Caramba, a coisa esquentou aqui hein
Compartilhando um pouco do que conheço sobre CPU's e sobre o ETS2 em vááárias longas threads nos forums da SCSS ao longo do anos sobre isso, em relação ao que postaram aqui:
- Falar que o jogo é single-core ou que "usa somente UM núcleo" não está totalmente errado, mas não está tecnicamente correto.
- Falar que o jogo é multi-core por causa do uso dos CPU no task manager e por causa do patch notes da v 1.4 não está totalmente errado, mas não está tecnicamente correto também.
ETS 2 é um programa "main-core" ou "main-thread", esse é o termo técnico mais correto - por isso um core no task manager está sempre com uso mais alto.
Resumidamente, isso significa que o processo PRINCIPAL do ETS2 irá utilizar um núcleo para ligar / desligar as demandas de processamento nas threads do processador - o patch 1.4 citado só aumentou a quantidade de threads que o processo main-core pode usar nos demais núcleos. Isso ajuda na performance, claro, mas ainda assim, é a main-thread que controla as demandas do que pode ser "terceirizado" para os demais núcleos/threads.
Ou seja, o ETS2 não é nem uma porcaria que só usa um núcleo, nem tem a melhor implementação multi-core que poderia ter (e que muitos jogos já possuem). Multi-core significa que o jogo abriria processos PARALELOS nos núcleos do CPU, que rodariam em total sincronia, e o uso dos núcleos seria basicamente o mesmo. Isso é a forma mais efetiva de utilização de CPUs, mas iria requerer uma mudança grande da engine e talvez até o uso do Dx12 passaria a ser obrigatório.
A informação do forum do ProMods mencionada, apesar de vir de um desenvolvedor deles, não é 100% verdade.
O fato é que ETS2 tem diferentes "demandas" do hardware dependendo do caso.
A quantidade e o comportamento do transito - que no jogo base é mais alto sempre nas cidades - é calculado pelo CPU, mas também há o peso dos polígonos de cada veículo. Ou seja, mais transito afeta tanto o CPU quanto a GPU, por isso hoje no jogo é o que mais afeta o FPS, eu mesmo já vi cair 30 / 40 FPS de uma vez só.
Isso também irá ser afetado pela resolução usada claro. Como sabemos, em Full HD geralmente a carga dos jogos tende a ser maior no CPU do que na GPU.
Eliminar o quanto mods pesam é simples, é só testar no mesmo local com e sem mods. Mas é exagero falar que a maioria dos mods afeta o FPS por problemas no desenvolvimento. Há erros graves, mas erros de log que aparecem esporadicamente como textura não encontrada, ou coisas assim, impactam muito pouco, no máximo podem gerar um pequeno drop no FPS, praticamente imperceptível se a pasta do jogo/mods estiverem num SSD.
De fato a engine melhorou bastante, mas há um limite do quanto se pode "otimizar" algo que na sua base não possui suporte a algumas instruções mais modernas.
Um bom indicador disso num jogo é quando ambos os usos do CPU e GPU não ficam nenhum dos dois perto dos 100% e mesmo assim seu FPS não está muito alto.
ETS2 se beneficiaria muito se conseguisse ser multi-core de verdade e usasse DX12, essas quedas enormes de FPS com muitos veículos poderia ser quase inexistente, mas acho muito difícil eles conseguirem isso um dia sem uma engine totalmente nova.
Utópico eu sei, mas esse jogo seria de outro mundo se fosse refeito numa Unreal Engine =)