Joguei um pouquinho depois deste patch novo. Deu um ganho nos fps aqui. Nas cidades usando o DLAA, ficava em torno de 83fps, agora tá entre 108~120fps. No mundo aberto deu um belo ganho, ficava coisa de 140fps, agora tá em 168fps+.
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24gb, 4090Quanto de VRAM tem sua GPU?
24gb, 4090
na verdade penso que pode ser a cpu, um 10850k, mas nao eh uma cpu ruim, problema eh que o frametime fica muito zoado nos settlements, 70fps parece 50, e no steam vi que mais gente tem o mesmo problema. enfim ainda precisa de mais trabalho nesse jogoA maioria para não dizer todos os "problemas de desempenho" estão relacionados a quantidade de VRAM. GPUs com 16GB ou mais estão livres. Pode ser uma 7600XT ou 4090, vai conseguir jogar sem problemas.
Talvez até as de 12GB conseguem jogar sem nenhum problema mas não tenho certeza.
As cut-scenes geralmente são citadas porque é aonde o problema aparece mais rápido já que carrega texturas mais próximo e em maior detalhe. Aqui com 8GB, quando a VRAM "estoura", até carregar roupas do inventário derruba o FPS de 100+ para 20 (no menu de inventario).
Embora seja algo lógico que é necessário os usuários terem hardware suficiente, HFW tem sim algum "problema" no gerenciamento de VRAM uma vez que não importa a resolução ou demais qualidades gráficas, se tentar texturas no alto ou muito alto com menos de 12GB de VRAM, vai ter degradação de desempenho te obrigando a reiniciar o jogo.
Além disso ainda tem a questão do anuncio dos requisitos mínimos, colocando 3070 para high@60FPS em 1440p ou high@30FPS em 2160p sendo que com 8GB você não consegue rodar nem em 900p. Só que particularmente já nem acho o anuncio tão culpado assim uma vez que você pode tentar medium que também não vai escapar.
Com 8GB de VRAM em 900p até com texturas no médio eventualmente eu tive o mesmo problema, a única diferença é a quantidade de tempo que eu consigo jogar antes do problema aparecer.
Se não me engano no menu do mapa procurar a viagem rápida no mapa original.Finalizei a historia principal e comecei a DLC. Mas o mapa é separado. Como volto para o mapa principal para fazer as missões secundárias?
Comprei no lançamento mas nem joguei tanto ainda, performance tava boa mas ao que parece toda semana dá uma melhorada com os patches novos, acho que agora tá na hora de começar pra valer
Senti melhora também. Rodando a quase 60 fps constantes. Notei também um aumento de uso de CPU e Gpu. Tem hora que as ventoinhas do Pc ligam todas aqui, parece que vai decolar, hehehe!Tbm achei que o novo patch melhorou, porém acho que para nós mortais a diferença não será igual a de uma 4090, pois são 24gbs de vram.
Parece que a principal ação do patch foi melhorar a forma de alocação das texturas, então 24gbs deve tirar uma bela vantagem deste recurso, para nos com 8gbs/10gbs/12gbs, a vantagem deve leve, talvez imperceptível em alguns casos.
A DLC ficou jogável sem precisar reduzir parâmetros em relação ao jogo base.
Senti melhora também. Rodando a quase 60 fps constantes. Notei também um aumento de uso de CPU e Gpu. Tem hora que as ventoinhas do Pc ligam todas aqui, parece que vai decolar, hehehe!
Dependendo pode ser as areas bugadas do HFW aumentando o uso do seu CPU. Praticamente todos os caldeirões/cauldrons e algumas regiões em mapa aberto tem esse comportamento estranho.
Sem motivo aparente nenhum o jogo coloca todos os seus núcleos em 60% ~ 80% fixos. Tem gente até reclamando que o PC desliga nos cauldron sem saber que o CPU da fritando e a refrigeração não deve estar dando conta.
Já digo que é um comportamento anômalo porque por exemplo nos Cauldrons, o CPU ta lá fixo em 80%+ ai você completa um checkpoint invisível (avançar até certo ponto ou matar um inimigo) e imediatamente o uso despenca.
Também é "pa, pum". Alem de observar no seu PC, da até para pegar qualquer video no youtube de alguem fazendo Cauldron onde tem informações na tela que você vai ver esse comportamento em dado momento.
edit:
Achei um video de um 14900KS (não vou colocar aqui porque é spoilerzão). O uso sai de 10% ~ 15% para 25%+ e o consumo de 130w para 180w+.
Mod Shut Up Aloy: https://www.nexusmods.com/horizonforbiddenwest/mods/75?tab=description
Saiu a versão inicial de um mod pra silenciar os diálogos cabulosos dela! kkkkk
Precisa de outro mod como pré-requisito: https://www.nexusmods.com/horizonforbiddenwest/mods/50
O mod é bem simples, basicamente um arquivo de texto onde você pode inserir/remover as falas que quer silenciar. A bronca é identificar quais podem/devem ser silenciadas
Finalmente pqpMod Shut Up Aloy: https://www.nexusmods.com/horizonforbiddenwest/mods/75?tab=description
Saiu a versão inicial de um mod pra silenciar os diálogos cabulosos dela! kkkkk
Precisa de outro mod como pré-requisito: https://www.nexusmods.com/horizonforbiddenwest/mods/50
O mod é bem simples, basicamente um arquivo de texto onde você pode inserir/remover as falas que quer silenciar. A bronca é identificar quais podem/devem ser silenciadas
Patch novo, 1.4.59.0: https://steamcommunity.com/games/2420110/announcements/detail/4169846932049799889
Olá a todos,
o Patch 1.4 para Horizon Forbidden West Complete Edition já está disponível. Esta atualização contém várias atualizações visuais, correções de bugs e melhorias na interface do usuário, com base no feedback da comunidade. Confira os detalhes nas notas de lançamento abaixo.
Em nome das equipes Nixxes e Guerrilla, obrigado a todos por jogarem Horizon Forbidden West Complete Edition no PC e por fornecerem sugestões que nos ajudaram a melhorar o jogo!
Notas de versão
- Corrigido um problema em que a célula de energia na Ruína da Relíquia da Terra de Ninguém perdia a carga sem tocar na água.
- Melhorada a qualidade da textura de Aloy no Modo Foto ao usar texturas Very High.
- Melhorada a qualidade visual da neve para corresponder às melhorias feitas nos visuais da poeira.
- Focus Highlight Track não é mais travado na tecla F ao usar mouse e teclado. Você pode reatribuir a função remapeando a tecla da roda de armas.
- Corrigido um bug que fazia com que a configuração do tamanho da legenda fosse redefinida para o padrão ao alterar os dispositivos periféricos ou atualizar o tamanho do texto da interface.
- Corrigido um problema com várias listas de itens onde os itens eram exibidos fora da tela após rolar por outra lista.
- Corrigido um problema que impedia os jogadores de pegar todos os itens do baú se o abrissem usando um controle e depois trocassem para mouse e teclado.
- Várias correções de bugs da interface do usuário.
Nada sobre VRAM dessa vez, infelizmente.
Esse segundo item da lista, agora arrumado, eu vi sobre num video comparando com a versão PS5:
Se o video não for para o tempo da URL, é no 2º capítulo, comparando os models. A versão PC mesmo com textura no very high era inferior ao PS5.