O Budget não tem bem um limite, mas eu não quero comprar nada além do que eu preciso. Minha ideia original era comprar uma 4070ti por ser ideal pra QuadHD, mas eu não jogo nada com RayTracing nem jogos singleplayer num geral.
Só jogo games que exigem mais da CPU (principalmente single core): Valorant, Rust, Tarkov e Dark and Darker, por isso optei pelo processador mais forte disponível mas que não trás a dor de cabeça de super aquecimento do i9. Como nenhum desses jogos exige grande coisa da placa de vídeo, pensei que é melhor usar uma 30xx até o dia que surja uma eventual necessidade de algo melhor.
Nunca comprei nenhum componente usado, pode me explicar por que agora é um bom momento pra comprar usadas? Se for o caso posso subir a spec da placa de vídeo por alguns FPS a mais no Tarkov/Rust.
As peças estão compatíveis sim, "gargalo" é algo que depende do seu uso e no caso como seu setup é pra 4k foi inteligente investir mais na placa de vídeo. Monitor no Brasil infelizmente depende do que os lojistas importaram, existem muitos modelos nos EUA que não chegam aqui, recomendo dar uma olhada no canal Hardware Unboxed/Monitors Unboxed ou no Optimum Tech se quiser ir a fundo na sua pesquisa de monitores. Gabinete depende de quanto você quer pagar, o Lian Li Mesh II é um dos gabinetes sendo atualmente vendidos no Brasil com o melhor airflow, mas ele custa facilmente 1k+