HOJE: Intel ou AMD?

Shang

Member
Registrado
Salve galera, tudo bem?
Minha dúvida é a seguinte, eu e minha namorada vamos montar um pc do zero, cada um com o seu.
A questão é, vale a pena ir de I7 7700k? Ou a parada mesmo é ir de R7?
Eu tenho cerca de uns 5~6k pra gastar, ela já tem um orçamento mais baixo, coisa de uns 4k~4,5k.
O que vocês sugerem?
Nosso intuito é único e exclusivo para jogos.
Obrigado!
 
Se for para jogar os R7 não valem a pena, compensa mais pegar um R5, que já ta bom o suficiente. Se for pegar o 7700k leve em consideração se você vai fazer OC, caso contrário va de 7700 mesmo.

Acho que com esse seu orçamento um kit com 7700 seria mais barato e daria para investir em uma VGA melhor.
 
seguinte, resumidamente: O R7 ganha em tudo menos performance bruta pra alguns jogos. Isso se deve ao fato de que clock por clock intel continua na frente, e ainda consegue clocks mais altos.
Em todo o resto, na minha opinião ryzen é superior

Preço: um 1700 é 1000 reais enquanto um 7700 é mais caro

plataforma: Uma placa mãe pro 7700k não vai poder receber nenhum upgrade de CPU, nunca mais.
enquanto placas mãe AM4 provavelmente receberão updates de BIOS pra suportarem os Ryzen + e os Ryzen 2

Um R7 1700 vem com um cooler muito eficaz, e bonito que permite até um overclock básico. Enquanto um 7700k praticamente requer que tu compre um cooler bom, já que ele tem uma péssima performance de transferência de calor do chip em sí para o cooler (tanto que muita gente ve necessidade de fazer o chamado delid pra trocar a pasta térmica que vem embaixo do metal da CPU)

Os jogos em que o 7700k tem grande margem de vantagem são jogos ou mal otimizados, ou antigos

Por mais que os jogos não façam uso dos núcleos extras, tu não vai precisar se preocupar tanto com programas de fundo roubando poder de processamento.

Uma desvantagem do Ryzen pode ser a controladora de memória integrada. No iníico era difícil colocar a RAM pra trabalhar em 3000mhz, mas com as atualizações de bios isso ta melhorando bastante.
 
Na minha opinião montar plataforma intel é jogar dinheiro fora, vistando que a intel já anunciou que a proxima geração de processadores será outro socket, então se pegar um 7700 K ou não estará limitado a ele sem possibilidade de upgrade. Se pegar um Ryzen 7 1700 ou mesmo um Ryzen 5 1600 poderá fazer upgrade no futuro. Tambem existe a questão de mais cores, garantindo uma maior longevidade na plataforma, alem de ser bem mais atual que o socket do 7xxx. A questão de intel ser melhor em jogos não acredito ser tão relevante, já que a diferença não é brutal, e sim algo até relevante de certa forma a não ser que você joguei 4K com vários monitores ou 1366x768.
 
Ah, a gente não pretende fazer nenhum tipo de OC e após gastar nesse pc agora, não tenho intenção de fazer nenhum upgrade tão cedo.

Eu estava pensando em pegar um R7 (depois de ler bastante opiniões aqui no fórum) com uma 1070 ou 1080, visando jogar o PUBG (Playerunknown Batlegrounds) com um fps estável e acima de 100.
Porém, eu sou razoavelmente bem leigo nessa área e a dúvida permanece.
Vocês poderiam me dar exemplos de configurações que montariam dentro dos orçamentos estipulados? Eu agradeceria imensamente!
 
Acho que com esse seu orçamento um kit com 7700 seria mais barato e daria para investir em uma VGA melhor.
Ah, a gente não pretende fazer nenhum tipo de OC e após gastar nesse pc agora, não tenho intenção de fazer nenhum upgrade tão cedo.

Eu estava pensando em pegar um R7 (depois de ler bastante opiniões aqui no fórum) com uma 1070 ou 1080, visando jogar o PUBG (Playerunknown Batlegrounds) com um fps estável e acima de 100.
Porém, eu sou razoavelmente bem leigo nessa área e a dúvida permanece.
Vocês poderiam me dar exemplos de configurações que montariam dentro dos orçamentos estipulados? Eu agradeceria imensamente!

