• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Pessoal qual desses 2 escolho?

LG23MP55HQ - R$400,00
Benq GL2450 - R$400,00


Vou usar para jogos/filmes

Ambos são usados
 
Pessoal, alguém poderia me ajudar? Estou em dúvida entre três monitores:

- Dell U2718Q 4K IPS R$ 2.400,00
- Dell U2719D QHD IPS R$ 2.400,00
- Samsung LU28E590DS/ZD 4K TN R$ 1.400,00

Meu uso vai ser para trabalho (sou arquiteto), fazer renders e jogar nas horas vagas. Vou de Ryzen 3900x, 32gb de ram e, junto à dúvida do monitor, também estou na placa de vídeo. Não sei se vou de 2070 super ou 2080 super.

Pensei de ir de 2070 super, nela o ideal seria ficar bum monitor 1440p, o Dell ali parece legal. Já se for a 2080 super, deve aguentar o 4K, então o Dell 4K e o Samsung 4K parecem bacanas. Penso que seria legal de qualquer forma pegar um 4K, mas o upscaling pra jogar a 1440p nele não parece ser algo tão bom, é? Além disso, entre os dois 4K, vi o pessoal dizendo que o Samsung quebra um bom galho, mesmo sendo TN, bom custo/benefício. Vale a pena R$ 1.000,00 a mais (quase o dobro) por um IPS?

Help!

Salve, colega !
Olha, esse Samsung LU28 está bem abaixo dos outros dois, no que diz respeito a qualidade de imagem. As cores dele são um pouco desbotadas. Se você trabalha com renderização, seria melhor pegar um dos modelos da Dell.

Entre os dois modelos da Dell (4k vs 1440p), vai depender muito do seu uso.
Eu pensei nos seguintes pontos:

4K - Pontos Positivos:
  • Em 4K vc tem bastante espaço na tela. Cabem mais ícones, controles, etc, consegue desenhar com maior precisão (snaps, por exemplo). Mas tem um problema: texto e ícones ficam pequenos pra cacete! No meu setup com monitores Dell 27" 1440p eu uso 125% de escala, pois 100% fica muito desconfortável. Num monitor 4K eu usaria uns 175%-200% de escala! kkkkkk!
  • É muito bom pra editoração de imagens e videos, devido à quantidade absurda de pixels;
  • Jogar em 1440p em tela 4K não é problema. Eu faço isso de vez em quando, ligando o PC na TV 4K (Samsung UHD serie 6000). Imagens escalonam perfeitamente. Texto nem tanto, mas estamos falando de jogos ;)
1440p - Pontos positivos:
  • É a resolução ideal para telas 27", com ~110DPI. Pessoalmente, acho até um pouco alto, tanto que eu uso com 125% de escala. Claro, se tem boa visão e trabalha bem de perto (<50cm) , poderá usar 100%;
  • Tem muito espaço gráfico, se comparado com tela FHD;
  • É possível jogar (bem) acima de 60FPS;
 
Salve, colega !
Olha, esse Samsung LU28 está bem abaixo dos outros dois, no que diz respeito a qualidade de imagem. As cores dele são um pouco desbotadas. Se você trabalha com renderização, seria melhor pegar um dos modelos da Dell.

Entre os dois modelos da Dell (4k vs 1440p), vai depender muito do seu uso.
Eu pensei nos seguintes pontos:

4K - Pontos Positivos:
  • Em 4K vc tem bastante espaço na tela. Cabem mais ícones, controles, etc, consegue desenhar com maior precisão (snaps, por exemplo). Mas tem um problema: texto e ícones ficam pequenos pra cacete! No meu setup com monitores Dell 27" 1440p eu uso 125% de escala, pois 100% fica muito desconfortável. Num monitor 4K eu usaria uns 175%-200% de escala! kkkkkk!
  • É muito bom pra editoração de imagens e videos, devido à quantidade absurda de pixels;
  • Jogar em 1440p em tela 4K não é problema. Eu faço isso de vez em quando, ligando o PC na TV 4K (Samsung UHD serie 6000). Imagens escalonam perfeitamente. Texto nem tanto, mas estamos falando de jogos ;)
1440p - Pontos positivos:
  • É a resolução ideal para telas 27", com ~110DPI. Pessoalmente, acho até um pouco alto, tanto que eu uso com 125% de escala. Claro, se tem boa visão e trabalha bem de perto (<50cm) , poderá usar 100%;
  • Tem muito espaço gráfico, se comparado com tela FHD;
  • É possível jogar (bem) acima de 60FPS;
A experiência em 1440p em TV 4K é realmente boa? Ou compensa mais colocar em 3840x2160 e reduzir Resolution Scale?
 
A experiência em 1440p em TV 4K é realmente boa? Ou compensa mais colocar em 3840x2160 e reduzir Resolution Scale?

Depende de cada jogo e do combo TV / cabo HDMI / placa de Vídeo. Tem que testar seu combo e ver como fica.

Em geral, TVs usam HDMI 1.4/2.0, o que limita a banda de transmissão de dados.
Na minha experiência, HDMI NÃO suporta 4K @60Hz em modo RGB, indo no máximo a 30Hz..
Pra rodar 60Hz é necessário mudar a transmissão de RGB para o formato comprimido YCrCb 4:2:2 ou 4:2:0. Isso gera um efeito chamado "Aberração Cromática", no qual texto branco ficar rosa; texto preto fica com sombra rosa e por aí vai. Pra games a aberração incomoda menos, mas o problema está lá.

Algumas TV 4K, em modo "Monitor" ou "PC", suportam 2560x1440p @60Hz.

OfqQjDz.png

* Algumas pessoas dizem que é possível com HDMI 2.0, mas não tive essa "graça" ainda;



Resolvido o problema dos 60Hz, tanto a resolução no monitor reduzida pra 1440p quando o "resolution scale" dentro do jogo vão dar efeito parecido, com boa qualidade para jogos.
Pra texto nem tanto.
 
Eu tenho o S2716DG e uso junto com um Dell Ultrasharp U2717D IPS.
Posso afirmar que o S2716DG tem cores ótimas, muito próximas a um bom IPS.
Eu trabalho com desenvolvimento de software para visualização 3D e não tem diferença notável entre os dois.

No entanto, para uso profissional em edição de fotografias e vídeos, na qual a exigência em fidelidade e riqueza de cores é muito maior, eu recomendaria um monitor com tela IPS.
No caso de edição de imagens, um monitor 4K seria ainda mais interessante, visto que as alta resolução das imagens usadas hoje em dia (ex.: Dell UP2718Q )

Em resolução QHD existe ainda opção de 10bits de cores, como Dell UP2716D.

Minha recomendações:
dell.com/pt-br/shop/compare?ocs=210-aggp,210-arcv,210-asnv,210-aqpv,210-arcz

Muito obrigado mesmo, fera!
Tudo que eu precisava era uma lista de alguns modelos voltados para esse nicho, pois será meu ganha pão. Jogos estão em segundo lugar e por isso não faço questão das respectivas features.
Dessa lista o melhor tecnicamente é o UP2718Q pela resolução, vou ficar de olho nele e no U2719D que está mais próximo do meu teto (2.5k).

Desculpe pela demora em agradecê-lo.
 
Depende de cada jogo e do combo TV / cabo HDMI / placa de Vídeo. Tem que testar seu combo e ver como fica.

Em geral, TVs usam HDMI 1.4/2.0, o que limita a banda de transmissão de dados.
Na minha experiência, HDMI NÃO suporta 4K @60Hz em modo RGB, indo no máximo a 30Hz..
Pra rodar 60Hz é necessário mudar a transmissão de RGB para o formato comprimido YCrCb 4:2:2 ou 4:2:0. Isso gera um efeito chamado "Aberração Cromática", no qual texto branco ficar rosa; texto preto fica com sombra rosa e por aí vai. Pra games a aberração incomoda menos, mas o problema está lá.

Algumas TV 4K, em modo "Monitor" ou "PC", suportam 2560x1440p @60Hz.

OfqQjDz.png

* Algumas pessoas dizem que é possível com HDMI 2.0, mas não tive essa "graça" ainda;



Resolvido o problema dos 60Hz, tanto a resolução no monitor reduzida pra 1440p quando o "resolution scale" dentro do jogo vão dar efeito parecido, com boa qualidade para jogos.
Pra texto nem tanto.
Estou vendo a Samsung RU7100, e pela especificação diz aceitar 4K @60Hz 4:4:4, até onde isso é verdade não sei. E é um dos poucos modelos que aparece 2560x1440p como sendo uma resolução nativa. Com a RX 5700 só dá pra brincar até 1440p kkk
 
Valeu pela resposta!
Por curiosidade, você já experimentou?
Como foi?

Acho esse video ilustra o problema de usar monitores curvos VA em 90º: desbotamento das cores ao movimentar cabeça perpendicular à curva.
(imagine o video girado em 90ºC ;) )



 
Acho esse video ilustra o problema de usar monitores curvos VA em 90º: desbotamento das cores ao movimentar cabeça perpendicular à curva.
(imagine o video girado em 90ºC ;) )




@AlexByrth Valeu pela atenção mano.
Acho que, apesar de ser um bela monitor, vou tirar ele do "radar", pegar um TN bom ou quem sabe um IPS de entrada.
Valeu!!
 
Alguém que tenha um bom monitor da Dell, tipo o S2719DGF, pode me falar um pouco do painel TN dele? Não tive boas experiências com esse tipo de painel.
 
@AlexByrth Valeu pela atenção mano.
Acho que, apesar de ser um bela monitor, vou tirar ele do "radar", pegar um TN bom ou quem sabe um IPS de entrada.
Valeu!!

Se o negócio for usar pivotado 90º, prefira um IPS.
 
@AlexByrth Interessante...
Mas porque? Pergunto pra poder aprender também.
Abs
Tanto telas TN quanto telas VA tem forte distorção cromática no giro vertical. Em uso normal não chega a atrapalhar. Mas em uso pivotado é a treva!

Exemplo TN:



Exemplo IPS:



Exemplo VA
 
Buenas, galera desculpe o incomodo novamente mas ainda estou na saga de um monitor 144hz de 24' sem color banding, alguem tem alguma recomendação? tava tentando achar um IPS 144hz mas aqui no BR não tem! no fim acho que vou acabar indo de PVA mas o meu medo é o ghosting, tem o Qled da samsung mas não tava afim de monitor curvo.
:shrug:
 
Buenas, galera desculpe o incomodo novamente mas ainda estou na saga de um monitor 144hz de 24' sem color banding, alguem tem alguma recomendação? tava tentando achar um IPS 144hz mas aqui no BR não tem! no fim acho que vou acabar indo de PVA mas o meu medo é o ghosting, tem o Qled da samsung mas não tava afim de monitor curvo.
:shrug:
Olá @MauricioNM .
Essa sua config é super rara, até mesmo fora do país...
Se você considerar sair de 24" para 27" irá encontrar algumas opções, por exemplo essa aqui:
monitor-gamer-acer-predator-xb271hu
Abs
 
Olá @MauricioNM .
Essa sua config é super rara, até mesmo fora do país...
Se você considerar sair de 24" para 27" irá encontrar algumas opções, por exemplo essa aqui:
monitor-gamer-acer-predator-xb271hu
Abs
Poisé, tá dificil mesmo, estou pensando em pegar um painel PVA, eu só não queria que tivesse color banding nos gradientes e nenhuma película granulada na tela, que no caso são dois problemas que encontro no meu monitor (Acer XB241YU) o problema é que os reviews da internet normalmente não citam esses quesitos, e quando citam são algo bem superficial, reviews bons mesmo dá pra contar nos dedos.
 
[Q
Alguém tem este monitor poderia me dizer se ele é bom, se já teve algum problema com ele
Monitor Dell de 23" P2319H
monitor-p2319h-hero-504x350-responsive.png

Link:https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-de-23-p2319h/apd/210-aqjj/monitores-e-acessórios

É um monitor IPS para escritório / ms office / estudar.
Não tem muito apelo gamer (60hz, sem freesync) e nem para arte (8bits com frc)
No mais, é um monitor básico, mas bonito, com hub USB, pivotante, regulagem em altura e 3 anos de garantia Dell.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém que tenha um bom monitor da Dell, tipo o S2719DGF, pode me falar um pouco do painel TN dele? Não tive boas experiências com esse tipo de painel.

Já postei esse vídeo umas 300 vezes, mas bora lá...
Compare e tire suas conclusões.





O S2719DGF é a versão freesync do S2716DG (G-Sync).
 
Última edição:
Eae pessoal, alguém sabe se o Monitor Dell de 23" S2319H vale a pena pelo preço de 1100,00? estou procurando um monitor com tela brilhante, glossy, tem vários nomes (diferente da tela fosca, anti-reflexo), e até o momento só achei esse que me parece ser bom, pois nesse tipo de tela as cores são mais vivas e nítidas. Se tiverem uma sugestão tb eu super agradeço!
obs: minha placa de video é a 1050 ti, resolução ideal seria 1080p
 
Tem algum monitor de 23 ou 24 polegadas com som?

Achei só alguns ultrawide com som.
 
Tem algum monitor de 23 ou 24 polegadas com som?

Achei só alguns ultrawide com som.
Esquece som de monitor, até o do seu celular é melhor.
 
Pra quem tem monitor curvo, vocês acham que faz muita diferença?
Ouvi dizer que aumenta o campo de visão e a imersão.
Penso em comprar um, mas fico na dúvida porque não vou usar só pra jogos, também para produtividade.
 
Última edição:
@AlexByrth Interessante...
Mas porque? Pergunto pra poder aprender também.
Abs
Não sei quanto a telas VA mas telas TNs com recurso Pivot é basicamente inútil, fica impossível de usar pois quando você gira a tela o péssimo ângulo de visão vertical vira horizontal, a imagem fica um lixo com degrade em tudo e qualquer movimento pro lado que vc faz com a cabeça a imagem escurece e fica com o efeito de filme "negativo".
Falo isso pela minha experiência que tive com um antigo Samsung 943BWX que era é um TN com recurso pivot..
Alguém tem este monitor poderia me dizer se ele é bom, se já teve algum problema com ele
Monitor Dell de 23" P2319H
monitor-p2319h-hero-504x350-responsive.png

Link:https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-de-23-p2319h/apd/210-aqjj/monitores-e-acessórios
É um monitor 23" FHD 60 Hz IPS padrão "mais do mesmo", provavelmente com controle de qualidade superior a esses Acer SA230/24MK430 da vida de R$600 mas não é melhor que um desses LG 29" ultra-wide (que além da resolução maior tem mais recurso gamer como freesync e 75 Hz garantidos) por isso eu pagaria no máximo nessa faixa de R$800 nesse Dell, R$839 eu considero um preço justo principalmente se vc valoriza a garantia da Dell, borsas finas "de verdade", a base superior pivot, hub usb 3, etc.

Pra quem tem monitor curvo, vocês acham que faz muita diferença?
Ouvi dizer que aumenta o campo de visão e a imersão.
Penso em comprar um, mas fico na dúvida porque não vou usar só pra jogos, também para produtividade.
Acredito que tela curva é útil quando a tela é muito larga e começa a ficar meio que fora do campo de visão se não for curvo, por exemplo em telas 34" ultra-wide.
De resto acho que é mais marketing do que qualquer outra coisa principalmente em uma tela 24"..
 
Última edição:
Pra quem tem monitor curvo, vocês acham que faz muita diferença?
Ouvi dizer que aumenta o campo de visão e a imersão.
Penso em comprar um, mas fico na dúvida porque não vou usar só pra jogos, também para produtividade.
Em telas grandes e principalmente UltraWide, acredito ser bem útil. Em monitor 24~27" é bonito, mas não tão eficaz. Se aumenta a imersão, talvez sim, pouca coisa, mas o fato é que parece muito mais um monitor comum do que algo exclusivo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo