[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Dell S3222DGM ou Asus Eye Care 31.5 VP32AQ?

Consigo o dell por 2500 e o asus a 2mil.
Tem mt dif de qualidade de img?

Galera, tô procurando por monitores 24' 1080p@120Hz+, encontrei alguns e tô com algumas dúvidas... Principalmente no preço

Esse aqui é VA, mas ainda assim 165hz com 1ms MRPT, dá pra confiar nesse MPRT mais que naquele GtG? Ou ainda vai dar ghosting? Tb tem ELMB (extreme low motion blur), mas isso tem cara de ser só marketing... ¬¬
https://tftcentral.co.uk/reviews/asus-tuf-gaming-vg247q1a (parece que o tempo de resposta é ruim mesmo)
R$1200

Esse já é IPS com as mesmas características (só que uma polegada maior)
Não encontrei benchmark de tempo de resposta pra esse monitor específico, mas a Asus costuma ter bons resultados em tempos de resposta
R$1400

Taxa de atualização menor, 27 polegadas mas mantem 1080p (fica ruim?), tempo de resposta 1ms MBR (parece que só alcança 1ms se ativar overdrive?)
Parece pior, mas o rtings avaliou muito bem esse monitor...
https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27gl650f-b#page-test-results (o tempo de resposta parece bom)
R$1300

Famoso AOC Hero. Parece inferior nas especificações, mas tem bons tempos de resposta.
R$1200

Escolhendo antes de ouvir opiniões , eu optaria pelo Hero pq tem reviews positivas, é o mais barato e mais popular também. Só que eu gostaria de ouvir a opinião da galera que acompanha os lançamentos e promoções se ele tá valendo a pena por esse preço ou se existem opções melhores.

Pessoal,
Gostaria de indicação de modelos para pesquisar. Queria um monitor 27/28" + quad + 144hz + IPS
Custando uns 3k em média

Acho que não dá simplesmente pra tirar uma foto com o celular pra aferir o ghosting.

A camera do celular tem um tempo de exposição de 1/30 segundos. Então é óbvio que vai fotografar 2 frames se a taxa do monitor for 60hz.
Você têm razão, a câmera aqui também não é das melhores kkkk. Porém em 120hz não dá pra ver nenhum ghosting nem nada, parece muito excelente.
Eu possuo uma rtx 2070 super, então pra usar 4K 120Hz na C2 estou tendo que usar em submostragem 4:2:0 sem hdr em 8bits, então meio que a imagem é em 4K, mas as cores ainda são em 1080p, o que não é muito bom.
Lembrando que mesmo aqui usando 120hz ainda tem um delay de mais ou menos 1/120= 8.3 ms de imagem, mas somando tudo, o
input lag de mais ou menos 4.5ms + tempo de resposta de 1ms + inputlag de imagem 8.3ms ainda estou na casa dos 8-13ms totais, o que é excelente para qualquer tela hoje, um odyssey g7 e um odyssey g9 ficam na casa dos 15ms nos melhores casos, mesmo em 240hz. Então nada mal estar entre 10-13ms totais somando tudo.

Cabo DP 1.4 para HDMI 2.1 com largura de banda de 48gb/s??

Porém já adiantei um cabo que já está vindo pra mim do Aliexpress, peguei um Moshou 8K 60hz / 4K 144hz Displayport 1.4 para HDMI 2.1, não sei se é verdade, mas de todos os cabos que pesquisei este Moshou é o único que oferece uma largura de banda de 48gb/s de displayport 1.4 para hdmi2.1, não faço ideia se isso é verdade ou não, perguntei o mesmo para o vendedor Moshou no Aliexpress, mas o memso ainda não respondeu. Porém com este cabo a 2070 Super é capaz de fazer pelo menos 4K 120Hz 10bits com HDR, o que já é uma evolução combarado ao HDMI 2.0b que estou usando.
Se alguém souber e conhecer melhor sobre isso e sabe me dizer se é verdade que este cabo é DP1.4 para HDMI 2.1 com 48GB/s de largura de banda eu agradeço, pois a maioria dos outros que vi estavam por volta dos 32,4GB/s o que limita mais o envio da imagem para tela.

w6G0cK6.png

Peguei ele por 180R$, 2 metros. Tinha um cupom de 20R$ se comprasse algo acima dos 200R$, então daria pra pegar o de 3 metros e sair pelo mesmo preço do de 2 metros, mas já foi feito a compra e também acho que 3 metros é demais pra mim, atualmente utilizo 2 metros aqui e dá o tamanho perfeito, sem esticar o cabo e sem sobrar demais também.

Pedido de troca da tela

Pessoal acontece que é o seguinte, sexta-feira passada, por volta das 8 horas da manhã abri um protocolo de troca do LG C2 Evo, pois a minha unidade veio com 4 deadpixels que eu identifiquei até o momento, segue o link com fotos abaixo para quem quiser ver mais de perto. 3 Deadpixels simplesmente mortos, não funcionam e outro deadpixel que apenas funciona em imagem azul na tela, outras cores de imagens ele permanece preto também.

Imagens dos deadpixels que foram enviados para análise da fastshop, claramente o produto possui avaria
( imagina daqui de alguns meses usando isso, quantos deadpixels essa tela não teria, se com poucas horas de uso já identifiquei 4 deadpixels ).

Abri o Protocolo e expliquei que não estava certo e eu não aceitaria o produto no estado que está, pois eu gostaria de obter um sem nenhum deadpixel e nem nada, acontece que pediram pra eu enviar fotos e vídeos para análise técnica da situação ( o que eu achei um absurdo, pois eu como comprador tenho direito em 7 dias em devolver, cancelar ou trocar o produto ), mas tudo bem enviei as imagens para eles e como de costume ainda não me responderam a altura, estou aguardando uma resposta e a troca do produto por outro que não tenha esse mesmo defeito ( Deadpixel é defeito sim do painel e ninguém é obrigado a manter produto defeituoso ).
A FastShop aceitou as imagens e estou no aguardo da análise para seguir com o assunto.
Acontece que meu colega tem um G9 Odyssey e ele trocou o mesmo produto 3x na FastShop, pois as 3 unidades que enviaram pra ele, estavam com deadpixel e momento algum a loja (FastShop) pediu pra ele enviar fotos ou vídeo para análise, apenas enviou outro produto e trocou para ele.
Porque comigo tem que ser diferente? Não estou passando a perna em ninguém e não vou aceitar produto caro assim com deadpixel! Essa é a minha visão sobre isso, não recomendo ninguém aceitar tela alguma ou produto algum com defeito, e se viu que está com defeito, devolve.

Foi o que eu fiz, o produto chegou pra mim na quinta-feira a tarde, dia 22/12. Pude apenas abri a caixa e instalar o mesmo na sexta-feira de manhã dia 23/12, a primeira coisa que fiz foi ver se o produto estava conforme o anunciado e a primeira coisa que fiz foi identificar esses malditos deadpixels e comunicar a fastshop uma troca. ( já fazem 5 dias, pois eles não me deram resposta na sexta e nem no final de semana por causa do feriado, apenas dia 26/12 e ainda nem me responderam se vão ou não trocar o produto ).

Última edição:
Colegas, procuro um monitor 4K de 32pol até 2500,00.

poderiam dar sugestões de bons monitores 4K de 31,5 ou 32pol?
Gostei de um ips da Samsung mas é 28pol.
Tava de olho no LG 32UN500 mas vi muitos relatos de letras que ficam gravadas na tela, bizarro.

Atualmente tenho um ultrawide 29 lg. Jogo sempre mas casualmente então não precisa ser com 120hz ou mais nem com 1ms.

Tenho receio de ser painel VA e quando vier algum amigo pra jogar algum jogo e fique sentado ao meu lado, fique ruim de enxergar ou a qualidade fique pior.

Outra coisa, um monitor 4k de 28 ou 32, caso eu jogue sempre em uma resolução inferior, por ex. 2560x1440, fica muito ruim por não ser a nativa ?

Tem muita diferença de um Dell S2721DGF QHD 165hz para um LG 27GL650F-B 144Hz FullHD ? Me disseram que quem usa um QHD ou 4k não volta para FullHD nunca mais. Vale a pena a diferença de 1400 reais ?

Colegas, procuro um monitor 4K de 32pol até 2500,00.

poderiam dar sugestões de bons monitores 4K de 31,5 ou 32pol?
Gostei de um ips da Samsung mas é 28pol.
Tava de olho no LG 32UN500 mas vi muitos relatos de letras que ficam gravadas na tela, bizarro.

Atualmente tenho um ultrawide 29 lg. Jogo sempre mas casualmente então não precisa ser com 120hz ou mais nem com 1ms.

Tenho receio de ser painel VA e quando vier algum amigo pra jogar algum jogo e fique sentado ao meu lado, fique ruim de enxergar ou a qualidade fique pior.

Outra coisa, um monitor 4k de 28 ou 32, caso eu jogue sempre em uma resolução inferior, por ex. 2560x1440, fica muito ruim por não ser a nativa ?
Eu tenho o lg 32un500 e sem problema, ótimo monitor. De bonus tem a caixa de som nele que também é boa.

Boa tarde turma, tudo bem?

Estou buscando um Ultrawide para jogos e trabalho 30~34' que chega ao menos até 144hz e seja 1ms, estava de olho no G5 da Samsung mas acredito que temos alguns competidores à altura como o S3422DWG da Dell.

Vocês tem alguma outra recomendação até 5k? A intenção é pegar o melhor Ultrawide possível pelo preço, hehe.

Outra pergunta boba, eu tenho o hábito jogar coisas como Lost Ark, Diablo, e estou aguardando o Diablo 4, vocês acreditam que uma 3060ti consiga pegar um bom FPS em 3440x1440 nesses jogos que costumam ser mais leves?

Eu tenho o lg 32un500 e sem problema, ótimo monitor. De bonus tem a caixa de som nele que também é boa.
É bom mesmo pra jogos sem ser competitivo? Se tiver um amigo ao lado pra jogar, por exemplo, fifa ou pes, ele não vai enxergar pior por não estar exatamente em frente?

É bom mesmo pra jogos sem ser competitivo? Se tiver um amigo ao lado pra jogar, por exemplo, fifa ou pes, ele não vai enxergar pior por não estar exatamente em frente?
Pode pegar sem medo, é muito bom !
Eu jogava mais fifa 2022/23 nele. O painel é muito bom, tem até hdr10 e é freesync, 4ms. Apesar de ser VA, está no nível dos ips em termos de cores. Ele é 178º também de visualização, do nível de ips.

Pode pegar sem medo, é muito bom !
Eu jogava mais fifa 2022/23 nele. O painel é muito bom, tem até hdr10 e é freesync, 4ms. Apesar de ser VA, está no nível dos ips em termos de cores. Ele é 178º também de visualização, do nível de ips.
E caso eu coloque algum jogo em resolução menor ? Vai ficar ruim? Pq minha placa é uma 3060, não vai rodar jogos em 4k, então, terei que diminuir a resolução nos jogos.

Ficaria muito ruim?

E caso eu coloque algum jogo em resolução menor ? Vai ficar ruim? Pq minha placa é uma 3060, não vai rodar jogos em 4k, então, terei que diminuir a resolução nos jogos.

Ficaria muito ruim?
Em tese, 4K(2160p) não tem problema pq é múltiplo do 1080p. Aí dá pra usar 2 pixels por cada 1 do FullHD. O QHD é que pode ficar borrado quando vc coloca 1080p; ou o 4k quando põe 1440p. Apesar disso, a GPU consegue fazer alguma mágica pra melhorar o resultado, mas não é perfeito.

O problema é que os monitores VA ainda não vão ter o tempo de resposta muito bom. Mesmo sem ser competitivo, tempo de resposta dá muito conforto ao jogar. Além disso, fico com receio de recomendar um produto que vc não vai usar 100%.

Última edição:
Em tese, 4K(2160p) não tem problema pq é múltiplo do 1080p. Aí dá pra usar 2 pixels por cada 1 do FullHD. O QHD é que pode ficar borrado quando vc coloca 1080p; ou o 4k quando põe 1440p. Apesar disso, a GPU consegue fazer alguma mágica pra melhorar o resultado, mas não é perfeito.

O problema é que os monitores VA ainda não vão ter o tempo de resposta muito bom. Mesmo sem ser competitivo, tempo de resposta dá muito conforto ao jogar. Além disso, fico com receio de recomendar um produto que vc não vai usar 100%.
Mas assim, será que vai ficar pior que o meu 29 UW 2560x1080, caso eu jogue nesse monitor 4k na resolução 2k(2560x1440), ou 1920x1080?

Da experiência que tenho de monitores full hd, qhd e uhd, sempre que vc colocar uma resolução que não é nativa do monitor, a imagem não fica 100%, sempre tem perda. O melhor é sempre jogar na nativa. Já tive monitor da dell 4k 2 vezes e qhd 2 vezes tb por causa disso. Trocava de pc, ia para pc q não rodava do jeito que queria, tinha que diminuir, dai não ficava legal. Depois arrumar um pc melhor, queria jogar em 4k, dai pegava um monitor de 4k e por ai em diante.

Se jogar 1080p deve ficar igual.

Se botar 1440p fica pior que um 1440p nativo, mas comparando com 1080p pode ser subjetivo pq perde nitidez, mas ganha mais pixels...

Da experiência que tenho de monitores full hd, qhd e uhd, sempre que vc colocar uma resolução que não é nativa do monitor, a imagem não fica 100%, sempre tem perda. O melhor é sempre jogar na nativa. Já tive monitor da dell 4k 2 vezes e qhd 2 vezes tb por causa disso. Trocava de pc, ia para pc q não rodava do jeito que queria, tinha que diminuir, dai não ficava legal. Depois arrumar um pc melhor, queria jogar em 4k, dai pegava um monitor de 4k e por ai em diante.
Então será que fiz uma má escolha ao comprar esse LG 32UN500, já que não vou jogar todos os jogos em 4k ?
Terei talvez que diminuir pra 2k e até 1080p nos jogos mais pesados.
Tenho um i5 12400 e uma rtx3060 12gb

Então será que fiz uma má escolha ao comprar esse LG 32UN500, já que não vou jogar todos os jogos em 4k ?
Terei talvez que diminuir pra 2k e até 1080p nos jogos mais pesados.
Tenho um i5 12400 e uma rtx3060 12gb
Se comprou pela internet, aproveita os 7 dias do prazo do arrependimento pra testar o máximo de jogos possível.

Já vai instalando todos os jogos antes do monitor chegar. Aí vc pode ir testando se a perda de qualidade ao rodar em resolução não nativa é inaceitável pra vc.

Se comprou pela internet, aproveita os 7 dias do prazo do arrependimento pra testar o máximo de jogos possível.

Já vai instalando todos os jogos antes do monitor chegar. Aí vc pode ir testando se a perda de qualidade ao rodar em resolução não nativa é inaceitável pra vc.
Olha o que descobri:
Um recurso chamado Integer Scaling, que a amd e a nvidia disponibilizaram a partir de 2020, pra melhorar justamente isso. Ainda não testei, então não sei se funciona. Nesse post abaixo, diz que funciona tão bem como se estivesse num monitor 1080p.

Eu estou com uma C1 há mais de ano, uso bastante e até agora zero burn in.

As únicas desvantagens são:
  • O tamanho (48), deixando incômodo o uso no PC, mesmo que eu sequer trabalhe nele, só jogue mesmo;
  • O reflexo da tela que parece um espelho... nem sempre é viável deixar tudo fechado no quarto, além de eu gostar de alguma iluminação natural;
  • Sinto que o brilho automático e o upscaling da minha Samsung KU6300 véia de guerra é superior a da LG C1... isso fica muito claro usando o Switch.

Eu tenho um Concórdia 23.5' 144Hz FullHD com painel VA. Estou vendo algum substituto para ele e me interessei muito pelo LG 27GL650F por ser um tanto maior e com painel IPS (adorava as cores no antigo LG IPS de 60Hz que eu tinha).
Queria saber se o ghosting nele é muito visível e se vale a pena a troca de modo geral.

OBS: Sei que 27' não é a melhor escolha para um monitor de 1080p, porém gosto de assistir filmes um tanto de longe. Meu uso é mais para jogos, prezo qualidade visual e gosto de FPS mas não a nível competitivo.

Galera, tô procurando por monitores 24' 1080p@120Hz+, encontrei alguns e tô com algumas dúvidas... Principalmente no preço

Esse aqui é VA, mas ainda assim 165hz com 1ms MRPT, dá pra confiar nesse MPRT mais que naquele GtG? Ou ainda vai dar ghosting? Tb tem ELMB (extreme low motion blur), mas isso tem cara de ser só marketing... ¬¬
https://tftcentral.co.uk/reviews/asus-tuf-gaming-vg247q1a (parece que o tempo de resposta é ruim mesmo)
R$1200

Não encontrei benchmark de tempo de resposta pra esse monitor específico, mas a Asus costuma ter bons resultados em tempos de resposta
R$1400

Taxa de atualização menor, 27 polegadas mas mantem 1080p (fica ruim?), tempo de resposta 1ms MBR (parece que só alcança 1ms se ativar overdrive?)
https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27gl650f-b#page-test-results (o tempo de resposta parece bom)
R$1300

Famoso AOC Hero. Parece inferior nas especificações, mas tem bons tempos de resposta.
R$1200

Escolhendo antes de ouvir opiniões , eu optaria pelo Hero pq tem reviews positivas, é o mais barato e mais popular também. Só que eu gostaria de ouvir a opinião da galera que acompanha os lançamentos e promoções se ele tá valendo a pena por esse preço ou se existem opções melhores.
Mais ou menos na mesma que você amigo. O hero tem muita reclamação de dead pixel e isso me afastou um pouco dele, estava entre o ultragear da LG e o asus tuf, porém o ultragear de 27 FullHD fica muito ruim (já vi alguns monitores 27 fhd, não me agradou pq realmente vc consegue ver os pixels, fica pixeladão), 24 fhd ou 27 1440p, a regra >pra mim< é essa. Dito isso ainda não comprei o asus, sigo na dúvida e pesquisando kkkk tem o odyssey g3 tb pra tu considerar ae

Mais ou menos na mesma que você amigo. O hero tem muita reclamação de dead pixel e isso me afastou um pouco dele, estava entre o ultragear da LG e o asus tuf, porém o ultragear de 27 FullHD fica muito ruim (já vi alguns monitores 27 fhd, não me agradou pq realmente vc consegue ver os pixels, fica pixeladão), 24 fhd ou 27 1440p, a regra >pra mim< é essa. Dito isso ainda não comprei o asus, sigo na dúvida e pesquisando kkkk tem o odyssey g3 tb pra tu considerar ae
Acho que dead pixel é azar mesmo. O hero vai ter mais reclamação pq é o que vende mais... A nota da AOC no reclame aqui é muito boa, então não ficaria tão receoso.

Já tive um dead pixel em um LG, mas resolvi ignorar pq era só 1, e mal dava pra ver se a tela não fosse branca.

Aparentemente a AOC é a que tem a melhor garantia em relação a isso. Enquanto a LG exige 12 dead pixels e a samsung exige 7 pra fazer o RMA, a AOC faz com apenas 1*
*Note que essa informação não foi checada, só encontrei em um fórum: https://www.overclock.net/threads/best-dead-pixel-policy.1738802/

E pra usar no windows e programas ? é de boa ou distorce ?

Pergunto pq penso em pegar um 4k pra usar junto com o play, e no pc pra programas de eng e arq + navegador e filmes, e raramente jogar... então como ja vi pessoas dizeram que 4k pra usar em monitor pequeno as coisas ficam muito pequenas, aí caso altere a resolução pra uma menor vai ficar ruim de usar ?

E pra usar no windows e programas ? é de boa ou distorce ?

Pergunto pq penso em pegar um 4k pra usar junto com o play, e no pc pra programas de eng e arq + navegador e filmes, e raramente jogar... então como ja vi pessoas dizeram que 4k pra usar em monitor pequeno as coisas ficam muito pequenas, aí caso altere a resolução pra uma menor vai ficar ruim de usar ?
Não precisa diminuir a resolução no desktop. Basta aumentar a escala pra 125 ou 150%.

Em jogos, pelo que pesquisei e pelos relatos, hoje em dia é tranquilo vc jogar em full hd ou 2k num monitor 4k.
As placas de vídeo e os monitores possuem recursos pra melhorar a imagem quando vc abaixa a resolução num jogo.

Há relatos de que se jogar em 2k num monitor 4k nativo, fica melhor do que no monitor 2k nativo. Mas acredito que dependa do monitor também.

R$1200

R$1400

R$1300

R$1200

Cara, eu quis pegar esse ASUS com IPS, mas não consegui. Acabei pegando o LG UltraGear 24" 24GN600, e não acredito que fiz uma ótima aquisição. Gostei muito dele. Agora, eu fugiria, como fugi, do AOC Hero.

Users who are viewing this thread

Voltar