Guia do Teclado Mecânico v3 - Pergunte aqui antes de criar um novo tópico *3G Warning

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Então, o que me preocupou na hora de comprar, é na foto de ambos os links aquele switch ali não é o switch optico da keychron não? Aí fiquei confuso.

Na descrição ele fala que é o switch mecânico:
Number of Keys: 87 keys
Version: Hot-swappable
Switches: Gateron mechanical
Number of Multimedia Keys: 12
Frame Material: ABS
Keycap Material: ABS

Em outro teclado que é óptico está assim:
Number of Keys: 68 keys
Version: Optical Switches: LK optical
Number of Multimedia Keys: 12
Frame Material: ABS+Aluminum bezels
Keycap Material: ABS

Mas é bom mandar uma mensagem antes de fechar a compra kkk
 
Na descrição ele fala que é o switch mecânico:
Number of Keys: 87 keys
Version: Hot-swappable
Switches: Gateron mechanical
Number of Multimedia Keys: 12
Frame Material: ABS
Keycap Material: ABS

Em outro teclado que é óptico está assim:
Number of Keys: 68 keys
Version: Optical Switches: LK optical
Number of Multimedia Keys: 12
Frame Material: ABS+Aluminum bezels
Keycap Material: ABS

Mas é bom mandar uma mensagem antes de fechar a compra kkk

Mandei mensagem.
Me mandaram uma imagem com o descritivo de cada modelo que tem disponivel.
Se alguém precisar, acho que ajuda bastante rs

J53AEyS.png
 
Tenho o mesmo modelo a 6 meses, acho ele muito bom, prefiro até mais teclar nos switchs Gateron browns dele do que o meu CM Storm QuickFireTK que é Cherry brown.
Enfim acho ambos muito bons, o QFTK tenho a 4 anos sem qualquer problema exceto ter saído um pouco a tinta da tecla S e D.

Que tipo de problema começou a apresentar teus switchs?

o primeiro deu problema com três meses de uso. O segundo, com uma semana.

Às vezes miss click, às vezes double, dependendo da tecla. Switch morto no primeiro que recebi (tecla "="). Switches falhando no segundo. Tecla "9" do numpad quase falecendo, tecla "C" funcionando quando queria, até achei que era bug do Cyberpunk minha V não conseguir agachar...
Já foi para RMA de novo. Vou pedir para trocar por um red, se possível.
 
Comprou onde o sleeve e o conector? Ficou muito bom.

O conector e o paracord no ML, só toma cuidado por que 90% dos conectores que tem lá não tem a capa em um dos lados, qualquer coisa me manda mensagem que eu te mando o link do correto.
E a malha expansível comprei no site termotubos, a de 3mm.
Cabo USB tipo C comprei aqui na cidade, um de 3m.
 
Vc comprou qual modelo lá no Aliexpress?
Tentei comprar por lá mas é uma confusão só.
Queria o Gateron Red com hotswap e rgb.
Vou acabar pedindo no próprio site da keychron.

Concordo, achei os links um pouco confuso no ali e tive que ficar lendo um por um até achar o anuncio correto hahahahahaha
No site da keychron oficial é mais fácil.

Mas foi esse aqui:

Hot Swappable + Gateron Red + Moldura de Alumínio + RGB Light

Problema que pra esse acabou os com red switch.
 
Concordo, achei os links um pouco confuso no ali e tive que ficar lendo um por um até achar o anuncio correto hahahahahaha
No site da keychron oficial é mais fácil.

Mas foi esse aqui:

Hot Swappable + Gateron Red + Moldura de Alumínio + RGB Light

Problema que pra esse acabou os com red switch.
Acabou que comprei o rgb hotswap brown. Mas me mandaram msg falando que não tem em estoque e perguntaram se eu quero o mesmo teclado só que com a moldura de alumínio. Vamos ver no que vai dar RS.
 
Muito boas essas Keycaps e ainda por R$110,00 e completo, com teclas ISO e removedor de keycaps de arame.:full:
dsa1.jpg

dsa21.jpg

dsa31.jpg

dsa42.jpg

Legal, double shot por um preço bem bacana.

Acabou que comprei o rgb hotswap brown. Mas me mandaram msg falando que não tem em estoque e perguntaram se eu quero o mesmo teclado só que com a moldura de alumínio. Vamos ver no que vai dar RS.

Essa moldura você consegue desencaixar e o teclado fica exatamente igual ao modelo ABS.

Eles utilizam o mesmo molde para fazer as duas versões.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal, hoje chegaram meus estabilizadores da Everglide / Durock parafusados:

ooD81WK.png


Recomendo a todos. A pior coisa de um teclado custom são estabilizadores ruins. Acabam com a experiência.

Lubrifiquei eles apenas com graxa dielétrica mesmo e remontei o meu teclado YMD75 com os switches Kailh Creams:

AkcrrZt.png


pPGVdbx.png


Desde que eu comprei esse teclado, ele ficou parado, pois os estabilizadores originais dele começaram a dar problemas e ai eu desmontei e deixei na caixa.

Sinceramente dessa compra eu me arrependo. Tive três problemas com esse kit.

Primeiro: Esse teclado tem um layout super apertado e alguns soquetes hotswap foram soldados um pouco tortos do que deveria ter sido. Por isso, a tecla acima do enter acabava encostando nele e as duas acabavam travando. Consegui meio que resolver cortando os 2 pinos extras do switch (ele tem 5 pinos) e dando uma entortadinha no conector do teclado. Não ficou 100%, mas está dando pra usar sem problemas agora.

Segundo: Como essa pcb é bem apertada, os furos para os estabilizadores de algumas das teclas (barra de espaço e o enter) vieram com um espaçamento pequeno. Isso resultou que o estabilizador ficou um pouco torto no encaixe, fazendo com que o arame acabe desencaixando com mais facilidade. Isso me irritou bastante, já que com estabilizador na pcb, você precisa retirar todos os switches e desencaixar o plate para conseguir fazer o ajuste.

Terceiro: O soquete do hotswap da tecla caps lock parou de funcionar. Não sei se eu sem querer derrubei um pouco de graxa dielétrica nele ou se ele deu defeito mesmo. Como não quero desmontar o teclado pela terceira vez, acabei desativando essa tecla no QMK e configurei um atalho pra utilizar o caps lock, já que eu não a utilizo com frequência. Depois vou comprar uns soquetes hotswap de reserva e vou aprender a soldar pra conseguir consertar esta tecla.

Enfim, sobre os estabilizadores, gostei bastante, mesmo eles não ficando 100% encaixados na pcb (culpa do teclado e não dos estabs).

Comprei eles no aliexpress:
Everglide parafuso pcb transparente, banhado a ouro, em estabilizador, para teclado mecânico personalizado gh60 xd64 xd84 6.25x 2x 7x xd87|Teclados| - AliExpress
 
Última edição:
Fala pessoal, estou a procura de um teclado 65% (com 68 teclas, preciso que tenha o tiu do lado do backspace) ~ TKL que seja hot swap para utilizar como uma bancada de testes.

Atualmente estou apenas com o ID80 (meu teclado do dia a dia) e com o YMD75 (que estou utilizando com switch linear pra games no pc).

Estes dois teclados são bem chatos para ficar desmontando toda vez que for testar um switch novo. Por isso estou atrás de um teclado simples de até 400 reais com formato 65% ~ TKL com hot swap universal.
 
Enquanto não decido o teclado q irei montar desses "kits".
Fui fazer uma upgrade no meu t-dagger bora (horrível por sinal).

Comprei os switchs red - Outemu, com fundo transparente.

Ao coloca-los no teclado, que é hotswap, não deu muito certo. Um dos pinos sempre entortava. Isso foi recorrente em 4 tentativas.
Vi que um dos pinos parecia mais grosso que os switchs que vieram no teclado (outemu brown). Ao colocar os originais, iam em uma boa na primeira tentativa e nada de entortar.

Alguém me ajuda? ou já passou por isso?
 
Enquanto não decido o teclado q irei montar desses "kits".
Fui fazer uma upgrade no meu t-dagger bora (horrível por sinal).

Comprei os switchs red - Outemu, com fundo transparente.

Ao coloca-los no teclado, que é hotswap, não deu muito certo. Um dos pinos sempre entortava. Isso foi recorrente em 4 tentativas.
Vi que um dos pinos parecia mais grosso que os switchs que vieram no teclado (outemu brown). Ao colocar os originais, iam em uma boa na primeira tentativa e nada de entortar.

Alguém me ajuda? ou já passou por isso?

Esses hotswap outemu são uma bosta. Ele servem apenas pra um tipo de switch específico.

Pra você colocar outro tipo, mesmo que seja outemu, tem que dar uma lixada no contato do switch pra fazer ele caber no soquete.

Outra solução que você pode fazer é trocar a base do switch red que você comprou pela base do switch atual do teclado. Tem que desmontar todos os switches e trocar a apenas a parte de baixo onde tem os contatos, entre eles. Não sei o que dá menos trabalho, se é lixar ou se é trocar o bottom housing deles.
 
Esses hotswap outemu são uma bosta. Ele servem apenas pra um tipo de switch específico.

Pra você colocar outro tipo, mesmo que seja outemu, tem que dar uma lixada no contato do switch pra fazer ele caber no soquete.

Outra solução que você pode fazer é trocar a base do switch red que você comprou pela base do switch atual do teclado. Tem que desmontar todos os switches e trocar a apenas a parte de baixo onde tem os contatos, entre eles. Não sei o que dá menos trabalho, se é lixar ou se é trocar o bottom housing deles.
Gabriel, obrigado pelo esclarecimento.

Eu to tentando achar o tal do switch especifico... pelo visto será missão impossível ne.
 
qual o mais interessante entre o xanova magnetar rgb - cherry brown e o riotoro ghostwriter elite - cherry brown? Pelo que pesquisei ambos são bem semelhantes mas o Xanova tem leds melhores e o Riotoro tem usb hub
 
Hoje chegaram minhas novas keycaps e a base de acrílico do ID80. Aproveitei e coloquei os estabilizadores novos também:



Gostei bastante deste set. Valeu muito a pena.

Detalhe pra quando fui colocar a keycap no backspace e ai o ferrinho do estabilizador acabou saindo. Fui lá e retirei os switches perto deste estabilizador para poder recolocar o ferro.

Descobri que lubrifiquei demais este estabilizador e vazou graxa dielétrica na pcb e em volta do switch. Literamente lambuzou a PCB.

Não sei nem como a tecla ainda está funcionando. Tinha muita graxa no soquete onde o switch entra em contato com a PCB.

Peguei um papel toalha e limpei tudo. Por via das dúvidas, vou providenciar um ferro de solda caso precise trocar o soquete. Por enquanto está funcionando.
 
Ontem resolvi fazer um mod no meu anne pro 2, substitui todos os switches red por yellow gateron, alinhei e lubei os stabs, cortei os pinos e troquei o set de keycaps, ficou delicioso de digitar, é impressionante como as keycaps alteram a digitação.

YJMYoyU.jpg


KE2FOVq.jpg


todo o processo levou em torno de uma hora e meia (já tinha lubado os switches yellow antes).
 
Ontem resolvi fazer um mod no meu anne pro 2, substitui todos os switches red por yellow gateron, alinhei e lubei os stabs, cortei os pinos e troquei o set de keycaps, ficou delicioso de digitar, é impressionante como as keycaps alteram a digitação.

YJMYoyU.jpg


KE2FOVq.jpg


todo o processo levou em torno de uma hora e meia (já tinha lubado os switches yellow antes).

O que achou dos Yellows? Meu GK61 já passou para a receita e está vindo para o meu estado, assim como o abridor de switches.

De todos os materiais para fazer o cabo falta só a malha chegar, o resto já está em mãos.
 
O que achou dos Yellows? Meu GK61 já passou para a receita e está vindo para o meu estado, assim como o abridor de switches.

De todos os materiais para fazer o cabo falta só a malha chegar, o resto já está em mãos.

Eu já estava usando o yellow a um tempo, gostei mais dele do que o red, é um pouco mais pesado mas bem mais macio, é difícil descrever, enfim, dos gaterons se tornou o meu preferido.

Depois que fizer o cabo, não esquece de me mandar a foto
 
Ontem resolvi fazer um mod no meu anne pro 2, substitui todos os switches red por yellow gateron, alinhei e lubei os stabs, cortei os pinos e troquei o set de keycaps, ficou delicioso de digitar, é impressionante como as keycaps alteram a digitação.

YJMYoyU.jpg


KE2FOVq.jpg


todo o processo levou em torno de uma hora e meia (já tinha lubado os switches yellow antes).

Keycaps XDA / DSA / algum estilo parecido tem um som diferente bem gostoso. É engraçado o quanto as keycaps podem influenciar no som.

Eu prefiro as keycaps no perfil cherry, acho mais confortáveis para digitação. Porém em questão de som, elas emitem um som mais agudo, tipo clack clack clack. E além disso, elas sofrem inteferência com os teclados com switches north facing (basicamente quase todos os teclados com led rgb).

O som que mais gostei foram das keycaps XDA / DSA. Fica um som mais grave.

E coragem para dessoldar e ressoldar os switches. Me dá uma preguiça só de olhar hahaha

Gostou do resultado?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meu segundo ID80 chegou. Por enquanto ainda não vou montar ele. Estou esperando outras peças chegarem.

Testei colocar os switches Zealios V2 na plate dele, já que no primeiro ID80 que comprei, tive dificuldade em encaixar os switches, pois alguns não couberam perfeitamente e com isso as keycaps ficaram umas mais altas que outras.

Nessa plate nova encaixaram perfeitamente, vai entender.




----------------------------------------------------------------------------------------

Agora vou em busca de um teclado 65%. Algo meio difícil de encontrar no Aliexpress. O melhor custo benefício atual é o NK65, porém para importar pro BR só com redirecionador e acaba saindo bem caro.

No Aliexpress atualmente tem disponível o kit GK68X: hot swap com north facing switches e plate mount stabs e o kit KBD67V2: pcb soldável com south facing switches e pcb mount stabs. Sinceramente, não curto muito as PCB's com switches soldados. Estou pensando em pegar esse KBD67V2 e soldar sockets mill max para tornar a PCB hot swap.

Esse hobbie de teclados mecânicos não tem fim. Você termina de montar um teclado e já está pensando no próximo hahahaha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu também pegaria o HyperX Alloy FPS Pro, se você não ligar do led dele ser apenas da cor vermelha e dele ser TKL. Eu já tive um desse full size e é um ótimo teclado. Bem durável, plate de metal e é low profile. Usei durante dois anos e ele estava como novo ainda.

Sobre os switches, o switch Red é beeeem mais leve que o switch black. Pessoalmente, eu iria de black se fosse um teclado pra digitação. Agora pra jogar o Red é bem mais confortável.
 
Última edição:
Estava trabalhando essa semana durante uma tempestade, deu um puta relâmpago e acabou a energia.

Quando a energia voltou notei que os leds das teclas Q,W,E,R,T,Y e M não ficam mais azuis. Alguém sabe dizer qual o tipo de led que o teclado usa pra eu tentar ressoldar?

Só porque eu ia vender ele quando chegasse meu GMMK Pro.

Foto do garoto(quando tudo tava funcionando) :

 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo