Então, relato sincero de um usuário de muitos anos do Pi (já tive o 3 e o 4):
Ele não funciona muito bem como um "PC" pra uso cotidiano, pois a performance dele é bem ruim... O que funciona MUITO bem nele são aplicações específicas, fora de um ambiente gráfico.
No meu caso, eu uso o Raspbian (64bits) mesmo, só que na versão sem interface gráfica, ou seja, é tudo pelo prompt de comando que acesso via SSH.
Nele, instalei o qBittorrent, Plex e Open Media Vault (também usava um servidor DNS mas acabei deixando de lado, pois não sentia diferença) e um HD Externo de 6TB. Cada programa com uma função específica, e todos funcionam de forma bem satisfatória, pra um pczinho tão "fraquinho".
A única reclamação mesmo é a velocidade do Open Media Vault, que tá atrelada a rede/usb do Pi, que é ruim, porém, novamente, aceitável, sendo um pc fraquinho e com consumo quase irrisório.
O Plex funciona perfeitamente, mesmo pra filmes 4k, EXCETO para arquivos extremamente grandes e com pouca ou nenhuma compressão. Por exemplo, já peguei uns arquivos de filmes em 4K, com qualidade lá no talo (com taxa de bits absurdas e tal) e esses arquivos realmente não rodam de jeito nenhum no Plex... Já arquivos normais, 4K+HDR/DV+DolbyAtmos, tanto x265/hevc quanto x264 (eu dou preferencia pros x265 hoje em dia, pela qualidade e tamanho) funcionam perfeitamente. Vale lembrar que eu não costumo assistir em várias telas ao mesmo tempo, geralmente só uma tela tá acessando o conteúdo do Plex. Não sei se o Pi aguentaria várias telas ao mesmo tempo com conteúdo 4k...
O qBittorrent funciona perfeitamente, nunca deu nenhum problema e fica sempre ativo.
Na verdade todos esses programas ficam 24/7 rodando, praticamente nunca desligo o Pi, até por preguiça mesmo, já que o consumo é tão baixo que não faz diferença nenhuma deixar ligado (cerca de 4W ocioso e no máximo uns 7W se tiver fazendo algo "pesado").
Se precisar de mais coisas, só me chamar no privado que te explico.
Pra não sair (mais ainda) do intuito do tópico, foto do cantinho do bichinho: