Guia de mineração

Beto, eu estou na mesma situação que você.

Estou acompanhando esse forum já fazem uns 15 dias para descobrir as dores do pessoal.

O que tenho pra te adiantar é que agora parece não ser o melhor momento para montar uma RIG por conta de preços super-inflados. Existe uma expectativa para baixar, mas tbm existe a expectativa pra subir ainda mais. Então não chegamos a conclusão nenhuma com isso... rsrsrs só é bom levantar os riscos

Na minha opinião o que já vale a pena você adiantar é já comprar os risers e adaptadores no aliexpress.
Enquanto não chegam o que vc pode adiantar é já ir montando seu RIG (estrutura) e o kit (placa mãe + memoria + proc)

Estou pensando em começar com algo mais barato, 1 ou 2 GTX 1660 Super, mesmo não rendendo lá muita coisa.
Mas a ideia não é nem já fazer disso uma fonte de renda, mas sim uma fonte de aprendizado. Porquê até onde já percebi o mais simples é montar a RIG msm, a complexidade está nas configs de OC, wallet, transferências. E isso já dá para aprender com uma RIG 'incompleta' apenas com 1 placa.

Bom, não sei se é a melhor estratégia, mas é pra isso que estou caminhando e acredito ser o melhor caminho.
Montar uma Rig simples apenas com uma GTX 1660S e tentar aprender todo transacional, depois é só ir complementando a RIG com mais GPUs e fontes. Por hora, já comprei meus risers e estou no aguardo.

EDIT: Segue algumas dicas de páginas que podem ser bastante úteis para nosso início.

Página do Caju. (aqui você vai encontrar muitas dicas de pools, combinações de placas, OC.. etc)

Blog do Denny. (aqui você encontra tbm bastante info sobre como montar de fato a rig)

Buscar preços GPUs (página criada por um colaborador aqui do forum, bastante útil para monitorar preços baixos para placas)
Muito obrigado pelo depoimento e dicas, meu amigo.

Vou procurar risers e adaptadores no aliexpress para já pedir.

Abraços
 
Bom dia a todos.

Qual a melhor placa em custo benefício hoje para começar a minerar?

Há dias venho pesquisando mais ainda estou na dúvida. Quero investir algo em torno de 20k para começar.

Obrigado.
São as 3060ti.. Mas não aparecem toda hora, embora agora tenha mais, e as 3070 normal ou ti, elas consomem pouco e terá revenda depois.
As 3080.para cima são placas de valor alto que depois para revender não vai achar fácil alguém com poder aquisitivo para comprar ela.
 
Não vale a troca, mesma coisa. Por sinal, acho que dá pra chegar em 133~134mh nessa placa aí. Tenho 6 modelos diferentes de 3060ti e todas chegam em 133mh. A zotac levei 2 semanas tentando um pouquinho por dia, mas achei.
Então, o que eu acho que está me limitando são as memórias, vejo todo mundo falando em +1200, +1300mhz, a minha se botar +800 já trava... pensei em anunciar ela , que tem 15 dias de uso, pelo valor da MSI ou um puco mais, e pegar a MSI com 3 fans e a chance ter uma placa com memórias melhores
 
minhas 3060ti sao umas bostas tb
consegui com muita luta deixar as memorias hynix em 2200 pro ergo, mas de 6 em 6 horas elas travam e a temp nao baixa de 55. No raven fica quase a 70 graus pra ficar nos 28hash

o que me salva é a o hiveos que reinicia a maquina qnd o autofan nao funfa

sinceramente, nao recomendo elas nao.
 
@f_toxicity

Consegui finalmente um bom resultado com a 3060ti da palit. Tentei outros mineradores "miniZ, lolminer" mas por causa do driver que estou usando "470.63.01" não conseguia fazer mais que 100 mhs da 3060ti. Tentei outro driver recomendado pelo miniZ, mas perdia hash na minha 3080.

Esse foi o melhor que consegui com a 3060, 3060Ti e 3080 minerando ergo:






Na 3080 cheguei a fazer 226mhs no ergo, mas consumo subia de 173 para 215w e a temperatura aumentava uns 5 graus.





No ETH consigo mais rendimento, porém as placas aquecem mais e o consumo é bem superior.

Vou deixa assim até os desenvolvedores conseguirem desbloquear pelo menos mais uns 10% do LHR.
 
Quem tava atras de fonte a promo do dia na kaboom é a core reactor de 850w por 850 pila

 
São as 3060ti.. Mas não aparecem toda hora, embora agora tenha mais, e as 3070 normal ou ti, elas consomem pouco e terá revenda depois.
As 3080.para cima são placas de valor alto que depois para revender não vai achar fácil alguém com poder aquisitivo para comprar ela.
Você que pensa isso, pois na prática placas mais potentes mineram por mais tempo e rodam jogos por muito mais tempo , veja a Gtx 1080ti quem pegou por 3k na época não perdeu dinheiro , minerou bastante e conseguiu jogar bem até hoje , e ainda mais no futuro.
Já quem pegou a Gtx 1060 sofre para jogar , quanto mais potente a placa melhor o tempo de vida dela para jogar e minerar.
Uma Gtx 1080ti rende r$600 por mês hoje , na época dela rendia mais ainda em mineração se a pessoa acumulou e não vendeu btc .
Para mineração e jogos quanto mais potente a placa melhor.
 
@f_toxicity

Consegui finalmente um bom resultado com a 3060ti da palit. Tentei outros mineradores "miniZ, lolminer" mas por causa do driver que estou usando "470.63.01" não conseguia fazer mais que 100 mhs da 3060ti. Tentei outro driver recomendado pelo miniZ, mas perdia hash na minha 3080.

Esse foi o melhor que consegui com a 3060, 3060Ti e 3080 minerando ergo:
Boa! Ficou melhor que a minha, não consigo passar de 135mh. Tentei aplicar essa tua config da 3060ti e ela crasha na hora e o trex manda baixar o clock. Bem, não vou chorar por 4mh de autolykos. Tenta baixar esse fan aí.. bota em modo automático. Tem hora que aqui chega em 50%.
 
Você que pensa isso, pois na prática placas mais potentes mineram por mais tempo e rodam jogos por muito mais tempo , veja a Gtx 1080ti quem pegou por 3k na época não perdeu dinheiro , minerou bastante e conseguiu jogar bem até hoje , e ainda mais no futuro.
Já quem pegou a Gtx 1060 sofre para jogar , quanto mais potente a placa melhor o tempo de vida dela para jogar e minerar.
Uma Gtx 1080ti rende r$600 por mês hoje , na época dela rendia mais ainda em mineração se a pessoa acumulou e não vendeu btc .
Para mineração e jogos quanto mais potente a placa melhor.
Num sei, mas você acha que é mais fácil vender uma 1080 ti usada, ou uma 1660 super semi nova ainda na garantia?? EU poderia dizer dos que compraram a RX 580 por 700,00 reais e vendeu por 3 mil reais.
 
Num sei, mas você acha que é mais fácil vender uma 1080 ti usada, ou uma 1660 super semi nova ainda na garantia?? EU poderia dizer dos que compraram a RX 580 por 700,00 reais e vendeu por 3 mil reais.
Cara isso na época, você tinha opção de comprar uma Gtx 1080ti ou uma Gtx 1060 , na época optei por 1060 e até mesmo a 1070, um erro pois essas placas rendiam bem menos que uma 1080ti , e nos jogos a 1080ti muito superior e ficou até hoje rodando os jogos super bem.

E eu jamais venderia uma 1080ti ia ficar minerando , e você hoje qual placa para jogo iria ficar ? Uma 1080ti ou uma 1660 super , a primeira rende r$600 e a segunda r$400 qual ia ficar para jogar e minerar ?
Eu prefiro a que me dá mais dinheiro e desempenho.

por isso hoje entre a 3080ti ou 3080 vs 3070 e 3060ti , melhor a 3080 e ti se não for preço absurdo
 
Cara isso na época, você tinha opção de comprar uma Gtx 1080ti ou uma Gtx 1060 , na época optei por 1060 e até mesmo a 1070, um erro pois essas placas rendiam bem menos que uma 1080ti , e nos jogos a 1080ti muito superior e ficou até hoje rodando os jogos super bem.

E eu jamais venderia uma 1080ti ia ficar minerando , e você hoje qual placa para jogo iria ficar ? Uma 1080ti ou uma 1660 super , a primeira rende r$600 e a segunda r$400 qual ia ficar para jogar e minerar ?
Eu prefiro a que me dá mais dinheiro e desempenho.

por isso hoje entre a 3080ti ou 3080 vs 3070 e 3060ti , melhor a 3080 e ti se não for preço absurdo
Mas você está considerando que todos os consumidores de GPU tem os mesmos hábitos e condições financeiras que as suas. Nem todos os usuários mineram, e nem todos tem a disposição de pagar 4 mil numa placa usada. Tem que pensar na maioria, quando for revender.
Eu entendo teu raciocínio, para mim também compensaria comprar uma 3080 e minerar e jogar em 4k. Mas tenho que pensar no mercado em si.
Tem que pensar quando for vender a GPU, na hora de vender elas, se as pessoas estão dispostas a arriscar uma quantidade alta de dinheiro numa placa high end antiga, e quantas pessoas tem condições de pagar o valor de uma 3080 ?? que pode ter sido usada para mineração, sem garantia? Ou pegar e usar uma 3070 minerar por 2 anos, e vender por um valor menor e ainda poder dar a segurança para a pessoa, argumentando que ainda tem 1 ano de garantia.
Volto no mesmo ponto, quantas pessoas tem condições de comprar uma 1060 hoje? e quantas tem condições de comprar uma 1080 ti?
Pessoal esta pedindo 5 mil a 6 mil numa 1080 TI, será que não compensa pegar uma 3060 ti nova por esse valor? DO que arriscar uma placa que usaram por 2 ou 3 anos, sabe-se se lá como, jogando com temperaturas de 90 graus, ou 2 anos minerando a fio.
 
Boa! Ficou melhor que a minha, não consigo passar de 135mh. Tentei aplicar essa tua config da 3060ti e ela crasha na hora e o trex manda baixar o clock. Bem, não vou chorar por 4mh de autolykos. Tenta baixar esse fan aí.. bota em modo automático. Tem hora que aqui chega em 50%.

Esse resultado consegui com o mbminer 39.2

Para deixa as fan no modo automático faz como :hmm:

Só deixa sem valor?
 
Eu acho que pra quem nunca minerou e está iniciando a melhor escolha seja a mais barata e estável, no caso a 1660s
Eu não quero arriscar 10k fazendo cagada de montagem, OC e controle de temperatura.

Pra quem já tem mais XP ai o foco eu já acredito que sejam as GPUs mais robustas, como é o caso das 3080 e 3080ti.
Ate porque se for comparar o ROI de uma 3060ti com o da 3080ti são parecidos.
O que muda é que com uma 3080ti vc vai fazer o que faz com duas 3060ti, vai ocupar metade do espaço e vai ser só uma placa pra limpar.

Mas é opinião minha, de um cara quebrado que tem medo de "torrar" 10k fazendo cagada de OC
 

Agora já dá pra parar de discutir qual pool é mais rentável.

Sigo na ethermine por causa do pagamento na polygon :joia:

Bom final de semana

PS: os cavaleiros do apocalipse sumiram por 2 semanas já. Será que a mineração não vai acabar esse final de semana?

O que eu acho legal de ir olhando essas pools é que cada um faz o sistema como quer.

A da Zet da pra ver até o nome dos workers.

image.png



______________________________________________________________________________________________________________________________________________


Outro assunto interessante é como o ser humano é um lixo aproveitador. Mrs Crazy falou que teve mais de 1200 scammers tentando se dar bem em cima dos problemas que a pool teve.

image.png



image.png
 
Eu acho que pra quem nunca minerou e está iniciando a melhor escolha seja a mais barata e estável, no caso a 1660s
Eu não quero arriscar 10k fazendo cagada de montagem, OC e controle de temperatura.

Pra quem já tem mais XP ai o foco eu já acredito que sejam as GPUs mais robustas, como é o caso das 3080 e 3080ti.
Ate porque se for comparar o ROI de uma 3060ti com o da 3080ti são parecidos.
O que muda é que com uma 3080ti vc vai fazer o que faz com duas 3060ti, vai ocupar metade do espaço e vai ser só uma placa pra limpar.

Mas é opinião minha, de um cara quebrado que tem medo de "torrar" 10k fazendo cagada de OC
Eu comecei a minerar com o mesmo pensamento que o seu, comecei com uma 1660s que não tem erro..

Hoje eu tenho 5x1660s, 1660 "normal", 2x3060 v1 e 1 RX5700XT :bem:

Me arrependo de não ter pego algumas 3070 non-lhr na epoca que achava por 7k (achava muito caro pra uma placa).
Agora tenho um monte de placas e slots pra cuidar que vira e mexe dão pau, quanto menos placas melhor.
 
Sempre que tem essas altas malucas nas coins, aparece um monte de novatos querendo fazer MERDA e entrar agora pensando em dinheiro rapido e facil, pega todas suas economias e faz besteira comprando placas superfaturadas, é igual bolsa de valores, só chama atençao dos novatos quando esta super alto o valor, e ai entram na alta e depois desaba, placa de video novamente, igual a maio começou a desaparecer e as que tem com valores nas alturas e povo paga na empolgação e depois se estrepa, povo que esta a mais tempo aqui, ja esta no negocio faz tempo, muitos como eu ja estao com as rigs quase pagas e só aumentando o hash com o proprio lucro que ja esta tendo ou fazendo holder das moedas, ultima placa que peguei foi uma rtx 3080ti por mais de 10k, e só peguei pq vou ficar com ela a principio e minhas rigs ja estao praticamente pagas

Entao tomem cuidado para nao dar um tiro no pé quem ta entrando agora, principalmente se vc ta entrando visando lucro rapido e pagar a placa financiada pq nesses valores, com as placas que estao sobrando tudo lhr vai dar ruim, o retorno vai demorar e muito

Pesquisem sobre ETH 2.0 antes para saber dos riscos e se vale a pena entrar agora e arriscar

Meu conselho, só entre quem vai colocar uma quantidade minima do seu patrimonio nesse negocio e que seja algo como um hobbie, ou entao pra vc que é gamer, quer jogar mas ta puto com os preços das placas, pegue uma e na hora que nao tiver jogando, use pra minerar e recuperar uma parte do investimento, agora visar como sustento ou uma solução para essa crise de merda que estamos, vai dai ruim infelizmente
 
Eu entrei nessa meio que fazendo uma aposta. Comprei uma 3080 em janeiro, achando bem caro na época, pensando em abater o valor com a mineração. Felizmente veio o "boom" e acabei me dando bem, conseguindo pagar a placa só com os rendimentos. Vendi ela recentemente, com um lucro de quase 100%, e acabei pegando uma 3080 Ti Vision mais barata, com a intensão de abater o valor com Ergo, o que está dando certo até o momento. Também acho um mercado bem arriscado. Gente querendo vender carro ou torrar todas as economias pra entrar nesse momento, de alta de preços, sendo que o futuro é incerto. Quem montou rigs no início do ano, com as placas em valores aceitáveis, certamente agora já está com tudo pago, só colhendo os frutos. Mas nesse momento acho bem arriscado, a não ser que consiga boas promoções.
 
Sempre que tem essas altas malucas nas coins, aparece um monte de novatos querendo fazer MERDA e entrar agora pensando em dinheiro rapido e facil, pega todas suas economias e faz besteira comprando placas superfaturadas, é igual bolsa de valores, só chama atençao dos novatos quando esta super alto o valor, e ai entram na alta e depois desaba, placa de video novamente, igual a maio começou a desaparecer e as que tem com valores nas alturas e povo paga na empolgação e depois se estrepa, povo que esta a mais tempo aqui, ja esta no negocio faz tempo, muitos como eu ja estao com as rigs quase pagas e só aumentando o hash com o proprio lucro que ja esta tendo ou fazendo holder das moedas, ultima placa que peguei foi uma rtx 3080ti por mais de 10k, e só peguei pq vou ficar com ela a principio e minhas rigs ja estao praticamente pagas

Entao tomem cuidado para nao dar um tiro no pé quem ta entrando agora, principalmente se vc ta entrando visando lucro rapido e pagar a placa financiada pq nesses valores, com as placas que estao sobrando tudo lhr vai dar ruim, o retorno vai demorar e muito

Pesquisem sobre ETH 2.0 antes para saber dos riscos e se vale a pena entrar agora e arriscar

Meu conselho, só entre quem vai colocar uma quantidade minima do seu patrimonio nesse negocio e que seja algo como um hobbie, ou entao pra vc que é gamer, quer jogar mas ta puto com os preços das placas, pegue uma e na hora que nao tiver jogando, use pra minerar e recuperar uma parte do investimento, agora visar como sustento ou uma solução para essa crise de merda que estamos, vai dai ruim infelizmente
Assino embaixo o que o colega escreveu.

Cuidado quem está entrando agora nesse barco. Fiz muito parecido, tenho 4 placas pagas com a mineração que comecei em março e semana retrasada adicionei uma 3080ti.

Se tivesse entrado comprando em maio as placas no preço que estavam na época, estaria bem preocupado enquanto o eth caia pros 1700 dólares depois do ath de 4k... Agora me diz, quem que entrou em maio, fudido, dependendo do dinheiro da mineração pra pagar o agiota, e que conseguiu fazer hold das moedas até hoje, com o eth em 3900 dólares? Só quem fez o que o colega falou, entrou com uma grana que poderia perder sem problemas. Em maio tinha gente vendendo o carro que trabalhava de Uber pra comprar 2 3070...
 
Última edição:
Mas você está considerando que todos os consumidores de GPU tem os mesmos hábitos e condições financeiras que as suas. Nem todos os usuários mineram, e nem todos tem a disposição de pagar 4 mil numa placa usada. Tem que pensar na maioria, quando for revender.
Eu entendo teu raciocínio, para mim também compensaria comprar uma 3080 e minerar e jogar em 4k. Mas tenho que pensar no mercado em si.
Tem que pensar quando for vender a GPU, na hora de vender elas, se as pessoas estão dispostas a arriscar uma quantidade alta de dinheiro numa placa high end antiga, e quantas pessoas tem condições de pagar o valor de uma 3080 ?? que pode ter sido usada para mineração, sem garantia? Ou pegar e usar uma 3070 minerar por 2 anos, e vender por um valor menor e ainda poder dar a segurança para a pessoa, argumentando que ainda tem 1 ano de garantia.
Volto no mesmo ponto, quantas pessoas tem condições de comprar uma 1060 hoje? e quantas tem condições de comprar uma 1080 ti?
Pessoal esta pedindo 5 mil a 6 mil numa 1080 TI, será que não compensa pegar uma 3060 ti nova por esse valor? DO que arriscar uma placa que usaram por 2 ou 3 anos, sabe-se se lá como, jogando com temperaturas de 90 graus, ou 2 anos minerando a fio.
AFFF cara , você vê aí a rx Vega vendendo ? O cara que comprou minha rtx 3070 2 semanas atrás ele revendeu a rx 5700xt dele usada fora da garantia por r$ 6000 , o cara que comprou colocou para minerar e está rendendo dinheiro.
Pouco importa se vai vender a placa depois , a rx Vega você vê alguém vendendo ??
Faz o seguinte tenta comprar uma gtx 1080ti hoje , vai ver o preço que cobram e se não vender rende r$600 por mês em 10 meses são 6000 reais.
Placa quanto mais potente mais fácil vender pois tem menos unidades no mercado e com a alta de mineração nem é vantagem vender.

Se eu tivesse um gtx 1080ti de 2017 para cá a placa já teria me rendido r$50.000 acumulando eth .
Me diz você iria ficar preocupado com desvalorizacao ?? Você acha que eu estou preocupado com desvalorizacao da minha 3080 a que comprei em dezembro já me rendeu mais de 10.000 reais ? Sendo que paguei r$5700 nela?

Vai aí tenta comprar uma gtx 1080ti, qual você pegaria uma gtx 1060 ou gtx 1080ti , eu iria na 1080ti para minerar de boa se tiver um bom preço .
 
Assino embaixo o que o colega escreveu.

Cuidado quem está entrando agora nesse barco. Fiz muito parecido, tenho 4 placas pagas com a mineração que comecei em março e semana retrasada adicionei uma 3080ti.

Se tivesse entrado comprando em maio as placas no preço que estavam na época, estaria bem preocupado enquanto o eth caia pros 1700 dólares depois do ath de 4k... Agora me diz, quem que entrou em maio fudido dependendo do dinheiro da mineração pra pagar o agiota que fez hold das moedas até hoje, com o eth em 3900 dólares? Só quem fez o que o colega falou, entrou com uma grana que poderia perder sem problemas. Em maio tinha gente vendendo o carro que trabalhava de Uber pra comprar 2 3070...
Respeito todas as opiniões e na minha opinião se o cara viu, entendeu como funciona e acha que pode dar certo, o negócio é começar o quanto antes, pois não haverá momento certo. São muitas variáveis e o futuro insiste em ficar lá, no futuro.
 
Eu comecei a minerar com o mesmo pensamento que o seu, comecei com uma 1660s que não tem erro..

Hoje eu tenho 5x1660s, 1660 "normal", 2x3060 v1 e 1 RX5700XT :bem:

Me arrependo de não ter pego algumas 3070 non-lhr na epoca que achava por 7k (achava muito caro pra uma placa).
Agora tenho um monte de placas e slots pra cuidar que vira e mexe dão pau, quanto menos placas melhor.
É isso que venho falando , quanto menos placas menos bugs , e mais slots livres , eu tinha 10slots em 2017 minerando e me arrependi de não ter 10 gtx 1080ti ou melhor ter pego tudo rx Vega em 2017 , essa bem que tentei mas não deu , sumiu tudo
 
AFFF cara , você vê aí a rx Vega vendendo ? O cara que comprou minha rtx 3070 2 semanas atrás ele revendeu a rx 5700xt dele usada fora da garantia por r$ 6000 , o cara que comprou colocou para minerar e está rendendo dinheiro.
Pouco importa se vai vender a placa depois , a rx Vega você vê alguém vendendo ??
Faz o seguinte tenta comprar uma gtx 1080ti hoje , vai ver o preço que cobram e se não vender rende r$600 por mês em 10 meses são 6000 reais.
Placa quanto mais potente mais fácil vender pois tem menos unidades no mercado e com a alta de mineração nem é vantagem vender.

Se eu tivesse um gtx 1080ti de 2017 para cá a placa já teria me rendido r$50.000 acumulando eth .
Me diz você iria ficar preocupado com desvalorizacao ?? Você acha que eu estou preocupado com desvalorizacao da minha 3080 a que comprei em dezembro já me rendeu mais de 10.000 reais ? Sendo que paguei r$5700 nela?

Vai aí tenta comprar uma gtx 1080ti, qual você pegaria uma gtx 1060 ou gtx 1080ti , eu iria na 1080ti para minerar de boa se tiver um bom preço .
Calma amigo, essa é a tua visão. Não quero discutir, como falei, você está analisando sobre o prisma do minerador e não do usuário em geral. Eu dei a minha opinião para o caso do rapaz que está começando agora. Eu ainda acho que compensa ele pegar algumas 3060Ti, e se ele não gostar da brincadeira, ele pode vender as placas depois com garantia daqui uns meses, por um valor acessível as outras pessoas. A medida ele que ele for se empenhando e ver que mineração da renda, como funciona as questões das transações de carteira, de moedas, de fazer Hold, de pesquisar pools, ele pode começar a colocar placas mais poderosas.
Agora que passou o EIP, o ETH valorizou é fácil comprar 4 3080TI e botar para trabalhar. Mas quantos de nós não ficamos apreensivos com essas notícias que vai cair o rendimento com o EIP, tinha gente acreditando que iria chover RX 580, RTX 3070 na alli express.
 
Pessoal, boletei agora de manhã uma MSI 3060TI VENTUS 3X LHR por 5200 na pichau ( https://www.pichau.com.br/placa-de-...ntus-3x-oc-lhr-8gb-gddr6-256-bit-912-v397-246 ) , ela é melhor que a GALAX 3060TI?

Hoje tenho a Galax com 2fans, consigo 126 MH/S no Ergo ( -500 / +750 /60% ) a memoria não passa disso ( Hynix ) , consigo também 39.5MH/S no ethash com o nb39.2 , vale a pena vender a minha e trocar por essa MSI? A garantia das 2 é de 3 anos pelo que vi...
Teoricamente é pior, mas sendo single 8 pin, dual fan e sem led, teoricamente o que vai ditar quão boa pra minerar uma placa é loteria de silício pra over na Memória. (Nos algoritmos que memória faça mais diferença)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo