• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

GVT Brasília, 50 MB, cai ao ligar o download.

bora la pra o portaladsl .. gogogo .. rsrs ak so tem amigo do amigo meu me disse .
 
amigo vc sabe se a GVT tem planos depois do pl29 aprovado de abandonar o vdsl2?

Cara, assim...q eu sinto é que a GVT ta “meia” perdida com esse negocio da VDSL2 e FTTH...ela não tem publico alvo...logo após o lançamento do “Power” rolou uns papo q GVT iria abandonar o VDSL2 e partiria logo pro FTTH...e isso foi confirmado por uns caras la dentro também...oq da pra perceber é q ela não ta tendo demanda suficiente pra traçar uma estratégia de mercado...sem uma estratégia é possível q ela mantém tudo como ta...mantendo o VDSL2...mas isso são impressões minhas.
 
Achei muito loko quando fizeram a instalação da fibra la em casa. A máquina que faz a fusão das fibras ( a que vem da rua e a interna ). O engraçado eh quando eles traziam o cabo do poste eles jogavam, puxavam. Quando foi para fazer a fusao tem que descascar e é ai que começa o cuidado. O cara mexia com MUITO cuidado mesmo. A fibra que vem da rua, o técnico me explicou, vem com várias camadas de proteçoes, inclusive uma cama da kevlar ( aquele tecido q é usado em colete a prova de balas ).

Eu “brinco”de fundir fibra desde dos meus 10 anos xD...logo no inicio tava mais pra f***r fibra doq fundir. XDD

Esse cabo com kevlar vai ficar exposto no chão ou algo parecido? Pq esse tipo de proteção é típico pra cabeamento subterrâneo... é mto usado pra evitar ação de ratos...serio. xD
 
Eu “brinco”de fundir fibra desde dos meus 10 anos xD...logo no inicio tava mais pra f***r fibra doq fundir. XDD

Esse cabo com kevlar vai ficar exposto no chão ou algo parecido? Pq esse tipo de proteção é típico pra cabeamento subterrâneo... é mto usado pra evitar ação de ratos...serio. xD

Eh o cabo que vem da rua mesmo. Acho que eh para aguentar as condições adversas do tempo...
 
Cara, assim...q eu sinto é que a GVT ta “meia” perdida com esse negocio da VDSL2 e FTTH...ela não tem publico alvo...logo após o lançamento do “Power” rolou uns papo q GVT iria abandonar o VDSL2 e partiria logo pro FTTH...e isso foi confirmado por uns caras la dentro também...oq da pra perceber é q ela não ta tendo demanda suficiente pra traçar uma estratégia de mercado...sem uma estratégia é possível q ela mantém tudo como ta...mantendo o VDSL2...mas isso são impressões minhas.

pois é eu perguntei pq seria meio "ilogico" vender iptv em vdsl2, e pelo fato de eles ja terem mencionado na imprensa que estão aguardando o pl29 pra investir maciçamente em ftth

pq a OI ta montando sua rede e deve partir por esse caminho de ~10mbps em diante e tem a NET correndo nessa batalha também

então o cobre não agregaria muito valor e qualidade pra fidelizar o cliente a longo prazo, a questão da manutenção etc..
 
pois é eu perguntei pq seria meio "ilogico" vender iptv em vdsl2, e pelo fato de eles ja terem mencionado na imprensa que estão aguardando o pl29 pra investir maciçamente em ftth

É ai que está, a GVT se deu um tiro no pé, lançar um serviço de 50 mega em vdsl2 é espremer demais o que o cobre pode fornecer, para mim 50 mega é o limite do limite pro cobre, agora pensando para frente a gvt vai ter que partir somente para o FTTx e abandonar de vez o cobre, ela precisa fazer o fechamento apenas da última milha porque digamos que "o circo" já está armado, falta apenas começar o show. Então porque não o fazer logo? Pois o perigo é ela aos poucos se queimar, mas como o H1vltg3 (fala tinho!!!) falou falta demanda... falta foco, mas acho que em breve o mercado absorve o serviço.

Obs: Se Deus quiser a GVT vai parar de usar a rede da telefônica para sair do Brasil...oremos!!!

pq a OI ta montando sua rede e deve partir por esse caminho de ~10mbps em diante e tem a NET correndo nessa batalha também

Tem razão, a briga vai ser boa, mas sinceramente, quando a NET entrar com o docsis 3.0 a coisa vai ficar muito boa e acho que ela levará vantagem nessa briga, até porque o up para o docsis 3.0 é muito simples, diferentemente de ter que remontar as estruturas das telecoms.
 
Última edição:
Tem razão, a briga vai ser boa, mas sinceramente, quando a NET entrar com o docsis 3.0 a coisa vai ficar muito boa e acho que ela levará vantagem nessa briga, até porque o up para o docsis 3.0 é muito simples, diferentemente de ter que remontar as estruturas das telecoms.

Mas depois que a rede das telecom estiverem prontas os up de tecnologia são simples como o do docsis ?
 
Então porque não o fazer logo? Pois o perigo é ela aos poucos se queimar, mas como o H1vltg3 (fala tinho!!!) falou falta demanda... falta foco, mas acho que em breve o mercado absorve o serviço.

porque ela precisa do PL29 pra poder enfiar tudo na fibra o tel dela em HD VOICE, por exemplo, e o IPTV HD aí todo mundo que ainda não tem por ja ter NET vai querer

parceria com SKY não conta, uma estrategia de preços como da OITV seria um tremendo sucesso no IPTV via fibra porque é praticamente o que vc vende no dth, no iptv vc enfia o dobro de canais "sem limite de banda" :thumbs_up
 
pois é eu perguntei pq seria meio "ilogico" vender iptv em vdsl2, e pelo fato de eles ja terem mencionado na imprensa que estão aguardando o pl29 pra investir maciçamente em ftth

IPTV sobre o par metálico não inviável... pra vc ter ideia...tem operadoras q usandoADSL2+ ofertar IPTV...isso depende do formato de transmissão usado..o mais eficiente é o multicast ...pois no multicast não tem interessa qtos assinantes vc terá na base...vc usara apenas um fluxo pra distribuição...sendo assim vc não precisa de muita banda pra ofertar o serviço...ao contrario do broadcast q cada canal precisa de um numero X de banda pra transmissão..operadora norte americana usa no seu serviço IPTV (U-VERSE) multicast...dessa forma ela consegue oferta seus 300 e tantos canais em um pouco de 15 mega... e fora o serviço de ate 18 mega...tudo isso em VDSL2...mas isso é o limite...nao tm como expandir mais os serviços...agora imagine isso numa rede óptica.
 
Mas depois que a rede das telecom estiverem prontas os up de tecnologia são simples como o do docsis ?

Isso depende deq formar a rede ta formada...as redes estão sendo montas em cima de FTTC....esse tipo de rede é mais simples de “upa”...vc mete o par metálico e óptico sem maiores problemas...as próximas rede NGN intao nem se fala...e tão simples qto DOCSIS...ja ta rolando um movimento de migração das rede PON de 2G (redes de 2Gbps) pra 10G (10Gbps) pensando na facilidade de atualização...to falando em redes PON...nao em backbone e backhaul ...isso ae é uma outra historia.
 
É ai que está, a GVT se deu um tiro no pé, lançar um serviço de 50 mega em vdsl2 é espremer demais o que o cobre pode fornecer, para mim 50 mega é o limite do limite pro cobre

Olá Mosqueteiros, vc por aqui tbm? :p

Bom, até hoje só tenho um relato de Brasília que está com problemas com os 50Mbps (que por sinal é o dono do tópico), pelo que indica é problema a nível de implementação.

VDSL2 aguenta sem problemas os 50Mbps, vale lembrar que todos os usuários de 35Mbps (da GVT) sincronizam a 50Mbps tbm.
 
ja ta rolando um movimento de migração das rede PON de 2G (redes de 2Gbps) pra 10G (10Gbps) pensando na facilidade de atualização...to falando em redes PON...

Para 10Gbps é sonho ainda, o preço (atual) de cada porta é de US$ 600, isso com os preços de lá fora!
 
Para 10Gbps é sonho ainda, o preço (atual) de cada porta é de US$ 600, isso com os preços de lá fora!

E q implica um custo tão alto sobre esse “overlay” da rede? Já q a infra toda vai se manter...desde de chaveadores ate mux/demux...A NG-PON já foi desenvolvida pensando na migraçao sem grandes custos adicionais...explica pra nos aqui pq desse custo tão alto assim q torna o “bagulho” um sonho.
 
E q implica um custo tão alto sobre esse “overlay” da rede? Já q a infra toda vai se manter...desde de chaveadores ate mux/demux...A NG-PON já foi desenvolvida pensando na migraçao sem grandes custos adicionais...explica pra nos aqui pq desse custo tão alto assim q torna o “bagulho” um sonho.

Basta consultar preços, eles estão disponíveis publicamente na Internet.

Mas o que o torna caro é a nível mais simples, isto é, o LED emissor/transmissor, ou mais precisamente Optical Fiber Transmitter e Optical Fiber Receiver, seguido pelo DSP.

Depois vem as regras naturais de mercado.

Mas voltando ao lado prático, recentemente a Verizon testou com sucesso 10/2.4Gbps, chamando-o de XG-PON.

Custo do investimento para torná-lo viável/possível ? Meros US$ 23 bilhões.

http://newscenter.verizon.com/press-releases/verizon/2009/verizon-conducts-worlds.html

http://gigaom.com/2009/12/17/verizon-tests-10-gbps-to-the-home-yeah-youll-have-to-share/

Por último, precisamos lembrar que de nada adianta chegar aos 10Gbps se a rede LAN do cliente (utilizada para conectar demais computadores e equipamentos) não tiver no mínimo a mesma velocidade, daí o custo (atual mais barato) de US$ 600 por porta.

Mesmo para uma empresa do porte da Vivendi S.A. (com lucro aproximado de US$ 4 bilhões/ano), US$ 23 bilhões é muito dinheiro.
 
Dois fatos sem lógica técnica... a troca do DSP e TXO e RXO não tem lógica... eu explico o pq ... o espectro usado no 10G é o mesmo da 2G...vao sem manter as mesmas frequências...sendo assim não tem pq trocar os TXO e RXO se tanto não 2G e 10G usam o mesmo espectro...oq muda é a modulação empregada...e isso q torna possível a migração do 2G pra 10G sem grandes alterações na rede...qto ao DSP não tem motivo se tornar caro...ja que o patamar de processamento continuará o mesmo...é lógico q terá q se usar DSP mais “parrudo” pra da conta do fluxo...mas não terá q se desenvolver nada de novo pra esse fluxo...agora oq de fato mudara do 2G pra 10G é a interface de comunicação...ja tem umas 6 empresas desenvolvendo chip sets pra essa interface...de resto continua o mesmo .

Meu, esse valor de $23 bi é o montante todo de investimento no “’FIOS” e não somente na 10G...esse montante é o valor total De toda rede “FIOS”.
 
Dois fatos sem lógica técnica... a troca do DSP e TXO e RXO não tem lógica... eu explico o pq ... o espectro usado no 10G é o mesmo da 2G...vao sem manter as mesmas frequências...sendo assim não tem pq trocar os TXO e RXO se tanto não 2G e 10G usam o mesmo espectro...oq muda é a modulação empregada...e isso q torna possível a migração do 2G pra 10G sem grandes alterações na rede...qto ao DSP não tem motivo se tornar caro...ja que o patamar de processamento continuará o mesmo...é lógico q terá q se usar DSP mais “parrudo” pra da conta do fluxo...mas não terá q se desenvolver nada de novo pra esse fluxo...agora oq de fato mudara do 2G pra 10G é a interface de comunicação...ja tem umas 6 empresas desenvolvendo chip sets pra essa interface...de resto continua o mesmo .

Meu, esse valor de $23 bi é o montante todo de investimento no “’FIOS” e não somente na 10G...esse montante é o valor total De toda rede “FIOS”.

existe esse movimento das empresas em aperfeiçoar esses equipamentos pra atualizações via updates de firmware/software e assim fazer como no cabo de uma maneira geral? a estrutura ta la montada bastando apenas um simples movimento para pular futuramente de 10g para 40g por exemplo?

alias qto tempo demora uma atualização dessas numa cidade? 30 dias faz?
 
existe esse movimento das empresas em aperfeiçoar esses equipamentos pra atualizações via updates de firmware/software e assim fazer como no cabo de uma maneira geral? a estrutura ta la montada bastando apenas um simples movimento para pular futuramente de 10g para 40g por exemplo?

alias qto tempo demora uma atualização dessas numa cidade? 30 dias faz?

Sim existe ...nao é tão organizado qto ao “Cable”...pois o “Cable” tem a Cablelabs por trás organizando tudo...as telecom tem a FSAN (Full Service Access Network )...a FSAN serve mais pra da suporte as fabricantes/fornecedoras e operadoras...ela não normatiza e nem desenvolve..apenas da suporte...sendo assim não tem a mesma força da Cablelabs qm tm poder de desenvolver.

Cara, sinceramente não sei precisar o tempo... mas vou pega o exemplo da Verizon...entre o inicio e o fim do teste foram 4 meses...nao sei qtos clientes envolvidos no teste...tbm tm uma prestadora de serviço (RCN Metro) q migrou toda rede pra 10G em menos de um ano... e tbm tm a China Telecom q ta migrando...fora outras em testes ...entao isso mostra q o tempo é baixo.
 
Última edição:
Sim existe ...nao é tão organizado qto ao “Cable”...pois o “Cable” tem a Cablelabs por trás organizando tudo...as telecom tem a FSAN (Full Service Access Network )...a FSAN serve mais pra da suporte as fabricantes/fornecedoras e operadoras...ela não normatiza e nem desenvolve..apenas da suporte...sendo assim não tem a mesma força da Cablelabs qm tm poder de desenvolver.

Cara, sinceramente não ser precisar o tempo... mas vou pega o exemplo da Verizon...entre o inicio e o fim do teste foram 4 meses...nao sei qtos clientes envolvidos no teste...tbm tm uma prestadora de serviço (RCN Metro) q migrou toda rede pra 10G em menos de um ano... e tbm tm a China Telecom q ta migrando...fora outras em testes ...entao isso mostra q o tempo é baixo.

bom saber, uma area de uma cidade só deve ser feita em alguns dias :D
 
Dois fatos sem lógica técnica... a troca do DSP e TXO e RXO não tem lógica... eu explico o pq ... o espectro usado no 10G é o mesmo da 2G...vao sem manter as mesmas frequências...sendo assim não tem pq trocar os TXO e RXO se tanto não 2G e 10G usam o mesmo espectro...oq muda é a modulação empregada...e isso q torna possível a migração do 2G pra 10G sem grandes alterações na rede...qto ao DSP não tem motivo se tornar caro...ja que o patamar de processamento continuará o mesmo...é lógico q terá q se usar DSP mais “parrudo” pra da conta do fluxo...mas não terá q se desenvolver nada de novo pra esse fluxo...agora oq de fato mudara do 2G pra 10G é a interface de comunicação...ja tem umas 6 empresas desenvolvendo chip sets pra essa interface...de resto continua o mesmo .

Meu, esse valor de $23 bi é o montante todo de investimento no “’FIOS” e não somente na 10G...esse montante é o valor total De toda rede “FIOS”.

O DSP sempre será mais caro, quer queira, quer não. Tudo o que é novo em tecnologia, sempre será mais caro (leia-se: custo inicial). Quanto aos txo/rxo 2>10 isso ainda é "chuncho", só foi demonstrado funcionando bem em laboratório, vamos ver no campo (leia-se largas distâncias) se se comportará igual.

Qto a rede FIOS é óbvio que não adianta absolutamente nada lançarem 10Gbps se não existe banda para fora (WAN), além da local (LAN), ou até mesmo MAN.
 
Os portugueses já demostraram 10Gbps em laboratório desde julho/2009.

Eles mesmos admitem que é coisa para 3~5 anos, isto é 2012~2014.

Para mim será depois de 2012, quando cada fibra terá capacidade para transmitir aproximadamente 1Tbps (já foi demonstrado 640Gbps em laboratório).

Recentemente lançaram 1Gbps (não sei a qualidade, o produto é novo demais no mercado para obter melhores relatos).





O tópico ficou para lá de offtopic. :cry:
 
Quanto aos txo/rxo 2>10 isso ainda é "chuncho", só foi demonstrado funcionando bem em laboratório, vamos ver no campo (leia-se largas distâncias) se se comportará igual.

Então oq vc m diz dos testes da Verizon ....vou te explicar como ocorreram estes testes ...os testes ocorreram no sul de Massachusetts ...os testes seguiram da seguinte forma...foram instalados na OLT q servia esses usuários placas de interface 10G-PON e na casa do cliente foi instalado uma ONT com a mesma interface de comunicação... criou-se um link “dedicado” entre a OLT e ONT...esse link foi criado em cima da rede do cliente q já tinha o serviço “FIOS” instalado em casa...foi usado “quase” tudo (Quase pq foram instalado as placas e a ONT) da rede “antiga” do cliente a começar pelos RXO e TXO...agora vem a mágica...as transmissões da 10G se deu na mesma fibra e com a mesma lambda da 2G...resumindo uma tecnologia sobreposta a outra...sem incompatibilidade alguma...como deveria,pois não muda “quase” nada... a propria Verizon classificou o teste como um sucesso.

Qto a rede FIOS é óbvio que não adianta absolutamente nada lançarem 10Gbps se não existe banda para fora (WAN), além da local (LAN), ou até mesmo

Isso eu concordo plenamente com vc...tudo isso não adianta de nada se não tiver link suficiente pra banca esse trafego.
 
Última edição:
Os portugueses já demostraram 10Gbps em laboratório desde julho/2009.

Eles mesmos admitem que é coisa para 3~5 anos, isto é 2012~2014.

Para mim será depois de 2012, quando cada fibra terá capacidade para transmitir aproximadamente 1Tbps (já foi demonstrado 640Gbps em laboratório).

Recentemente lançaram 1Gbps (não sei a qualidade, o produto é novo demais no mercado para obter melhores relatos).





O tópico ficou para lá de offtopic. :cry:

Meu, vc ta confundindo as bolas...esse tecnologia mostrada no vídeo é WDM-PON ...é uma tecnologia q se baseia é divisão por onda (lambda)...é uma tecnologia oposta ao 10G-PON q baseia-se em divisão por tempo onde se compartilha link ...na WDM-PON é ponto a ponto como foi bem explicado no vídeo. WDM-PON é uma coisa 10G-PON e outra... cada macaco no seu galho.

Esse negocio de 1Tbps é balela...problema não é a transmissão propriamente dita... e sim processamento...essa taxas envolve outro nível de processamento...mas isso é uma outra historia. Eu venho ouvindo esse esquema de 1Tbps faz tempo é sempre a mesma balela

Pra mim já deu isso aqui.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo