[AJUDA] Indicação de cooler para Ryzen 7 3700x

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Arioth
  • Data de Início Data de Início
Galera, to achando vocês paranoicos com WC. Já tive H45, H80i V2, H110i GT, Gammaxx L240 RGB, Kraken X42 e agora o Kraken X62 e nenhum deles vazou ou a bomba parou. Se comprar Deepcool, Corsair, NZXT, CoolerMaster é certeza que não terá problemas. Além do mais essas marcas dão 5 anos de garantia.

Trocando tanto de water cooler assim você não terá problema, não da tempo deles quebrarem e você já trocou, depois o povo do Air Cooler é paranoico? kkkk cada um aqui que só por Deus.

Trocando tanto de water cooler assim você não terá problema, não da tempo deles quebrarem e você já trocou, depois o povo do Air Cooler é paranoico? kkkk cada um aqui que só por Deus.

Acho o que ele quis dizer, embora o wc tenha riscos de falhas e até vazamento, as chances de acontecer são baixas.

Particularmente já tive também alguns water coolers e que após vários anos de uso, passei para frente e que estão funcionando até hoje.

Caramba, to na mesma. Vou montar um PC com Ryzen 3700x e não sei qual cooler usar. Estou acompanhando um streamer que usa Ryzen 3600 com cooler box e o mesmo passa dos 80 graus jogando PUBG.

Possuo um NH-U12S, mas não sei se esse cooler vai segurar o processador. Pensei em por um H150i Pro da Corsair e se for para coloca-lo eu já compraria o PC montado com a Terabyte, agora se for usar o Air Cooler terei que comprar peça por peça e montar em casa.

O grande problema é que eu morro de medo de usar Water Cooler e o mesmo vazar e danificar as peças e outro medo é usar Air Cooler muito pesado como o NH-D15 e o mesmo danificar a placa mãe e/ou processador (Fui ver aquele vídeo antigo do Tec Lab que falava sobre isso rsrs).... Acho que estou ficando paranoico com isso tudo....
Eu tenho um NH-U12P SE2, que é uma versão anterior do seu Noctua e acredite, esse faz cada centavo pago valer a pena. Só optei por watercooler pela diferença estética (sim gosto de luzinha...) e pela capacidade de refrigeração. Usava anteriormente um Watercooler Intel 120mm push´n pull e dava certo, mas ele chegou ao final da vida útil após cerca de 6 anos de uso (não vazou nunca). Comprei este na época que tive um i7 975 extreme 1366 que era um bom aquecedor de ambientes.
Atualmente, optei pelo NZXT X62 (com o falecido i7 7700k) e estou feliz com os resultados atingidos (mas o aplicativo de controle dele é problemático ainda), mas é caro pelo que entrega.

Galera, to achando vocês paranoicos com WC. Já tive H45, H80i V2, H110i GT, Gammaxx L240 RGB, Kraken X42 e agora o Kraken X62 e nenhum deles vazou ou a bomba parou. Se comprar Deepcool, Corsair, NZXT, CoolerMaster é certeza que não terá problemas. Além do mais essas marcas dão 5 anos de garantia.

Chamar de paranóico alguém que já teve 6 WC e paranóia não é? são 6 que vc teve ao longo dos meses em um só pc ou vc troca de pc e pra cada pc vc coloca um wc? quanto tempo vc ficou com cada wc pra ter tanta certeza deque eles são a pica das galaxias pra quem usa pc?:conte:

Última edição:
Só para passar a informação:
Meu NH-U12P SE tem praticamente 10 anos e entrei em contato com a Noctua para tentar conseguir o adaptador para o socket AM4 (pois se tenho o danado e puder usá-lo, nem que seja em emergência, vamos lá...) e mandei as fotos das caixas do Cooler e do R7 que comprei (sem notas) e hoje recebi a confirmação que eles enviaram sem custos (não sei se terá de alfandega)!
Sensacional!

Pois justamente de ter chances de vazamento num wc não recomendo,quem quer brincar de loteria com wc que vaze com o pc que tem? ninguém né? se um air cooler estragar o pc vai desligar sozinho pra prevenir a queima do processador foi-se o tempo que um amd ou intel queimava por causa da falha de air cooler, exceto o pessoal que faz overclock, mas se o wc se vazar dependendo de onde vai cair o liquido e com o pc ligado que chances você tem de sair com o pc funcionando ainda? quais peças vão ser perdidas? lamento muito se não houver segurança de que se quando o wc vazar o liquido não vai estragar nada ao entrar em contato com as peças wc não vai ser recomendado por mim, salvo caso o fabricante do wc garanta que não vaza e se vazar o fabricante vai te ressarcir pelas peças estragadas por ele (duvido muito que um fabricante tenha um condição destas)

Chamar de paranóico alguém que já teve 6 WC e paranóia não é? são 6 que vc teve ao longo dos meses em um só pc ou vc troca de pc e pra cada pc vc coloca um wc? quanto tempo vc ficou com cada wc pra ter tanta certeza deque eles são a pica das galaxias pra quem usa pc?:conte:

Todos os WC foram em PCs diferentes e todos eles vendi para pessoas conhecidas. O meu primeiro H45 tem 7 anos rodando, e ele é o mais simples e barato. Como eu disse se comprar modelos bons vc não terá isso de vazamento.

É paranoia sim. Quantos WC vazaram no seu PC? Se WC fosse tão problemático não venderia tanto e não seria tão recomendado.

Confesso que até hoje nunca vi um relato de vazamento de WC.

E outra, se vazar e a empresa não quiser resolver amigavelmente, já que um problema intrínseco ao produto gerou prejuízos diretos a você, basta recorrer ao juizado, não vejo como não ganhar uma ação com tais fundamentos. A não ser que estejamos falando de um WC com 5 anos mais de uso, enfim.

Utilizo um Maelstrom 240t e apesar das temps serem bem frustrantes quando está ocioso, ele segura tranquilo OCs leves em um 2700 (@4GHZ 1.30v 68º)

Único problema do Maestrom é que apesar dos coolers serem PWM e bonitos, são irritantemente barulhentos.

Estou aguardando um 3700x chegar para ver como ele se comporta em relação a temps. Ideia é mudar os coolers junto a troca do processador.

Todos os WC foram em PCs diferentes e todos eles vendi para pessoas conhecidas. O meu primeiro H45 tem 7 anos rodando, e ele é o mais simples e barato. Como eu disse se comprar modelos bons vc não terá isso de vazamento.

É paranoia sim. Quantos WC vazaram no seu PC? Se WC fosse tão problemático não venderia tanto e não seria tão recomendado.

Buscando um cooler pro meu novo 3700x também, dei uma olhada e o DRP4 é dificinho de encontrar e sai praticamente pelo preço do NH-D15, outras opções bem avaliadas foram os Scythe Mugen5, Ninja5 e o Fuma2, com performance parecida, tendo aproximadamente uma diferença de 2db e 2ºc mas sendo 200-300 reais mais baratos que o DRP4/NH-D15.

Quero algo silencioso, já que o 3700x fica dando boost pra 4.4GHz/1.5v mesmo em coisas básicas como browsing/netflix (limitar em perfis do Windows não funciona), e as vezes o cooler sobe o RPM por alguns segundos e é algo bem chatinho de noite. 2000 RPM é praticamente inaudível, mas aí a CPU dá um pico e quando chega a 60ºc~ ela sobe pra 2500 e fica bem perceptível o barulho.

Provavelmente vou esperar a black friday pra ver se aparece um preço mais interessante mas no momento estou tendendo aos Scythe.

Não testei a CPU em load porque não tem muita importância pra mim, em jogos ela manteve 65ºc de temp MÁXIMA, e isso quando tava fazendo 32-33ºc... Agora a temp baixou um pouco e tá ficando por volta de 59-60.

EDIT: Usando o Mugen 5 há um tempo e 100% satisfeito, ótima refrigeração, super silencioso, e questão do boost do CPU está funcionando ok com uma BIOS mais recente!

Última edição:
Confesso que até hoje nunca vi um relato de vazamento de WC.

E outra, se vazar e a empresa não quiser resolver amigavelmente, já que um problema intrínseco ao produto gerou prejuízos diretos a você, basta recorrer ao juizado, não vejo como não ganhar uma ação com tais fundamentos. A não ser que estejamos falando de um WC com 5 anos mais de uso, enfim.

Utilizo um Maelstrom 240t e apesar das temps serem bem frustrantes quando está ocioso, ele segura tranquilo OCs leves em um 2700 (@4GHZ 1.30v 68º)

Único problema do Maestrom é que apesar dos coolers serem PWM e bonitos, são irritantemente barulhentos.

Estou aguardando um 3700x chegar para ver como ele se comporta em relação a temps. Ideia é mudar os coolers junto a troca do processador.

Aqui mesmo no forum tem relatos..

Em termo de perfomance o processador é bom mas a temperatura é uma piada...

Se eu não tivesse vendido o kit do meu antigo i5 ia tentar vender esse kit do 3700x e manter o kit antigo.

Torradeira esse processador...

Não esperava ter que gastar com cooler...

"Custo beneficio" vai embora com o gasto para baixar a temperatura....
E um gasto que não esperava.

Na época do i7 7700 existia uma enorme quantidade de criticas referente a temperatura.

As vezes acho que em termos de temperatura o 3700x chega a ser pior que o i7 7700 mas não vejo o mesmo nivel de criticas que o i7 7700 sofreu.

Sim, sei dos 95c° citados pelos engenheiros... Mas neh...

Vai entender...

Última edição:
Botan também to pensando seriamente em largar mão do 3700X e pegar o I7 9700K, pois acredito que ele eu consigo resfriar com o NH-U12S que já possuo ou caso precise eu tenho certeza que com o NH-D15 consigo... Já vi pessoas usando o NH-D15 e não resfriando muito bem o 3700x devido as altas voltagens.
O grande dilema é se futuramente o 9700k não sentirá falta de mais threads ...

O 3700x é tão quente assim? Estou esperando um chegar e pretendo utilizar com um maelstron 240t mas se tiver que mudar refrigeração, já desencano e devolvo.

O 3700x é tão quente assim? Estou esperando um chegar e pretendo utilizar com um maelstron 240t mas se tiver que mudar refrigeração, já desencano e devolvo.

Povo Fanboy intel só pode, processador funciona normalmente até com cooler box, o cara roda teste sintético, chega a 85º e fica chorando, (geração nutela) mas ninguém joga benchmarks.. pode comprar sem medo que para uso normal e jogo funciona perfeitamente, a menos que fiquei o dia inteiro rodando Cinebench.

Processador chega a 4.4ghz, com 8/16 núcleos e o povo quer deixar em 40º no full, não consegue isso nem com nitrogênio, se rodar a 80º nos jogos em full constante como BFV pode ficar tranquilo que está dentro do esperado.

Vai entender...

O Engenheiro que projetou, estudou, desenvolveu diz que é normal usar até 95º e ninguém acredita, mas o Zezinho que todo o conhecimento de informática que ele adquiriu veio pelos vídeos do youtube do canal MW informática diz que não pode você acredita..

:true::mas:

Última edição:
Muita variação de pessoa pra pessoa pelo que to vendo, o meu até agora bateu 64°c no máximo em jogos quando tava fazendo 32-33°c em Curitiba, agora esfriou um pouco e ta 55-60ºc, isso com o cooler box, dependendo da temp ambiente e pra que for usar vai dar uma variada obviamente, pra quem trabalha pesado com a CPU pode esperar temperaturas maiores.

Falo por mim, não sou Fanboy de nada, apenas gosto de pesquisar muito antes de comprar algo caro, pois não sou dono da AMD nem da Intel.
Se não podemos levar em consideração o que o "Zezinho" fala não devemos confiar cegamente na propaganda da empresa (de nenhuma empresa). A ADM esses dias foi multada em milhões por isso, propaganda enganosa... e os processadores atuais não estavam pegando tão facilmente o 4.4 prometido, parece que com as Bios atuais o processador passou a chegar em 4.4

Eu me assustei ao ver a streamer thaina_ jogando pubg com a temperatura entre 68 a 75 graus (as vezes pegava 80), com o processador em 4.1GHz (A mesma possui vídeos em sua streamer).

Por isso eu estou em dúvida de qual comprar, mas se for levar em consideração o preço e desempenho eu vou fácil no ryzen 3700x....

Falo por mim, não sou Fanboy de nada, apenas gosto de pesquisar muito antes de comprar algo caro, pois não sou dono da AMD nem da Intel.
Se não podemos levar em consideração o que o "Zezinho" fala não devemos confiar cegamente na propaganda da empresa (de nenhuma empresa). A ADM esses dias foi multada em milhões por isso, propaganda enganosa... e os processadores atuais não estavam pegando tão facilmente o 4.4 prometido, parece que com as Bios atuais o processador passou a chegar em 4.4

Eu me assustei ao ver a streamer thaina_ jogando pubg com a temperatura entre 68 a 75 graus (as vezes pegava 80), com o processador em 4.1GHz (A mesma possui vídeos em sua streamer).

Por isso eu estou em dúvida de qual comprar, mas se for levar em consideração o preço e desempenho eu vou fácil no ryzen 3700x....

Não to usando nada pra monitorar constantemente enquanto jogo mas eu to com a Bios 2.10 (atual é a 2.70) e bate 4.4ghz com frequência, não posso falar sobre Pubg mas no GW2 e outros jogos a CPU tá oscilando entre 4266-4391 nos núcleos, chega a 1.5v de pico (coisa de 1 segundo) mas a temp não passou de 64ºc até agora, to usando a CPU em stock e não ativei PBO nem nada, memórias rodando 3000 CL15 também, então poderia provavelmente melhorar jogando elas pra 3600 CL16.

O aumento de desempenho comparado com meu i7 4790k/1600 CL10 foi tão monstruoso e inesperado que nem fucei nada e to rodando feliz da vida em stock, no GW2 o 3700x simplesmente CAGOU no meu i7 (é onde o i7 mais faltava com performance), infelizmente não tem muito benchmark de MMORPG mas chutaria que a performance melhorou mais de 50% fácil em fps mínimo, e máxima mais alta, além da estabilidade.

Se eu não tivesse vendido o kit do meu antigo i5 ia tentar vender esse kit do 3700x e manter o kit antigo.

Não esperava ter que gastar com cooler...

"Custo beneficio" vai embora com o gasto para baixar a temperatura....
E um gasto que não esperava.

Na época do i7 7700 existia uma enorme quantidade de criticas referente a temperatura.

As vezes acho que em termos de temperatura o 3700x chega a ser pior que o i7 7700 mas não vejo o mesmo nivel de criticas que o i7 7700 sofreu.

Vai entender...

Pois é, custo/benefício vai embora quando vc tem que investir alto em resfriamento. Afinal os coolers que eu tive a chance de testar custando até R$300 não deram conta de segurar o processador em stock, o melhorzinho foi o MA620P que conseguiu manter nos 88º com o clock de 3.9ghz. Com undervolt isso é bem contornável, mas a AMD recomenda não fazer isso.

Povo Fanboy intel só pode, processador funciona normalmente até com cooler box, o cara roda teste sintético, chega a 85º e fica chorando, (geração nutela) mas ninguém joga benchmarks.. pode comprar sem medo que para uso normal e jogo funciona perfeitamente, a menos que fiquei o dia inteiro rodando Cinebench.

Processador chega a 4.4ghz, com 8/16 núcleos e o povo quer deixar em 40º no full, não consegue isso nem com nitrogênio, se rodar a 80º nos jogos em full constante como BFV pode ficar tranquilo que está dentro do esperado.

O Engenheiro que projetou, estudou, desenvolveu diz que é normal usar até 95º e ninguém acredita, mas o Zezinho que todo o conhecimento de informática que ele adquiriu veio pelos vídeos do youtube do canal MW informática diz que não pode você acredita..

:true::mas:

Pelo visto vc é fanboy da AMD, pq pra vir com argumento de temperatura em joguinhos como se computador fosse ser usado só pra isso. Meu principal problema aqui é que EU utilizo pra trabalhar com render e encode, mas como vc n deve conhecer esses programas já deixo um simples fato sobre eles: ENQUANTO EM USO O CPU FICA A 100% e temperaturas chegando aos 94º causando trottle na maioria das vezes atrapalha e muito meu rendimento mensal.

Última edição:
Pois é, custo/benefício vai embora quando vc tem que investir alto em resfriamento. Afinal os coolers que eu tive a chance de testar custando até R$300 não deram conta de segurar o processador em stock, o melhorzinho foi o MA620P que conseguiu manter nos 88º com o clock de 3.9ghz. Com undervolt isso é bem contornável, mas a AMD recomenda não fazer isso.

Pelo visto vc é fanboy da AMD, pq pra vir com argumento de temperatura em joguinhos como se computador fosse ser usado só pra isso. Meu principal problema aqui é que EU utilizo pra trabalhar com render e encode, mas como vc n deve conhecer esses programas já deixo um simples fato sobre eles: ENQUANTO EM USO O CPU FICA A 100% e temperaturas chegando aos 94º causando trottle na maioria das vezes atrapalha e muito meu rendimento mensal.

Se você usa para trabalho é outra historia. Mas vamos lá, você pagou por volta de 1799 no ryzen 3700x que vem com um cooler stock bem descente. Qual processador da Intel que entrega esse desempenho por 1799? Não esqueça que os da intel nem com cooler box vêm, então adicione mais um valor para o cooler.

Para você ter algo melhor tem que ser o 9900K + Cooler que aguente o boost para 5.0Ghz, aí veremos se esse valor vai estar em torno R$ 1799

Pensado no seu rendimento mensal vc deveria investir em um sistema de refrigeração melhor, afinal ganha dinheiro com isso.

Sim, esses modelos.

Repeti o teste anterior com as mesmas configurações e com o mesmo período de tempo com o gabinete aberto.
Resultado com o gabinete aberto: 78.8°c. Resultado anterior com ele fechado: 85.6°c.
Com o gabinete aberto o clock ficou em volta de 3.975 - 4.0. Com o gabinete fechado o clock ficou em volta de 3.925.
No tópico dedicado do Ryzen, eu tinha recomendado fazer teste retirando a tampa lateral. Pelo resultado a temperatura diminuiu, assim com o gabinete fechado o ar quente (gerado pelos componentes) fica preso. Com o passar do tempo a temperatura interna do gabinete vai subindo e isso tem impacto na temperatura do CPU/GPU. As sugestões não mudaram:

1 - trocar o gabinete, recomendo modelo com abertura na tampa lateral e superior. O seu atual funciona (configuração) como um forno.
2 - no mesmo gabinete trocar fans instaladas por modelos melhores. Não custa tentar.
3 - no mesmo gabinete usar pressão negativa.

Boa noite,
Preciso de indicações de Air cooler pro R7 3700x, já que o coolerbox da AMD não segura em full load (batendo 90º).
Recomendem coolers que é certeza que darão conta de resfriar (até mesmo caso eu invente de mexer com OC no futuro) e sejam compatíveis com gabinete mid tower, sem limite de valores e não quero mexer com WC. Agradeço desde já quem puder ajudar.
Você não tentou acionar a garantia com a AMD ? Meu filho está usando um R5 3600 sem nenhum problema (inclusive temperatura). Como comentei no outro tópico (no seu caso) fazer RMA é uma opção. Seu exemplar pode ser o pior chip do wafer, acontece. Lembre que azar não é motivo suficiente para acionar RMA, porém isso não impede você de tentar o procedimento. Aí é a AMD que decide se a sua solicitação é válida.

Lembrando: como descrito no artigo da Anandtech, AMD/Intel garantem a frequência base de operação. Evidentemente o cooler segue a mesma linha. No caso da Intel, dependendo do modelo, nem existe cooler na caixa. No seu caso já dei algumas sugestões:

1 - pode comprar um cooler melhor e tomar o devido cuidado na aplicação da pasta térmica (posição do chiplet e IO die é assimétrico, não é um die monolítico).
2 - pode solicitar RMA junto com a AMD. Geralmente é no questions asked. Caso seu exemplar seja de batch inicial pode trabalhar mais quente que um exemplar recente.
3 - pode mudar para um i9-9900K, comprar um cooler top e conviver com temperatura e consumo elevado. Mas nesse caso terá um clock stock sustentado nas alturas como você quer.

Sobre temperatura de operação, a própria Noctua soltou um comunicado (FAQ) sobre o assunto. O texto deixa claro que a temperatura de operação é relacionada a densidade do processo. Além disso não existe problema se o processador atingir a temperatura limite, o próprio chip muda o clock/tensão quando necessário para se manter dentro do envelope de operação seguro do projeto, veja lá:

"Due to the small size of the CPU-die, the heat density (W/mm²) of this chip is very high. For example, a 120W heatload at a chip-size of 74mm² results in a heat-density of 1.62W/mm², whereas the same heatload on an older Ryzen processor with a chip-size of 212mm² gives a heat-density of just 0.57W/mm²."
"Furthermore, Ryzen 3000 CPUs are using the rated temperature headroom (up to 95°C) quite aggressively in order to reach higher boost clocks. As a result, it is absolutely NO PROBLEM AND NOT ALARMING if the processor runs into THIS TEMPERATURE LIMIT. The clock speed and supply voltage will be adjusted automatically by the processor itself in order to remain within AMD’s specifications and to prevent overheating."

Tudo aí límpido e claro, só não entende quem não quer. Agora, se a pessoa NÃO ACREDITA nos engenheiros da TSMC, AMD e Noctua a opção é Intel.

Última edição:
Se você usa para trabalho é outra historia. Mas vamos lá, você pagou por volta de 1799 no ryzen 3700x que vem com um cooler stock bem descente. Qual processador da Intel que entrega esse desempenho por 1799? Não esqueça que os da intel nem com cooler box vêm, então adicione mais um valor para o cooler.

Para você ter algo melhor tem que ser o 9900K + Cooler que aguente o boost para 5.0Ghz, aí veremos se esse valor vai estar em torno R$ 1799

Pensado no seu rendimento mensal vc deveria investir em um sistema de refrigeração melhor, afinal ganha dinheiro com isso.

Ai entra outra história, o 3700x compete com o i7 e não com o i9. Se for olhar preços não houve diferença praticamente nenhuma, pq eu infelizmente comprei parcelado e assim como no caso do i7 vou ter arrumar um cooler. Agora deixando de lado a questão de preço esse tópico é justamente pq quero algo que consiga resfriar bem o 3700x, e minha maior dificuldade no momento é achar um cooler compatível com o tamanho do gabinete que é mid tower (Pichau Komor)

No tópico dedicado do Ryzen, eu tinha recomendado fazer teste retirando a tampa lateral. Pelo resultado a temperatura diminuiu, assim com o gabinete fechado o ar quente (gerado pelos componentes) fica preso. Com o passar do tempo a temperatura interna do gabinete vai subindo e isso tem impacto na temperatura do CPU/GPU. As sugestões não mudaram:

1 - trocar o gabinete, recomendo modelo com abertura na tampa lateral e superior. O seu atual funciona (configuração) como um forno.
2 - no mesmo gabinete trocar fans instaladas por modelos melhores. Não custa tentar.
3 - no mesmo gabinete usar pressão negativa.

Você não tentou acionar a garantia com a AMD ? Meu filho está usando um R5 3600 sem nenhum problema (inclusive temperatura). Como comentei no outro tópico (no seu caso) fazer RMA é uma opção. Seu exemplar pode ser o pior chip do wafer, acontece. Lembre que azar não é motivo suficiente para acionar RMA, porém isso não impede você de tentar o procedimento. Aí é a AMD que decide se a sua solicitação é válida.

Lembrando: como descrito no artigo da Anandtech, AMD/Intel garantem a frequência base de operação. Evidentemente o cooler segue a mesma linha. No caso da Intel, dependendo do modelo, nem existe cooler na caixa. No seu caso já dei algumas sugestões:

1 - pode comprar um cooler melhor e tomar o devido cuidado na aplicação da pasta térmica (posição do chiplet e IO die é assimétrico, não é um die monolítico).
2 - pode solicitar RMA junto com a AMD. Geralmente é no questions asked. Caso seu exemplar seja de batch inicial pode trabalhar mais quente que um exemplar recente.
3 - pode mudar para um i9-9900K, comprar um cooler top e conviver com temperatura e consumo elevado. Mas nesse caso terá um clock stock sustentado nas alturas como você quer.

Sobre temperatura de operação, a própria Noctua soltou um comunicado (FAQ) sobre o assunto. O texto deixa claro que a temperatura de operação é relacionada a densidade do processo. Além disso não existe problema se o processador atingir a temperatura limite, o próprio chip muda o clock/tensão quando necessário para se manter dentro do envelope de operação seguro do projeto, veja lá:

"Due to the small size of the CPU-die, the heat density (W/mm²) of this chip is very high. For example, a 120W heatload at a chip-size of 74mm² results in a heat-density of 1.62W/mm², whereas the same heatload on an older Ryzen processor with a chip-size of 212mm² gives a heat-density of just 0.57W/mm²."
"Furthermore, Ryzen 3000 CPUs are using the rated temperature headroom (up to 95°C) quite aggressively in order to reach higher boost clocks. As a result, it is absolutely NO PROBLEM AND NOT ALARMING if the processor runs into THIS TEMPERATURE LIMIT. The clock speed and supply voltage will be adjusted automatically by the processor itself in order to remain within AMD’s specifications and to prevent overheating."

Tudo aí límpido e claro, só não entende quem não quer. Agora, se a pessoa NÃO ACREDITA nos engenheiros da TSMC, AMD e Noctua a opção é Intel.

Ele foi pro RMA semana passada, tem um outro tópico meu aqui no fórum pedindo ajuda/opinião por causa de problemas com a ram nele. Eu inclusive cheguei a deixar rodando encode a noite na época pra ver como iria se comportar, acordei com o processador travado nos 2,2ghz. O outro erro que tava dando é q nenhuma das 4 marcas de memória q eu tenho funcionava acima de 2400mhz (Corsair, Adata, Gloway e Asgard) em 2 mobos diferentes (Asus X370-Pro e Gigabyte B450 Gaming) e mesmo nessa velocidade o computador ficava ainda dando pequenas travadinhas (acima de 2400 o computador congelava, sendo obrigado a desligar no botão), solicitei garantia e a loja mesmo se comprometeu a resolver pra mim. Me pediram permissão pra fazer testes no cpu antes de enviar pra que eu não tivesse mais dores de cabeça.
Comprei um 3600 naquela promoção da Pichau do dia 04/10 e to utilizando ele enquanto espero a volta do 3700x, q foi entregue segunda na loja.

Última edição:
Ai entra outra história, o 3700x compete com o i7 e não com o i9.
Para seu uso o R7 3700X compete com o i9-9900K. O R7 3700X ganha em muitos casos, veja lá:

rendering
encoding

Para seu uso o R7 3700X compete com o i9-9900K. O R7 3700X ganha em muitos casos, veja lá:

rendering
encoding

Sim pra trabalho os Ryzen desde a 1ª geração levam vantagem da Intel, mas o 9900k ganha em clock/jogos. Eu só fui no 3700x por economia, pq já tinha um pc com R7 1700 e decidi dar um upgrade, se fosse pra montar do 0 eu teria ido num Xeon ou Threadripper (Xeon e as mobos obviamente importando, no Brasil só o Threadripper teve um preço acessível em promoções da Kabum).

Basta ver no histórico de minhas mensagens que não suportava mais o ruído do cooler box intel.

Irei completar 3 anos com o water cooler 110i. Excelente aquisição que fiz pensando no silêncio, puz a Rpm no mínimo (aprox 900).
Escuto uma agulha cair, mas não escuto o WC operar.
Faça calor ou não, o objetivo foi atingido: O silêncio!

Xeon não tem CxB bom pra criadores de conteúdos e engenharia ,
Intel extreme que compete com AMD TRipper

Users who are viewing this thread

Voltar