Contribuindo pra esse tópico crescer, já que é triste ver o topico do PES estar bem mais movimentado.
Minha análise em meio a sabias palavras de grandes entendedores aqui do Forum, aqueles que jogam frequentemente, tem embasamento pra fazer comparação entre versões e que afastam a galera que curte o jogo por causa do rage sem mensurar os pros e contras do jogo.
O jogo full é o mais próximo da demo que vi até hj, jogando desde o fifa 2013. 3 dias de early e as qualidades e defeitos são os mesmos da demo (joguei no ps4).
Esta mais lento que o fifa 17, um pouco mais rápido que a demo, porém não esta DEVAGAR. continua corrido, e com o passar dos jogos a maioria dos jogadores gosta de jogadores rápidos, o que da uma maior impressão de um jogo rápido. Isso tem pontos positivos pelo novo esquema de marcação e peso dos jogadores. Deixar o jogo extremamente lento de inicio talvez tornasse inviável jogar defensivamente.
Goleiros não estão horríveis, cometem mais erros que cometiam no 17, (se for se basear em realismo isso TAMBÉM acontece). O foda seria cometer o mesmo erro sempre, o que não acontece. Precisam melhorar um pouco se não vão pegar tudo que for possível, oq tb é surreal.
Chutes estão apelativos. E talvez seja por isso que falem que os goleiros estão ruims. Jogando pro clubs com finalização abaixo de 70 e overall de 80, vc consegue com tranquilidade acertar o angulo tanto em chutes normais quanto chute colocados. Perna ruim como diz um colega é apenas apelido. Erraram feio, erraram rude. Nunca peguei um começo de fifa com placares tão elasticos (3 gols ou mais no minimo). Exigir que um goleiro pegue tudo com todo chute no angulo e colocado? Dificil. Provavelmente, já que estamos falando da EA, corrijam isso de alguma forma seja retardando a velocidade da barra de chute ou exigindo mais timing na finalização.
Passes foram facilitados pro desespero dos guardinhas do "assistido". É extremamente facil acertar passes, bola esta correndo rapido, e a base do jogo é a troca de passe frenética e tabelas. Marcar uma boa troca de passes é dor e sofrimento. Passes longos foram "um pouco" melhorados.
Perderam um pouco a mão no controle da força q vc usa no chute/cruzamento. Precisa usar uma força exagerada pra cruzar do outro lado da área. As vezes da a impressão que a fisica da bola perde e ganha velocidade sem nenhum sentido. Espero também que melhorem isso. Não chega a incomodar, mas é perceptivel. Talvez ajustem, ja que a fisica da bola é ajustável e geralmente algo q muda ao longo do ano.
Dibres - Estão mais faceis principalmnte pela dificuldade de marcação. existe uma gama maior de possibilidades e o controle de bola agora é muito maior, principalmnte em jogadores com alta pontuação de dribles. Bom pra quem ataca, péssimo pra quem marca.
Ponto extremamente negativo: Quem tem a posse de bola tem uma vantagem de milisegundos (mas que faz uma diferença do caralho) pra chegar na bola primeiro, seja pra dar um passe ou um chute. Isso não existe e se esse glitch for aprofundado vai tirar muito da diversão. Provável que corrijam tb.
Graficos. Pra quem jogou ano passado no pc esta com o mesmo defeito no brilho e iluminação do jogo. Fizeram o tal do reshade pra consertar e provavelmente façam novamente. Pra quem é necessitado por graficos infelizmnte vai se decepcionar um pouco. Nesse ponto o PES se igual ou é superior (se deixar o clubismo de lado).
CPU melhorou muito, muito mesmo. antecipa bem, marca bem. Lendário esta extremamente dificil (joguem no UT e sintam o inferno). Obviamente, a EA implanta uma "aleatoridade" no jogo em varios quesitos pra tentar evitar que o jogo fique repetitivo (como o PES). Então tem jogos que ela vai mitar, tem jogos que vai ir extremamente mal. Mas melhorou!
Defesa e marcação - Dificil demais. Dificultaram a precisão do bote e a interceptação, provavelmente devido a melhoria do "peso" nos jogadores onde vc sente a força do jogador e a agilidade de cada jogador. Jogadores altos tem uma vantagem considerável sobre jogadores baixos. Fisicamente então consegue deslocar/proteger no corpo a corpo com mais qualidade. Tem um pequeno delay entre o bote e se vc erra pra voltar atras e corrigir a sua movimentação contra qm ta marcando é praticamente caso perdido. Ainda conta negativamente o fato dos passes estarem mais faceis, pela velocidade q a bola corre, precisão e a movimentação do corpo pra alcançar a bola, antecipar um passe ou uma jogada ficou tb mais cmplicado. - Vão precisar equilibrar isso de alguma maneira no jogo, ou mesmo q os chutes sejam nerfados, os placares vão continuar elasticos.
Consideração final:
Eu gostei demais.
O jogo tem muito pra melhorar, obvio. Por experiência, os patchs que futuramente serão lançados geralmente equilibram os defeitos e qualidades a ponto q nada afete agressivamente o jogo. Passes teleguiados e rapidos provavelmente se mantenham, em compensação dificultar a finalização e ajustar o delay na marçação tem que ser um dos focos das primeiras correções. Gostei bastante do jogo, mudou bastante em relação ao 17. Pra quem joga essa porra, com frequência, vale fácil a aquisição - triste o peço ridiculo cobrado atualmente. Pra quem não é tão fan de futebol, joga offline e n faz questão, deveria esperar 1 mes pelo menos até alguns patchs de correção mudarem um pouco a fluidez do jogo. Não vale o rage todo que fazem frequentemente sobre o Fifa. É um jogo que esta tendo um rival a altura apenas nessa versão, e que mal ou bem ouve a comunidade e melhora a maioria dos defeitos iniciais do jogo.