Se serve para comparação, meu PC da assinatura rodo PUBG a 80-120 fps, e em polyana 65-80. Sinceramente esse tipo de game exige mais do CPU que GPU, mas como disse antes, esse seu orçamento não sei se o 7700k compensa, talvez pegar um AMD seria interessante, mas escolheria os R5, caso queira ir de intel mesmo fica com o 7700.
 
Ah, a gente não pretende fazer nenhum tipo de OC e após gastar nesse pc agora, não tenho intenção de fazer nenhum upgrade tão cedo.

Eu estava pensando em pegar um R7 (depois de ler bastante opiniões aqui no fórum) com uma 1070 ou 1080, visando jogar o PUBG (Playerunknown Batlegrounds) com um fps estável e acima de 100.
Porém, eu sou razoavelmente bem leigo nessa área e a dúvida permanece.
Vocês poderiam me dar exemplos de configurações que montariam dentro dos orçamentos estipulados? Eu agradeceria imensamente!
R7 e 1070 já estaria bem servido, mas como você diz não planejar dar upgrade e possui uma boa margem de orçamento, eu cogitaria um i7 7700 e uma 1070 ou uma 1080, pois este é ainda um incrível processador eu iria em um Ryzen 7 1700 por conta de possuir um ótimo stock cooler que permite um overclock muito bom e mesmo você não pretendendo faze-lo no Ryzen esse processo é tão fácil que você irá acabar realizando.

Configs estipuladas com o preço á vista da Pichau!

Ryzen 7 1700 (R$ 1098,99)
Placa Mãe Gigabyte GA-AB350M-HD3 (R$ 459,98)
Memoria G.Skill Series Trident Z Amarelo DDR4 3200MHz (2x8) 16GB (R$ 879,91)
Fonte Corsair 600W CX600 V2 (R$ 279,90)
SSD Corsair Force LE200 240GB (R$ 529,92)
HD Western Digital 1TB Purple (R$ 279,00)
Gabinete Aerocool AERO 500 (R$ 169,90)
Placa de Video Asus GeForce GTX 1070 DUAL 8GB OC (R$1.756,03)
Total: 5453,63 Delações Premiadas
Obs: Peguei a B350 mais humilde por conta de que é a única com estoque na Pichau, mas quando voltar você pode montar uma config com uma placa-mãe melhor.

Intel Core I7-7700 (R$ 1.249,98)
Placa Mãe Gigabyte GA-B250M-GAMING 3 (R$438,89)
Memoria G.Skill Ripjaws V Series 2400MHz (2x8) DDR4 16GB (R$ 789,92)
Fonte Corsair 600W CX600 V2 (R$ 279,90)
SSD Corsair Force LE200 240GB (R$ 529,92)
HD Western Digital 1TB Purple (R$ 279,00)
Gabinete Aerocool AERO 500 (R$ 169,90)
Placa de Video Asus GeForce GTX 1070 DUAL 8GB OC (R$1.756,03)
Total: 5493,54 Delações Premiadas
Obs: Só troquei processador, memória e placa-mãe.





 
R7 e 1070 já estaria bem servido, mas como você diz não planejar dar upgrade e possui uma boa margem de orçamento, eu cogitaria um i7 7700 e uma 1070 ou uma 1080, pois este é ainda um incrível processador eu iria em um Ryzen 7 1700 por conta de possuir um ótimo stock cooler que permite um overclock muito bom e mesmo você não pretendendo faze-lo no Ryzen esse processo é tão fácil que você irá acabar realizando.

Configs estipuladas com o preço á vista da Pichau!

Ryzen 7 1700 (R$ 1098,99)
Placa Mãe Gigabyte GA-AB350M-HD3 (R$ 459,98)
Memoria G.Skill Series Trident Z Amarelo DDR4 3200MHz (2x8) 16GB (R$ 879,91)
Fonte Corsair 600W CX600 V2 (R$ 279,90)
SSD Corsair Force LE200 240GB (R$ 529,92)
HD Western Digital 1TB Purple (R$ 279,00)
Gabinete Aerocool AERO 500 (R$ 169,90)
Placa de Video Asus GeForce GTX 1070 DUAL 8GB OC (R$1.756,03)
Total: 5453,63 Delações Premiadas
Obs: Peguei a B350 mais humilde por conta de que é a única com estoque na Pichau, mas quando voltar você pode montar uma config com uma placa-mãe melhor.

Intel Core I7-7700 (R$ 1.249,98)
Placa Mãe Gigabyte GA-B250M-GAMING 3 (R$438,89)
Memoria G.Skill Ripjaws V Series 2400MHz (2x8) DDR4 16GB (R$ 789,92)
Fonte Corsair 600W CX600 V2 (R$ 279,90)
SSD Corsair Force LE200 240GB (R$ 529,92)
HD Western Digital 1TB Purple (R$ 279,00)
Gabinete Aerocool AERO 500 (R$ 169,90)
Placa de Video Asus GeForce GTX 1070 DUAL 8GB OC (R$1.756,03)
Total: 5493,54 Delações Premiadas
Obs: Só troquei processador, memória e placa-mãe.




Boas configs, mas na segunda opçao trocaria as memorias por essas
MEMORIA CORSAIR VENGEANCE LED VERMELHO 16GB (2X8) 3000MHZ DDR4 que é o msm preço tmb
 
vlw galera, de verdade!

Obs: Peguei a B350 mais humilde por conta de que é a única com estoque na Pichau, mas quando voltar você pode montar uma config com uma placa-mãe melhor.

Qual outra placa-mãe eu poderia pegar?
 
Nosso intuito é único e exclusivo para jogos.

Se eu fosse vc pegava um r1600 e uma gpu ainda melhor.

Respondendo objetivamente: em jogo o 7700k é melhor.
O r7 pode te atender muito bem e vc, quem sabe, economizar alguma coisa, mas as vezes a diferença no final é nula.

O melhor cpu é o que vai te dar maior longevidade, e nao se a plataforma vai mudar ou nao.
 
7700 fritador de ovo, 80% de uso, Quad-Core e 5 FPS a mais, ou 1700 a 60 ºC em full load, 40% de uso e Octa-Core, obviamente i7 não é mesmo? Ainda mais sabendo que Intel não vai lançar a próxima plataforma daqui 3 dias :conte:
 
Pra comprar RAM de 3200mhz que custa o olho da cara e tem mesmo desempenho de um DDR3? (é mais rápida mas o que manda pra jogo é a VGA).

Fico com meu Setup Intel mesmo daqui a 5 ou 6 anos depois da 1080TI ou similares, eu vejo o que faço.
 
Última edição:
Cara, eu tava com essa mesma dúvida e fiquei semanas lendo sobre.

No fim, fui de 7700k.

Não vou te dizer o que é melhor, não tenho um ryzen pra saber, só tenho o mesmo acesso a video no youtube e posts dos outros, haha.

Mas posso dizer, sem sombra de dúvidas. Tô feliz demais, tudo rodando lindo. Eu já tinha um cooler honesto, então temps não tão sendo muito de um problema.

Eu decidi pegar o processador pelo que ele é e não pelo que "pode ser", tanto de otimização pra multithread, quanto pra própria plataforma.

De qualquer forma, seja lá qual você pegue, vai ser uma excelente compra.
 
Compra Intel, ai mês que vem seu i7 vai ser a mesma coisa de um i5.
Depois você compra outro i7, mas ai troca a MB também, por que apesar de ser 1151 a posição dos pinos mudaram, ou seja não é compatível.
Quem tem um 7700 deve estar amando.


Falando sério, só sendo besta pra comprar intel.
Muito mais negócio ir no 1700 e afins, ainda o AM4 vai ser compatível com Rysen 2.
 
Hoje? Ryzen. Mas por que não esperar 2 dias pra ver o que a Intel traz por mercado?
 
Compra Intel, ai mês que vem seu i7 vai ser a mesma coisa de um i5.

230114_908223010.png
 
Última edição:
Esse orçamento inclui monitor? Vai querer jogar em 144hz ou 1440p?

Se o seu intuito é exclusivo para jogos, espere umas três semanas até o 8700k chegar no Brasil.
Eu pegaria ele e uma Geforce 1070 com 16gb de ram para o PC de 6 pau

e o 8600k com 8gb de Ram e uma 1070 para o PC de 4,5k (se esse valor precisar incluir monitor então vai ter que ir de 1060 6gb)

Entre um quad core com a plataforma morta em 5 dias HOJE ou um Hexa com a plataforma morta em 9 meses, melhor o hexa.

Só que dependendo de que jogos você quiser jogar, é de se considerar um Ryzen 1600 com uma Geforce GTX 1080 na configuração de 6 pau... Vai ser mais CPU pra jogos principalmente em 1440p ou 4k do que um 8700k com uma 1070...
 
Eu já postei algumas vezes aqui no fórum sobre o tal assunto, fiquei com um pouco de medo em ir de Ryzen pelo fato do meu uso diário ser exclusivamente para games, Até por que eu já tinha plataforma "atualizada"... um I7 7700 e uma 1070 e meu irmão queria comprar um PC então eu vendi o meu a ele e usei o dinheiro pra comprar uma plataforma Ryzen.
Fui sem medo depois de ver algumas opiniões, mesmo tendo receio de me dar mal, comprei o R5 1600 e uma 1070 e eu só digo uma coisa Diferença do i7 7700 de 1300 reais para um r5 1600 de 800 reais é nula.
Recentemente joguei Destiny 2 e to jogando bastante PUBG na maquina e cara, nenhuma diferença. Simplesmente fantástico cxb excelente, economizei uns trocados pra pegar o mouse que queria também que é o G502 Proteus Spectrum.
Se o i7 entregasse o desempenho condizente com o preço seria ideal, mas não tem diferença alguma, sem falar q o R5 é 6/12.
 
  • Curtir
Reações: wmh
O i7 7700 é, sem dúvidas, um ótimo processador, mas comprá-lo hoje, novo, não é um bom negócio.
A questão é que o coffe lake já está aí e os processadores da nova linha virão com mais núcleos/threads.
Nesse cenário, ao meu ver, não vale a pena comprar peças novas de uma plataforma morta sendo que há possibilidade de optar pela plataforma nova.
Atualmente, pra mim, a melhor opção é ir de Ryzen ou aguardar um pouco pra ir de coffe lake.
 
Eu já postei algumas vezes aqui no fórum sobre o tal assunto, fiquei com um pouco de medo em ir de Ryzen pelo fato do meu uso diário ser exclusivamente para games, Até por que eu já tinha plataforma "atualizada"... um I7 7700 e uma 1070 e meu irmão queria comprar um PC então eu vendi o meu a ele e usei o dinheiro pra comprar uma plataforma Ryzen.
Fui sem medo depois de ver algumas opiniões, mesmo tendo receio de me dar mal, comprei o R5 1600 e uma 1070 e eu só digo uma coisa Diferença do i7 7700 de 1300 reais para um r5 1600 de 800 reais é nula.
Recentemente joguei Destiny 2 e to jogando bastante PUBG na maquina e cara, nenhuma diferença. Simplesmente fantástico cxb excelente, economizei uns trocados pra pegar o mouse que queria também que é o G502 Proteus Spectrum.
Se o i7 entregasse o desempenho condizente com o preço seria ideal, mas não tem diferença alguma, sem falar q o R5 é 6/12.
Eu sinto uma diferença considerável na queda dos minimos no PUBG no Ryzen. Meu 4790k a 4.7ghz entrega minimos uns 5-10fps mais alto que o meu Ryzen 1700 a 3.8ghz em config padrão.
Tive que desabilitar o smt e fazer over na memória pra 3200 pra diminuir um pouco a diferença mas ainda não chega no i7. O problema que a 3200 as vezes o pc do nada resolve não dar cold boot e reverter a frequencia pra 2133 mesmo não travando no Windows, o que é um saco.

Enfim, apesar desse relato ainda recomendo o cxb do ryzen. Só vejo o i7 valendo a pena se o cara tiver bastante dinheiro sobrando e disposto a fazer over.
 
Eu sinto uma diferença considerável na queda dos minimos no PUBG no Ryzen. Meu 4790k a 4.7ghz entrega minimos uns 5-10fps mais alto que o meu Ryzen 1700 a 3.8ghz em config padrão.
Vou ser bem sincero, não vi diferença alguma.
No i7 as taxas eram sim maiores em alguns momentos passava dos 120fps no pubg low settings, e em Ultra pegava 100>115fps tranquilo, mas no Ryzen n ficou muito atras o low pega bem facinho 115>120 sem oscilar na 1070 e no ultra pega uns 95>100 facil, levando em conta que meu monitor é 90Hz e 1080p... ativando v-sync eu digo pra vc, não mudou absolutamente nada.
Sem falar da economia de um Ryzen pra um intel... salientando que eu uso memórias de 2666mhz.
 
E rodo o ryzen em @stock.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo