[AJUDA] Indicação de cooler para Ryzen 7 3700x

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Arioth
  • Data de Início Data de Início
A placa mãe é uma asus b450-f. A da bios seria a CPU no hwinfo e o ryzen master aquele tcl die?

Isso mesmo!

Na bios procure pela opção de controle da fans parecida com esse print aqui.
Deixe o conector em full speed.
A opção PWM fornece 12V, mas para não ter erro deixe sempre em full speed.

A placa mãe é uma asus b450-f. A da bios seria a CPU no hwinfo e o ryzen master aquele tcl die?
Está no CPU_Fan e não está com o modo pwm ativado. Ativo e deixo no máximo ou como está?

Deve estar certo então, em idle fica uns 45-55º com o ambiente em 26ºC. Talvez a pasta térmica seja paia, quando trocar por outra em atesto. Só o meu chip que deve ser horrível mesmo, infelizmente.

Deve estar certo então, em idle fica uns 45-55º com o ambiente em 26ºC. Talvez a pasta térmica seja paia, quando trocar por outra em atesto. Só o meu chip que deve ser horrível mesmo, infelizmente.

As temperaturas continuam alta em idle e em load também?
Você usou a pasta que veio pré-aplicada ou foi alguma outra?

Acho que só tendo outro cooler para poder comparar o desempenho.

Quando for reaplicar a pasta verifique o espalhamento.
A falta de espalhamento pode indicar falta de contato entre o bloco e o cpu.
Acredito que não seja problema, pelo sei o sistema de fixação usa o próprio suporte do socket.
Mas acho que valeria a pena verificar.

As temperaturas continuam alta em idle e em load também?
Você usou a pasta que veio pré-aplicada ou foi alguma outra?

Acho que só tendo outro cooler para poder comparar o desempenho.

Quando for reaplicar a pasta verifique o espalhamento.
A falta de espalhamento pode indicar falta de contato entre o bloco e o cpu.
Acredito que não seja problema, pelo sei o sistema de fixação usa o próprio suporte do socket.
Mas acho que valeria a pena verificar.
Não sei o quão altas estão, no Cinebench R20 bate 80º, no prime95 perto de 94º, usei uma pasta que estava na gaveta há 7 anos, embora nunca tivesse usado antes.
Mas lembrando que estou com o PBO ligado e em configurações máximas. Com ele desligado, essas temperaturas diminuem uns 10º. Mas mesmo assim né, um h100 no prime95 com um CPU de 65w e consumindo 130w no hwmonitor. No meu antigo i7 2600K@4.5Ghz durante o prime95 eu atingia no máximo 75º.

Não sei o quão altas estão, no Cinebench R20 bate 80º, no prime95 perto de 94º, usei uma pasta que estava na gaveta há 7 anos, embora nunca tivesse usado antes.
Mas lembrando que estou com o PBO ligado e em configurações máximas. Com ele desligado, essas temperaturas diminuem uns 10º. Mas mesmo assim né, um h100 no prime95 com um CPU de 65w e consumindo 130w no hwmonitor. No meu antigo i7 2600K@4.5Ghz durante o prime95 eu atingia no máximo 75º.
Estou com um 3700x e o mesmo problema que você.

Mas uso cooler box e um nzxt h230.

Devo trocar o gabinete semana que vem para ver se resolvo o problema da temperatura.

Mas agora vi você com um wc h100 e o processador com essa temp...
Ta me dando vontade de deixar pra lá e deixar ele "fritando" e vida que segue.

Estou com um 3700x e o mesmo problema que você.

Mas uso cooler box e um nzxt h230.

Devo trocar o gabinete semana que vem para ver se resolvo o problema da temperatura.

Mas agora vi você com um wc h100 e o processador com essa temp...
Ta me dando vontade de deixar pra lá e deixar ele "fritando" e vida que segue.
Pois é, o bicho é esquentado mesmo. 8/16 né.

Acho que 7 anos é um tempo considerável para uma pasta, sem contar também o tempo que ficou armazenado na loja.
Contundo não saberia dizer o quanto poderia afetar o desempenho.

Estava pensando também na hipótese do H100i estar com defeito.
Mas pelo que entendi funcionava sem problemas em outro cpu 2600K com over?

Sendo assim, concordo que pode ser mesmo o chip, loteria de ter pego justamente um que esquenta acima da média.

Isso mesmo!

Na bios procure pela opção de controle da fans parecida com esse print aqui.
Deixe o conector em full speed.
A opção PWM fornece 12V, mas para não ter erro deixe sempre em full speed.

Pois é, ontem cheguei a conclusão que o o cooler box do 3700X é bom, mas somente na velocidade máxima onde este começa a ficar um pouco barulhento
Ele segura bem a temperatura quando em full speed, mas no modo quiet o barulho fica bem tranquilo porem a temperatura vai lá em cima! chega a esquentar o gabinete

Vou tentar instalar o Gammax 400 em push pull pra ver se melhora tanto o barulho como as temperaturas

pessoal, tenho um h90 da corsair, com os adaptadores para AMD que usei na época do FX-8350. Será que funciona ou eu preciso de outro adaptador? Ele será que se sai melhor que o cooler stock?

Conforme recomendação do Lawliet-L fiz OC no R5 3600, visto que o gerenciamento de voltagem dos ryzen não é muito "amigável" posso dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado.
Estou utilizando um cooler Xigmatek Tyr SD1264B até que meu Coolermaster MA620P retorne da garantia, cpu a 4.1ghz 1,25v pegando no máximo 81º em stress (print no spoiler) não vejo a hora do MA620P voltar pra tentar subir ele pra 4.3ghz.

o meu 3700x esta batendo incriveis 92C, fiz teste com gammax 400 e watercooler lite 120mm da CM, e ta praticamente a mesma coisa.
nao sei mais oque fazer nao. em idle ele fica 50-70C. e jogando 70-92C.
pessoal fala dos engenheiros e nao sei oq, mas o proprio engenheiro fez um cooler que vem com o processador que nao aguenta o tranco KKKKKKK

o meu 3700x esta batendo incriveis 92C, fiz teste com gammax 400 e watercooler lite 120mm da CM, e ta praticamente a mesma coisa.
nao sei mais oque fazer nao. em idle ele fica 50-70C. e jogando 70-92C.
pessoal fala dos engenheiros e nao sei oq, mas o proprio engenheiro fez um cooler que vem com o processador que nao aguenta o tranco KKKKKKK

A 3ª geração infelizmente ta toda assim, a solução que deu certo aqui foi um OC leve ou undervolt. To esperando agora meu 3700x chegar (comprei outro na Gigantec, pq meu RMA terminou em briga com reembolso) pra ver se vai ser o mesmo caso do meu 3600 e esquentar menos.

A 3ª geração infelizmente ta toda assim, a solução que deu certo aqui foi um OC leve ou undervolt. To esperando agora meu 3700x chegar (comprei outro na Gigantec, pq meu RMA terminou em briga com reembolso) pra ver se vai ser o mesmo caso do meu 3600 e esquentar menos.
incrivel que vi gente falando que o 3700x com a mesma placa mae etc q o meu fica em 30-35 idle usando um simples watercoole, e que pega no maximo 60-70C qndo bem requisitado.
cara, sei la 90C pra mim eh demais, o pessoal falando que até 94C eh suave q o engenheiro afirmou q nao sei oq.
Eu tambem se errasse os numeros e fizesse uma geracao ruim iria falar q aguenta e ia levando nas coxas os problemas KKKKKK

minha unica esperanca eh sair uma noa bios para x470f que deve sair até final do ano. pq nas 570x ja saiu. e resolva o problema.

incrivel que vi gente falando que o 3700x com a mesma placa mae etc q o meu fica em 30-35 idle usando um simples watercoole, e que pega no maximo 60-70C qndo bem requisitado.
cara, sei la 90C pra mim eh demais, o pessoal falando que até 94C eh suave q o engenheiro afirmou q nao sei oq.
Eu tambem se errasse os numeros e fizesse uma geracao ruim iria falar q aguenta e ia levando nas coxas os problemas KKKKKK

minha unica esperanca eh sair uma noa bios para x470f que deve sair até final do ano. pq nas 570x ja saiu. e resolva o problema.

Estou usando um Scythe Ninja 5 no meu 3900x; é um cooler gigante. Rsrs. Estou gostando até o momento. Ele é bem silencioso. Mas tive que melhorar a ventilação do meu gabinete tb. Coloquei 3 fans de 140mm.

Estou usando um Scythe Ninja 5 no meu 3900x; é um cooler gigante. Rsrs. Estou gostando até o momento. Ele é bem silencioso. Mas tive que melhorar a ventilação do meu gabinete tb. Coloquei 3 fans de 140mm.
Eu tentei achar esse e nao consegui, mas convenhamos pagar quae metade do preço que paguei no processador em um cooler eh demais nao ? kkkkkk
meu gabinete realmente eh mal ventilado, mas o meu 2600 nao ficava nessas temperaturas loucas nao e era o mesmo gabinete.
vou tentar colocar 3 ventoinhas em cima.
vou ver se abrindo o gabinete (tirando o vidro do lado) melhora, mas eh tenso neh....meu gabinete eh bonito e ter q tirar o vidro mo zuado

Eu tentei achar esse e nao consegui, mas convenhamos pagar quae metade do preço que paguei no processador em um cooler eh demais nao ? kkkkkk
Acho válido o investimento num cooler de boa qualidade (300~ reais?) pra quem pretende usar uma CPU desse nível em load constante, não cheguei a testar o cooler stock em load contínuo mas pra maioria dos usuários que vejo, segura bem as temps em uso comum.

Meu gabinete é um HAF912 só com os 2 coolers default (intake frontal 120mm + exhaust traseiro 120mm) que já tem uns 7-8 anos e o Scythe Mugen 5, quando fiz testes de stress bateu máxima de 71c no Cinebench20/Blender e 80c no teste de estabilidade do AIDA64. Isso com os fans em 60-70%, não setei full speed antes e não tive interesse em refazer os testes.
Idle por volta de 31c, e no Guild Wars 2 (sou mais de MMORPG's que "lançamentos") a temp fica por volta de 45-55c dependendo de quantos modelos de players/npc's tem que carregar.

Bater essa temp em jogos parece ter algo errado mesmo, ainda mais se tiver um fluxo de ar bom no gabinete (acho difícil alguém ter menos fluxo de ar que eu :bwahaha:)

Válido citar também que estou usando a pasta térmica que veio com o Mugen, talvez dê uma baixada de alguns graus com uma pasta melhor. E mesmo com ele em full speed (1250 RPM~), preciso chegar a cabeça perto do gabinete pra conseguir perceber algum ruído.

Última edição:
meu gabinete realmente eh mal ventilado, mas o meu 2600 nao ficava nessas temperaturas loucas nao e era o mesmo gabinete.
vou tentar colocar 3 ventoinhas em cima.
vou ver se abrindo o gabinete (tirando o vidro do lado) melhora, mas eh tenso neh....meu gabinete eh bonito e ter q tirar o vidro mo zuado

Na verdade ele não é tão caro assim. Tava por 320,00 na terabyte. E vc pode usá-lo por muitos anos.

Eu tb não queria gastar além do que paguei no processador, e tinha a ilusão de que ia usar o cooler que veio com o 3900x, mas quando liguei o bichinho e vi que ia a mais de 95 e ainda tinha um barulho de turbina de avião eu caí na real... rsrsrs. Essa geração nova é quente demais.

Essa série 3000 não faz um bom gerenciamento de voltagem, se voltar umas páginas vai ver meu primeiro stress do R5 3600 batendo 96º e o cpu puxando 1,35v pra rodar a 3.9ghz. Fiz um OC e to usando ele a 4.1ghz com 1,25v, além de mais rápido ficou mais frio. Galera que fica defendendo a temperatura é quem usa apenas pra jogar e acha que esse é o único propósito de se ter um pc, esquecem que além de aquecer as outras peças do gabinete ainda vem o trottle de brinde, quanto ao cooler eu recomendo muito um WC de 240mm ou algum air bom como o Mugen 5 e Akasa Venom Voodoo (feio, mas muito eficiente).
Quanto a essas temperaturas milagrosas que o pessoal afirma, provavelmente é com core boost desativado (sim já vi vários dizendo q o 3700x deles eram frios e rodando a 3.6ghz na cara de pau), ou jogando (como se isso usasse 100% do cpu) e/ou usando com ar condicionado já que nem num país frio com WC Deepcool de 360mm conseguiram em full load rodar o 3700x abaixo dos 70º.

Na verdade ele não é tão caro assim. Tava por 320,00 na terabyte. E vc pode usá-lo por muitos anos.

Eu tb não queria gastar além do que paguei no processador, e tinha a ilusão de que ia usar o cooler que veio com o 3900x, mas quando liguei o bichinho e vi que ia a mais de 95 e ainda tinha um barulho de turbina de avião eu caí na real... rsrsrs. Essa geração nova é quente demais.
Essa série 3000 não faz um bom gerenciamento de voltagem, se voltar umas páginas vai ver meu primeiro stress do R5 3600 batendo 96º e o cpu puxando 1,35v pra rodar a 3.9ghz. Fiz um OC e to usando ele a 4.1ghz com 1,25v, além de mais rápido ficou mais frio. Galera que fica defendendo a temperatura é quem usa apenas pra jogar e acha que esse é o único propósito de se ter um pc, esquecem que além de aquecer as outras peças do gabinete ainda vem o trottle de brinde, quanto ao cooler eu recomendo muito um WC de 240mm ou algum air bom como o Mugen 5 e Akasa Venom Voodoo (feio, mas muito eficiente).
Quanto a essas temperaturas milagrosas que o pessoal afirma, provavelmente é com core boost desativado (sim já vi vários dizendo q o 3700x deles eram frios e rodando a 3.6ghz na cara de pau), ou jogando (como se isso usasse 100% do cpu) e/ou usando com ar condicionado já que nem num país frio com WC Deepcool de 360mm conseguiram em full load rodar o 3700x abaixo dos 70º.

rapaz abri o gabinete e o processador usando ele pesadamente nao passou de 75C jogando...wtf

Última edição:

Esse vídeo é a pura realidade...

Ah se esse processador fosse da intel...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

rapaz abri o gabinete e o processador usando ele pesadamente nao passou de 75C jogando...wtf
Com o gabinete aberto a temperatura do 3700x aqui também cai bastante.
Mas é um h230.

Última edição:
Esse vídeo é a pura realidade...

Ah se esse processador fosse da intel...

Com o gabinete aberto a temperatura do 3700x aqui também cai bastante.
Mas é um h230.

Da intel tem um teste feito com Gamemax Iceberg de 360mm no canal da Teclab, colocaram o i9 a 5.3ghz e nem rodaram stress do aida64 direito. Pararam com nem 5 minutos com a cpu a 97º dizendo q a temperatura tava boa kkkkkkkkk

Da intel tem um teste feito com Gamemax Iceberg de 360mm no canal da Teclab, colocaram o i9 a 5.3ghz e nem rodaram stress do aida64 direito. Pararam com nem 5 minutos com a cpu a 97º dizendo q a temperatura tava boa kkkkkkkkk
:eek::D

Você chegou a usar o 3700x com o MA620P?
Se sim, como ficou as temps?

Ah, acabei de encontrar seu post anterior no topico falando sobre o MA620P com o 3700x.

;)

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar