Retomando o assunto LG 34WP65C das últimas páginas... Senta que lá vem textão.
Importante citar que sou leigo e minha base de comparação é um LG 34UM65 (IPS, 1080p e 60Hz), um dos primeiros ultrawide 34' lançados.
A unidade que recebi não tem dead/stuck pixel.
Impressão inicial de cores extremamente lavadas e sem vida no desktop e ângulo de visão bastante limitado. Apenas ficando exatamente em frente da tela para receber a "imagem ideal" e qualquer mínima variação lateral e/ou horizontal resultava numa imagem muito esbranquiçada. Tosco até.
Busquei solução nos perfis de fábrica, sem sucesso. Resolvi alterando as configurações de cor no driver da NVIDIA, porém, mesmo usando o cabo DisplayPort que acompanha o monitor, fui obrigado a limitá-lo a 100Hz para habilitar o RGB Completo e 10 bpc. Ao colocar em 144Hz ou mais, as configurações automaticamente mudam para YCbCr422 e 8 bpc comprometendo a nitidez (fonte vermelha em fundo preto como aqui no Adrena beira o insuportável). Pelo pouco que pesquisei, trata-se de limitação da jurássica GTX 980 Ti que uso.
Espero que seja a placa de vídeo mesmo, pois upgrade só quando AMD e NVIDIA lançarem seus brinquedos novos. Descobrir vício do produto depois de meses seria bem desagradável.
E realmente, os extremos do monitor são bizarros conforme
relato do
@CNASLK. O
vídeo dele retrata bem o problema, mas ao vivo é ainda mais impressionante. É como se existisse uma segunda moldura bem fina que distorce o espaço-tempo de acordo com o ângulo de visão.
Movimentei a barra de tarefas do Windows várias vezes e a situação se repete em todas as posições. Optei por deixá-la na parte superior, pois é onde o problema praticamente não me afeta (exceto pela adaptação, afinal, usei na parte de baixo a vida toda).
Curiosamente, essa "anomalia" parece não existir em determinadas situações. Achei a uniformidade bem agradável no SOLID COLORS do
https://testmyscreen.com/, mas ao testar em GRADIENT COLORS, nas transições mais escuras, uma "segunda moldura" mais clara aparece. Na janela do cliente Steam também salta aos olhos. Enfim, ora tá tudo certo e em seguida não está. Espero que algum review esclareça esse mistério.
Black smearing é bem leve e não me incomodou. Considero o Adrena no layout dark um ótimo teste e passou com tranquilidade, mas no
blog da SCS é perceptível apesar de eu achar apelação isso aí.
Em jogos, adianto que não consumo lançamentos e não tive tempo para jogatina mais extensa. No momento, estou do meio pro fim de Assassin's Creed IV Black Flag e o queixo caiu ao entrar no game. Fiquei alguns minutos admirando os gráficos e o impacto da maior resolução. O contraste trouxe muito mais detalhes para o navio, roupas e demais texturas; as cores dão um ar de naturalidade incrível.
Streets of Rage 4, cartunesco, ficou lindo também.
Já em F1 2020 percebi um motion blur constante apesar da fluidez. Idem para Doom Eternal. Seria ghosting? Quanto mais o FPS cai pra longe de 97, pior (lembrando que estou limitado a 100Hz). Isso é praticamente eliminado ao colocar o Tempo de Resposta em Mais Rápido/Faster.
Então, apesar dos "poréns", a imagem no geral me agradou bastante. Sair de um IPS velho para um VA novo trouxe a satisfação do upgrade. Gostei das cores, contraste nem se fala e até o ângulo de visão ficou OK depois de configuração adequada. Sim, a imagem fica um pouco esbranquiçada ao dar aquela espiada na tela de passagem, mas sem distorção de cores como num TN.
Enfim, custando bem menos do que os principais concorrentes e ciente das limitações, acho uma boa compra. Se aparecer dúvida específica e eu puder ajudar, é só falar.