Acabei de despachar a devolução de um
Agon AG352UCG. Ele tinha três defeitos:
- Pesado demaaaaaaaais. Acho que chegava a 11kg de forma desnecessária. Tenho um de 32" 16:9 que tem quase a mesma área que ele e deve ter metade do peso. Eu o usei no braço F100A (o mais resistente) da ELG e eu sentia que já é um pouco pesado demais pra ele;
- Flickering. Com e sem o G-Sync ligado. Testei inúmeras combinações de configuração, de frequência, resolução, brilho, contraste etc e etc. Nenhum resolveu. O problema acontece quando se coloca uma imagem mais clara num contexto mais escuro. O pior é que dependendo do tamanho do contraste entre o claro e o escuro parecia que o monitor piscava. Me lembrou muito o auto ajuste de brilho de umas TVs antigas. Admito que eu vi relatos desse problemas, mas tudo indicava que era o G-Sync e que havia sido resolvido com um driver novo, mas ledo engano;
- Tela piscando aleatoriamente. Esse eu não cheguei a investigar à fundo, mas não sei se era mal contato no conector de energia, no display port ou qualquer outra coisa, mas de forma inconsistente o monitor piscava parecendo que desligava e ligava muito rápido. Cheguei a passar um dia inteiro sem ele piscar, mas ao mesmo tempo o notei piscar três vezes seguidas. Muito estranho.
Enfim, mais uma prova de que nem estando disposto a pagar caro dá pra pegar algo de qualidade no Brasil, simplesmente faltam opções.
Pra não falar que não tirei nenhuma lição com isso, pelo menos percebi que 27" é o ideal pra 1440p. Voltar para o 32" parece que a resolução é baixa demais. Isso pra evitar o 4k ao máximo, porque não tenho GPU pra isso.
Agora estou esperando o estorno pra arriscar o
Asus TUF VG32VQ, sabendo que ele gera artefatos com o elmb ligado. Se eu não gosta, acho que vou acabar cedendo ao IPS e pegar o
Dell U2719DC, que me dá certo medo por causa do lightbleed e IPS glow, adorei o painel VA. Se nenhum dos dois for aceitável, aí vou ter que desistir e voltar para o 1080p e esperar que com sorte, no futuro venham monitores melhores no Brasil.