[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Boa!! Muito Obrigado!
Sobre os gabinetes acha que qualquer um full tower já garante boa refrigeração? se colocar umas 4 fans nele??
Pouco importa ser Full, Mid ou Mini Tower amigão, se você está preocupado com a questões de refrigeração eu recomendo fortemente deixar os RGB um pouco de lado e pegar um gabinete com a frente em mesh...

Se está procurando um bom custo x benefício, eu recomendaria um Cooler Master Q300L + MoBo Micro-ATX, tipo uma TUF B660M, que tem o mesmo preço dessa Prime que você está pensando em pegar e oferece uma construção muito mais robusta:

Essa Mobo com o Q300L vai ficar muito bem refrigerado, só socar 2 fans na frente e 1 como exaustor na traseira e já era hehe

Pesquise um fan com bom CFM a seu gosto e pronto

i5-12400
Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
XPG Gammix D45 2x8GB 3200MHz CL16
SSD Kingston Fury Renegade 500GB M.2 NVMe 2280
XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold Modular
RTX 3060Ti (da mais sem vergonha a uma razoável, tudo vai depender da minha gafanhotagem nas próximas semanas)

Boa noite, moçada.

Qualquer desgraça de gabinete/cooler resfria isso aí pra eu não ter dor de cabeça?

To pesquisando nos vídeos do Gamer Nexus, mas os gabinetes que o cara indica passam de 1 barão aqui no Brasil, salvo exceções.

Os tais Lancool 215 e Lancool II Mesh não aparecem em estoque na loja 1024mb. :(

i5-12400
Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
XPG Gammix D45 2x8GB 3200MHz CL16
SSD Kingston Fury Renegade 500GB M.2 NVMe 2280
XPG Core Reactor 750W 80 Plus Gold Modular
RTX 3060Ti (da mais sem vergonha a uma razoável, tudo vai depender da minha gafanhotagem nas próximas semanas)

Boa noite, moçada.

Qualquer desgraça de gabinete/cooler resfria isso aí pra eu não ter dor de cabeça?

To pesquisando nos vídeos do Gamer Nexus, mas os gabinetes que o cara indica passam de 1 barão aqui no Brasil, salvo exceções.

Os tais Lancool 215 e Lancool II Mesh não aparecem em estoque na loja 1024mb. :(

O que você vai investir no gabinete, dá pra pegar um modelo um pouco mais simples e ir de RTX 3070.
RTX 3060TI tem um preço muito próximo da 3070 agora, não vale a pena :rolleyes:
Tem uns modelos mais básicos da RTX 3070 aparecendo por ai, isso te garante mínimas, médias e FPS maiores

Dá uma olhada nesse modelo:

O que você vai investir no gabinete, dá pra pegar um modelo um pouco mais simples e ir de RTX 3070.
RTX 3060TI tem um preço muito próximo da 3070 agora, não vale a pena :rolleyes:
Tem uns modelos mais básicos da RTX 3070 aparecendo por ai, isso te garante mínimas, médias e FPS maiores

Dá uma olhada nesse modelo:

Vou ficar atento a isso.
É pra jogar em fullhd num monitor de 144Hz. Jogo de tudo, menos Fifa.

Obrigado pela indicação.

Pouco importa ser Full, Mid ou Mini Tower amigão, se você está preocupado com a questões de refrigeração eu recomendo fortemente deixar os RGB um pouco de lado e pegar um gabinete com a frente em mesh...

Se está procurando um bom custo x benefício, eu recomendaria um Cooler Master Q300L + MoBo Micro-ATX, tipo uma TUF B660M, que tem o mesmo preço dessa Prime que você está pensando em pegar e oferece uma construção muito mais robusta:

Essa Mobo com o Q300L vai ficar muito bem refrigerado, só socar 2 fans na frente e 1 como exaustor na traseira e já era hehe

Entendi!! Fechou, obrigado pela ajuda!!

Só fica atento com a refrigeração desse gabinete. Eu tava muito próximo de comprar o Q300L ou Q500L, que são muito similares, mas li e vi alguns reviews sobre e TODOS eles dizem que eles tem problema de refrigeração, esquenta demais.

Só fica atento com a refrigeração desse gabinete. Eu tava muito próximo de comprar o Q300L ou Q500L, que são muito similares, mas li e vi alguns reviews sobre e TODOS eles dizem que eles tem problema de refrigeração, esquenta demais.
Problema de refrigeração como se ele é todo em mesh cara ? Existe uma outra versão que a frente é toda fechada que é a Q300P, essa sim tem a refrigeração prejudicada, mas o Q300L, eu mesmo já montei diversas configs nele e te digo, é um excelente gabinete pelo custo cobrado, um dos poucos modelos que você tem um fluxo direto de ar, basta usar boas ventoinhas.

Ele é completamente furado, se usar fans descentes, você vai ter um excelente fluxo de ar com ele, custo x benefício sensacional cara, agora sim, o Q300P é outra história, mas essa versão com filtros em todas as laterais é sem dúvida um dos melhores em air flow nesse preço.

Última edição:
Não sou eu quem tá falando, é só fazer uma busca rápida

Aqui só peguei os primeiros resultados do Google, tem mais um monte de gente falando que esquenta demais.

Estranho cara, pois como eu disse, já montei algumas configs nele e foi realmente muito bem em temperaturas, para mim isso aí é mais por não querer investir em fans descentes com bom CFM e Pressão estática... E essa diferença de 5 gruas, se usar um gabinete com a frente totalmente fechada vai ser ainda pior, pode apostar kkk

Eu uso um Lian Li Lancool II, é um excelente case, mas não as melhores temperaturas do mundo pois a sua frente é mais fechada, deixo meu radiador na frente e quando retiro o filtro, a temp do meu CPU diminui cerce de 5 graus em full load também por conta de ir menos ar para o radiador. Mas é uma coisa que dá para resolver, vi vários que dizem que com fans melhores, esse problema é totalmente solucionável.

Outro que eu também usei e gostei bastante é o Cooler Master NR400R, também com a frente totalmente em mesh, mas ai perdemos o filtro de poeira e além de ser bem mais caro.

Tem o TD300 Mesh, acho um bom case também, tem um custo x beneficio bacana e melhor acabamento também.

Última edição:
Boa tarde rapaziada... vou montar um pc, e to com algumas duvidas de compatibilidade/performance.
a config que to mirando é a seguinte:

CPU - 5800X OU 5700X ?
MB - B550 Aorus elite ou TUF Gaming B550M-PLUS ?
Rams - Asgard Valkyrie V5 3600mhz ou Corsair Vengeance 3600 mhz (queria saber se as Valkyrie V5 são compativeis com as MB e CPUs que pretendo pegar)
Fonte - Core Reactor 650 W
GPU - to pesquisando ainda, to entre a 3060 ou 3070. Compraria a 3060 aqui no Brasil mesmo, só compraria 3070 se fosse da China.
WC - ?
Gabinete - sharkoon tg5 ou Silverstone Fara R1 ( minha preferencia era o Fara R1, mas não tenho encontrado a versão V2 dele que tem espaço pra WC de 360mm,por isso o sharkoon tg5 não sei se tem boas temperaturas e air flow)
Armazenamento - NVme Adata spectrix 1tb

minhas duvidas são as seguintes:

Vale a pena pegar o 5800x ? ou a performance dele pro 5700x é parecida ?
MB qual das duas casaria melhor com o resto da config.
Sobre a Ram é compatibilidade como citado.
WC/AC indicação custo/beneficio de acordo com a cpu.
Gabinete preciso de algum indicação que seja simples e eficiente, não ligo pra sofisticação/beleza inicialmente.

Obrigado desde já, desculpa qualquer erro que possa ter cometido.

Adata XPG Spectrix S40G 1TB
Adata XPG Spect
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus

Boa tarde rapaziada... vou montar um pc, e to com algumas duvidas de compatibilidade/performance.

CPU - 5800X OU 5700X ?
Rams - Asgard Valkyrie V5 3600mhz ou Corsair Vengeance 3600 mhz (queria saber se as Valkyrie V5 são compativeis com as MB e CPUs que pretendo pegar)
GPU - to pesquisando ainda, to entre a 3060 ou 3070. Compraria a 3060 aqui no Brasil mesmo, só compraria 3070 se fosse da China.
WC - ?
Gabinete - sharkoon tg5 ou Silverstone Fara R1 ( minha preferencia era o Fara R1, mas não tenho encontrado a versão V2 dele que tem espaço pra WC de 360mm,por isso o sharkoon tg5 não sei se tem boas temperaturas e air flow)

Gabinete preciso de algum indicação que seja simples e eficiente, não ligo pra sofisticação/beleza inicialmente.

Adata XPG Spect
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus

Se a intenção é custo x benefício eu iria no 5700X e em mobo eu iria na TUF Gaming B550M-PLUS, embora uma boa galera não concorde eu acho o ecossistema da Asus muito mais bem resolvido que o do Gigabyte e as mobos mais bem construídas no geral e além de que entre esses doid modelos a Asus TUF é ligeiramente mais barata e deve casar muito bem com do 5700X.

E sobre case, novamente falo a mesma coisa que disse para o colega de cima, procure não pegar com frente fechada, prefira sempre um modelo com frente em mesh para ter melhor air flow interno.
Eu iria no Cooler Master TD300, + bom WC AiO de 280 (a diferença para alguns modelos de 360 é mínima se pesquisar bem um bom modelo)

CPU - 5800X OU 5700X ?
WC - ?

Adata XPG Spect
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
TUF Gaming B550M-Plus
Acho que ambos vão 'ser gargalados' pela GPU q vc falou. Vc estaria muito mais bem servido com um 5600 e uma 3060ti ou 6700XT. Mas aí depende do jogo tb ne. Tem jogos mais CPU bound. O cooler box pode dar conta do 5600. Dá uma chance pra ele. Se ficar muito barulhento ou muito quente, pega um Gammax 400.

Acho que ambos vão 'ser gargalados' pela GPU q vc falou. Vc estaria muito mais bem servido com um 5600 e uma 3060ti ou 6700XT. Mas aí depende do jogo tb ne. Tem jogos mais CPU bound. O cooler box pode dar conta do 5600. Dá uma chance pra ele. Se ficar muito barulhento ou muito quente, pega um Gammax 400.

Seria uma boa também, 5600 não precisa de uma refrigeração muito forte e se quiser dar uma ecnomizada vale a pena.
Mas se quiser se preparar para o futuro, acho que o 5700X é a melhor opção ainda, visto que em alguns títulos os 6c/12t estão começando a passar sufocos.

Se quiser dar uma economizada eu iria no 5700X + bom Air Cooler (tem uns ótimos modelos da Scythe, tipo o Fuma 2 que se acha com ótimo preço)
E sem dizer que, se for um WC de entrada, vale muito mais a pena ir num air cooler mais parrudo, sai mais barato e tem desempenho muito melhor haha

Eu iria num kit assim: R7 5700X + TUF Gaming B550M-PLUS + Scythe Fuma 2

Então galera, estou finalmente comprando um pc (usava mac) estou com um budget de 12-13k e queria saber se teriam algumas recomendações, não estou muito em dia com os valores dos hardwares etc. Não preciso de perifericos novos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então galera, estou finalmente comprando um pc (usava mac) estou com um budget de 12-13k e queria saber se teriam algumas recomendações, não estou muito em dia com os valores dos hardwares etc. Não preciso de perifericos novos.
Na verdade, pequeno erro, esses 12k são para o hardware inteiro +monitor+gabinete

Última edição:
Boa tarde, a todos estou montando um pc com as seguintes configurações:

Placa-mãe: MSI MAG B650 TOMAHAWK WIFI ATX AM5
CPU: AMD Ryzen 9 7950X 4.5 GHz 16-Core
Cooler: NZXT Kraken X73 Fluido Dinâmico
Memória RAM: Corsair Vengeance (Preto) 32 GB (2x16 GB) DDR5-5200
Fonte: XPG Core Reactor 850 W Certificado 80+ Gold Semi ATX
Discos: Western Digital SSD SN850 1 TB M.2-228
GPU: ASRock Radeon RX 7900 XTX 24 GB Phantom Gaming
https://meupc.net/build/pS98Y9
- (erro)

estou utilizando o site meupc para facilitar a vida, porém o mesmo diz que o tdp da placa mãe não são compatíveis, o ryzen eu verifiquei no site da placa mãe e é compatível porém fiquei encucado e preocupado pq já comprei o processador, e também com a questão da placa de vídeo rx 7900 xtx são realmente necessários 2 pcie x16 para utilizar ela ou só um basta ? agradeço a disponibilidade de todos

Se a intenção é custo x benefício eu iria no 5700X e em mobo eu iria na TUF Gaming B550M-PLUS, embora uma boa galera não concorde eu acho o ecossistema da Asus muito mais bem resolvido que o do Gigabyte e as mobos mais bem construídas no geral e além de que entre esses doid modelos a Asus TUF é ligeiramente mais barata e deve casar muito bem com do 5700X.

E sobre case, novamente falo a mesma coisa que disse para o colega de cima, procure não pegar com frente fechada, prefira sempre um modelo com frente em mesh para ter melhor air flow interno.
Eu iria no Cooler Master TD300, + bom WC AiO de 280 (a diferença para alguns modelos de 360 é mínima se pesquisar bem um bom modelo)
o fara R1 pro tem a frontal em mesh também se não me engano... escolhi ele por indicação de airflow... só não sei se ele suporta wc de 360mm... to decidido a pegar o 5700x mesmo, vou jogar wz2 e pelo que tenho visto ele puxa bastante do processador...

eu vou jogar warzone 2 basicamente, ele puxa bastante da cpu... to inclinado a pegar a 3060 mesmo... mas existe a possibilidade de pegar 3070 da aliexpress, to estudando sobre as gpus de lá pra fazer a melhor escolha... quanto ao cooler talvez eu opte pelo Scythe Ninja 5 ou algum wc que case bem com o 5700x, se tiver alguma indicação de AC ou WC pra ele, fico agradecido...
Scythe Ninja 5
Scythe Ninja 5

o fara R1 pro tem a frontal em mesh também se não me engano... escolhi ele por indicação de airflow... só não sei se ele suporta wc de 360mm... to decidido a pegar o 5700x mesmo, vou jogar wz2 e pelo que tenho visto ele puxa bastante do processador...

eu vou jogar warzone 2 basicamente, ele puxa bastante da cpu... to inclinado a pegar a 3060 mesmo... mas existe a possibilidade de pegar 3070 da aliexpress, to estudando sobre as gpus de lá pra fazer a melhor escolha... quanto ao cooler talvez eu opte pelo Scythe Ninja 5 ou algum wc que case bem com o 5700x, se tiver alguma indicação de AC ou WC pra ele, fico agradecido...
Scythe Ninja 5
Scythe Ninja 5
Li algumas vezes aqui no fórum que o Fuma 2 Rev. B é o bichão.
Dá uma pesquisada no canal do gamer nexus. Ele testa direitinho coolers, explica toda metodologia e até análise de superfície de contato entre die e cooler o cara faz. Fantástico.

Scythe Ninja 5
Scythe Ninja 5

Tanto o Ninja 5 quanto o Fuma 2 te atenderam muito bem como 5700X amigo, mas a proposta de cada cooler é um pouco diferente.

O Ninja 5 prioriza o silencio e tem um desempenho ligeiramente inferior a do Fuma 2
O Fuma 2 faz um pouco mais de barulho, mas dissipa mais calor pois tem ventoinhas mais fortes.

Tem que ver exatamente o que você prioriza mais, ambos são excelentes Air Cooler, mas fica a dica...

Salve Salve Galera!

Estou precisando de umas dicas de kits prontos se possível da Aliexpress, a situação e a seguinte.

Estou querendo montar um PC para minha esposa que está iniciando com serviço de papelaria...ela utiliza Corel Draw, PS e Canva, para fazer seus designer e tals, estamos tentando fazer alguma renda extra já que está complicando, ela está iniciando nesse ramo de papelaria para ajudar nas contas.

Eu tenho uma placa de vídeo 1070 EVGA e preciso de um kit para compor junto a ela para montar um PC para as atividades de designer dela, como está saindo da minha área de conhecimento, quem entende por favor me dar um força para encontrar um bom kit sem perder dinheiro ☺️ ...

Temos orçamento de até 1.500.

abraço!
Obrigada pela atenção.

Salve Salve Galera!

Estou precisando de umas dicas de kits prontos se possível da Aliexpress, a situação e a seguinte.

Estou querendo montar um PC para minha esposa que está iniciando com serviço de papelaria...ela utiliza Corel Draw, PS e Canva, para fazer seus designer e tals, estamos tentando fazer alguma renda extra já que está complicando, ela está iniciando nesse ramo de papelaria para ajudar nas contas.

Eu tenho uma placa de vídeo 1070 EVGA e preciso de um kit para compor junto a ela para montar um PC para as atividades de designer dela, como está saindo da minha área de conhecimento, quem entende por favor me dar um força para encontrar um bom kit sem perder dinheiro ☺️ ...

Temos orçamento de até 1.500.

abraço!
Obrigada pela atenção.
Bom cara, para o seu caso eu iria num Ryzen 5 + B450

Em questão de custo x benefício e pegando tudo novo, acho que não consegue ir muito além que isso...

Ryzen 5 4500

Gigabyte B450m Gaming

hum...Otimo irei trabalhar nisso

Ficaria R$ 1.137,90 pagando a vista, sobra um graninha para pegar um SSD + 8GB de RAM que deve levar tranquilo a GTX 1070 e até possibilita um up no futuro...

Oi, gente!

Queria uma ajudinha para montar meu PC do zero. Estou mudando de uma longa fase de notebooks para o meu sonhado desktop montado.
:pepe2:

Meu principal objetivo é rodar jogos mais pesados (atualmente, penso em Elden Ring e Horizon Zero Dawn, mas aberto para rodar lançamentos futuros), com qualidade alta, mas preocupado com o custo-benefício (na faixa de uns 6k ou aproximado, já que vou ter que comprar periféricos também). Queria algo para durar, pelo menos, uns cinco anos sem investir de novo.

Eu fiz algumas pesquisas e escolhi as peças abaixo. Vocês recomendam trocar alguma delas? Algum deles é incompatível com outro?

Processador => Intel Core i5-12600K
Placa mãe => Asus Prime H610M-A
Placa de vídeo => MSI NVIDIA Geforce RTX 3060 Ventus 2X
Memória => Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4
SSD => Kingston SNV2S/500G
Fonte => Corsair CV550
Cooler => Master Hyper 212 Evo V2

Os que mais me geraram dúvidas foram a fonte e o cooler. Não sei nem pra onde vai com esses dois.
E queria saber se isso tudo se encaixa num gabinete Mancer Goblin da Pichau.

Sei que é bastante informação, mas o que vcs puderem oferecer de ajuda já vai ser de grande valia.

Obrigado pela atenção! 😁

Oi, gente!

Queria uma ajudinha para montar meu PC do zero. Estou mudando de uma longa fase de notebooks para o meu sonhado desktop montado.

Meu principal objetivo é rodar jogos mais pesados (atualmente, penso em Elden Ring e Horizon Zero Dawn, mas aberto para rodar lançamentos futuros), com qualidade alta, mas preocupado com o custo-benefício (na faixa de uns 6k ou aproximado, já que vou ter que comprar periféricos também). Queria algo para durar, pelo menos, uns cinco anos sem investir de novo.

Eu fiz algumas pesquisas e escolhi as peças abaixo. Vocês recomendam trocar alguma delas? Algum deles é incompatível com outro?

Fonte => Corsair CV550

Os que mais me geraram dúvidas foram a fonte e o cooler. Não sei nem pra onde vai com esses dois.

Sei que é bastante informação, mas o que vcs puderem oferecer de ajuda já vai ser de grande valia.

Obrigado pela atenção! 😁
Se editar nesse post os preços que encontrou nessas peças seria bom, mas algumas considerações

- Troca de CPU de 12600k pra 12400f, e se conseguir comprar usado com garantia (compra nacional com termo de doação) ou mesmo no AliExpress se não se importar dá pra economizar um bocado na CPU
- Placa-mãe creio que esteja ok
- Memórias creio que seja melhor pegar um kit 3200mhz CL16 (creio que suporte tranquilo mas é bom dar uma olhada)
- SSD o Kingston NV2 acho que é o melhor CxB atualmente mesmo, bom ficar de olho porque preço varia e as vezes dá pra pegar 1TB num preço legal
- Cooler eu iria de DeepCool AG400 (com LED), mais barato e creio que se saia melhor em desempenho, apesar de ACs em geral serem próximos em performance
- Fonte eu consideraria também a XPG Pylon (550w/650w/750w) e a Corsair TX550M, a Corsair RM550x ficou por 420~ um bom tempo mas esgotou, talvez valha a pena monitorar porque é excelente e teria 10 anos de garantia nela, as vezes aparecem promos de outras fontes boas (modular/semi e eficiência melhor) como Super Flower (540 agora)ou Seasonic também

Com o $ economizado na CPU e cooler poderia fazer upgrade da 3060 pra 3060ti, trocar o SSD pra 1TB e/ou pegar uma fonte melhorzinha, que traria mais ganhos que o 12600k teria versus o 12400f

Altura máxima do cooler da CPU:158 mm
Comprimento máximo da VGA:330 mm
Placa mãe suportada:Mini-ITX, m-ATX

Tudo certo pelas specs

Última edição:
Oi, gente!

Fonte => Corsair CV550

Obrigado pela atenção! 😁
Eu economizaria em CPU e pegaria um mobo um pouco melhor.
Para uma RTX 3060 você não precisa de tanto CPU e sem dizer que o 12600K nessa mobo não faz sentido algum, seria muito subutilizado.

Eu iria de I5 12400F + boa mobo B660 para ter margem para ups futuros e não estrangular esses CPU,s Intel 12/13 gen que são beberrões pra cassete de energia.

Users who are viewing this thread

Voltar