[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Esperando um miniled da AOC no Brasil tá como:

skeleton-fall.gif

Eu tinha essa duvida também e comprei o melhor IPS do mercado pra testar, um Agon 4 Pro da AOC, com 160hz 4k com painel Nano IPS da LG, e digo que em uso geral tive o mesmo desempenho e tempo de resposta de um FAST VA, mas com um contraste muito superior e sem IPS Glow que é extremamente frustrante.

Não da pra aceitar um contraste tão ruim de 1200:1 hoje em dia, é muita diferença de um painel VA ou OLED, isso pelo menos pra mim da muito mais diferença do que um leve black smearing.

IPS na esquerda ( Alienware AW2723DF) , VA na direita (MAG272QR)

b5XlpSA.jpeg

Esse monitor usa o mesmo painel da CSOT TCL e custa muito menos. Ja testei e recomendo o teste.

Olhando assim, a imagem estática, o VA é nitidamente superior.

Entendo essa questão do contraste - é um dos problemas do IPS (A Dell inventou até um tal de IPS Black tentando melhorar: nunca fui a fundo pra ver se é placebo ou não).

A questão dessa imagem aí seria só em movimento mesmo... (Pode ser semelhante, ou superior em um; um usuário com ênfase competitiva teria que dá prioridade a isso).

Se eu jogasse só SP - nesse caso aí acho que optaria pelo VA; um contraste bonito faz diferença (Apesar do IPS geralmente ter cores mais apuradas - vai muito de escolha).

No geral prefiro um IPS Premium que um VA Premium - mas pensando no todo.

Em muitos casos o VA pode ser superior também - a verdade é que a comparação vai ser muito tela a tela.

Se for da uma dica pra galera... só diria pra não comprar nada baratinho demais (melhor juntar dinheiro), e se o preço de um painel premium desse começar a ficar alto - pular logo pro OLED que é uma solução mais completa.

Última edição:
Olhando assim, a imagem estática, o VA é nitidamente superior.

Entendo essa questão do contraste - é um dos problemas do IPS (A Dell inventou até um tal de IPS Black tentando melhorar: nunca fui a fundo pra ver se é placebo ou não).

A questão dessa imagem aí seria só em movimento mesmo... (Pode ser semelhante, ou superior em um; um usuário com ênfase competitiva teria que dá prioridade a isso).

Se eu jogasse só SP - nesse caso aí acho que optaria pelo VA; um contraste bonito faz diferença (Apesar do IPS geralmente ter cores mais apuradas - vai muito de escolha).

No geral prefiro um IPS Premium que um VA Premium - mas pensando no todo.
Em muitos casos o VA pode ser superior também - a verdade é que a comparação vai ser muito tela a tela.

Se for da uma dica pra galera... só diria pra não comprar nada baratinho demais (melhor juntar dinheiro), e se o preço de um painel premium desse começar a ficar alto - pular logo pro OLED que é uma solução mais completa.
Eu recomendo antes de ir para um IPS testar um bom VA, sempre tem os 7 dias de devolução caso não goste. Mas dificilmente quem testar um fast VA vai gostar de voltar para o IPS. A questão do contraste e o IPS glow é muito desfavoravel.

Eu recomendo antes de ir para um IPS testar um bom VA, sempre tem os 7 dias de devolução caso não goste. Mas dificilmente quem testar um fast VA vai gostar de voltar para o IPS. A questão do contraste e o IPS glow é muito desfavoravel.
Tem alguma recomendação de um 32' 4k ou 32' QHD?

Kabum subiu para quase 3k o LG de 34".
Ou seja, nunca, jamais, em hipótese alguma.

Cada vez mais decidido a ficar no FHD. rsrs
95% do uso do meu PC é para jogar.

Pensando seriamente no LG 29wq500. FHD, IPS, UW e 100hz.

Alguém conhece?

Eu testei o LG 32UQ750W e gostei dele, é um bom painel VA da BOE.
Ah sim, esse ai tá marcado como favoritos,eu to de olho nele a um tempinho, bem capaz de eu ir nele mesmo

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém conhece?
muito caro pra whitelabel, nesse melhor pular pra dell ou asus

Kabum subiu para quase 3k o LG de 34".
Ou seja, nunca, jamais, em hipótese alguma.

Cada vez mais decidido a ficar no FHD. rsrs
95% do uso do meu PC é para jogar.

Pensando seriamente no LG 29wq500. FHD, IPS, UW e 100hz.
Daqui alguns dias abaixa o valor novamente.
Cara, eu peguei esse monitor alguns dias atrás para usar no meu trabalho e também joguei um pouco. Gostei muito da qualidade dele, não deve nada ao meu antigo IPS 29''UW na questão de cores. Quando receber, configura a parte de cores conforme algumas dicas que vc vai encontrar no YT, que vc irá gostar.
Tem muita diferença o UW de 29 para UW de 34, pois o ganho de tela é enorme e a resolução ajuda bastante, pode ir direto no de 34, vc não irá se arrepender.

O OLED de 27 240hz da Samsung tem alguma outra diferença pro modelo de 360hz alem da taxa de atualização?

Provavelmente o fato de um ser monitor e outro ser TV, nem todo mundo se adapta a usar TV como monitor e isso é bem normal, pode ter estragado sua experiencia com a TV nesse caso.

Usei a C2 como monitor por um tempo, até me adaptei com 1 metro; mas o monitor é bem melhor; a densidade de pixels, a fluidez melhor que a TV, praticidade pra mouse e teclado, etc...

Se você usasse um monitor OLED - te garanto que você iria adorar comparado ao seu monitor atual.

Vale a pena pagar 5K-9K nesses monitores? (Até tem opções mais viáveis agora que tem mais marcas no mercado BR).

Na minha opinião se você usa bastante... vale a pena sim - melhora drasticamente a qualidade e conforto em uso.

Sou daqueles que acha melhor juntar um pouco mais de dinheiro e comprar um produto ''definitivo'' pra ficar anos do que ter um produto mais barato e sentir falta de algo.

Só que como disse... a primeira coisa é entender se vale o investimento - as vezes a pessoa usa tão pouco que não justificaria mesmo - outras telas supririam a demanda por valores menor.

Eu acredito que o monitor OLED deve ser melhor que a TV, principalmente sendo QD-OLED.

Mas o problema maior é que eu uso o monitor majoritariamente pra trabalho, com arquivos de texto, e nessa área o monitor OLED acaba não sendo o melhor devido à questão da clareza das fontes. É algo que, inclusive, a TV OLED que eu tenho é bem ruim mesmo. Estou ciente de que os monitores e os sistemas operacionais estão melhorando nesse aspecto, mas fica sempre aquele mede de um monitor de 10K estragar devido a imagem estática, etc.

Aqui na média é 12 horas por dia na frente do monitor, e todo investimento vale a pena se o produto é realmente bom. Optei por white label justamente por falta de produto que realmente compense e não estou nem um pouco arrependido, exceto por não ter comprado mais.

Em casa eu tenho o white label de 32 polegadas que citei, 4k, excelente monitor, o melhor que já tive. Muito bom pra trabalhar, mas no escritório estou com um de 27 4k e é difícil se adaptar a esse último. Acabo ficando com postura incorreta por ficar muito perto do monitor, mas tem a questão também da mesa que lá é mais curta e não tem como ficar muito longe do monitor.

Nesse contexto, não dá coragem de pagar 10k em um monitor que pode não me atender da melhor forma, tornado o custo benefício ruim, embora eu não duvide que para jogos esses OLED 4k, de 240 hz pra cima, seja a melhor opção atualmente.

Eu acredito que o monitor OLED deve ser melhor que a TV, principalmente sendo QD-OLED.

Mas o problema maior é que eu uso o monitor majoritariamente pra trabalho, com arquivos de texto, e nessa área o monitor OLED acaba não sendo o melhor devido à questão da clareza das fontes. É algo que, inclusive, a TV OLED que eu tenho é bem ruim mesmo. Estou ciente de que os monitores e os sistemas operacionais estão melhorando nesse aspecto, mas fica sempre aquele mede de um monitor de 10K estragar devido a imagem estática, etc.

Aqui na média é 12 horas por dia na frente do monitor, e todo investimento vale a pena se o produto é realmente bom. Optei por white label justamente por falta de produto que realmente compense e não estou nem um pouco arrependido, exceto por não ter comprado mais.

Em casa eu tenho o white label de 32 polegadas que citei, 4k, excelente monitor, o melhor que já tive. Muito bom pra trabalhar, mas no escritório estou com um de 27 4k e é difícil se adaptar a esse último. Acabo ficando com postura incorreta por ficar muito perto do monitor, mas tem a questão também da mesa que lá é mais curta e não tem como ficar muito longe do monitor.

Nesse contexto, não dá coragem de pagar 10k em um monitor que pode não me atender da melhor forma, tornado o custo benefício ruim, embora eu não duvide que para jogos esses OLED 4k, de 240 hz pra cima, seja a melhor opção atualmente.
Então, nesse caso aí, vc até poderia usar um OLED 4K pra compensar a clareza das fontes (O modelo 32 já é praticamente perfeito e o 27 igual LCD), mas de fato; se você usa principalmente pra trabalhar... teriam produtos mais baratos que seriam melhores para essa utilidade.

Você provavelmente teria Burn In em algum momento também - se bem que a garantia cobre... mas no fim tem telas mais tranquilas pra essa função.

A real é que o monitor OLED é muito bom pra quem tem um uso multimidia (Jogos/Trabalho e audiovisual) ou principalmente jogos; acho que só pra trabalhar já não iria em OLED justamente por isso.

No fim, 10K só pra esse uso não é um bom CxB - O que tu pode fazer é ficar de olho num bom MiniLed se um dia aparecer - vamos supor que você quer mais pra trabalho, mas com foco maior em qualidade; provavelmente seria melhor no fim.

Acredito que OLED vai amadurecer mais quanto a essa questão de brilho e burn in, mas vai mais alguns anos.

Última edição:
O Newblade hero IPS, que foi bem avaliado pelo Peperaio, está 1440 na amazon. O Aoc quadHD VA está 1212. Entre esses dois, qual vocês recomendam? queria muito ir pelo AW, mas é muito mais caro que posso pagar

Galera, comprei o LG 34GP63A-B e estou validando para decidir se fico com ele,

Esse efeito do video, onde a arvore seca ao fundo escurece ao mexer a câmera é o tal do black smearing ?

Em alguns jogos ele fica perceptivel.

Esse efeito do video, onde a arvore seca ao fundo escurece ao mexer a câmera é o tal do black smearing ?

O efeito ocorreu em todas as árvores.
Esperar o povo responder...

Exatamente, eu não gostava nada desse efeito mas com o tempo acaba acostumando... só é mais visível se ficar dando esses toquezinhos de leve com a câmera. Em ultrawide não tem muita opção também, é isso ou pagar mais do que o triplo em um OLED, o IPS ultrawide da LG (34gp83a-b) nunca chegou no Brasil mas era caríssimo e IPS tem outros problemas então nem valia apena mesmo.

Uso essas configurações, os perfis de fábrica não são muito bons:
Estabilizador de preto 45
brilho 100
Saturação de todas as cores 65
Temperatura C10
contraste 80
gama modo 3

Exatamente, eu não gostava nada desse efeito mas com o tempo acaba acostumando... só é mais visível se ficar dando esses toquezinhos de leve com a câmera. Em ultrawide não tem muita opção também, é isso ou pagar mais do que o triplo em um OLED, o IPS ultrawide da LG (34gp83a-b) nunca chegou no Brasil mas era caríssimo e IPS tem outros problemas então nem valia apena mesmo.

Uso essas configurações, os perfis de fábrica não são muito bons:
Estabilizador de preto 45
brilho 100
Saturação de todas as cores 65
Temperatura C10
contraste 80
gama modo 3

Valeu, vou dar uma olhada nas suas configurações.

Saí de um AOC IPS Full HD onde aplico o DSR simulando 2K.
O incomodo inicial, n sinto o ganho que deveria ter para uma tela 2K nativo, por mais que inicialmente tinha achado bom as cores, ao colocar os monitores lado a lado percebi que elas são parte deste incomodo, agora comparando os monitores estou tentando aproximar as cores que tenho no painel IPS.

Valeu, vou dar uma olhada nas suas configurações.

Saí de um AOC IPS Full HD onde aplico o DSR simulando 2K.
O incomodo inicial, n sinto o ganho que deveria ter para uma tela 2K nativo, por mais que inicialmente tinha achado bom as cores, ao colocar os monitores lado a lado percebi que elas são parte deste incomodo, agora comparando os monitores estou tentando aproximar as cores que tenho no painel IPS.
Eu tentei cometer esse erro de aproximar as cores do IPS antigo que tinha pro meu VA atual. Foi um erro. As cores do VA são mais lavadas por natureza. É se acostumar com isso. Quando você tenta calibrar as cores para mais próximo do IPS, dependendo do Painel, vai ter muito estouro de cor, principalmente no vermelho e rosa, que doem demais a vista

Aproveita que tá com os dois um do lado do outro e grava um vídeo mostrando uma tela escura em ambos comparando o IPS glow. Mudando o ângulo da câmera da esquerda pra direita.

Eu tentei cometer esse erro de aproximar as cores do IPS antigo que tinha pro meu VA atual. Foi um erro. As cores do VA são mais lavadas por natureza. É se acostumar com isso. Quando você tenta calibrar as cores para mais próximo do IPS, dependendo do Painel, vai ter muito estouro de cor, principalmente no vermelho e rosa, que doem demais a vista
Sim
Dei uma compensada no vermelho, mas inicialmente está em um nivel que estou gostando.
Essas cores lavadas em relação ao IPS é oq tem me passado a impressão de estar menos nitido em algumas ocasiões.
Mas em compensação o preto é bem melhor, cenarios escuros ou a noite é nitido a melhora no painel VA.

Aproveita que tá com os dois um do lado do outro e grava um vídeo mostrando uma tela escura em ambos comparando o IPS glow. Mudando o ângulo da câmera da esquerda pra direita.
Gravei mas pelo celular n ficou legal, n deu para passar a diferença.

Sim
Dei uma compensada no vermelho, mas inicialmente está em um nivel que estou gostando.
Essas cores lavadas em relação ao IPS é oq tem me passado a impressão de estar menos nitido em algumas ocasiões.
Mas em compensação o preto é bem melhor, cenarios escuros ou a noite é nitido a melhora no painel VA.

Tenta pegar uma imagem que tem um logo no meio e o resto preto, aí foca no centro com o celular e diminui o brilho da câmera deslizando na tela do celular pra esquerda, assim fica perfeita a gravação.

Sim

Sim. No começo eu estranhei também. O que mais me incomoda é o black smearing. Tem cena com muito preto no fundo que deixa muito rastro.
Quanto ao vermelho, tive que reduzir muito pra não doer a vista. Tinha hora que enjoa, ainda mais porque trabalho com fotos, fica terrível.
Em compensação, não tem comparação o contraste e o vazamento de luz. Meu AOC praticamente não tem. Em cenas escuras, fica realmente escuro. O meu antigo IPS, ficava tudo branco nas bordas, onde o backlight acendia com força

Ou seja...
Todo mundo achando o VA meio "meeehhh"...

Duro é que o único que parece melhor é o Dell em seus surreais quase 4k.

Ou seja...
Todo mundo achando o VA meio "meeehhh"...

Duro é que o único que parece melhor é o Dell em seus surreais quase 4k.
O VA tem o problema óbvio do black smearing em paineis de baixa qualidade, de resto é bem superior ao IPS. Como o próprio tupete falou

Sim

Se quiser descobrir o painel que ele usa é só tirar da tomada e segurar o botao de menu dele enquanto coloca na tomada, assim vai aparecer um menu secreto com o codigo do painel. Esse LG ai tem 99% do sRGB, como vai ter as cores lavadas se isso é medido com hardware ?

muito caro pra whitelabel, nesse melhor pular pra dell ou asus
Sabe me dizer qual a diferença de um White Label pra um monitor de marca sendo que os dois usam o mesmo painel ?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar