[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Boa tarde amigo, por causa do 144hz? Eu não curto jogos competitivos então não sei se isso seria de tanta importância pra mim, meu grande foco é em single players e MMOs (FFXIV pra ser mais exato).

Mas a princípal dúvida é em relação a troca da tv por um monitor no geral (independente do modelo) acha que é uma boa ideia? Ou perca de tempo/dinheiro

Sim. Mesmo em jogos casuais você vai sentir uma boa diferença.
Até no uso comum, no desktop, no simples mover do mouse, você sentirá diferença entre 60Hz/75Hz para 144Hz.
E, sim, usar um monitor ao invés de uma TV de 43" é mais recomendado. A não ser que fique bem afastado da tela.
 
Galera, como que ta atualmente a luta de vcs pra achar um monitor quad HD, nao precisa ser 144HZ, nem necessariamente 1ms, ou acho algo MUITO CARO, ou acho algo CHINES ahaha, ta foda.
 
Pois é Fael, por isso estou curioso, no papel parece um conto de fada, tomara que não seja abobora hahahaha não achei nenhum review dele ou unboxing pra ver como é, a questão do alto falante parece ser opcional, na gringa é padrão na versão XN.

A linha Predator me parece ser premium, não é possível que seja ruim. Tomara, né? Então, eu li em outro fórum que a Acer, as vezes, lança painéis aqui primeiro do que lá fora. Por isso não tem o XB lá ainda, apenas o XN. Sobre os falantes, bom, no anúncio que comprei mencionava Speakers 2W, então espera que venha ^^
 
Galera, o único lugar que tem o 24G2/BK pra comprar é a Kabum né? O preço tá maior que o informado no site da AOC. será que após o hype abaixa?
 
Galera, muda muito a qualidade de imagem de um monitor ips de 800 conto para um dell ips de 1300 pra outro ips 144hz de 1300 tbm?
Se sim como olho nas specs o que interfere na imagem
 
Galera de vocês com o modelo C24FG73 da samsung sabe me informa se dentro das configurações dele dá pra ajustar o nível da luz de fundo do painel ou se teria apenas a opção de ajustar o brilho normal da tela?
 
Galera de vocês com o modelo C24FG73 da samsung sabe me informa se dentro das configurações dele dá pra ajustar o nível da luz de fundo do painel ou se teria apenas a opção de ajustar o brilho normal da tela?
Brilho = Luz de fundo.
 
Galera, como que ta atualmente a luta de vcs pra achar um monitor quad HD, nao precisa ser 144HZ, nem necessariamente 1ms, ou acho algo MUITO CARO, ou acho algo CHINES ahaha, ta foda.

Tem uns da bluecase 75hz por preço bom, mas não conheço bem a marca.
 
Tem uns da bluecase 75hz por preço bom, mas não conheço bem a marca.
Vi esses, mas em teoria paineis chineses, nao sei o quao ruim seria desembolsar sei la, 1500 pila num blue case, e talvez esperar pra pagar uns 2k em alguma marca mais confiavel, duvida, consumismo ta atacando kkk, quase pegando um bluecase mesmo.
 
Bom dia,

Em relação a pergunta de ontem...

Vi uns reviews e cheguei a conclusão de ir de Asus VP249QGR em relação ao AOC 24GBK2 pois não muda muita coisa além de umas features nas configurações do monitor, e o preço é quase 200 reais mais barato.

Alguém que tenha ele por aí, poderia dizer sobre?

Obrigado!
 
Galera até 1500 o quem tem que vale a pena, tenho um xl2420t a uns anos mas tá na hora de trocar
 
Galera até 1500 o quem tem que vale a pena, tenho um xl2420t a uns anos mas tá na hora de trocar

Cara... seu monitor, pelo que vi não é tão defasado não... o faltaria seria um FreeSync talvez... mas ele já é 120Hz... TN... 2ms GtG... não é ruim não, tem gente comprando novos inferiores a ele. Agora vai depender do resto da config sua, o que conseguiria "empurrar" a mais que isso.

Como disse, talvez um FreeSync ajudasse um pouco mais... nessa faixa de preço a sugestão quase que unânime aqui no tópico está sendo o AOC 24G2... ou por um 100 a mais o modelo 27G2....

Agora, depende do seu "foco", com esse valor poderia pegar um 4K mas com 60Hz... ou algum intermediário. Como não sabemos seu "foco" complica um pouco mais, tente dar mais dicas .. se quer pra jogos, filmes, trabalho... por exemplo ajudaria a galera a dar opiniões mais concretas.
 
Gente, é verdade que esse monitor aqui


Ele só funciona 4k a 30Hertz?
60 hertz é só em 1080p?
tava quase comprando e li um comentário no proprio site de venda por sorte cancelei a compra pra pesquisar melhor.... ele é maravilhoso !! lindo mas ai esses features nao me agradou, axo q minha config segura 4k pelo menos a 40 ~ 60 fps certo?




125066855SZ.jpg
Esse monitor funciona normalmente a 4K 60Hz, o que aconteceu com esse usuário provavelmente foi por conta dele usar um cabo HDMI antigo ou pelo computador dele não ter saída HDMI 2.0 ou DisplayPort.

De qualquer forma vc fez uma excelente escolha ao cancelar a compra. Esse monitor é horrível. Eu acho que esse foi o pior monitor que eu tive nos últimos sei lá... 10 anos.
 
Galera, estou querendo pegar um Ultrawide 25" IPS da LG principalmente porque ouvi dois relatos (de quem saiu de painéis TN's) que antes sentiam dores na vista e agora com esses Ultrawides IPS de 25" da LGs não sentem mais. Alguém que tenha e passe várias horas no PC, seja trabalho/estudo, poderia me confirmar isso?

Ano passado comprei um LG 22MK400H TN em vez do Ultrawide IPS por conta do preço e por achar que os recursos de imagem (Reader Mode Flicker Safe Color Weakness Black Stabilizer Smart Energy Saving, OnScreen Control) em conjunto com os 75hz/Freesync compensariam. Doce engano... Esse Freesync parece que não serve pra nada quando ativado (to tendo que usar vsync no pubg) e esses recursos de imagem também são inúteis, continuo sentindo dores e ardencia na vista tanto quanto antes com meu monitor de 2009...

Descobri com essa experiência que o mais importante pra mim seria essa qualidade no painel do IPS, mas não consigo confirmar essa informação de forma concreta, só escuto relatos...
 
Galera, estou querendo pegar um Ultrawide 25" IPS da LG principalmente porque ouvi dois relatos (de quem saiu de painéis TN's) que antes sentiam dores na vista e agora com esses Ultrawides IPS de 25" da LGs não sentem mais. Alguém que tenha e passe várias horas no PC, seja trabalho/estudo, poderia me confirmar isso?

Ano passado comprei um LG 22MK400H TN em vez do Ultrawide IPS por conta do preço e por achar que os recursos de imagem (Reader Mode Flicker Safe Color Weakness Black Stabilizer Smart Energy Saving, OnScreen Control) em conjunto com os 75hz/Freesync compensariam. Doce engano... Esse Freesync parece que não serve pra nada quando ativado (to tendo que usar vsync no pubg) e esses recursos de imagem também são inúteis, continuo sentindo dores e ardencia na vista tanto quanto antes com meu monitor de 2009...

Descobri com essa experiência que o mais importante pra mim seria essa qualidade no painel do IPS, mas não consigo confirmar essa informação de forma concreta, só escuto relatos...
Ultrawide de 25" é bem pequeno, é um monitor com altura de 21". Tente ver o LG 29WK500, acredito que valha mais a pena.
 
Ultrawide de 25" é bem pequeno, é um monitor com altura de 21". Tente ver o LG 29WK500, acredito que valha mais a pena.
Eu gosto desse tamanho, esse meu atual é 21", já tive 23" e acho grande demais... além também do preço do LG 29WK500... O de 25" ultrawide já vi por R$ 600 com frete grátis, estou só esperando essa promoção novamente e a confirmação dessa dúvida pra pegar...
 
Galera de vocês com o modelo C24FG73 da samsung sabe me informa se dentro das configurações dele dá pra ajustar o nível da luz de fundo do painel ou se teria apenas a opção de ajustar o brilho normal da tela?
Fala, tenho esse monitor, segue as opções de ajuste dele:

Picture mode : Diversos pre-set como FPS, CINEMA, RPG, entre outros
fora isso, voce consegue ajustar o BRILHO, CONTRASTE, NITIDEZ
Alem de configuração personalizada de cores, por exemplo +vermelho+verde+azul. Gamma, tom de cor.

Resumindo, voce pode personalizar bastante conforme queira.

Opinião minha: Bom CxB, me atende muito bem para jogos FPS, porém de um tempo pra ca, apareceu um deadpixel ENORME no canto inferior direito :( Não atrapalha em nada na gameplay, mas é triste.
 
Galera, muda muito a qualidade de imagem de um monitor ips de 800 conto para um dell ips de 1300 pra outro ips 144hz de 1300 tbm?
Se sim como olho nas specs o que interfere na imagem

Provavelmente vai mudar algumas coisas, sim. Teoricamente monitores mais caros utilizam painéis de melhor qualidade (menos glow) e o processo de fabricação é mais caprichado (menos light bleed). Os monitores mais caros também costumam ser calibrados individualmente.

Isso tudo que eu disse é a teoria, na prática tem monitor de R$ 800 que é melhor que de R$ 1.300.

Pelas specs dá pra ter alguma ideia, mas vc ainda fica a mercê da sorte e do azar no glow e no light bleed.

Eu não entendo muito de monitor, mas posso ajudar com o pouco que eu sei. Olhando apenas pelas especificações, dá pra perceber as seguintes características:

Espaço de cor
chromaticity.jpg

Espaço de cor é como um gráfico que determina a capacidade de exibição de cores. O espaço de cor mais comum é o sRGB e ele é utilizado como métrica nas especificações. Um monitor capaz de exibir 90% do espaço sRGB irá exibir menos cores que um monitor 100% sRGB. Monitores profissionais geralmente se aproximam do AdobeRGB. Se o monitor for HDR, também convém observar o WCG, ou "wide color gamut", que é a capacidade do monitor de estender esse alcance de cor em imagens HDR.

Ângulo de visão
Os IPS são os melhores. Valores próximos a 178° já são excelentes e provavelmente não é necessário mais que isso.

DeltaE
27uk650-post-colorspace-medium.jpg

Resumidamente, é a precisão do monitor em exibir uma cor. Quanto menor o DeltaE, menor é a diferença entre a cor "real" e a cor que o monitor está exibindo. No exemplo acima, os quadrados brancos são as cores que o software de calibração exibiu na tela, e os pontos circulares são as cores medidas pelo calibrador ao analisar a própria tela. Ou seja, nesse caso, temos um DeltaE baixíssimo, pois as cores exibidas pelo painel estão bem próximas do que foi medido. No caso abaixo, temos um exemplo com DeltaE não tão bom quanto o acima. Analisando como os pontos circulares estão mais voltados para o vermelho, podemos concluir que esse monitor abaixo tem uma imagem mais quente.
u2718q-pre-colorspace-medium.jpg

Quando a gente calibra o monitor, a gente basicamente está tentando encaixar os pontos circulares dentro dos quadrados brancos.

Isso pode fazer você pensar: então basta comprar qualquer monitor e calibrar? Bom, não... boa parte dos monitores pode ser calibrado e possuir um DeltaE muito bom, mas alguns não conseguem chegar em valores ideais, mais por conta de uma limitação física do próprio painel em si. Outro fator negativo é que, quanto maior o DeltaE de fábrica do monitor, maior será a curva de correção, e isso tende a diminuir o brilho.

Profundidade de cor
banding.jpg

Painéis de uso profissionais costumam ter 10-bits de cor por canal, enquanto os mais comuns são 8-bits. Isso só faz diferença significativa para quem trabalha com edição. Esse exemplo acima é algo bem forçado, mas a intenção em se ter uma profundidade de cor maior é eliminar esse efeito da esquerda chamado banding.

Gamma
gamma_correction_example.jpg

Geralmente isso não vem descrito nas specs, mas, se vier falando que é calibrado, isso é um ótimo indício de um painel de qualidade. Os valores mais comuns são 2.2 e 1.8.

Brilho máximo
Geralmente está relacionado a algum certificado HDR. Basicamente, quanto maior, melhor. Mesmo que vc não precise de muitos nits, quando vc calibra o monitor, dependendo do quanto descalibrado ele vier, o brilho tende a diminuir bastante, então convém ter uma boa margem.

Contraste estático
Good_and_Bad_Contrast.jpg

Para um painel IPS, o contraste costuma ficar em torno de 1000:1. Bons painéis IPS costumam chegar próximo dos 1500:1. Monitores VA costumam ter os melhores níveis, na casa dos 3000:1.

6) Certificações
web-DisplayHDR-Logo-01.jpg

Se um monitor tiver algum certificado Vesa, isso significa que ele atende alguns requisitos básicos. Geralmente os certificados mais comuns são os VesaHDR. De forma bem resumida, quanto maior o certificado, melhor a qualidade geral da tela (não só do brilho).

Outra certificação é em relação ao FreeSync e G-SYNC.
capa_0_bala.jpg


Resolução, taxa de atualização e conexões.
Além do óbvio, convém falar um pouco sobre as conexões. Por exemplo: se vc estiver em dúvida entre dois monitores muito parecidos, mas um deles possui apenas HDMI, então dê preferência para o outro, pois a entrada DisplayPort permite que você utilize mais tecnologias como, por exemplo, FreeSync com placas de vídeo NVIDIA. Outra vantagem do DisplayPort é que só ele é capaz de transmitir 4K + 60Hz + HDR + 10-bits + FreeSync + 4:4:4.

Tempo de resposta
Geralmente os fabricantes informam o tempo de resposta GTG, que é o tempo que um pixel leva para fazer um ciclo completo partindo do cinza e voltando pro cinza. O problema é que as empresas geralmente informam esse valor com uma técnica chamada overdrive, e ela insere um monte de artefatos na tela, o que basicamente inviabiliza o uso. Então é importante se atentar se o valor GTG informado pelo fabricante é com ou sem overdrive. Um GTG de 5ms sem overdrive é melhor que um GTG de 5ms com.

Ergonomia
Pode parecer besteira, mas isso é extremamente importante. Leve isso em consideração como um fator de desempate. Você precisa de, no mínimo, ajuste de altura e inclinação.

Basicamente é esse o guia básico que eu sigo. Porém, como eu disse acima, tudo isso é teórico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, estou querendo pegar um Ultrawide 25" IPS da LG principalmente porque ouvi dois relatos (de quem saiu de painéis TN's) que antes sentiam dores na vista e agora com esses Ultrawides IPS de 25" da LGs não sentem mais. Alguém que tenha e passe várias horas no PC, seja trabalho/estudo, poderia me confirmar isso?

Ano passado comprei um LG 22MK400H TN em vez do Ultrawide IPS por conta do preço e por achar que os recursos de imagem (Reader Mode Flicker Safe Color Weakness Black Stabilizer Smart Energy Saving, OnScreen Control) em conjunto com os 75hz/Freesync compensariam. Doce engano... Esse Freesync parece que não serve pra nada quando ativado (to tendo que usar vsync no pubg) e esses recursos de imagem também são inúteis, continuo sentindo dores e ardencia na vista tanto quanto antes com meu monitor de 2009...

Descobri com essa experiência que o mais importante pra mim seria essa qualidade no painel do IPS, mas não consigo confirmar essa informação de forma concreta, só escuto relatos...
Os fatores mais comuns que causam dor de cabeça nos monitores são:

1) PWM flickering
2) Ergonomia

Isso é independente da tecnologia do painel.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo