Garimpando na net! certas coisas não tem preço.

Tem umas linhas de crt "slim", numa analogia com um "serumano" seria como se um cara de 1,80 fosse de 220 pra 190 quilos. Ou seja, ia continuar gordo. Então não adiantou poha nenhuma a nível mercadológico. O meu 22" era assim. Muito bom, msm tamanho de fundo de um 19", mas sem comparação com os Lcd's em tamanho e design.

O tubo ficou associado a coisa do passado, como a máquina de escrever, simplesmente sumiu. Sendo q tecnicamente, no caso dos Crt's x Lcd's foi como trocarem pc's por máquinas de escrever, os primeiros Lcd's eram medonhos em termos de qualidade de imagem, mas o cliente chegava na loja e levava pq era "bonitinho", leve, pequeno..

Ja os componentes, tem capacitor nas placas de Crt do tamanho de uma pilha média/grande. Eu quase morri tentando consertar o meu, msm desligado tomei uns choques bem legais. Se tivesse ligado :eek: .. Tem tbm um transformador inteiro, praticamente uma fonte dentro do gabinete do monitor, e mais a placa principal, q é como se fosse uma placa mãe em tamanho e quantidade de resistores e capacitores. de quebra ainda tem toda a fiação do degauss, + a placa. dá na boa mais de meio quilo de fio. Depois eu tiro umas fotos das peças de museu aqui, inclusive do 22" desmontado e suas peças.

Só uma pequena comparação sobre custos: no crt a tela é envolta por pesadíssimos cabos, ligados a placa de degauss, q servem pra desmagnetizar o monitor emitindo pulsos q eliminam distorções na tela.

Num LCD a maioria das fábricas nem uma poha duma fica isolante em volta da tela pra eliminar o bleeding eles botam.

A verdade é q o Lcd pesa menos, custa muito menos pra produzir, transportar, consome menos (muito importante em empresas e afins onde há 200, 500, 1000 unidades) inclusive influenciando até no consumo de a/c. Foi bom pra todo mundo, lojas empresas e consumidores q não precisam de qualidade de imagem nem levam a jogatina virtual a sério. É uma economia enorme de espaço, energia, transporte e etc e suas telas vagabundas de plástico com seus pixeis monstuosos possibilitaram a pessoas normais terem tamanhos de tela jamais sonhados na década de 90. Hj qqr um pode ter um 24" lcd por um preço ridículo, enquanto no tempo dos Crt's ninguém nem mesa tinha pra sustentar esse tamanho e o limite do mercado ficou por volta de 19"/20" pra monitores e até 36" (wide) 40-e-tantos pra tvs. Antigamente tela grande só de projetor.


Se não me engano a patente da Sony expirou e ficou liberado o uso do aperture grille pra geral.
 
recebi umas fotos do estado do bixo, durante a calibragem, simplesmente inacreditável. geralmente monitores Crt "cozinham" as partes plásticas depois q são usados, e normalmente esses plásticos brancos chegam a ficar marrons, e até quebradiços. ver um crt com o tubo ainda zerado em pleno 2009 foi uma surpresa muito grande. Não tem um amareladinho, um grão de poeira. Deve ser despachado semana q vem e daki uns 10-15 dias tá chegando.

geladeira.jpg


A esquerda fica alojada a placa do degauss, e a direita a alimentação/transformador e capacitores do conjunto do flyback de onde sai o fio q se conecta a parte superior do tubo.

Hj eu tava mexendo no finado monitor aqui e descobri algo q me deixou mais triste ainda: sua tela era de cristal puro já com o antireflexo na composição do vidro, não tinha filme anti-glare, plástico, nada!...era direto cristal puro....passei anos limpando o bixo com detergente e água (mor saco) e agora descobri q poderia simplesmente ter metido álcool de boa.
 
você disse que comprou um de 21" por 300 pila... Aonde e de quem?
 
você disse que comprou um de 21" por 300 pila... Aonde e de quem?

http://produto.mercadolivre.com.br/...m-crt-21-pol-tela-100-plana-profissional--_JM

se pechinchar acho q pega mais barato, se for mesmo comprar, fale comigo antes, pois a unidade q eu peguei algum infeliz tentou limpar de forma errada e de dia tem uns micro arranões meio chatinhos. Fora isso o monitor tá ZERO, e a noite isso não incomoda, na verdade meu quarto é claro pra kct. to em obras, sem cortina, etc.. mas se vc for comprar faço questão de botar uma pilha no cara pra olhar isso direito, qqr coisa manda MP q eu ligo pra ele. Não botei isso no site pq esse tipo de coisa nego nem vê direito e segundo eu to averiguando tem chancers de polir e consertar, ae fica novo. De qqr forma eu to achando q isso pode tr chance de ser só no meu, já q cada um desses monitores ficava com um técnico/cadista diferente, e eu posso ter dado o azar de ter pego um jozelito. Se tiver mesmo interesse me avisa q eu ligo pro cara e peço pra ele escolher o mais filé pra vc.

ps* liguei pro cara acho q ele tem mais 2 mas ele falou q não consegue ver esse tipo de detalhe (e eu realmente to numa situação punk, o quarto inteiro com janela e até claraboia sem cortinas tudo branco...mas de noite eu não vejo nada.)

ps. tomei coragem e meti pasta de polir no monitor e diminuiu bastante. depois vou tentar melhor. parece q esse tbm é viro puro, então não tem problema de abrasão química como os q usam filme anti-glare.

ps2 recomendo a quem ir comprar olhar no local e tirar as próprias concusões.
 
CARAMBA! Esse IBM em espessura deve equivaler a uns 10 lcds :eek:
 
ehhe esse ibm é o motivo da minha bancada ter 4x1 :D

imagina vender "isso" do lado de um lcd?

não há marketing q faça milagres.
 
up

hj eu descobri q os monitores crt tem 2 versões de antiglare:

(f) de Film, q é literalmente como um insulfilm colado na tela, e o (b), q é direto na composição do cristal.

o meu é "f" mas até o técnico falou q prefere tirar o filme. (f stands for film - duh) se tudo correr bem ele sai de LA amanhã.
 
Parabéns! por ter encontrado algo que vc procurava! Quanta coisa as vezes nos procuramos por ai e não encontramos!

Para os outros pode ser até velho, feio... mas pra quem está atrás do produto, isso é irelevante!
 
Parabéns! por ter encontrado algo que vc procurava! Quanta coisa as vezes nos procuramos por ai e não encontramos!

Para os outros pode ser até velho, feio... mas pra quem está atrás do produto, isso é irelevante!

thx:)

"I have two (2) in stock, and I am giving you the newest one: November 2003. So you know, Sony stop making them in January 2004. The second unit was manufactured in 2002. Both units came directly from Sony when they closed the factory. They had one container full of brand new monitors series GDMs, and I bought all the Artisans and a few GDM-F520 and GDM-FW900s. "

isso é a última leva dos melhores crt's já fabricados.

certas coisas não tem preço :)
 
Hehe...
Eu lembro que antigamente usava um crt 14' de um compaq presario que tu tinha que bater na tela porque ficava totalmente amarelada,isso me rendeu oculos e alguns graus.
Nunca mais volto pra crt.
 
CRT se mostrando caro na atualidade.. mas pra quem precisa nada mal!

Parabéns pela compra ai
 
Hehe...
Eu lembro que antigamente usava um crt 14' de um compaq presario que tu tinha que bater na tela porque ficava totalmente amarelada,isso me rendeu oculos e alguns graus.
Nunca mais volto pra crt.

tem muitoas décadas q os padrões pra uso de crt foram definidas.

crt ruim é o capeta, frita seus olhos e dá náusea, é um lixo total..por isso muita gente migrou direto de crt's ruins pra lcd e achou uma "evolução'.


****************************************

finalmente, depois de uma semana, conseguimos embalar e enviar o monitor dentro das normas da UPS, aliás na verdade abriram uma excessão pra gente e liberaram 2" no tamanho do pacote :whistle:

hj eu recebi o tracking e o invoice final:

"The unit you bought is it a BRAND NEW UNIT THAT HAS NEVER BEEN TURNED ON! :yes: :yes: :yes:
Before the unit was shipped to you, it was fully inspected for integrity and functionality. When you unpack the unit, please be careful! The unit is quite heavy and in order to avoid damage, it is strongly recommended that the unit be unpacked by two persons :eek:
(...)
This special monitor has a unique color picture tube with a special phosphor that once is calibrated, it will reproduce rich and vivid colors; and will set and maintain blacks, whites and grays(...)This unit can be calibrated with any commercial CRT calibration system such as the X-Rite Monaco Optix, Gretag-MacBeth Eye-one, ColorVision Spyder2, or any other system, ...

Enjoy your GDM-W900 Monitor!"

Mal posso esperar...vai ficar um triple-head com 2 ibm/sony 21" 4:3 laterais e esse sony 24" 16:10 no meio.

depois posto pics do monstrinho sendo testado e embalado.

[]'s
 
Hehe...
Eu lembro que antigamente usava um crt 14' de um compaq presario que tu tinha que bater na tela porque ficava totalmente amarelada,isso me rendeu oculos e alguns graus.
Nunca mais volto pra crt.

Pelo que sei,isso não tem fundamento ciêntífico
 
uiehaoeuhoauh tapão no monitor é clássico..compaq 14" é trevas tbm. Monitor crt vagabundo com 60hz de refresh frita seus olhos, dá dor de cabeça, é um lixo de usar. Tem até estudos dizendo q o mínimo tolerável pra usar crt é 75hz e o mínimo ideal é 85hz. Eu raramente uso abaixo de 90/100hz.

Dependendo de quanto tu tempo tu passou exposto a uma refresh dessas não duvido q tenha causado algum problema. Eu trampei muito em 14" e afins, mas logo parti pros 15" e 17", acho q nunca peguei nenhum com refresh de 60hz. Jamais sentaria 5 minutos em frente de um, comprovadamente dá dor de cabeça, ardência nos olhos, etc..Se não me engano (não sou de ficar procurando essas pohas no google) seu cérebro/pupilas reagem a refreshs tão baixas e isso realmente pode te phoder.

No Lcd por ex, isso não acontece pq a refresh apesar de baixa, é "lenta", em outras palavras, o pixel não apaga totalmente como um crt.

Ja numa tv q tem igualmente refresh baixa, segundo me lembro, os raios catódicos não mudam partes desnescessárias na imagem, apenas muda o q precisa, e deixa o resto quieto, algo assim, não lembro direito, mas o refresh do Crt das tvs é muito mais suave e fluido.

De qqr forma, esse é um dos motivos pelo qual não uso vista, q fica forçando a refresh pra 60hz toda hr e temq ficar usando gambiarras pra mudar isso. Já no Xp eu altero direto no registro e o OS só aceira A res. q eu boto lá no registro.

Vc tem q fazer isso usando as resoluções + o hex correspondente a refresh q vc quer, tem um programinha q faz isso, chamado Nvrefresh, ae vc vai lá, escolhe exatamente a refresh q vc quer, regula ela certinho no limite do seu monitor (ex: meu atual aceita até 118hz de refresh @ 1280x960, passou pra 119 dá "out of range", eu deixo a 118hz e regulo a geometria dali) e assim por diante em todas as res q eu uso. Depois volto ao registro, gravo as refresh q o programa traduziu pra hex, depois na próxima install é só ter um txt, ir no registro, apagar as refreshs padrão do windows e botar minha refresh custom lá.

Mesmo assim, ou vc faz isso num cabo BNC, ou corta o pino 12 do cabo vga (q manda as infos da config padrão do monitor pro windows, como um usb (chama edid). Cortanto isso, vc simplesmente estupra o XP e faz ele rodar na refreshde sejada, pois a única info q ele tem do seu monitor é a q VC msm botou no registro. Já cabos BNC não tem esse "pino".

No meu caso, especialmente por causa do tamanho da tela, não guento 5 minutos a 60hz, se eu ficar o dia todo usando assim eu passo mal. (dor de cabeça, enjôo, olhos doendo).. Pra ter tido problema de visão, vc deve ter fritado em frente a um 60hz muito tempo. Eu mesmo usando LCD a 60/75hz, quando eu desligo o Pc depois de um longo período e vou pro quarto dormir, apago a luz, continuo por um BOM TEMPO com minha visão "piscando" na taxa de refresh do monitor. Acho meio foda vc ter tido problema de visão por causa disso, (cabe até indenização) pq basicamente ninguém guenta sentar o dia inteiro olhando pra um 14" 60hz..mas duvidar não duvido não, 60hz em monitor crt rebenta sua vista mesmo. Agora, se vc usa um bom Crt profissional, acima de 100, 120hz, seu organismo não vai reagir fisicamente (dilatação de pupilas ou refresh pecebido pelo cérebro), então tenho a visão 100% perfeita, apesar de usar Crt's por quase uns 20 anos..prefiro muito mais um crt a 85/100 do q um Lcd a 60/75. Percebo nitidamente a diferença.

[]'s
 
Última edição:
maneiro em...
seu mouse e usb?
heheheeh

vc sabia q o usb do xp/vista é mais lento q ps2?

polling do usb do xp/vista = 125hz

polling de entrada ps2 = 200hz

:wave:
 
parabens ae BadDay pela aquisição, vc estava falando de triple head mais acima, poderia postar fotos dos outros 2 monitores?



abração e parabens mais uma vez, quando chegar posta foto pra gente!
 
nem achei que ainda era possivel encontrar crts, principalmente novos .
O ultimo aqui de casa foi embora faz tempo por cinquentinha XD
 
Novo é praticamente inexistente. O meu foi de um lote q foi vendido pra uma loja e houve um vazamento q danificou a parte de baixo das caixas, ae ficou parado esse tempo todo. Já os IMB's são da resstruturação da área de design de uma empresa, ae achei um cara q comprou o lote em leilão e vendeu tudo já.

O outro IBM tá chegando essa semana ainda, e semana q vem finalmente o Sony deve chegar, ae eu posto pics e o vídeo da mesa desabando :D
 
Dependendo de quanto tu tempo tu passou exposto a uma refresh dessas não duvido q tenha causado algum problema. Eu trampei muito em 14" e afins, mas logo parti pros 15" e 17", acho q nunca peguei nenhum com refresh de 60hz. Jamais sentaria 5 minutos em frente de um, comprovadamente dá dor de cabeça, ardência nos olhos, etc..Se não me engano (não sou de ficar procurando essas pohas no google) seu cérebro/pupilas reagem a refreshs tão baixas e isso realmente pode te phoder.

[]'s

Refresh baixo(60Hz) é uma bosta mesmo,dá dor de cabeça,cansa a vista,etc.
Mas concerteza não vai deformar o olho(alongando por ex?WTF?) pra aumentar miopia/hipermetropia ;)
Não sou da área,mas são coisas totalmente diferentes.
 
Refresh baixo(60Hz) é uma bosta mesmo,dá dor de cabeça,cansa a vista,etc.
Mas concerteza não vai deformar o olho(alongando por ex?WTF?) pra aumentar miopia/hipermetropia ;)
Não sou da área,mas são coisas totalmente diferentes.

Ae tbm já não entendo bulhufas, mas uma coisa eu apostaria: ileso vc não sai.

Crt a 60hz durante longos períodos por muito tempo eu posso quase q garantir q vai phoder sua vista. Agora, exatamente "como" eu não faço idéia. Pelo q eu lembro do q eu li a mto tempo atrás foi esse treco ae do seus sistema visual se adaptando a uma frequência perceptível, como se alguém ficasse ligando e desligando um farol na sua cara (literalmente é isso). Pra ter até orientação médica sobre o uso de frequências mínimas, imagino q certamente tem um bom potencial pra te deixar vesgo/míope/crescer cabelo na mão..whatevah.. Só sei q conheço MUITOS casos de pessoas q odeiam Crt pq usavam no trabalho ou em casa sem saber como ou ter como aumentar a refresh, isso é fato.

Esses Crt's de baixa qualidade já eram uma bosta, ae o cara vai pra um lcd, fininho, sem dor de cabeça (literalmente) e fica com essa impressão ruim do Crt. Já vi isso acontecer e muito.


@t

Ontem a noite chegou o segundo lateral, infelizmente a me4rda da transportadora conseguiu rachar a quina (lateral esquerda debaixo) dele, agora q a parada tá "flintstones" mesmo, mas em compensação a tela..meu deus..parece nova, sem um arranhãozinho. Como ele é preto a rachadura não aparece muito, ae nem esquentei. O vendedor fez um casulo de plástico bolha e meio q cobriu com papelão, não era uma caixa, parecia q eu tava abrindo um ovo de alien. uma quina chegou com um amassão e outra com essa rachadura.

Assim q eu tirar as armas, p*tas e dorgas da minha mesa eu posto pics :rolleyes: . nego já deve estar me achando louco de comprar crt em 2009, se ver minha mesa do jeito q tá vai ter ctza. Minha casa tá em obras a meses, parece q explodiu um vulcão nessa M :Ranting3:

Ontem (chegou as 8hrs da noite) fiquei comparando os 2, e é impressionante como nego consegue fazer ***** na calibragem de cor, tava um totalmente diretente do outro, mas ae tem uma função de "restore" (não é um simples reset, o monitor tem q estar "aquecido" e tudo, durante esse tempo o OSD até impede a função, e depois disso parece q estou com 2 monitores novos.

Onterm tbm quebrei meu tubão antigo pra ver como é por dentro..simplesmente uma obra de arte, provavelmente devo ter me intoxicado até os ossos, mas já tinha sobrevivido a 2 choques (um com ele desligado, dá até vontade de catar um capacitor desse e fazer um tazer... mas futuquei a porra toda, quebrei todo o cristal...sem sacanagem, depois eu vou medir mas deve ter uns 3 ou 4cm de cristal na tela, é uma coisa q eu parei pra admirar, até perceber q um desses pedacitos tinha voado no meu dedo e literalmente pego na veia e cagou a poha toda de sangue.

Enfim, tá uma zona e eu to com preguiça de arrumar pq o 24" já tá em trânsito ae eu posto pics em breve dessa poha toda.
 
Bad ta fanzendo cada ***** em , depois quero ver essa monitor e tira umas screens comparando
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo