• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Guia Básico sobre som, alto-falantes, potência, impedância, THD e SNR [V2.0]

Alguém pode me explicar como funciona, para que serve e se é bom ou não a função HI-CUT (LOW PASS)?
Fiz algumas pesquisas mas fiquei um pouco confuso.
Lows = frequências baixas
Mids = frequências médias
Highs = frequências altas

Um high cut é um low-pass filter (filtro passa-baixas), ou seja você corta frequências altas a partir de uma frequência maior para menor, preservando frequências mais baixas além do ponto de corte. Eu acho que usar um high-cut sem motivo, sem um porquê não tem muita lógica, qual aparelho você tem com essa função?
 
boa tarde mano, eu gosto muito de música e já gastei um tanto de dinheiro com isso entre instrumentos e caixas de som e módulos e tal. achei muito boa suas explicações com as fórmulas e talz, tenho um conhecimento básico dessa parte (na vdd mais voltado a amplitude, ressonância das ondas e talz ai acaba entrando um pouco em frequência tb.) enfim sempre acabo comprando os meus aparelhos por indicação de amigos q gostam tb, mas eles não tem um conhecimento como o seu, logo gostaria de fazer umas perguntas pra vc.
1ª Uso um módulo taramps hd 1200w o antigo q vai até 1439w rms 1ohms, só com um canal de saída. ai gostaria de saber qual subwoofer poderia usar pra ter max eficiência, pois quando montei esse kit foi esse módulo com uma caixa estilo Vented box (Dutada) com 2 sub de 600w mais um tweeter no tampão + o kit dos auto falantes nas 4 portas mais 2 tweeter no painel. (o kit foi o oq me aconselharam e tweeters da frente vieram junto com o quite da frente de aut.) o do tampão cmprei a parte (mas não lembro as especificações u.u. ) e o módulo empurrava tudo e se eu aumentava as caixas não aguentavam (esse módulo já vem com aquele adptador q mostra se ta ferrando com as caixas pra não deixar queimar e talz.) ai me baseava nele, em outras palavras o módulo já era muito forte pras caixas que eram Subwoofer Bravox 12 Pol. 500w Rms.
2ª aonde eu instalei uma vez uns alto-falantes disse q eu poderia por um módulo pra empurras só eles assim melhorando a qualidade e talz, não fui na dele, já q meu módulo já empurrava tdo de boa (aparente) queria sdaber se isso precede, se eu colocar um módulo especifico para os auto. eles ficariam melhores ou aguentariam mais altura com qualidade?
3ª tenho alguns sons em em e quarto home 6.1 e talz, mas pra festa teria q comprar um som pra esse fim, mas em ksa eu tenho vários aut, e tenho uma caixa igual a q uso carro msmo padrão (meu amigo acabou deixando comigo.) tenho dois subs salientes de 300w rms queria saber se tem como ligar o módulo a energia alternada (tomada) se sabe se tem algum módulo q faz isso ou adaptações?
vlw cara pela atenção.
 
boa tarde mano, eu gosto muito de música e já gastei um tanto de dinheiro com isso entre instrumentos e caixas de som e módulos e tal. achei muito boa suas explicações com as fórmulas e talz, tenho um conhecimento básico dessa parte (na vdd mais voltado a amplitude, ressonância das ondas e talz ai acaba entrando um pouco em frequência tb.) enfim sempre acabo comprando os meus aparelhos por indicação de amigos q gostam tb, mas eles não tem um conhecimento como o seu, logo gostaria de fazer umas perguntas pra vc.
1ª Uso um módulo taramps hd 1200w o antigo q vai até 1439w rms 1ohms, só com um canal de saída. ai gostaria de saber qual subwoofer poderia usar pra ter max eficiência, pois quando montei esse kit foi esse módulo com uma caixa estilo Vented box (Dutada) com 2 sub de 600w mais um tweeter no tampão + o kit dos auto falantes nas 4 portas mais 2 tweeter no painel. (o kit foi o oq me aconselharam e tweeters da frente vieram junto com o quite da frente de aut.) o do tampão cmprei a parte (mas não lembro as especificações u.u. ) e o módulo empurrava tudo e se eu aumentava as caixas não aguentavam (esse módulo já vem com aquele adptador q mostra se ta ferrando com as caixas pra não deixar queimar e talz.) ai me baseava nele, em outras palavras o módulo já era muito forte pras caixas que eram Subwoofer Bravox 12 Pol. 500w Rms.
2ª aonde eu instalei uma vez uns alto-falantes disse q eu poderia por um módulo pra empurras só eles assim melhorando a qualidade e talz, não fui na dele, já q meu módulo já empurrava tdo de boa (aparente) queria sdaber se isso precede, se eu colocar um módulo especifico para os auto. eles ficariam melhores ou aguentariam mais altura com qualidade?
3ª tenho alguns sons em em e quarto home 6.1 e talz, mas pra festa teria q comprar um som pra esse fim, mas em ksa eu tenho vários aut, e tenho uma caixa igual a q uso carro msmo padrão (meu amigo acabou deixando comigo.) tenho dois subs salientes de 300w rms queria saber se tem como ligar o módulo a energia alternada (tomada) se sabe se tem algum módulo q faz isso ou adaptações?
vlw cara pela atenção.
Olá amigo, minha especialidade é mais em sonorização de home theaters ou sistemas caseiros mas acho que posso te ajudar.
Seu módulo se de fato tiver essa potência toda, tem potência de sobra para praticamente tudo que você precisar fazer, o problema que vejo é que ele tem apenas um canal de saída, impossibilitando o som estéreo, por outro lado se você for usar apenas uma caixa, isso não vem ao caso.
É legal dividir em vários módulos para vários tipos de alto falantes (subwoofers geralmente separado dos mids e tweeters, estes tendem a ser juntos) porque dá mais flexibilidade, mas para isso você teria que usar um crossover ativo pois o corte para cada alto falante deveria ser feito antes da amplificação, ou então sua caixa teria que ter bornes para os diferentes conjuntos de alto falantes.
Vale lembrar também que nenhum mid ou tweeter aguentará essa potência toda do seu módulo, por mais que boa parte da potência vá para os graves do subs, com certeza ainda vai sobrar mais do que deveria para os mids/tweeter se você aumentar muito o volume e eles começarão a distorcer.
É possível sim ligar esses módulos na tomada através de adaptações, você teria que procurar uma fonte para converter a corrente alternada em corrente contínua e ajustar a tensão para os valores do módulo, porém tal equipamento para tanta potência do módulo com certeza ficaria muito caro e não deve compensar.
No fim das contas a verdade é que 1200W é muita potência. Você usando caixa dutada muito dificilmente irá conseguir atingir essa potência toda pois os subs vão excursionar demais e vão bater a bobina no fundo, atente-se também para colocar algum filtro passa-alta, de modo a filtrar os graves abaixo da frequência de ressonância do duto, pois abaixo dela o alto falante começa a se comportar como se estivesse fora da caixa e não terá a resistência do ar para segurar o movimento do cone. Se você procurar alto falantes com alta sensibilidade, acredito que com no máximo 300W você consiga satisfazer suas necessidades para festas.
 
Olá amigo, minha especialidade é mais em sonorização de home theaters ou sistemas caseiros mas acho que posso te ajudar.
Seu módulo se de fato tiver essa potência toda, tem potência de sobra para praticamente tudo que você precisar fazer, o problema que vejo é que ele tem apenas um canal de saída, impossibilitando o som estéreo, por outro lado se você for usar apenas uma caixa, isso não vem ao caso.
É legal dividir em vários módulos para vários tipos de alto falantes (subwoofers geralmente separado dos mids e tweeters, estes tendem a ser juntos) porque dá mais flexibilidade, mas para isso você teria que usar um crossover ativo pois o corte para cada alto falante deveria ser feito antes da amplificação, ou então sua caixa teria que ter bornes para os diferentes conjuntos de alto falantes.
Vale lembrar também que nenhum mid ou tweeter aguentará essa potência toda do seu módulo, por mais que boa parte da potência vá para os graves do subs, com certeza ainda vai sobrar mais do que deveria para os mids/tweeter se você aumentar muito o volume e eles começarão a distorcer.
É possível sim ligar esses módulos na tomada através de adaptações, você teria que procurar uma fonte para converter a corrente alternada em corrente contínua e ajustar a tensão para os valores do módulo, porém tal equipamento para tanta potência do módulo com certeza ficaria muito caro e não deve compensar.
No fim das contas a verdade é que 1200W é muita potência. Você usando caixa dutada muito dificilmente irá conseguir atingir essa potência toda pois os subs vão excursionar demais e vão bater a bobina no fundo, atente-se também para colocar algum filtro passa-alta, de modo a filtrar os graves abaixo da frequência de ressonância do duto, pois abaixo dela o alto falante começa a se comportar como se estivesse fora da caixa e não terá a resistência do ar para segurar o movimento do cone. Se você procurar alto falantes com alta sensibilidade, acredito que com no máximo 300W você consiga satisfazer suas necessidades para festas.

dmoro mano vou procurar esses itens q vc flo, e vou pegar um taranps de 300w pra fazer um som em ksa . vlw por ter respondido e tão rapido kk vlw mano vc é foda
 
Bom dia a todos!

Possuo um fone Ath A900x ligado em uma placa de som da ASUS, modelo Essence STX II.

Minha dúvida é a seguinte: A impedância do fone é 42 ohms, com potência máxima de entrada de 2.000mw.

Na configuração da minha placa de som, na qual escolho regulo o amplificador, uso a opção (Normal Gain or for <64ohms headsets).

Só que acho que nessa opção não é aproveitado todo o potencial do fone, pelo fato do volume do som ficar um pouco baixo.

Quando eu coloco na opção (High Gain or for 64~300 ohms headsets) o som fica maravilhoso.

Então será que nessa opção (High Gain or for 64~300 ohms headsets) pode danificar o fone?

Características do fone:


especificacoes-fone-png.326837





Características da placa de som:


especificacoes-placa-de-som-png.326839



Eu encontrei um site em que fez uns cálculos levando em consideração as características do fone e da fonte de áudio e encontrei o seguinte resultado:


calculo-potencia-fone-e-stx-ii-png.326821

Então, como base nesses dados teriam como vocês me ajudarem com as minhas dúvidas acima?

Grato a todos!
 
Bom dia a todos!

Possuo um fone Ath A900x ligado em uma placa de som da ASUS, modelo Essence STX II.

Minha dúvida é a seguinte: A impedância do fone é 42 ohms, com potência máxima de entrada de 2.000mw.

Na configuração da minha placa de som, na qual escolho regulo o amplificador, uso a opção (Normal Gain or for <64ohms headsets).

Só que acho que nessa opção não é aproveitado todo o potencial do fone, pelo fato do volume do som ficar um pouco baixo.

Quando eu coloco na opção (High Gain or for 64~300 ohms headsets) o som fica maravilhoso.

Então será que nessa opção (High Gain or for 64~300 ohms headsets) pode danificar o fone?

Características do fone:


especificacoes-fone-png.326837





Características da placa de som:


especificacoes-placa-de-som-png.326839



Eu encontrei um site em que fez uns cálculos levando em consideração as características do fone e da fonte de áudio e encontrei o seguinte resultado:


calculo-potencia-fone-e-stx-ii-png.326821

Então, como base nesses dados teriam como vocês me ajudarem com as minhas dúvidas acima?

Grato a todos!

Amigo suas imagens não apareceram, mas já lhe adianto que não há problema algum em utilizar a opção de High Gain, desde que você não abuse do volume, pois isso pode fazer o alto falante do fone excursionar demais e danificá-lo.
 
Última edição:
Na opção high gain, quando eu quero curtir a música mais alta, eu coloco no máximo em 50% do volume. Acretida que nesse volume há risco de danificar o fone? As imagens para mim estão aparecendo normalmente.
 
Na opção high gain, quando eu quero curtir a música mais alta, eu coloco no máximo em 50% do volume. Acretida que nesse volume há risco de danificar o fone? As imagens para mim estão aparecendo normalmente.
Suas imagens são de outro forum, apenas usuários logados poderão ver, utilize um serviço como o imgur.com para que outros possam vê-las
Eu não posso te garantir que 50% do volume danificará ou não, já que não consigo mensurar quanto isso seria na realidade, mas se o som não estiver distorcendo ou alto o suficiente para te incomodar, provavelmente não será um problema.
 
Entendi. Obrigado pelas explicações!

O som não distorce, mesmo acima dos 50%. Só que acima dos 50% para mim já fica muito alto, mesmo sem distorcer. Tanto que escuto até no máximo de 50% mesmo.

Coloquei as imagens através do site, como vc me recomendou.



Então, o que vc acha dos resultados?
 
Entendi. Obrigado pelas explicações!

O som não distorce, mesmo acima dos 50%. Só que acima dos 50% para mim já fica muito alto, mesmo sem distorcer. Tanto que escuto até no máximo de 50% mesmo.

Coloquei as imagens através do site, como vc me recomendou.



Então, o que vc acha dos resultados?

Eu não posso te dar 100% de certeza, uma vez que os 7Vrms citados na saída de headphone não especificaram para qual impedância que esse valor é válido, mas tendo em vista que seu fone aguenta até 2000mw, acho pouco provável você ter problemas com ele, como te falei se não passar desse valor que já fica incomodo pra você, com certeza não terás problemas. Quanto a aqueles 130dB SPL, você provavelmente jogaria o fone longe antes de chegar próximo desse valor. Porém você não tem as informações necessárias para utilizar essa calculadora.
 
Valeu pelas informações! Os dados que eu coloque no site (terceira imagem) a única que não tinha no site do fabricante era a impedância da saída da placa de som. O valor de 10 ohms, eu consegui em um site que fez o review da placa.
 
Amigos, estou começando na parte de sonorização agora. Ja li bastante e peguei várias dicas.
Vocês teriam algum link, video ou material que pudesse me ajudar ainda mais?

Eu tenho uma dúvida sobre a potencia dos amplificadores e das caixas: Como eu sei qual a melhor potencia para meu amplificador? Caso eu associe mais de uma caixa para casar a impedância com a saída do amp, como é feita a divisão de potencia entre elas? Se eu tiver um amplificador de 300Wrms para 8ohms (2 canais) e eu colocar uma caixa 100Wrms/8ohms (92dB) em cada canal, consigo atender uma área de aproximadamente 120 m²? Como é feita essa divisão de potencia caso eu coloque 4 caixas em vez de 2 (ligadas em serie) ou 8 caixas ligadas em serie e paralelo? Minha duvida clara é sobre a potencia e se vou conseguir atender o cliente com um som aceitável.


Aproveitando o post, tenho outra duvida: poderiam me indicar boas caixas para ficarem ao tempo? Ao redor de uma piscina descoberta.

Obrigado!!
 
Bom dia pessoal, faço edição audiovisual e já tenho um fone aberto para acompanhamento, mas queria umas caixas (ou sistema que permita boa experiência sonora) que sejam boas para referência audiovisual e para música, com um bom custo benefício, existe isso se tratando de som? Sempre vejo soluções caríssimas, que vão de 2k ao infinito. Meu setup está na assinatura, não sei também se a placa mãe já entregaria as caixas um áudio bacana.
 
Última edição:
Bom dia pessoal, faço edição audiovisual e já tenho um fone aberto para acompanhamento, mas queria umas caixas (ou sistema que permita boa experiência sonora) que sejam boas para referência audiovisual e para música, com um bom custo benefício, existe isso se tratando de som? Sempre vejo soluções caríssimas, que vão de 2k ao infinito. Meu setup está na assinatura, não sei também se a placa mãe já entregaria as caixas um áudio bacana.

Qualidade em áudio custa caro. Quanto está disposto a gastar?
 
Acho que 1500. Quanto preciso gastar pra ter um som com alguma qualidade?

Você disse querer caixas... com esse orçamento vai encontrar um monte de opções em caixas ativas... porém qualidade superior só se consegue com caixas passivas + amplificador... então passamos a outro nível... caixas Bookshelfs são menos caras mas não possuem bons graves, isso exige pelo menos um Subwoofer que precisa ter boa qualidade para acompanhar as caixas... por outro lado poderá optar por caixas Torre.. mas estas ocupam espaço e precisam ser de 3 vias para fornecerem bons graves... mas custam bem mais caro que as Books... entendeu como a equação se complica?

Respondendo á sua pergunta: a partir de R$ 6.000 já dá para ter um som, EM EQUIPAMENTOS USADOS, com alguma qualidade... abaixo disso acho difícil... desculpe, é a realidade.

.
 
Bom dia pessoal, faço edição audiovisual e já tenho um fone aberto para acompanhamento, mas queria umas caixas (ou sistema que permita boa experiência sonora) que sejam boas para referência audiovisual e para música, com um bom custo benefício, existe isso se tratando de som? Sempre vejo soluções caríssimas, que vão de 2k ao infinito. Meu setup está na assinatura, não sei também se a placa mãe já entregaria as caixas um áudio bacana.


Colega, te aconselho isso.

essas caixas são bi-amplificadas e tem boa qualidade.

essa placa de som, é muito superior ao audio onboard. Fará uma bela combinação com as caixas.
 
Colega, te aconselho isso.

essas caixas são bi-amplificadas e tem boa qualidade.

essa placa de som, é muito superior ao audio onboard. Fará uma bela combinação com as caixas.


Eu li aqui e nos comentários que o software buga depois de um tempo, confere?
 
Eu li aqui e nos comentários que o software buga depois de um tempo, confere?
Não sei dizer,
Mas um amigo meu tem, e até o momento não teve problemas.
 
Alguém poderia indicar um DAC com entrada optica, até uns R$300,00?
 
Alguém poderia indicar um DAC com entrada optica, até uns R$300,00?

Tenho e recomendo o FX Audio X6 com entrada óptica, Coaxial e RCA, a mais de 8 meses sem nenhum problema aqui. Ruído Zero, inclusive com amplificação para Fones e dentro do seu orçamento. Eu apenas troquei a fonte dele por uma de 12v e 5 amperes porque aqui veio o áudio ficou pipocando como se faltasse energia a partir dos 80% de uso.
 
Última edição:
Tenho e recomendo o FX Audio X6 com entrada óptica, Coaxial e RCA, a mais de 8 meses sem nenhum problema aqui. Ruído Zero, inclusive com amplificação para Fones e dentro do seu orçamento. Eu apenas troquei a fonte dele por uma de 12v e 5 amperes porque aqui veio o áudio ficou pipocando como se faltasse energia a partir dos 80% de uso.
Muito obrigado pela resposta.

Mais duas dúvidas. Esse aparelho é apenas DAC ou DAC e amplificador (desculpe, pois sou leigo no assunto)? A fonte alternativa comprou onde?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muito obrigado pela resposta.

Mais duas dúvidas. Esse aparelho é apenas DAC ou DAC e amplificador (desculpe, pois sou leigo no assunto)? A fonte alternativa comprou onde?

Outra dúvida. Para conectar caixa de som de PC usa essa saída para fone de ouvido?
 
Muito obrigado pela resposta.

Mais duas dúvidas. Esse aparelho é apenas DAC ou DAC e amplificador (desculpe, pois sou leigo no assunto)? A fonte alternativa comprou onde?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Outra dúvida. Para conectar caixa de som de PC usa essa saída para fone de ouvido?

Não ele é apenas DAC e amplificador apenas para 'fones' e sim você pode usar ele no pc pelo cabo USB que acompanha o produto mas as caixas tem que ser Ativas e liga elas no Dac através do cabo RCA, óptico ou coaxial para uma melhor qualidade sonora em substituição a sua placa de som onboard pífia que é comum neste segmento. Amplificador é outra história para caixas Passivas. Ai temos outros modelos para esta finalidade. A fonte comprei no ML esta que veio é insignificante , tipo carregador de celular, de 1 ampere, rsrs.
 
Pessoal, to precisando de umas caixas de som, básicas, só pra ouvir música e vídeo aula, nada hardcore, quero gastar poquíssimo com isso, quais vocês me indicam.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo