[TÓPICO DEDICADO] FIRMWARE ALTERNATIVO - Trocando o sistema do fabricante do modem ou roteador por um melhor

O mais indicado para o tl-wr1043nd v1.8 seria o DD-WRT ou existe outro firmware que seja melhor pra ele?

O meu roteador não tá "segurando" a conexão com a internet e faz isso somente com a internet, a rede continua funcionando. Smartphones e PCs perdem acesso à internet do nada.

Vale a pena testar firmware alternativo ou é "mais jogo" comprar um roteador novo pra casa? Se sim, qual roteador vale a pena? O tl-archer c7?

Sou novato, sei nada de rede e a casa é simples. A rede funciona apenas com o roteador tl-1043nd v1.8 e um modem da Cianet EB-01 (fibra ótica 40down/20up de provedor pequeno aqui da cidade) conectado via PPPoE através do roteador.

@wmh eu iria de OpenWRT, e inclusive subi em um TP-Link TL-MR3220 e olha o tempo que ele tá ligado e não trava... antes travava entre 12 a 24horas, agora fica de 4 a 6 dias sem travar! Economizei de gastar uma grana nessa área da rede. Segue print de hoje:

 
  • Curtir
Reações: wmh
Alguns comandos muito úteis:

Reinicia o roteador automaticamente às 04:00h todas as segundas feiras:
Código:
0 4 * * 1 sleep 5 && touch /etc/banner && reboot

Reinicia a conexão WAN todos os dias às 04:00h. É bastante útil para operadoras que trocam o IP a cada 48h, mantendo o mesmo IP durante todo o dia sem que a operadora reinicie o IP.
Código:
0 4 * * * /sbin/ifdown wan; sleep 30; /sbin/ifup wan

Esses códigos devem ser salvos em System > Scheduled Tasks.
 
E como que instala e configura o dd-wrt?

@wmh eu iria de OpenWRT, e inclusive subi em um TP-Link TL-MR3220 e olha o tempo que ele tá ligado e não trava... antes travava entre 12 a 24horas, agora fica de 4 a 6 dias sem travar! Economizei de gastar uma grana nessa área da rede. Segue print de hoje:

 
Acabei encontrando relatos de que o Gargoyle funciona no 1043nd ver. 1.8 sem problemas através deste tópico:


A pessoa restaurou as config de fábrica e depois deu um "up" usando o factory.bin 1.8.0 do gárgula no aparelho.

Atheros AR71XX Routers:

TL-WR1043ND v1.x - Flash: 32MB RAM: 8MB USB: 1 Firmware file: *-tl-wr1043nd-v1-*

O meu é o "branquinho" e tem, no mínimo, uns 7 anos.

u7ZuCrE.jpg


https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr1043nd

Esse é o traceroute que fiz via roteador:

Código:
Tracing route to www.yahoo.com [98.138.252.39] over a maximum of 20 hops

1  5ms  5ms  4ms  177.105.241.130
2 16ms 11ms  8ms  177.105.241.190
3 11ms 12ms  8ms  177.105.249.177
4 12ms 18ms  6ms  191.240.3.181
5 22ms 27ms 21ms  191.53.4.77
6 25ms 23ms 22ms  177.84.161.61
7  *  *  *  Request timed out.
8  *  *  *  Request timed out.
9 160ms 158ms 158ms  206.126.236.2
10 173ms 171ms 182ms  216.115.101.145
11 181ms 178ms 184ms  216.115.100.10
12 191ms 178ms 184ms  216.115.105.29
13 193ms 179ms 194ms  98.138.97.61
14 190ms 183ms 178ms  98.138.93.5
15 195ms 183ms 187ms  98.138.240.16
16 184ms 178ms 175ms  98.138.252.39

Trace complete.

Esse é o ping:

Código:
Pinging www.yahoo.com [98.138.252.38] with 64 bytes of data:

 Reply from 98.138.252.38:  bytes=64  time=183  TTL=51  seq=1
 Reply from 98.138.252.38:  bytes=64  time=184  TTL=51  seq=2
 Reply from 98.138.252.38:  bytes=64  time=179  TTL=51  seq=3
 Reply from 98.138.252.38:  bytes=64  time=187  TTL=51  seq=4

 Ping statistics for www.yahoo.com
  Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
 Approximate round trip times in milliseconds:
  Minimum = 179, Maximum = 187, Average = 183

@wmh colega, ainda não tive a oportunidade de usá-lo, porém é um ótimo firmware! Tem um amigo com um Linksys da época da Cisco, que tá rodando desde 2011 tranquilo!
 
Última edição:
Cara, esse Gargoyle solucionou todos os meus problemas de rede wireless! Impressionante! É muito foda! To me sentindo naquelas propagandas toscas de TV que anunciantes dizem que produto x faz isso e muito mais. huhauhauhauh

Se soubesse que era tão simples, já teria feito esse update de firmware há mais tempo.

@wmh colega, ainda não tive a oportunidade de usá-lo, porém é um ótimo firmware! Tem um amigo com um Linksys da época da Cisco, que tá rodando desde 2011 tranquilo!
 
Cara, esse Gargoyle solucionou todos os meus problemas de rede wireless! Impressionante! É muito foda! To me sentindo naquelas propagandas toscas de TV que anunciantes dizem que produto x faz isso e muito mais. huhauhauhauh

Se soubesse que era tão simples, já teria feito esse update de firmware há mais tempo.

to pensando em fazer no meu, modelo é o mesmo v1.8 , pior que estou esperando meu Xiaomi Router 3G, foi liberado hoje la de Curitiba sem taxas e talvez deixe ele como repetidor.
 
Vale e MUITO a pena, cara! Mande ver aí. Antes faça um backup das tuas configs, restaure o padrão de fábrica e dê upgrade nessa bagaça. Teu roteador vai voar baixo! É realmente espetacular!

Se o nome do arquivo estiver muito grande reduza para algo tipo "firmware gargoyle 1.8.1". O que tu vais usar é o factory.bin do 1043nd ver. 1.8.

Fica show! As conexões de internet pararam de cair, tudo melhorou. Espetáculo!

to pensando em fazer no meu, modelo é o mesmo v1.8 , pior que estou esperando meu Xiaomi Router 3G, foi liberado hoje la de Curitiba sem taxas e talvez deixe ele como repetidor.
 
Poxa, fazia tempo que não entrava aqui na parte de Internet e Redes. Muito legal que criaram esse tópico fixo, já tinha participado de um outro tópico há um tempo atrás sobre esse mesmo assunto.

Atualmente tenho dois TP Link 1043nd v1.8, um com Gargoyle (há mais de um ano) e o outro com DD-WRT que instalei há pouco mas tá parado. Cheguei a testar o LEDE mas vi que era igual ao OpenWRT, e como não gosto deste, então não durou nem uma hora na minha mão.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Poxa, fazia tempo que não entrava aqui na parte de Internet e Redes. Muito legal que criaram esse tópico fixo, já tinha participado de um outro tópico há um tempo atrás sobre esse mesmo assunto.

Atualmente tenho dois TP Link 1043nd v1.8, um com Gargoyle (há mais de um ano) e o outro com DD-WRT que instalei há pouco mas tá parado. Cheguei a testar o LEDE mas vi que era igual ao OpenWRT, e como não gosto deste, então não durou nem uma hora na minha mão.

Gargoyle = Fork do Openwrt
 
Testando a solução AIMESH da ASUS, por enquanto tudo ok, porem com alguns bugs que serão arrumados ao longo do FW, sai do merlin por enquanto e estou no AIMESH

2dg9Tuvl.jpg


Para quem não conhece o sistema, é um FW da propria ASUS que combina diversos roteadores para construir apenas uma fonte de gerenciamento e formar apenas uma rede wifi 2.4 e 5 ghz, segue:

https://www.asus.com/AiMesh/

AiMesh_Self-healing.gif


.

ASUS_AiMesh_Whole_Home_WiFi_system.gif


.
 
Que foda cara! Maneiro isso aê!

Tenso que esses roteadores da Asus são caros pra caralios aqui no huezil. :feelbad:

Testando a solução AIMESH da ASUS, por enquanto tudo ok, porem com alguns bugs que serão arrumados ao longo do FW, sai do merlin por enquanto e estou no AIMESH

2dg9Tuvl.jpg


Para quem não conhece o sistema, é um FW da propria ASUS que combina diversos roteadores para construir apenas uma fonte de gerenciamento e formar apenas uma rede wifi 2.4 e 5 ghz, segue:

https://www.asus.com/AiMesh/

AiMesh_Self-healing.gif


.

ASUS_AiMesh_Whole_Home_WiFi_system.gif


.
 
Testando a solução AIMESH da ASUS, por enquanto tudo ok, porem com alguns bugs que serão arrumados ao longo do FW, sai do merlin por enquanto e estou no AIMESH

2dg9Tuvl.jpg


Para quem não conhece o sistema, é um FW da propria ASUS que combina diversos roteadores para construir apenas uma fonte de gerenciamento e formar apenas uma rede wifi 2.4 e 5 ghz, segue:

https://www.asus.com/AiMesh/

AiMesh_Self-healing.gif


.

ASUS_AiMesh_Whole_Home_WiFi_system.gif


.

Pelo que entendi inicialmente é feito um ROAMING WiFi de cada frequência e outra que você consegue ter uma central de gerenciamento com todos os roteadores unificados, similar ao Ubiquiti e Tanaza (firmware alternativo).

Da hora compartilhar isso aqui! Parabéns colega!
 
  • Curtir
Reações: wmh
Que foda cara! Maneiro isso aê!

Tenso que esses roteadores da Asus são caros pra caralios aqui no huezil. :feelbad:

Pelo que entendi inicialmente é feito um ROAMING WiFi de cada frequência e outra que você consegue ter uma central de gerenciamento com todos os roteadores unificados, similar ao Ubiquiti e Tanaza (firmware alternativo).

Da hora compartilhar isso aqui! Parabéns colega!


Exatamente, como eu não achei um clube dos roteadores da ASUS, acabei postando aqui, mas isso pode ser feito com roteadores antigos, a asus irá liberar desde o AC66, ou seja, uma mão na roda para quem tem dois roteadores em casa em modo AP ou tem algum parado,
 
Tenho um linksys 54GS v7, um tplink wr740n v4,25 e um tplink wr941nd v5. Estou pensando em comprar um archer C7.


No momento estou usando o tplink wr941nd v5 como roteador principal e o tplink wr740n v4,25 como repetidor, o problema é que tem muita oscilação de velocidade, interrupções e o sinal não está muito bom. Se usar somente o linksys 54GS o sinal fica melhor que o wr941nd, porém tem apenas tecnologia wireless G.

Gostaria de saber se é melhor comprar um roteador novo, ou se vale a pena usar algum firmware alternativo em algum dos modelos acima?
 
O TP-Link wr941nd v5 é um roteador capenga com chipset que só suporta Mimo 2x2 (uma antena é TX/RX, outra é só RX e outra é só TX). Foi um dos piores roteadores lançados pela TP-Link com instabilidade e baixo alcance de sinal, além de ser mentiroso porque toda a linha 941 sempre suportou Mimo 3x3.

Sugiro que troque esse equipamento porque firmware alternativo não vai solucionar o seu problema.
 
Boa noite a todos,

Estou tentando implementar as restrições de conteúdo para um roteador com dd-wrt para uma rede segura usando o DD-WRT.

Já consegui ativar o google safe search, BING seguro e youtube moderado na opção dnsmasq.

Tb ja setei o DNS global como o opendns family shield. Agora só me falta o mais importante, aplicar um DNS se restrições para três dispositivos.

Será que tem jeito de adaptar isso para o DD-WRT?

Entrei no firmware dd-wrt e as pastas são diferente, não estou achando o arquivo dhcp.

https://nicolas314.wordpress.com/2014/12/10/parental-control-with-openwrt-and-opendns/

Enter OpenWRT: you can actually assign different DHCP settings to hosts on your network, e.g. different DNS servers. Even if the documentation is respectfully thick on that topic, it took me a while to understand it.

In its latest incarnation Barrier Breaker (Dec 2014), OpenWRT packs all DHCP information into /etc/config/dhcp. Make your modifications there and restart the dnsmasq daemon to activate them.

Procedure:

1. edit /etc/config/dhcp to add a new section

config tag 'kids'
list dhcp_option '6,208.67.222.222,208.67.220.220'

2. Now add individual sections for all devices you want to include in the ‘kids’ section:

config host
option name 'pluto'
option mac 'YOUR DEVICE MAC ADDRESS'
option ip 'YOUR DEVICE ADDRESS ON THE INTERNAL NETWORK'
option tag 'kids'

3. Restart dnsmasq with: /etc/init.d/dnsmasq restart

And you are done. Just tag the hosts you want to be part of the kids zone to distribute the OpenDNS servers instead of the default one.
 
O TP-Link wr941nd v5 é um roteador capenga com chipset que só suporta Mimo 2x2 (uma antena é TX/RX, outra é só RX e outra é só TX). Foi um dos piores roteadores lançados pela TP-Link com instabilidade e baixo alcance de sinal, além de ser mentiroso porque toda a linha 941 sempre suportou Mimo 3x3.

Sugiro que troque esse equipamento porque firmware alternativo não vai solucionar o seu problema.
será que é necessário um Archer c7, ou um Asus ac51u, Archer c60 ou link 822 dão conta do recado?
 
Boa noite a todos,

Estou tentando implementar as restrições de conteúdo para um roteador com dd-wrt para uma rede segura usando o DD-WRT.

Já consegui ativar o google safe search, BING seguro e youtube moderado na opção dnsmasq.

Tb ja setei o DNS global como o opendns family shield. Agora só me falta o mais importante, aplicar um DNS se restrições para três dispositivos.

Será que tem jeito de adaptar isso para o DD-WRT?

Entrei no firmware dd-wrt e as pastas são diferente, não estou achando o arquivo dhcp.

https://nicolas314.wordpress.com/2014/12/10/parental-control-with-openwrt-and-opendns/

Boa tarde.

Poderia por favor compartilhar este script?

Quanto a sua dúvida, será que usando VLANs não resolveria?
https://www.flashrouters.com/blog/2015/04/06/what-is-a-vlan-how-to-setup-vlan-ddwrt/

Daí seria só configurar as regras para elas no DNSMasq (acho).
 
Chegou ontem pra mim o C60, gostei viu, tem boa abrangência o sinal e boa velocidade.
 

Também estou procurando, e só achei um beta ainda do LEDE
Fui comprar o Archer c7 mas tinha acabado, vou dar uma olhada nesse c60.

Quanto ao linksys 54GS v7, tplink wr740n v4,25 e o tplink wr941nd v5, existe algum firmware alternativo que de uma sobrevida? Preciso de um roteador para um outro imóvel, e esse so será usado esporadicamente para acesso a internet.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo