[AJUDA] Indicação de cooler para Ryzen 7 3700x

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Arioth
  • Data de Início Data de Início
Eu conheço a fama dos noctua
Um amigo tem um ND15
Fico curioso é se trocando as fan do cooler Master 620p por uns noctua não terá desempenho semelhante
Achei o dissipador bom do cooler

Nunca usei um fan da Noctua pra ver se tb são "monstruosas", mas eu testei os fans PcYes calafrio ring (barulhentos, mas muito eficientes) e com as fan Scythe Kazeflex e deu uma diferença de 2º apesar delas serem muito mais potentes que as da Coolermaster. Acho tão estranho isso levando em consideração que o cooler com 6 heatpipes parece bem dimensionado, inclusive ele é recomendado pela Coolermaster pra uso no 3900x apesar de não reduzir tanto a temperatura.
Fiquei bem puto mesmo foi com o quanto a AMD trabalhou pra otimizar o 3950x, ta certo que a binagem dele com ctz seria "premium" e é importante pra temperatura só que ele consegue ser mais frio que o 3700x sendo muito mais potente, empresa bem que podia ter trabalhado isso em toda a linha 3000 por mais que sejam poucas pessoas que utilizarão os mais "baratos" pra trabalho.

Nunca usei um fan da Noctua pra ver se tb são "monstruosas", mas eu testei os fans PcYes calafrio ring (barulhentos, mas muito eficientes) e com as fan Scythe Kazeflex e deu uma diferença de 2º apesar delas serem muito mais potentes que as da Coolermaster. Acho tão estranho isso levando em consideração que o cooler com 6 heatpipes parece bem dimensionado, inclusive ele é recomendado pela Coolermaster pra uso no 3900x apesar de não reduzir tanto a temperatura.
Fiquei bem puto mesmo foi com o quanto a AMD trabalhou pra otimizar o 3950x, ta certo que a binagem dele com ctz seria "premium" e é importante pra temperatura só que ele consegue ser mais frio que o 3700x sendo muito mais potente, empresa bem que podia ter trabalhado isso em toda a linha 3000 por mais que sejam poucas pessoas que utilizarão os mais "baratos" pra trabalho.
Tu já botou a mão no dissipador do cooler Master 620p?
O meu aqui tá gelado
Não esquenta mesmo rodando o Aida 64
Acho que é aquilo mesmo que li sobre não conseguir dissipar calor pela área do processador suficientemente rápido
Hoje consegui colocar o terceiro fan no 620p jogamos baixou as temp mas no Aida continua nos 85 graus

Peguei um gabinete h500 e o processador não esta mais fritando.
Problema aparentemente era o gabinete antigo...

Vou manter o cooler stock.

Última edição:

Mesmo rodando o aida64? <<< Esse é o teste onde vai exigir o maximo e bater a temperatura máxima

Tem quantos fan no gabinete?

Em jogos não vai fritar mesmo, agora mete um teste de stress pra ver o calor monitorando com HWInfo ou HWmonitor (roda ycruncher ou aida64).
O Wraith prism não conseguiu nem ter boas temperaturas com um 3600 rodando a 4.1ghz, enquanto usando um cooler meia boca Xigmatek Tyr (tem print do teste mais atrás) o cpu não passou de 81º com o Prism ficou com 85º e teve máxima de 94º vide print abaixo.

Mesmo rodando o aida64? <<< Esse é o teste onde vai exigir o maximo e bater a temperatura máxima

Tem quantos fan no gabinete?

To usando um teste pior que tem sido mais efetivo em estabilidade e quente que o Aida64 (foda que demora umas 4h pra completar): ycruncher

Última edição:
Em jogos não vai fritar mesmo, agora mete um teste de stress pra ver o calor monitorando com HWInfo ou HWmonitor (roda ycruncher ou aida64).
O Wraith prism não conseguiu nem ter boas temperaturas com um 3600 rodando a 4.1ghz, enquanto usando um cooler meia boca (Xigmatek Tyr, tem print meu do teste mais atrás) o cpu não passou de 81º com o Prism ficou com 85º e teve máxima de 94º video print abaixo.

To usando um teste pior que tem sido mais efetivo em estabilidade e quente que o Aida64 (foda que demora umas 4h pra completar): ycruncher
Eita 94 graus não da!
Eu ainda to pensando em tirar a mobo, tirar os dissipador do VRM que atrapalhou na instalação do MasterAir 620P e passar a pasta termica bem certinho
Fazer o aperto dos parafusos conforme indica no manual fazendo o aperto bem certinho

Eu desde que comecei a usar esses watercoolers selados, não voltei mais pros convencionais.
Meu gabinete é um pouco compacto, e o máximo que consegui sem stress foi o h80i GT, mas ele tem me atendido perfeitamente.
Eu coloquei o radiador dele na frente, puxando o ar de fora, com um outro fan embaixo dele também puxando ar pra dentro do gabinete, e um fan na traseira e mais dois na parte superior tirando o ar do gabinete. Ficou show. Super silencioso, e consegue manter a temperatura de todo meu sistema do jeito que eu quero, sem parecer que tem uma turbina de avião do meu lado.

Eu a principio até usei por umas semanas esse cooler que vem no ryzen (estava esperando a corsair me mandar um adaptador pro am4), mas achei muito barulhento para manter as temperaturas nos níveis que gosto no full load, e a diferença quando finalmente pude usar meu h80i GT foi da água pro vinho.

Última edição:
Quais são as aplicações de uso real (trabalho/fazer dinheiro) que esquentam a CPU tanto quanto esses benchmarks sintéticos?

Quais são as aplicações de uso real (trabalho/fazer dinheiro) que esquentam a CPU tanto quanto esses benchmarks sintéticos?

Existem vários: Adobe Premiere, Sony Vegas, x265 HEVC, handbrake, etc. Os que eu utilizo aqui são o Handbrake e o 3ds Max.

Ressuscitando o tópico pq pretendo fazer um upgrade definitivo: Deepcool Assassin 3 ou NZXT Kraken X72? Vi testes deles com margem de 4º a favor do Kraken, mas ainda assim temperaturas ruins, o review do Assassin 3 tb não me agradou visto que em temperatura ambiente de 18º ele bateu 80º com o 3700x a 4.2ghz. Enfim não sei qual deles comprar já que não quero pagar caro pra me arrepender (Deepcool ta R$600 e o Kraken R$900).

Análise do Assassin 3: https://www.guru3d.com/articles_pages/deepcool_deepcool_assassin_iii_review,9.html

Video dele com 3700x a 4.2ghz:

Ressuscitando o tópico pq pretendo fazer um upgrade definitivo: Deepcool Assassin 3 ou NZXT Kraken X72? Vi testes deles com margem de 4º a favor do Kraken, mas ainda assim temperaturas ruins, o review do Assassin 3 tb não me agradou visto que em temperatura ambiente de 18º ele bateu 80º com o 3700x a 4.2ghz. Enfim não sei qual deles comprar já que não quero pagar caro pra me arrepender (Deepcool ta R$600 e o Kraken R$900).

Análise do Assassin 3: https://www.guru3d.com/articles_pages/deepcool_deepcool_assassin_iii_review,9.html

Video dele com 3700x a 4.2ghz:

Desculpa se é pra pagar R$600,00 em um Deepcool, prefiro gastar isso em um noctua:

Desculpa se é pra pagar R$600,00 em um Deepcool, prefiro gastar isso em um noctua:

Mas o Deepcool assassin 3 bateu o Noctua NH-D15, tem vários testes que saíram anunciando isso (no vídeo vc vê). Gosto mais da aparência do Deepcool e é mais barato e eficiente que o D15, mas o fato aqui é a questão do resfriamento que não gostei da performance que eles tiveram com OC no 3700x e queria saber se o Kraken vai ser melhor e conseguir manter abaixo dos 90º em full load.

Última edição:
Que coisa estranha, esses chips que estão no 3700x não tem uma distribuição normal, mesmo com testes sintéticos e wraith prism meu 3700x não é esquentado. Mesmo sobre alto Load unica coisa que sinto é o bafo quente saindo por cima do HAF 922. :P

Que coisa estranha, esses chips que estão no 3700x não tem uma distribuição normal, mesmo com testes sintéticos e wraith prism meu 3700x não é esquentado. Mesmo sobre alto Load unica coisa que sinto é o bafo quente saindo por cima do HAF 922. :p

Pois é, eu tive azar de ter recebido o meu primeiro 3700x com defeito (não funcionava com nenhuma ram que eu tinha). Já o 3600 desde que comprei foi só felicidade, mas quando 3700x voltou do RMA estava 100% funcional, uma coisa que eu vi muitos comentários no fórum da AMD é de gente que estava migrando pra mobos X570 e resolvendo esses problemas, só que eu comprei esse cpu pra justamente economizar não trocando de placa então vou empurrando com a barriga.
Só lembrando que o coolerbox é perfeito pra quem vai jogar, em games raramente o 3700x passava dos 72º e só é problemático pra quem precisa de usar o cpu em full load. Comprei o Kraken X72 e espero que agora eu consiga usar com OC pra aplicações já que diferente dos jogos isso faz muita diferença no rendimento (pbo tornou OC meio inútil pra quem pretende apenas jogar, diferença de fps é ínfima).

Qual mobo indica? Estou montando uma config 3700x, se puder indicar um bom combo de memórias também por favor... Indo ao py este fds

Qual mobo indica? Estou montando uma config 3700x, se puder indicar um bom combo de memórias também por favor... Indo ao py este fds

Sr. Shelby Mustang

Aqui tenho uma B450, os amigos acima tem B350 e outras

Tem um topic aqui que me deixou curioso em ter uma X570 pelo fato que o cara ta com uma temperatura muito abaixo do que todo mundo esta conseguindo com essas placas com chipset acima
Então eu diria pra você procurar uma X570 pra você
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que coisa estranha, esses chips que estão no 3700x não tem uma distribuição normal, mesmo com testes sintéticos e wraith prism meu 3700x não é esquentado. Mesmo sobre alto Load unica coisa que sinto é o bafo quente saindo por cima do HAF 922. :p

O meu gabinete sai ar frio em cima, mas a lateral ferve por conta da XFX 5700XT Thicc II
Que placa com desempenho monstro porem uma fornalha!

O Cooler do processador fica frio, mas o CPU bate quase 80 graus jogando
Nos testes sintéticos a coisa bem pior

Última edição:
Pois é, eu tive azar de ter recebido o meu primeiro 3700x com defeito (não funcionava com nenhuma ram que eu tinha). Já o 3600 desde que comprei foi só felicidade, mas quando 3700x voltou do RMA estava 100% funcional, uma coisa que eu vi muitos comentários no fórum da AMD é de gente que estava migrando pra mobos X570 e resolvendo esses problemas, só que eu comprei esse cpu pra justamente economizar não trocando de placa então vou empurrando com a barriga.
Só lembrando que o coolerbox é perfeito pra quem vai jogar, em games raramente o 3700x passava dos 72º e só é problemático pra quem precisa de usar o cpu em full load. Comprei o Kraken X72 e espero que agora eu consiga usar com OC pra aplicações já que diferente dos jogos isso faz muita diferença no rendimento (pbo tornou OC meio inútil pra quem pretende apenas jogar, diferença de fps é ínfima).

Tem um aqui no forum que tem um 3700X que não passa de 70 graus
é um milagre!

Eu parei e dei uma olhada na BIOS aqui.. Consegui descer dos 90 graus para a casa dos 80 graus
Ja me dou por satisfeito visto que foi rodando o AIDA64, que é o maximo de estress que a cpu vai ter, jogando ainda não teste pra ver a máxima

OBS: E consegui outra coisa! Vários cores a mais de 4,4ghz

Tem um aqui no forum que tem um 3700X que não passa de 70 graus
é um milagre!

Eu parei e dei uma olhada na BIOS aqui.. Consegui descer dos 90 graus para a casa dos 80 graus
Ja me dou por satisfeito visto que foi rodando o AIDA64, que é o maximo de estress que a cpu vai ter, jogando ainda não teste pra ver a máxima

OBS: E consegui outra coisa! Vários cores a mais de 4,4ghz

O mentiroso do H80? Isso pq vc ta usando um air cooler melhor que o WC de 120mm do menino, vários testes na net com coolers melhores e temperaturas/clocks superiores, mas o do rapaz é especial e trabalha em temperaturas e clocks BAIXOS por livre e espontânea vontade de perder performance kkkkkkkkk
Eu "apelei" depois de tantos gastos em vão e fui no NZXT Kraken X72 (só espero que isso resolva, pq q WC caro), chegou ontem e vou instalar esse fds já cruzando os dedos pra segurar um OC de pelo menos 4.3ghz nesse cpu.

O mentiroso do H80? Isso pq vc ta usando um air cooler melhor que o WC de 120mm do menino, vários testes na net com coolers melhores e temperaturas/clocks superiores, mas o do rapaz é especial e trabalha em temperaturas e clocks BAIXOS por livre e espontânea vontade de perder performance kkkkkkkkk
Eu "apelei" depois de tantos gastos em vão e fui no NZXT Kraken X72 (só espero que isso resolva, pq q WC caro), chegou ontem e vou instalar esse fds já cruzando os dedos pra segurar um OC de pelo menos 4.3ghz nesse cpu.

uahauhauhauhau
Prefiro não citar nomes mas sim é esse o caso mesmo!

Olha se um bichão desse tamanho não baixar a temperatura ai meu amigo... é de ficar muito P
Como eu disse acima, consegui uma baixa na temperatura que me deixou confortável agora
87 de máxima com um air cooler e batendo 4.4ghz
Eu ontem não joguei nada, mas hoje quero medir como ficou em jogos a temperatura e espero que fique abaixo dos 70 graus

Até curti sim, é um produto bem construído e bem silencioso. O único problema é que uma das fans de 120mm acaba esbarrando nas minhas memórias que são de perfil mais alto, daí tive que deslocar a fan mais para cima e quase pegou na tampa do gabinete, que é um NZXT h510. O Ninja 5 é ENORME! Mas acabou dando certo! Quanto à temperatura, ficou parecido com o WC ML240R mas com bem menos barulho. Porém meu gabinete está com pouca ventilação e fica em um local meio enclausurado. Na segunda vou comprar duas fans de 140mm da noctua para colocar na frente do gabinete e melhorar essa ventilação. Parece que nada refrigera esse 3900x + a 2080 ti da gigabyte. Parece que estou com um aquecedor dentro do quarto. kkkkk. Até estou com saudades do 7700k +a gtx 1080 ti founders... rsrsrs

O ninja 5 na especificação diz que ele tem 180mm de altura e seu gabinete suporta 165mm, como conaeguiu colocar aí? Rss

O cooler (wraith) do meu 3600x fica subindo e descendo sem parar, a cada sei lá, 10 segundos, mesmo idle, alguém mais tem esse problema? Já tentei arrumar a curva na bios (asus x570) e mesmo assim continua,
O barulho variando constantemente tá me deixando doido, acho q vou comprar um AIO pela primeira vez.

O cooler (wraith) do meu 3600x fica subindo e descendo sem parar, a cada sei lá, 10 segundos, mesmo idle, alguém mais tem esse problema? Já tentei arrumar a curva na bios (asus x570) e mesmo assim continua,
O barulho variando constantemente tá me deixando doido, acho q vou comprar um AIO pela primeira vez.

Resolvi esse problema no meu ryzen 9 3900x colocando um schyte ninja 5 (aircooler). Muito silenciosos os coolers da schyte. Recomendo.

O ninja 5 na especificação diz que ele tem 180mm de altura e seu gabinete suporta 165mm, como conaeguiu colocar aí? Rss

Só sei que coube por pouco. Sobra uns 3mm até o vidro lateral... rsrsrs

Resolvi esse problema no meu ryzen 9 3900x colocando um schyte ninja 5 (aircooler). Muito silenciosos os coolers da schyte. Recomendo.

Mais um recomendando cooler dos Scythe.

Tenho um Mugen 5 argb e o monstrinho é silencioso e doma bem meu 3700x: meu quarto é quente aqui no hell de janeiro, não tenho ar condicionado, mas ele consegue manter o ryzen em 40c +/- (quando tá fresco fica menos, mas é raro) em idle e jogando vi 70~75c no máximo (bem verdade que atualizei BIOS, baixei drive de Chipset e fiz um oc nas ballistix pra 3600+ usando Ryzen Master), isso tudo de tarde que consegue ser mais quente.

Há melhores? Claro, mas para o cxb não planejo trocar de fabricante tão cedo.

Isso é por conta da variação dos clocks devido o boost automático do Ryzen. Sugiro vc ir nas configurações de energia e limitar o perfil de desempenho máximo e mínimo em 5%, assim o clock fica travado no desktop num valor menor, mas no jogo ele trabalha normalmente (ou quando for exigido).

Isso é por conta da variação dos clocks devido o boost automático do Ryzen. Sugiro vc ir nas configurações de energia e limitar o perfil de desempenho máximo e mínimo em 5%, assim o clock fica travado no desktop num valor menor, mas no jogo ele trabalha normalmente (ou quando for exigido).
Complementando. Estou usando o plano de enegia do 1usmus, juntamente com algumas configurações na BIOS que ele recomenda. Com o PC da assinatura, as temps ficam em 40-45ºC em iddle e 70-77ºC em full load (jogando AC Odyssey, por exemplo, que é CPU killer haha). Moro em Rondonópolis - MT e facilmente as temps ambientes passam dos 35ºC.

Só sei que coube por pouco. Sobra uns 3mm até o vidro lateral... rsrsrs

Tenho um 3900x também e estava pensando pegar esse ninja 5, pois é mais barato que o Noctua. Como vou usar para trabalho, fico na dúvida se esse schyte daria conta. Poderia dizer como ficou as temperaturas no seu no geral? idle e full stress?

Vlw

Users who are viewing this thread

Voltar