria das fontes aguentam esse trabalho.
 
Aonde que eu disse que se trata de uma inverdade? Não que você esteja dizendo isso relacionado à mim.

Mas assim. Eu realmente só vou fazer desuso dos estabilizadores na hora em que uma notícia no Fantástico aparecer ou num site de confiança. Não estou dizendo que estão mentindo ou nada do tipo.

Mas imagina se a cada coisa que falam na internet eu tomar como verdade?
 
Pois você está atrasado! Essa noticia já saiu no fantástico! Todas as marcas de estabilizadores foram reprovadas na avaliação da Proteste! Foram 8 marcas se nao me engano. O teste foi em 2005 e pelo que pude ver quase nada mudou de la pra ca. Inclusive teve uma marca que conseguiu na justiça a não divulgação do seu nome no teste. Você ainda confia numa empresa que faz isso?? As suspeitas cairam sobra a Ragtech como sendo a marca que quis se ocultar.

Eu sei q vc não ta afirmando que se trata de uma inverdade, quando disse isso não quis direcionar diretamente à você, me desculpe.

Como confiar por exemplo na SMS que diz com todas as letras que certos modelos de seus produtos possuem filtros de EMI e RFI quando na verdade não possuem nem um varistor de proteção? Não to falando de modelo antigo, to falando de 2006/07! Pois é... eu to com fotos aqui de um estabilizador novo deles, de 300va, não possuem filtro de linha e mesmo assim a caixa diz que tem!! Outra coisa, a SMS foi a marca menos pior do teste de 2005 feito pela proteste e divulgado no fantastico!

Tenho uma revista PC&CIA de 2005 com teste de umas 6 marcas de estabilizadores, em nenhum deles têm filtragem perfeita e foram criticados em diversos pontos. Se quiser posto o scan de todas paginas aqui.
 
Essa é a vista interna de um típico SMS.

Observem onde esta escrito VR1. Era pra ter um varistor de proteção.

No projeto não consta a presença de indutores. Uma bobina com nuclero toroidal de ferrite que faria o papel de filtragem RFI e EMI junto com outros componentes, capacitores...

dsc01516rp2.jpg


Isso é uma bobina de filtragem desmontada do circuito. Se não tiver isso no seu estabilizador, pode ter certeza que a filtragem é deficiente. Pode ate ter uma certa filtragem pelos capacitores, mas não é eficiente:

indutor-1.jpg
 
Obrigado por se dar ao trabalho de explicar com mais lucidez o que outros tentaram. Agora estou mais convicto. Vou continuar procurando informações sobre isso.
 
Você está certo no seu tipo de atitude e não peço pra acreditar 100% no que eu ou ninguem diz, apenas pra pesquisarem por si só, até porque o que eu digo é baseado em quem entende mais do que eu e de pessoas que não têm intenção alguma em prejudicar ninguém, muito pelo contrário, estão ajudando até demais!
 
não estou usando estabilizador... estou usando apenas um módulo isolador Microsol... minha fonte pode variar entre 90 a 265V, então tô relativamente tranqüilo... Acho que essa análise do estabilizador procede...

Só compensa o estabilizador on line... esse off line não é tão necessario assim... o problema do on line é o preço...
 
Esse microsol tb é estabilizador, não? Desculpe, mas nunca usei um modulo isolador entao nao sei dizer realmente... mas se ele faz uns tec, tecs de vez em quando é estabilizador. Num gosto nem de usar mais essa palavra, "estabilizador"... dá uma idéia muito errada do que eles realmente fazem...
 
eu não entendo nada disso..

meu pc vinha desligando sozinho nos games e eu n sabia pq..

eu de última tentativa ontem troquei o meu estabilizador por um filtro de linha q tinha no quarto da minha irmã e parou de desligar (ao menos até este momento)

pretendo comprar um filtro de linha ou um nobreak..

qual dos 2 e qual marca vcs aconselham?

vlw!
 
Esse microsol tb é estabilizador, não? Desculpe, mas nunca usei um modulo isolador entao nao sei dizer realmente... mas se ele faz uns tec, tecs de vez em quando é estabilizador. Num gosto nem de usar mais essa palavra, "estabilizador"... dá uma idéia muito errada do que eles realmente fazem...

O meu modelo não é estabilizador não, é só isolador... mas tem um que é isolador e estabilizador...

Dizem que esse isolador é bom... tem varistor e disjuntor ao invés de simples fusível...

Que uma boa fonte protege o computador eu não tenho dúvida... já coloquei uma fonte chaveada em 110 na tomada de 220V e ela queimou, mas o computador , não..

O que eu quero é algo que proteja a minha fonte que é de 1000 W e deve custar uma fortuna. O problema maior é que eu não tenho rede aterrada aqui...
 
Se só tivessemos coisas de qualidade no marcado ficaria facil responder essa pergunta, mas vamos aos seguintes fatos:

Estabilizadores e filtros de linhas tipicos do mercado usam (quando usam) componentes de proteção pra que estes sejam bi-volt ou seja, pra que também operem na rede de 220v. O que acontece é que esses componentes só entram em ação quando a tensão passou dos 220v, 275v por exemplo, então o equipamento operando em 115v fica sem proteção alguma! Isso acontece com qualquer nobreak/estabilizador bivolt ou reguas "filtro de linha". Infelizmente é assim! Seu filtro de linha bivolt não tá te protegendo nada contra surtos se estiver operando em 115v.

Filtros de linha precisam ser montados especificamente pra aquela tensão de rede que ele vai operar, ou ter tomadas com circuitos diferentes pra cada tensão em cada tomada e com componentes adequados. Se não for assim, até onde sei, esquece. Não compre equipamentos que se dizem de proteção e seja bi-volt!

Os estabilizadores trabalham numa faixa semelhante às fontes chaveadas, ou seja, se a tensão cair demais ele não vai conseguir manter, nem sua fonte, então só aí acaba a razão de ter estabilizador. Agora pode ser que alguns modelos tenham uma tolerância maior, mas te digo uma coisa, se a tensão da sua casa cair pra 80 volts por exemplo onde deveria ser 115-127 ou 150 onde deveria ser 220v, algo está muito errado! Então esses são casos atipicos, pra maioria das pessoas não precisa estabilizar tensão.

Presença ou não de aterramento:

Independentemente de usar filtro de linha ou estabilizador com filtro de linha a falta do aterramento deixa o filtro inoperante, a parte de filtragem RFI e EMI, pra isso o aterramento é obrigatório.

Mas o filtro ainda, se montado corretamente, pode oferecer ainda proteção contra surtos mesmo que não se tenha um aterramento e ai é o problema, onde vende filtro bom?? A Clamper tem um modelo pra quem não possui aterramento e outro pra quem tem e se não me engano tem modelos pra cada tensão especificada.

Nobreaks. Eu uso APC 600va e ele é um estabilizador tb, como a maioria dos nobreaks e só o uso pq aqui costuma faltar energia com uma certa constância, principalmente no verão quando chove mais e mesmo não sendo um Nobreak Online Senoidal, prefiro mante-lo, mas vou fazer um filtro de linha pra colocar antes dele pra protege-lo.

A SMS tem um nobreak com ondas Senoidais quando em bateria, ele não tem regulação online, mas tem ondas senoidais quando em bateria, é um nobreak melhor que a média e custa por volta de 500 reais. Eu indicaria a sua compra...

Pessoal, que fique claro uma coisa:

O estabilizador não estraga a máquina se este estiver operando dentro das especificações e a marca não é nenhum xingling da vida, mas como já falei, este aparato é desnecessário, muitas vezes não protege como o fabricante promete e não possui os componentes apropriados pra cada tarefa.

Vale lembrar que a proteção degrada com o tempo, depois de anos os varistores de proteção não conseguem segurar surtos que ele seguraria quando novo, então de tempos e tempos esses componentes precisam ser trocados pra manter a segurança.

É complicado.... e sabe qual é a melhor proteção? Desligar o PC da tomada em dias de raios! É a única proteção 100% eficaz!


EDIT.

Modelo da SMS Senoidal:

http://www.sms.com.br/categoria/familia.asp?familiaId=N004

No site fala regulação online, se fosse online por que q tem estabilizador de tensão como falam lá tb?? Ele é line interactive com onda sonoidal online em bateria, acredito eu. Ate por causa do tamanho dele e do preço. Viu, é dificil indicar o que é melhor e pior, os proprios fabricantes mentem nas especificações, fazem confusão...
 
filtro de linha FL 510 potência 1000VA da hayonik "todo em ferro "é bom?
so tenho uma certeza.Ele é antigo....rs
 
Não entendo como este tópico, tanto quanto o outro que esclarecia sobre a falácia dos (des)estabilizadores ainda não foi fixado e posto como destaque, vai entender...

É complicado.... e sabe qual é a melhor proteção? Desligar o PC da tomada em dias de raios! É a única proteção 100% eficaz!

É o que eu faço. :yes:
 
Não intendo quase nada de eltronica mas nunca usei estabilizador, mas so por esse motivo:

5) Pergunta: Você não acha arriscado ligar um micro direto na tomada assim como se faz com a TV, o forno de microondas, o videocassete, o DVD, a TV de plasma, o condicionador de ar, a cafeteira, amáquina de suco, o nebulizador do nenê, o refrigerador, o forno elétrico, o freezer, as máquinas de lavar, meu equipamento de som importado, a minha TV novinha LCD de 42 polegadas que levei anos para comprar???
R: Sem resposta.


Nunca tive problema:boring:

Muito interessante o tópico a galera que costuma entrar nos tópicos e ler puilando linhas e rapido aconselho a ler com atenção o tópico INTEIRO!!!
 
Não entendo como este tópico, tanto quanto o outro que esclarecia sobre a falácia dos (des)estabilizadores ainda não foi fixado e posto como destaque, vai entender...



É o que eu faço. :yes:

Piratairia é proibido aqui mas tem um tópico fixo de traduções de jogos que as mesmas traduções me fuderam vairas vezes, meus amigos tb ficaram nervosos... E 80% dessas traduções, vamos diser não são aprovadas pelos fabricantes dos jogos.
são falcatruadas e programadores safados brasileiros que copiam dos Espanhois e so se dão trabalho de colocar a propaganda e são tão lixos que a maioria dos jogos não tem propaganda "enganosa pq não conseguiram colocar.". Os criadores da maioria dessas traduções são Italianos, Espanhois e Portuguêses e o geitinho brasileiro copia e nem testa e quando nos pedimos ajuda pra o Gvicio eles empurram um pro outro e somen.

Agora em jogos como Farcry, Swat4, e etc.. que no inicio do jogo tem imagem eles editam e colocam a propaganda enganosa.

Nem sei pq tem esse tópico de traduções aqui.:yucky:

E la tem um tópico fixo com um monte de tradução porca, podre, com spam, e etc... e ta la fixo.
 
Veja bem ai... Até com carimbo do INMETRO, correto???
3Selo.jpg

Veja bem... É um estabilizador simples. Muita, mas muita gente no Brasil tem um desses ai, ou similar...
1Viso.jpg

Esse dai é para 1000VA, um prato feito para aqueles que chegam a ficar excitados com a palavra potência..

Ele mesmo, com uma visão geral internamente...
4Overview.jpg


Placa de controle do mesmo. Nem um sequer elemento de proteção, nem um varistor para supressão de surtos, nem um indutor, nem sequer um capacitor para filtro de RFI/MFI.
9C2C3C4VZ1.jpg


Não vou me apegar em marcas, nem em modelos, afinal já foi amplamente discutido, externado, até no Fantástico já apareceu que no Brasil, infelizmente, existe uma cambada desse tipo de "estabilizadores", cujo fabricante lhe vende uma imagem de segurança, quando absolutamente não é verdadeira...
Só para conferir, olhem lá na primeira foto... Diz claramente que o range de operação dele é de 115 a 127 Volts... Ora, a minha fonte trabalha de 90 até 270 Volts com uma mão nas costas, prá que é que eu vou querer um cara desses ai???

Isso tudo para encurtar o assunto... Cautela, eu aconselho para aqueles que enchem a boca para dizer que o seu estabilizador tem filtro, tem proteção, tem elementos anti surto, etc...

Duvidem, vejam as características desses elementos de proteção, comparem com elementos de proteção sabidos sérios, no mundo todo (Tripp-Lite, Belkin, Clamper, Cyber Power, APC, GE...) Para aqueles que adoram o estabilizador (que não exerce função útil alguma na enorme maioria das instalações de PC) fiquem com ele, afinal amor antigo a gente entende... Deixe ir virando amizade até um dia, quem sabe chegar a separação. Veja entretanto que ele esteja realmente protegendo seu PC. Se não estiver, coloque um bom filtro na entrada do estabilizador, esse sim, para proteger seu PC.

Só para comparar por cima, ai vai uma foto do banco de varistores da proteção que uso para meus equipamentos..
6Fusvelbaixopontodefuso.jpg

São 10 Varistores e dois elementos TCO (Temperature Cut-Off) que desligam a corrente quando a temperatura desses veristores atingir os 103ºC, protegendo os varistores e seus equipamentos.

Abraço...
 
eu uso um estabilizador ( TEC power NET 1000 plus) que tem no minimo 4 anos! que por sua vez é ligado em um filtro de linha FL 510 potência 1000VA. que tbm tem uns 4 anos.
Uso esse mesmo estabilizador aqui há alguns anos também. Acredito que ajude sim, pois de vez em quando eu to vendo TV e dá uma oscilada na luz aqui de casa. A TV, luzes e tudo mais desligam na hora, mas o estabilizador faz um "tlec" e o PC continua ligado :yes:
 
Pois eu te garanto que vc pode ligar direto que seu PC vai continuar ligado sem travar! Se sua televisão fica ligada, seu PC tem que ficar tb. Esse tec tec no momento que acontece, a oscilação já entrou na fonte e foi corrigida. Quando os relés do estabilizadores sentem a queda de tensão e "pensa", opa tenho que alterar de estado, já era meu, a ocilação já foi pra fonte! O tempo de resposta dos relés é muito alto em relação ao tempo que leva as oscilações de energia. Esses tec tecs não tão protegendo nada seu PC. É uma falsa sensação de segurança. Maravilha esse post do Ifaller, diga-se de passagem... tem um outro forum que ele postou mais imagens desse sistema de proteção dele. Procurem que vão achar, não vou dizer qual forum... nem sei se é permitido aqui, apesar de eu ja ter postado o link desse forum aqui...
 
Ifaller, você disse:

"Duvidem, vejam as características desses elementos de proteção, comparem com elementos de proteção sabidos sérios, no mundo todo (Tripp-Lite, Belkin, Clamper, Cyber Power, APC, GE...) Para aqueles que adoram o estabilizador (que não exerce função útil alguma na enorme maioria das instalações de PC) fiquem com ele, afinal amor antigo a gente entende... Deixe ir virando amizade até um dia, quem sabe chegar a separação. Veja entretanto que ele esteja realmente protegendo seu PC. Se não estiver, coloque um bom filtro na entrada do estabilizador, esse sim, para proteger seu PC."

Mas você precisa de ver internamente de um estabilizador APC de 300va, não tem filtro de linha algum, eles usam aquelas laminas em todas tomadas e no teste que tenho aqui o fio de aterramento estava tão mal fixado que soltou da solda ao abrir a carcaça. Essa coisa de marca é complicada porque mesmo as boas marcas têm produtos ruins. A propria APC com certeza não vende esse modelo lá nos EUA, parece q só no Brasil. Vou investigar isso...
 
Faller, achei um filtro de linha no site da APC:

http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=PH8VT3-LM

Essa faixa de rejeição de ruidos dele é boa? Se for um bom filtro infelizmente não achei versão 220v...

De uma olhada nas especificações dele:

220_fam.jpg


Proteção contra surtos e filtragem
Classe de surto de energia
1750 Joules
Classificação eP Joule
2525
Rejeição de Ruído EMI/RFI (100 kHz a 10 mHz)
70 dB
Corrente de Pico no Modo Normal
20 kAmps
Corrente de Pico no Modo Comum
40 kAmps
Proteção de linha de dados
Proteção RJ-11 Modem/Fax/ DSL (linha simples de dois fios),Proteção Video coaxial / Cabo
Linhas de Dados Protegidas
(somente multi-linha)
--
Faixa de Tensão de Passagem
< 85
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo