[AJUDA] Indicação de cooler para Ryzen 7 3700x

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Arioth
  • Data de Início Data de Início
Tudo depende de quanto você pretende gastar, sem um valor fica difícil recomendar..

Se a grana não for problema e o gabinete suportar um cooler ar grande, recomendo d+ o noctua NH-D15S, estou usando atualmente e sinceramente ele deve ser meu cooler air pelos próximos 2 upgrades, além de super-eficiente ele é praticamente 0 ruido, mesmo a fan em 70%.

Minha bios está desatualizada, ainda sofro com os vcore de 1.5v do 3700x e a temperatura não passa dos 70º mesmo full em teste sintético, renderização ou jogos.
Vou comprar esse 3700x e manter em stock , o vcore dele é 1.5?

Isso é por conta da variação dos clocks devido o boost automático do Ryzen. Sugiro vc ir nas configurações de energia e limitar o perfil de desempenho máximo e mínimo em 5%, assim o clock fica travado no desktop num valor menor, mas no jogo ele trabalha normalmente (ou quando for exigido).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Complementando. Estou usando o plano de enegia do 1usmus, juntamente com algumas configurações na BIOS que ele recomenda. Com o PC da assinatura, as temps ficam em 40-45ºC em iddle e 70-77ºC em full load (jogando AC Odyssey, por exemplo, que é CPU killer haha). Moro em Rondonópolis - MT e facilmente as temps ambientes passam dos 35ºC.

Então, desculpe coveirar essse topico...
Tenho um 3700x, sem mexer com overclock, e tem me incomodado esse sobe e desce do cooler Wraith, mesmo em idle (onde as temps ficam entre 35 e 45). Tô rodando aquele stress test do prime95 por meia hora e tá estabilizado entre 75 e 79 graus com 3.5k de rotação do cooler(uso com aquela chave no H). São temperaturas altas?
Esse lance de limitar o perfil de desempenho máximo e mínimo em 5% vai me trazer prejuízo na performance em jogos e aplicativos? Pq eu tava quase trocando de pasta térmica ou comprando um cooler novo.

Então, desculpe coveirar essse topico...
Tenho um 3700x, sem mexer com overclock, e tem me incomodado esse sobe e desce do cooler Wraith, mesmo em idle (onde as temps ficam entre 35 e 45). Tô rodando aquele stress test do prime95 por meia hora e tá estabilizado entre 75 e 79 graus com 3.5k de rotação do cooler(uso com aquela chave no H). São temperaturas altas?
Esse lance de limitar o perfil de desempenho máximo e mínimo em 5% vai me trazer prejuízo na performance em jogos e aplicativos? Pq eu tava quase trocando de pasta térmica ou comprando um cooler novo.
Temperaturas normais para teste de estresse.
Opa, não perde desempenho não (apenas nos testes de benchmark). Em jogos ou aplicações mais pesadas, ele sobe o clock normalmente.

Temperaturas normais para teste de estresse.
Opa, não perde desempenho não (apenas nos testes de benchmark). Em jogos ou aplicações mais pesadas, ele sobe o clock normalmente.
Vi na sua assinatura que vc usa o gammax 400. Vale a pena o upgrade?

Vi na sua assinatura que vc usa o gammax 400. Vale a pena o upgrade?
Vale sim, bem melhor do que o cooler stock, ainda mais se pegar em promoção. No entanto, eu daria preferência ao modelo GTE.

O mentiroso do H80? Isso pq vc ta usando um air cooler melhor que o WC de 120mm do menino, vários testes na net com coolers melhores e temperaturas/clocks superiores, mas o do rapaz é especial e trabalha em temperaturas e clocks BAIXOS por livre e espontânea vontade de perder performance kkkkkkkkk
Eu "apelei" depois de tantos gastos em vão e fui no NZXT Kraken X72 (só espero que isso resolva, pq q WC caro), chegou ontem e vou instalar esse fds já cruzando os dedos pra segurar um OC de pelo menos 4.3ghz nesse cpu.

desculpe reviver seu post de 1 ano atras, mas como ficou com o Kraken?

Está muito normal a temp, todo mundo deveria fazer era trocar a pasta termica do cooler stock da AMD, vem é um adesivo térmico que não é eficiente e ainda cola no processador pode danificar o socket.

Os processador da AMD trabalham nesta temp, eu tenho um 3800XT na Review do guru3d com o Kraken 63X bate 80graus e o cara desiste de fazer oc.

Meu 3800XT stock, tem sempre que lembrar que AMD stock é mais quente que oc, pq disso ? No oc vc limita o vcore, stock não, meu 3800XT fica 47 graus no windows com temp ambiente de 30 graus e chega em 80 graus no Cinebench, ficando em 65 graus com pico de 70 graus em jogos.

Não tem pq preocupar, 80 graus pra baixo está ok, não pode é 90 graus, passou de 80 troca a pasta térmica, olha a ventilação do gabinete, mesmo colocando um WC de 280mm ou 360mm vai bater 80 graus.

Explicar pq stock é mais quente que em oc, stock o vcore é acima de 1,4v chegando até 1.5, quando a gente faz oc pelo clock tunner seja de 4.3ghz ou 4.4ghz, a performance multi núcleo sobe e a temperatura cai por faz undervolt no mesmo pacote, ou seja fixa o multiplicador e limita o vcore.

Porém perde performance em um núcleo só, por exemplo o melhor clock que cheguei no meu 3800XT foi 4,4ghz 1.3v, ele ficou 75 graus no Cinebench, contra 80 graus do stock, mas perdi o boost de um núcleo só que era de 4.724mhz e boost dos outros núcleos que variava de 4.5ghz a 4.6ghz. então para Benchmark fixar o multiplicador é interessante da ganhos aí de 5%, mas em jogos onde o uso fica em 25% a 30% e o processador fica "solto" para tocar os núcleos que ele quiser na velocidade que ele quiser, fico na dúvida se compensa este overclock de todos os núcleos e perder o boost.

Vou pegar um ryzen 7 3700x com uma Asus rog strix b450-f, como sou cagao pra WC queria saber qual air cooler seria o melhor pra essas configurações
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou pegar um ryzen 7 3700x com uma Asus rog strix b450-f, como sou cagao pra WC queria saber qual air cooler seria o melhor pra essas configurações
Não vou fazer nenhum OC

Gammaxx 400 ou Gammaxx GTE

Gammaxx 400 ou Gammaxx GTE
A Bios atualizada é importante, possuo em Gammaxx GTE V2 + 3700x e X570 Asus Tuf + gabinete com fluxo de ar "bala" que está na ultima bios. Eu percebi que a temperatura caiu tudo em default, antes eu mexia no offset da bios para undervolt... Em resumo pensava trocar por um cooler Fuma 2, mas agora no cinebench fica 73º e em jogos 63º no máximo. Essa é a minha experiência depois de 6 meses de uso que venho namorando um cooler mais parrudo e agora tudo mudou após a atualização.

A Bios atualizada é importante, possuo em Gammaxx GTE V2 + 3700x e X570 Asus Tuf + gabinete com fluxo de ar "bala" que está na ultima bios. Eu percebi que a temperatura caiu tudo em default, antes eu mexia no offset da bios para undervolt... Em resumo pensava trocar por um cooler Fuma 2, mas agora no cinebench fica 73º e em jogos 63º no máximo. Essa é a minha experiência depois de 6 meses de uso que venho namorando um cooler mais parrudo e agora tudo mudou após a atualização.
Você pegou qual amigo ?

Você pegou qual amigo ?
Não entendi a pergunta? Seria cooler? O meu é o GTE V2 Gammax o que vem com RGB e eu queria mudar para um Fuma2, mas na bios que lançou recentemente percebi que diminuiu a temperatura mantendo o mesmo nível de pontos no cinebench em stock. O gabinete é um Lian Li.

me de o fidiback

Olá,

Testes no Air Cooler Husky Hurricane e Gammax GTE V2 RGB num RYZEN 7 3700X, sem over e última BIOS.

Fiz os testes, mas precisei formatar o computador e esqueci de realizar o bkp com o print do Aida64 e hwinfo... Posso dizer que os dois são equivalentes em temperatura com uma pequena vantagem de 2º graus para o Husky Hurricane, mas isso é margem de erro. Sobre a construção, o Husky é bem acabado e contruído (de metal) e para futura manutenções vai ser fácil realizar, mas faltou um pouco de instruções par colocar o "backplate" na placa mãe. Sobre ruído, os dois são silenciosos no geral, mas o antigo Gammax GTE vinha apresentando as vezes uma vibração estranha depois vou testar essa fan...

Realizei testes no Cinebench 20 e a pontuação ficou na mesma.

Sobre o dois air coolers num Ryzen 7 3700x, os dois vão ficar na mesma em temperatura oscilando em 74 e 77 graus, dependendo da temperatura ambiente e em carga máxima de stress na CPU. Gostei do Husky bem acabado, fixa bem e é fácil de manter, só tomar cuidado para não exagerar na pasta térmica (depende da pasta), dar uma estressada antes no processador senão pode sair grudado e isso é comum nos Amd. Eu acho que se usar um air cooler top só vai aumentar um pouquinho a frequência de forma insignificante e continuar na mesma faixa de temperatura.

Estou anexando algumas fotos, pois o resto eu perdi como havia comentado anteriormente.

Olá,

Testes no Air Cooler Husky Hurricane e Gammax GTE V2 RGB num RYZEN 7 3700X, sem over e última BIOS.

Fiz os testes, mas precisei formatar o computador e esqueci de realizar o bkp com o print do Aida64 e hwinfo... Posso dizer que os dois são equivalentes em temperatura com uma pequena vantagem de 2º graus para o Husky Hurricane, mas isso é margem de erro. Sobre a construção, o Husky é bem acabado e contruído (de metal) e para futura manutenções vai ser fácil realizar, mas faltou um pouco de instruções par colocar o "backplate" na placa mãe. Sobre ruído, os dois são silenciosos no geral, mas o antigo Gammax GTE vinha apresentando as vezes uma vibração estranha depois vou testar essa fan...

Realizei testes no Cinebench 20 e a pontuação ficou na mesma.

Sobre o dois air coolers num Ryzen 7 3700x, os dois vão ficar na mesma em temperatura oscilando em 74 e 77 graus, dependendo da temperatura ambiente e em carga máxima de stress na CPU. Gostei do Husky bem acabado, fixa bem e é fácil de manter, só tomar cuidado para não exagerar na pasta térmica (depende da pasta), dar uma estressada antes no processador senão pode sair grudado e isso é comum nos Amd. Eu acho que se usar um air cooler top só vai aumentar um pouquinho a frequência de forma insignificante e continuar na mesma faixa de temperatura.

Estou anexando algumas fotos, pois o resto eu perdi como havia comentado anteriormente.

caramba bem top sua review, eu tenho aqui ainda o gammax 400 porem ele comecou a fazer barulho (nos metais retos) e eu tirei e coloquei o wc 120 lite, porem estou com medo pq ta fazendo mto barulho de agua, estou vendo de pegar esse husky

Galera, boa noite!

Sabem me dizer se um Deepcool Gammax GTE v2 segura a temperatura do R7 3700?

dp-mch4-gmx-gtev23.jpg

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar