Comprei esse FIfa 13 aqui por causa do hype falando que isso é um simulador e tal, e quebrei a cara. O jogo é até divertido, mas ta loooonge, MUITO LOOOOGE, de ser uma simulador de futebol. Eu acho que quem chama essa merd@ de simulador nunca jogou um simulador esportivo de verdade, como NBA 2k, Madden, etc.
Me perdoem, mas vou exercer meu direito de expressão e esculachar esse jogo, pq eu to put0 da vida de ter gastado uns 60 mangos nisso.
Ok, ele faz algumas coisas muito bem, como a cadência de jogo, as características dos jogadores, e a física (tanto da bola quanto do jogador e sua mecânica de movimento). Essas coisas juntas passam uma sensação "orgânica" interessante quando você dá um passe, faz um lançamento, uma enfiada, ou simplesmente conduz a bola pelo gramado. Beleza. Nisso o jogo é impecável.
Mas aí vem o problema: depois de umas 10 partidas e de você dominar esse lado mais "operacional" do jogo... a simulação acaba. Isso porque:
1. A IA é acéfala. Ela não sabe te apoiar na defesa e nem no ataque. Na defesa ela se resume a assistir o adversário passando e trombar caso o mesmo venha na sua direção (raramente ela se adianta pra interceptar uns passes óbvios), e no ataque ela se resume a ficar parada olhando pra você ou ir correndo sozinha pra frente se você apertar um comando de "vai! passa o ***!". Aí ela passa. Pra frente. Independente de estar marcada, ou de o espaço vazio estar pro lado. Ela vai pra frente. Sempre pra frente. Igual um burro que toma um chute nos culhões e sai em disparada. Fora isso ela não faz nada, não se mexe pra ficar livre, não procura espaços vazios, não troca de lado com companheiros pra enganar a zaga, ou sequer volta pra pedir bola.
2. A parte tática é rasa igual uma piscina Tony. Não dá pra fazer marcação individual (como mandar o Paulinho grudar no Neymar e negar passes a ele), não dá pra dar orientações específicas a jogadores como mandar um lateral avançar em diagonal ou um atacante abrir pra puxar a marcação, etc. Não dá pra reagir taticamente às situações como os técnicos fazem quando vão pro vestiário e voltam com o time diferente pro 2º tempo e dão um nó tático no outro, sabe ? Não tem nada disso aqui.
Além disso tem outras coisas questionáveis, como por exemplo o conceito de controle "Automático, Semi-automático, e Manual", que a meu ver não faz o menor sentido. O "manual" é análogo a jogar uma simulação de combate (Xcom ou Jagged Alliance) com você tendo que mirar manualmente os tiros. E o modo "Automático" é análogo a deixar o carinha atirar com a habilidade dele conforme o índice de sua "ficha de personagem". O que seria o ideal, se esse modo não fizesse o jogo ficar um verdadeiro arcade, com passes e lançamentos teleguiados e certeiros sendo desferidos até pelo maior cabeça de bagre do time. Outra coisa estranha é o pé com que os jogadores chutam, aspecto que não parece seguir nenhuma lógica visível, e resulta em completa irrelevância saber qual o pé bom ou o ruim.
Não me entendam mal, há uma diferenciação entre os jogadores em termos de habilidades, mas o fato disso estar atrelado a um modo de jogo onde voce tem que mirar certo as coisas é de uma bizarrice sem tamanho. Eh como no Nba2k voce tivesse que mirar certinho a direcao e forca do arremesso pra acertar a cesta, ou pra dar um passe ter que apontar certinho pro cara e medir a forca correta pra bola chear ateh ele. Ou, num rpg de mesa pro seu personagem atingir o Orc, voce jogador pegar uma espada de plastico e acertar certinho num alvo desenhado numa almofada na sua casa, ao inves de rolar dados (isso seria o "manual" ) ou ateh rolar, mas o resultado dos dados apenas seriam modificadores pro seu ataque de espada de plástico ("Semi"). Ou disparar sua pistola de paintball num alvo no muro de casa pra saber se actou o bandido na ficcao jogando Gurps. Ou ter que dar socos na tela da tv jogando Ufc 2012. Isso nao faz sentido pra mim em se tratando de uma simulacao. E pior: quando voce pega algum jogador ultra-viciado, os passes chutes lançamentos e dribles do cara ficam quase tão teleguiados e irreais quanto no Assisted, mesmo estando no Semi - o cara te dribla e faz golacos com qualquer banana. (por sorte, isso eh raro. Ateh agora soh peguei 1 cara assim nas minhas 50 e poucas partidas online). Isso seria o mesmo que, num rpg de mesa jogar com um mago que da espadadas melhor que o guerreiro, da flechadas melhor que o ranger, e joga labia melhor que o rogue, tudo porque o jogador na vida real faz tudo isso melhor que os outros jogadores,e mesmo os dados modificadores ( o "Semi" da parada) nao conseguiriam nivelar a coisa.
Enfim, concluindo: Fifa faz algumas poucas coisas muito bem (em especial a "física" do jogo), mas é só isso. A parte tática é estéril, e a iA é acéfala at worst, e precuiçosa at best. Isso não é simulador de futebol p0rra nenhuma, e nem se compara aos outros simuladores esportivos do mercado (NBA 2K, Madden, NHL ) ou de qualquer outro gênero. No final, o jogo acaba se resumindo a uma disputa "operacional" (quem tem mais reflexo e habilidade no joystick, vence) junto com ajustes táticos idiossincráticos (que não refletem bem a realidade do esporte mas sim uma lógica interna do próprio jogo). Eu gosto de jogar com o Fluminense de "Pressão Total" e botando o time todo pra frente o tempo todo - não reflete nem o pouco o Flu da vida real, mas aqui funciona que é uma beleza. Acho que isso, por si só, já demonstra o quão "simulador" o jogo é. (fora o fato de não poder jogar os 45 mins como na vida real, senão o placar vai ser algo em torno de 35 a 21, o que também é prova de que isso não é simulador de bost@ nenhuma).
Pronto. Falei.
Ai, ai. Já to mais tranquilo.