Guia de mineração

Vocês podem indicar algum site ou artigo para que eu possa aprender a começar a minerar?
 
Dependendo do %fan que eu puser e do clock da memória ram dá thermal throttling sim. Inclusive, tem vários tópicos no reddit sobre isso. Aqui na 3080 MSI ventus 3x, embora a MSI tenha cagado no backplate de plastico com grafeno, eles puseram thermalpads tanto no cooler quanto atrás, então está "menos pior" que as gigabytes que o povo tanto reclama no reddit.

Eu ainda to afinando bem clock x voltagem x clock da RAM x % de fan da placa e % de fan do gabinete.
Uma coisa que eu reparei é que não vale a pena subir muito clock da GPU sem subir memória e vice versa, o ganho não escala corretamente se subir muito apenas um dos dois. Tem que achar o ponto ideal, considerando também a refrigeração e Watts consumidos.

Comprei um wattímetro de tomada, em breve deve chegar e poderei mensurar corretamente quanto estou gastando.

Na 3080 aqui mudei o esquema do over e do UV.
Consegui subir de 95MH/s pra 98MH/s e baixei 4 graus a temperatura.

Antes:
PL 75%
Core -300
Mem +900

Agora:
PL 100%
Core -250
Mem +1150
Porém usei o lock (L) em 750mV (linha amarela pontilhada vertical) na curva de tensão do Afterburner. Então apesar do PL estar em 100% só chega 750mV na placa.

6luNu4j.jpg


Ainda vou testa baixar pra 725mV e ver se fica estável os shares.
E depois vou fazer a mesma coisa na 3060Ti e na 2070S.
No inverno vai dar pra tirar sangue dessas placas!
 
Na 3080 aqui mudei o esquema do over e do UV.
Consegui subir de 95MH/s pra 98MH/s e baixei 4 graus a temperatura.

Antes:
PL 75%
Core -300
Mem +900

Agora:
PL 100%
Core -250
Mem +1150
Porém usei o lock (L) em 750mV (linha amarela pontilhada vertical) na curva de tensão do Afterburner. Então apesar do PL estar em 100% só chega 750mV na placa.

6luNu4j.jpg


Ainda vou testa baixar pra 725mV e ver se fica estável os shares.
E depois vou fazer a mesma coisa na 3060Ti e na 2070S.
Experimenta fazer o seguinte e vê se melhora seu mh/s
Não deixa nenhum programa, navegador aberto maximizado no windows exceto a tela preta do minerador.
Põe resolução do windows em 800x600 e seta monitor 60hz.
Clica na barra de tarefas com o mouse e deixa ele ali quetinho.
Fica olhando pra ver se sobe seu mh/s. Acredito que suba pra 99 ou 100
Eu tô usando 0.718v aqui.
 
o modo mais rapido de calcular e entrar na nicehash la tem uma calculadora online, coloca teus hardwares la e o valor de kw da energia que ele te dah uma estimativa, tem que colocar em dolar, no meu caso dah 0,15 cents de dolar o kw/h para sao paulo capital - mas atente em olhar o valor diario, pois o mensal la eh bugado
Você chegou nesse valor de 0,15 como eu fiz aqui? No caso, eu to dividindo o valor do da conta mensal por 30 (dias), depois divido o resultado por 24 (horas). Aí eu converto pra dólar no google.
 
Você chegou nesse valor de 0,15 como eu fiz aqui? No caso, eu to dividindo o valor do da conta mensal por 30 (dias), depois divido o resultado por 24 (horas). Aí eu converto pra dólar no google.
Agora que eu notei que na verdade esse cálculo tá errado. O certo seria pegar o valor da conta de luz e dividir pelo kw consumido da sua energia no mês

------
Vou passar o fim de semana todo só otimizando a mineração :lindo::dog::megusta:
 

Segundo esse artigo no blog deles, colocando o pci em x2 aumentou estabilidade pra subir mais over.
A eficiencia que eles alcançaram é absurda. Dividindo MH/s por Watts, deu 0,48, sendo que muita gente tá fazendo 0,38 com a 3080 em 250w
Aqui o máximo que consegui foi 0.434(98.1mh/s/226W) na 3080
Você chegou nesse valor de 0,15 como eu fiz aqui? No caso, eu to dividindo o valor do da conta mensal por 30 (dias), depois divido o resultado por 24 (horas). Aí eu converto pra dólar no google.
Se atentem a faixa de consumo, aqui em Campo Grande acima de 600kw são cobrados R$0,95 por kw/h. Aqui estou jogando U$0.2 no cálculo
 
Aqui o máximo que consegui foi 0.434(98.1mh/s/226W) na 3080

Se atentem a faixa de consumo, aqui em Campo Grande acima de 600kw são cobrados R$0,95 por kw/h. Aqui estou jogando U$0.2 no cálculo
Aqui dividindo o valor pago pelo kwh consumido dá 1,13 reais por kwh, um assalto, mas acredito que ainda assim haverá lucro.
No simulador de profitability da nicehash 98mh/s 240w daria um lucro de 70 conto por dia, o que eu acho pouco provável ser verdade. Se eu conseguisse uns 30 reais por dia já considerando a 10 a 11 reais de luz paga, estaria bem feliz
 
Você chegou nesse valor de 0,15 como eu fiz aqui? No caso, eu to dividindo o valor do da conta mensal por 30 (dias), depois divido o resultado por 24 (horas). Aí eu converto pra dólar no google.
tem que pegar o valor total da conta - aquele que voce realmente paga - pela quantidade de kw medidos no periodo, aqui deu 0,81 centavos, convertendo para dolar da uns 0,15 cents de dolar..
 
vcs conhecem algum exchange brasileira que aceite mandar direto da pool pra carteira dela?
 
Agora que eu notei que na verdade esse cálculo tá errado. O certo seria pegar o valor da conta de luz e dividir pelo kw consumido da sua energia no mês

------
Vou passar o fim de semana todo só otimizando a mineração :lindo::dog::megusta:
aqui voltei a rotina de 2017 - montei a planilha de consumo diario de energia. Todo dia as 12:00hs vou la medir o consumo, tiro o consumo estimado normal da casa para mining e comparo os kw do medidor com o do wattimetro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui dividindo o valor pago pelo kwh consumido dá 1,13 reais por kwh, um assalto, mas acredito que ainda assim haverá lucro.
No simulador de profitability da nicehash 98mh/s 240w daria um lucro de 70 conto por dia, o que eu acho pouco provável ser verdade. Se eu conseguisse uns 30 reais por dia já considerando a 10 a 11 reais de luz paga, estaria bem feliz
nicehash dah uma puxada pra enganar. eu comparo com whattomine e fica mais ou menos dentro do esperado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Segundo esse artigo no blog deles, colocando o pci em x2 aumentou estabilidade pra subir mais over.
A eficiencia que eles alcançaram é absurda. Dividindo MH/s por Watts, deu 0,48, sendo que muita gente tá fazendo 0,38 com a 3080 em 250w
eu mexi nesses gen 3 para 2 para 1 para auto. Nao vi diferenca. vou testar de novo, pois atualizei o driver e deu uma estabilizada nos shares invalidos..
 
aqui voltei a rotina de 2017 - montei a planilha de consumo diario de energia. Todo dia as 12:00hs vou la medir o consumo, tiro o consumo estimado normal da casa para mining e comparo os kw do medidor com o do wattimetro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


nicehash dah uma puxada pra enganar. eu comparo com whattomine e fica mais ou menos dentro do esperado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


eu mexi nesses gen 3 para 2 para 1 para auto. Nao vi diferenca. vou testar de novo, pois atualizei o driver e deu uma estabilizada nos shares invalidos..
Quantos kw seu pc ta puxando? Pra eu ter um parâmetro
 
Quantos kw seu pc ta puxando? Pra eu ter um parâmetro
puxando exatos 550watts da tomada com:
3 3060 ti cada uma puxando 125watts
1 1070 ti puxando 120watts
55watts ficou para o restante do sistema - placa mae, risers, cpu g4600, fonte 1000w e ssd 120gb

tah chegando uma 3070 mas essa vai para meu pc de uso que vou minerando quando nao estiver usando para algo pesado.
 
Que fonte de 650W vcs indicam? a do meu PC vou tirar pra deixar na Rig.
 
Que fonte de 650W vcs indicam? a do meu PC vou tirar pra deixar na Rig.
corsair cx 650, XPG core reactor 650(detalhe que é pouca diferença de preço pra 750) ou superflow leadex 650
 
alguem com uma 3080 Trio X?esta fazendo quanto? comecei a minerar agora nao manjo muito, pelo nicehash to conseguindo no maximo 88MH.

Acredito que seja pouco vi gente cheganda a quase 100...alg tem um tutorial bom ai pra otimização da placa?
 
alguem com uma 3080 Trio X?esta fazendo quanto? comecei a minerar agora nao manjo muito, pelo nicehash to conseguindo no maximo 88MH.

Acredito que seja pouco vi gente cheganda a quase 100...alg tem um tutorial bom ai pra otimização da placa?
Sete as fans em 70% pra começar a minerar, depois você ajusta antes de dar thermal throttling nas memórias.
Utilize o diggerhash phoenix pra fazer a mineração no aplicativo da Nicehash (depois mando uma foto).
Baixe o GPUZ e vá na aba Sensores, lá em baixo vai ter um campo chamado PERFCAP que mostra qual é a coisa que está limitando a placa (geralmente fica Idle).
Abra a curva de undervolt e ajuste pra ficar 1200mhz mais ou menos e +900 de memória usando 0.717 volts, 70% power limit e aplique o profile.

Deixe rodando 1~2 horas e verifique como está o MH/S, quantos shared conseguiu e quantos rejeitados. Ideal não passar de 2% rejeitados em relação aos aceitos.
Quando estiver minerando, as vezes não fica no clock exato que você deixou, por vários motivos. Vá afinando até encontrar o melhor coeficiente de MH/S e watts consumidos.

98Mh/s dividido por 240w dá coeficiente de 0,408 que é o mínimo ideal

Caso em algum momento no Perfcap esteja escrito Thrml, quer dizer que as memórias estão superaquecendo e diminuindo clock da GPU pra tentar resfriar, então você precisará ou aumentar as fans da placa de vídeo ou aumentar a rotação das fans do gabinete e, se mesmo assim não resolver, você terá que reduzir o overclock de memória.
 
Sete as fans em 70% pra começar a minerar, depois você ajusta antes de dar thermal throttling nas memórias.
Utilize o diggerhash phoenix pra fazer a mineração no aplicativo da Nicehash (depois mando uma foto).
Baixe o GPUZ e vá na aba Sensores, lá em baixo vai ter um campo chamado PERFCAP que mostra qual é a coisa que está limitando a placa (geralmente fica Idle).
Abra a curva de undervolt e ajuste pra ficar 1200mhz mais ou menos e +900 de memória usando 0.717 volts, 70% power limit e aplique o profile.

Deixe rodando 1~2 horas e verifique como está o MH/S, quantos shared conseguiu e quantos rejeitados. Ideal não passar de 2% rejeitados em relação aos aceitos.
Quando estiver minerando, as vezes não fica no clock exato que você deixou, por vários motivos. Vá afinando até encontrar o melhor coeficiente de MH/S e watts consumidos.

98Mh/s dividido por 240w dá coeficiente de 0,408 que é o mínimo ideal

Caso em algum momento no Perfcap esteja escrito Thrml, quer dizer que as memórias estão superaquecendo e diminuindo clock da GPU pra tentar resfriar, então você precisará ou aumentar as fans da placa de vídeo ou aumentar a rotação das fans do gabinete e, se mesmo assim não resolver, você terá que reduzir o overclock de memória.
como que faz para ajustar a curva de frequência/tensão abaixo de 1400? é pq quando tento setar o 0.719v ele sempre da uma gráfico em curva e não uma reta.
 
Lembrando sempre é que importante verificar os shares rejeitados com o passar do tempo (+-8 horas).
Pois é a mesma coisa 95MH/s com 2% de rejeitados ou 98MH/s com 5% de rejeitados.
E as vezes vc estressa a placa a toa pra conseguir esses 98MH/s e no final ela entrega o mesmo rendimento.
 
Sete as fans em 70% pra começar a minerar, depois você ajusta antes de dar thermal throttling nas memórias.
Utilize o diggerhash phoenix pra fazer a mineração no aplicativo da Nicehash (depois mando uma foto).
Baixe o GPUZ e vá na aba Sensores, lá em baixo vai ter um campo chamado PERFCAP que mostra qual é a coisa que está limitando a placa (geralmente fica Idle).
Abra a curva de undervolt e ajuste pra ficar 1200mhz mais ou menos e +900 de memória usando 0.717 volts, 70% power limit e aplique o profile.

Deixe rodando 1~2 horas e verifique como está o MH/S, quantos shared conseguiu e quantos rejeitados. Ideal não passar de 2% rejeitados em relação aos aceitos.
Quando estiver minerando, as vezes não fica no clock exato que você deixou, por vários motivos. Vá afinando até encontrar o melhor coeficiente de MH/S e watts consumidos.

98Mh/s dividido por 240w dá coeficiente de 0,408 que é o mínimo ideal

Caso em algum momento no Perfcap esteja escrito Thrml, quer dizer que as memórias estão superaquecendo e diminuindo clock da GPU pra tentar resfriar, então você precisará ou aumentar as fans da placa de vídeo ou aumentar a rotação das fans do gabinete e, se mesmo assim não resolver, você terá que reduzir o overclock de memória.


Bem vamos la, o teste que eu havia feito ficou rodando por 1 hr, media de 85-87MH.

Estava rodando no DaggerHashimoto Excavator(segundo o benchmark do Nicehash é menor, ele setou automaticamente este).


no GPU-Z o PerfCap ficava quase sempre em Pwr, as vezes idle.

O Termo Thrml nao apareceu nunca.

Minha placa nao passou nenhuma vez de 52 graus(HW info).

Estava rodando ela com 900 de Memory Clock. Vou refazer o teste com os valores que vc indicou.


Sobre os reject shader, nao entendi onde eu vejo essa info.
 
No nicehash diz que meu setup rende U$D6,00 por dia, mas também acho que ele deve ta valorizando pra vender o peixe dele.
Vocês acham que vale a pena eu iniciar pra entender como é ou meu setup ainda é fraco?
 
Bem vamos la, o teste que eu havia feito ficou rodando por 1 hr, media de 85-87MH.

Estava rodando no DaggerHashimoto Excavator(segundo o benchmark do Nicehash é menor, ele setou automaticamente este).


no GPU-Z o PerfCap ficava quase sempre em Pwr, as vezes idle.

O Termo Thrml nao apareceu nunca.

Minha placa nao passou nenhuma vez de 52 graus(HW info).

Estava rodando ela com 900 de Memory Clock. Vou refazer o teste com os valores que vc indicou.


Sobre os reject shader, nao entendi onde eu vejo essa info.

Pra ver os reject shares usa o Phoenix Miner ao invés do Excavator
 
Stale share não tem problema né?
Acabei de ver aqui ele é um valid share que vc achou só que alguém com ping mais baixo entregou primeiro.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo