Estabilizador ajuda ou atrapalha?

  • Iniciador de Tópicos |FearEffects| = Kaos
  • Data de Início
Se você tem aterramento penso que não devas comprar um filtro desses ai modelo PC modem, de dois pinos.

Pois é, vou comprar o que tem 3 pinos mesmo, será utilizada no quarto onde tem tomada aterrada (é um apartamento bem antigo, então só optei por fazer o aterramento no quarto do computador atraves do vergalhão do edifício).

Mas nas outras tomadas, como a da sala onde tem televisão, dvd, etc não há aterramento. Nesse caso compraria o clamper de 2 pinos, já que qualquer anomalia seria resolvida entre fase e neutro, sem necessidade do terra, correto ?

Uma fonte que só tem 115 Volts. Essa eu não conhecia.. Coloca ai o modelo dela...

Parece que eu tive "sorte" mesmo, acho que é uma das únicas que só tem 115v. É uma Vantec VAN-350NQ :

imagemyi4.jpg


Então tudo está resolvido, me parece...
Fui...

Por enquanto :evil: .

Ainda não sei pq este tópico não foi fixado.
 
BOPC,
eu não entendo muito, mas pelo que andei lendo esses dias, dá pra ver que ele contêm alguns varistores (os que parecem uma moedinha de plastico), e uma bobina (aquela em vermelho) o que já indicaria proteção. As tomadas parecem ser construidas individualmente e sem a possibilidade de um contato entre os fios internos.
 
O modelo SLIM é horrível, nem led ou chave liga/desliga tem. O modelo normal é melhor que os da Clone, Leadership e SMS, porém pior que os CTC, Lábramo, TKN... Tem o básico para filtrar e proteger contra surtos de bem baixa intensidade. Em resumo: Vale o que custa.
 
O modelo SLIM é horrível, nem led ou chave liga/desliga tem. O modelo normal é melhor que os da Clone, Leadership e SMS, porém pior que os CTC, Lábramo, TKN... Tem o básico para filtrar e proteger contra surtos de bem baixa intensidade. Em resumo: Vale o que custa.

Entendi, então essa marca RCG é confiável?
 
Legal esse tópico. O meu estabilizador é um atingão, marca NHS, daqueles com carcaça de metal, tem uns 06 anos de uso ou mais, desde o meu primeiro PC. Nnunca troquei e tb nunca deu problema. Porém estou pensando em pegar um filtro desses da Clamper, na minha cidade tem revendedor autorizado, vou dar uma olhada amanhã.
 
Se não estou enganado o Ifaller indica Filtros de linha da Lábrano. Abaixo segue fotos do Filtro de linha Lábramo 10505 que peguei hoje.
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTROLAB4T

Uma análisada dos que sabem mais sobre o assunto.... seria legal.:)

dsc00501oh6.jpg

dsc00502tb8.jpg

dsc00503ju5.jpg

dsc00504so1.jpg

dsc00505ns9.jpg

dsc00506ud1.jpg

Não dá pra ver tudo, as especificações dos componentes, mas ele possui pelo menos uma bobina de ferrite e capacitor tipo Y, ambos atuam na filtragem, mas não vi nas fotos um capacitor "X". A proteção anti-surto é melhor que a média dos modelos brasileiros, mas ainda assim básica. Apenas dois varistores, cada um protegendo uma linha diferente. Pela foto parece Fase/Terra, Neutro/Terra, mas acho que não é assim não já que se não tiver aterramento a proteção é inexistente. Deve ser um Fase/Neutro e outro Neutro/Terra.

Eu no seu lugar teria gasto mais e comprando o modelo da APC, muito mais completo e com proteção melhor.
 
Alguém sabe dizer se esses filtros prestam:

Enermax LF5

phpOLXVEl_350x230_1566.jpg


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

1.500 VA.
2 e 5 tomadas tripolares (padrão N/F/T) espaçadas para o uso simuntâneo com adaptadores.
Tensão nominal de entrada 115V/220V.
Variação de voltagem de entrada admissível (100V~125V para 115V ou 210V~240V para 220V).
Filtro de linha contra interferência EMI/RFI incorporado.
Sensor com indicador de alerta, que indica a falta de aterramento no local de uso.
Proteção contra surtos nas tomadas telefônicas (modelo profissional).
Proteção CATV contra surtos e descaragas atmosféricas na linha de antena - com operação inferior a 26 VDC (modelo performance).
LED indicativo de energia elétrica presente.
Fabricado em plástico antichamas (ABS).
Pode ser fixado em paredes, móveis, etc.
Proteção contra interferências eletromagnéticas, etc.
Fusível de proteção com uma unidade reserva.
Cabo de força com 1,3 m, com plugue no padrão NEMA 5/15P (modelos LF5).
Cabo de telefônico de 1,5 m padrão RJ-11 (modelos profissional e performance).
Aterramento eletrônico (modelo AT 2).
Sensor detector de polaridade invertida (modelos AT 2).

Ragtech 1031

0473103.jpg


DESEMPENHO
• Número de tomadas: 4
FACILIDADES
• Chave liga/desliga
FICHA TÉCNICA
• Modelo/Referência: Ragtech/ Ref.1031
• Marca: Ragtech
• Comprimento do cabo: 1,5 m
• Tensão de saída: 110 V ; 220V
• Fonte de alimentação: Bivolt
• Material: ABS
• Garantia: 1 ano
ITENS INCLUSOS
• Fusível de segurança
• Acompanha: Manual de instruções
SEGURANÇA
• Porta-fusível
 
Proteção elétrica.

Achei interessante a notícia publicada no caderno Informátic@ do Jornal Estado de Minas de 07/02/2008:

Link: http://www.uai.com.br/UAI/html/sess...o=8&id_noticia=49330/em_noticia_interna.shtml

Raios
Ameaça elétrica
Como impedir estragos em equipamentos eletrônicos durante tempestades de verão


Durante a ocorrência de raios, os especialistas recomendam: um aparelho chamado supressor de surto é a melhor solução. Colocado junto às redes de telefone, TV e internet a cabo e rede elétrica, o aparelho, que custa entre R$ 15 e R$ 2 mil (industrial), pode evitar danos causados por descargas elétricas na sua casa ou no escritório. O equipamento pode ser encontrado nas lojas especializadas em eletricidade. Para que se tenha a noção do perigo dos raios nos telefones, basta lembrar que o aposentado José Pinheiro, 76, morador de Taubaté (SP) foi internado em estado grave em março de 2007 depois que um raio invadiu a rede telefônica de sua casa. José estava ao telefone na hora da descarga elétrica. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 46 mortes no ano passado causadas por raios.

O diretor do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Osmar Pinto, lembra que não é só a rede elétrica que corre o risco de interferência com os raios, mas tudo o que está conectado com fios. O especialista adverte que os aparelhos telefônicos com fios, a televisão e os modems podem até explodir caso um raio penetre na fiação da casa. Para que você não pense que a probabilidade de um raio atingir a área próxima de sua residência é remota, Osmar explica: Os centros urbanos crescem em ritmo acelerado. Com isso, aquecem o ar da atmosfera, o que acaba gerando tempestades e maior incidência de raios.

Os picos de energia causados pelos raios são tecnicamente chamados de surtos de tensão. Ao contrário do que muita gente pensa, os estabilizadores e no-breaks não servem para impedir o estrago causado pelas descargas elétricas, apenas diminuem os riscos de queima por falta de energia e protegem da instabilidade da tensão elétrica. Nesta época do ano é grande a incidência de raios nos postes de energia. A descarga elétrica não precisa necessariamente cair sobre a rede aérea (os postes) para afetar as casas. A força do raio, mesmo que caia apenas próximo à fiação, pode causar grandes prejuízos.
 
galera, eu estou na duvida no seguinte!, eu instalei no meu escritorio tomadas de 3 pinos para fazer aterramento, fiz o aterramento da seguinte forma: instalei a tomada e no 3 pino coloquei um fio ligado a um prego que esta batino no interior da caixa de passagem logicamente incostando no concreto da parede, será que esse aterramento ajuda? pois o meu pc continua dando choque na parte de tras :D obrigado
 
Seu aterramento está "no prego".... Evidente que não ajuda em nada.. Prego fincado na parede só para segurar calendário... Leia mais sobre aterramento.
Só para começar pense na diferença que pode existir entre 3 barras de cobre de 3 metros cada, enterradas em solo bom, (terra mesmo, algumas vezes até tratada para aumentar a condutividade) e quatro centímetros de prego de ferro cravados na parede de cimento...
Se isso ( o prego ) resolvesse, por que é que se colocaria aterramentos como te falei com 3 barras de 3 metros fincadas no solo???

Abraço...
 
galera, eu estou na duvida no seguinte!, eu instalei no meu escritorio tomadas de 3 pinos para fazer aterramento, fiz o aterramento da seguinte forma: instalei a tomada e no 3 pino coloquei um fio ligado a um prego que esta batino no interior da caixa de passagem logicamente incostando no concreto da parede, será que esse aterramento ajuda? pois o meu pc continua dando choque na parte de tras :D obrigado

Só faltou a fitinha do Senhor do Bonfim amarrada ao prego... :whistle:

Tudo bem chadruns?

Desculpe a brincadeira, mas, este seu aterramento de fato está literalmente "no prego" como disse o faller.

Gente, como vcs saem jogando fora um estabilizador por causa de um texto achado na internet. Sinceramente? Do texto eu não entendi ABSOLUTAMENTE nada porque não sou técnico e acredito que 90% entenda tanto quanto eu sobre o assunto. Resumindo: NINGUÉM AQUI PODE DIZER QUE ENTENDEU ALGUMA COISA.

Encher espaço eu também vazio de um texto eu tb sei fazer quando quero inventar um monte de baboseiras. Perguntem a minha professora de Teoria da Comunicação II hahahaha.

Não estou dizendo que está cheio de bosta o texto, mas apenas 1 texto com fonte pra lá de não confiável é pouco suficiente pra eu pegar os 3 estabilizadores aqui de casa e jogar no lixo.

Nem à porrada eu vou inutilizar meus estabilizadores por causa de um texto da internet. Que me desculpe o autor.


Talvez tenha mais alguns argumentos para repensar neste link:



E tem mais uma sequência de um usuário cético como você, que pagou para ver (pagou caro):

http://www.guiadohardware.net/comunidade/artigo-devo/751338/41.html#post3439516
http://www.guiadohardware.net/comunidade/artigo-devo/751338/41.html#post3439828
http://www.guiadohardware.net/comunidade/artigo-devo/751338/42.html#post3440945
http://www.guiadohardware.net/comunidade/artigo-devo/751338/42.html#post3442618
http://www.guiadohardware.net/comunidade/problema-rede/832200/1.html#post3529596
http://www.guiadohardware.net/comunidade/problema-rede/832200/1.html#post3529867
http://www.guiadohardware.net/comunidade/problema-rede/832200/1.html#post3529924
http://www.guiadohardware.net/comunidade/problema-rede/832200/1.html#post3529969
http://www.guiadohardware.net/comunidade/problema-rede/832200/1.html#post3531387
http://www.guiadohardware.net/comunidade/problema-rede/832200/1.html#post3534096


Esta sequência de links, serve de referência para aqueles usuários que dizem usar o estabilizador há décadas e este sempre cumpriu a tarefa de proteção ao seu ETI.


Tudo bem faller? E você _rau_?

É aqui que estão escondidos ultimamente?

Abraços.

.
 
Fala marco! Td blz!

Não, já tem um tempo que posto aqui. Posto com mais frequenca aqui, no forumpcs e no clubedohardware
 
Grande marco... Na briga de sempre.. Sempre é um prazer em te ler novamente..
Abraço...
 
Achei interessante a notícia publicada no caderno Informátic@ do Jornal Estado de Minas de 07/02/2008:

Link: http://www.uai.com.br/UAI/html/sess...o=8&id_noticia=49330/em_noticia_interna.shtml

Raios
Ameaça elétrica
Como impedir estragos em equipamentos eletrônicos durante tempestades de verão


Durante a ocorrência de raios, os especialistas recomendam: um aparelho chamado supressor de surto é a melhor solução. Colocado junto às redes de telefone, TV e internet a cabo e rede elétrica, o aparelho, que custa entre R$ 15 e R$ 2 mil (industrial), pode evitar danos causados por descargas elétricas na sua casa ou no escritório. O equipamento pode ser encontrado nas lojas especializadas em eletricidade. Para que se tenha a noção do perigo dos raios nos telefones, basta lembrar que o aposentado José Pinheiro, 76, morador de Taubaté (SP) foi internado em estado grave em março de 2007 depois que um raio invadiu a rede telefônica de sua casa. José estava ao telefone na hora da descarga elétrica. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 46 mortes no ano passado causadas por raios.

O diretor do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Osmar Pinto, lembra que não é só a rede elétrica que corre o risco de interferência com os raios, mas tudo o que está conectado com fios. O especialista adverte que os aparelhos telefônicos com fios, a televisão e os modems podem até explodir caso um raio penetre na fiação da casa. Para que você não pense que a probabilidade de um raio atingir a área próxima de sua residência é remota, Osmar explica: Os centros urbanos crescem em ritmo acelerado. Com isso, aquecem o ar da atmosfera, o que acaba gerando tempestades e maior incidência de raios.

Os picos de energia causados pelos raios são tecnicamente chamados de surtos de tensão. Ao contrário do que muita gente pensa, os estabilizadores e no-breaks não servem para impedir o estrago causado pelas descargas elétricas, apenas diminuem os riscos de queima por falta de energia e protegem da instabilidade da tensão elétrica. Nesta época do ano é grande a incidência de raios nos postes de energia. A descarga elétrica não precisa necessariamente cair sobre a rede aérea (os postes) para afetar as casas. A força do raio, mesmo que caia apenas próximo à fiação, pode causar grandes prejuízos.

Como os proprios Experts no assunto, o faller e o rau já disseram o melhor
em tempestades é deixar o equipamento desligado para não arriscar, hehe
 
Não sou nenhum expert, que diga-se de passagem... :p

Mas como seguro morreu de velho, se for possivel desligar o PC, desligue, se não for, confie nas proteções que vc instalar e na sorte!

Vejamos o caso de uma Central Telefônica. Lá dentro tem vários computadores que comandam o sistema de comutação da rede telefonica e as operadoras não podem ter o luxo de desligar os equipamentos à cada tempestade de raios e por lei ela nem poderia, pq é um serviço de utilidade publica, não pode parar nem quando acontece apagões. Se não me engano nos EUA eles são obrigados a manter o serviço ativo por até 4 dias, mesmo sem fornecimento elétrico, por isso precisam de geradores, enfim. Eles não podem desligar nada e nem por isso tem equipamento queimando toda hora, mas tem uma razão de ser, a massiva proteção e sistemas de aterramento corretamente dimensionados instalados na Central e coordenado com protetores em cada linha telefonica. Imagina aquele central da cidade, com milhares de cabos saindo e entrando vindo de toda cidade, passando por todos os postes. Imagina a grande probabilidade que eles possuem de um raio entrar na Central por todos esses cabos espalhados pela cidade inteira! Pois é... quando um sistema de proteção é bem instalado e dimensionado, as chances de problema caem bastante.
 
Bom todo mundo ja deve ter dado sua opinião a respeito do estabilizador, mas vou falar da minha esperiencia própia com nobreak, tenho ups saha de 600VA, quando adquiri ele achei q estava fazendo um grande negocio, mas na verdade ele é bem dize o culpado pelos defeitos dos meus 2 monitores, pq toda vez q ele inverte(usa a energia da bateria para alimentar os aparelhos) ele usa umas tensões fora do padrão que acabam forçando tanto o monitor q a imagem começa a tremer, com um determinado tempode uso a imagem acaba ficando defeituosa sempre tremendo e decentralizando até q o monitor pifa, vai pro saco, vira sucata é triste mas é a dura realidade, se for usar um nobreak use um realmente potente de acordo com seu pc, ou se não use o estabilizador adequando, pois se a rede eletrica de onde vc mora tiver muita oscilação seu pc pode ir inteiro pro saco, espero ter ajudado alguem q tivesse essa duvida...
 
Alguém que entendesse bem de filtros poderia criar um tópico com os modelos que existem no Brasil falando qual presta e qual não presta!
 
no-break fode alguma coisa ?
 
...se for usar um nobreak use um realmente potente de acordo com seu pc, ou se não use o estabilizador adequando, pois se a rede eletrica de onde vc mora tiver muita oscilação seu pc pode ir inteiro pro saco, espero ter ajudado alguem q tivesse essa duvida...

Um dos principais motivos que leva o usuário adquirir um UPS (nobreak), é a "falsa certeza" de uma efetiva proteção ao seu ETI.

Antes da proteção vamos discorrer sobre a real necessidade.

- a interrupção de energia elétrica na sua região é um fato a ser levado em conta?

- seu ETI desempenha um papel importante em um processo, onde este não pode ser imterrompido por uma falta súbita de energia elétrica (servidor, SCADA...)?


Quais as desvantagens em se ter um UPS caso as respostas sejam "NÃO"?

- custo adicional na aquisição (e não é pouco),
- consumo adicional de energia elétrica,
- manutenção preventiva (dificilmente alguém faz),
- manutenção corretiva (conserto, substituição periódica da (s) bateria (s)...).

Ponha na ponta do lápis o gasto no período de 24 meses somente com este equipamento.

Tente traçar um gráfico "custo X benefício" (gasto em função do número de vezes ou período em que o UPS atuou).

Será que valeu o investimento?

Não se esqueça que, excluindo o custo com a aquisição, os outros gastos (manutenção) são permanentes.


Dar-lhe-ei um exemplo real:


Vamos voltar ao aspecto "proteção":

- proteger o que?

- proteger contra o que?

- será que necessito mesmo desta proteção?

- não será mais uma preocupação excessiva por parte de muitos usuários e inadvertidamente também estou entrando na onda?

- o que pode ocorrer se eu não me proteger com este equipamento?


Devemos ter em mente que a maioria dos UPSs comercializados para o usuário doméstico é "OFFLINE", portanto, agrega os mesmos inconvenientes de um estabilizador:

- injeta distorção harmônica em seu ETI;

- promove uma correção em degrau;

- dobra desnecessariamente o trabalho da fonte chaveada;

- consome energia elétrica adicional e

- limita a valores inferiores, a faixa de sub e sobretensão da fonte chaveada ATX12V.

Antes de continuar deixo aqui um questionamento:

QUAL A VANTAGEM ATÉ AQUI?

Vamos supor que as respostas lá em cima sejam "SIM".

Isto quer dizer que seu ETI realmente necessita de uma proteção contra interrupções de energia elétrica.

Aí devemos ter em mente que a aquisição de um UPS "OFFLINE", além dos malefícios apontados acima, quando a energia elétrica se faz presente, este "castiga" seu ETI quando na ausência dela também, devido a forma de onda não-senoidal.

Não posso afirmar que tenha sido este o motivo que prejudicou seu monitor como também não posso descartar esta hipótese.

Nada tem a ver com a potência e não existe estabilizador adequado para ETI.

É apenas mais uma questão cultural (estabilizador, UPS, módulo isolador, aterramento virtual, aterramento com prego na parede... :slap:).

Observe no mercado americano e europeu que a tendência é UPS ONLINE.

.
 
no caso de um cliente meu é importante ter um no-break pois tem 2 servidores de gravação de Audio .. e se cair a energia q nao é uma coisa dificil la .. perder o que foi gravado é complicado ..
em caso de servidores q geram dados que nao podem ser perdidos ou danificados um no-break é indispensavel !
mesmo que um dia foda a maquina !
 
Ja que esses filtros sao baratos, seria bom investir no melhor.Agora eu pergunto: Qual o melhor ?
 
conclusao:eek: melhor é usar filtro de linha,entao me uno ao pedido de outro user,quem entende, recomende bons filtros vendidos no Brasil,acredite que o faller deve conhecer ......
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo