[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Meu setup que é um i7 de terceira geração veio a falecer .

Consigo aproveitar o gabinete corsair carbide 500r, o cooler gammax 400 v2, a fonte Corsair 600CXV2 e a placa de video que é uma evga gtx 970 .

Tenho 3mil em dinheiro para comprar placa mãe, processador 16gb de memória e um ssd m2.

PS. Minha fonte tem 10 anos...

Meu foco é uma edição amadora no photoshop e jogar o bom wow e dota 2.

Fiz uma pesquisa no shopee e por 4200R$ eu montei uma config mais ou menos assim:

Fonte 600W
Gabinete não sei
Ryzen 5600X
GPU RX5600XT 6GB
16GB RAM DDR4
Placa mãe Asus AM4
SSD NVMe 512GB
Monitor de 1000 reais

Agora vi alertas de que preço baixo de SSD e RAM significa falsificação. Se possível, 32GB de RAM para dar folga para modelagem e edição. Não vale a pena AM5 e pagar muito mais caro por uma placa mãe com PCI 5 e DDR5. Pode dar um ganho de desempenho de 1% por um custo absurdo. Pensei na possibilidade de usar o iGPU com um Ryzen mais caro, mas tirando o preço da placa de vídeo. Só que a diferença de preço na placa mãe e no processador acaba sabotando essa ideia. Placa de vídeo de 12GB o custo acaba subindo demais e como jogar é o de menos, menos VRAM não vai ser ruim.

Jogar é o de menos.

Galera tô pensando aqui em pegar um
Ryzen 5 5600
B550 gigabyte
2 tb nvme
Rtx 3060 ti
16 Gb ddr4 3200
Acham uma config legal ?

Tô naquela do cpu ou gpu não dar conta, pensei em colocar uma rtx 3070 e possivelmente uma tuf + 5800x , mais não sei se seria um exagero

Me deu uma dúvida agora. A RTX 2060 tem recursos q a RX 5600 não tem. A diferença de preço para subir para RTX 3060 ou RX 6600 é muito grande. Aí fui ver que no aliexpress tem uma Jieshuo vendendo placas a um preço tão baixo comparado com a concorrência, parece até golpe.

Esqueci do sistema. PC montado sozinho não tem sistema incluso Duh. Tem que comprar também.

Última edição:
Pessoal, o que vocês acham dessa cfg?

AMD Ryzen 7 5700G
Gigabyte B550M AORUS ELITE
16GB DIMM DDR4 3600Mhz FURY Beast RGB
Ssd Kingston M.2 1tb Nv1 Gen 3.0 2.100mb/s
Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular XPG
Placa de Video Asus GeForce RTX 2060 Dual OC Edition, 12GB, GDDR6, 192-bit, DUAL-RTX2060-O12G-EVO
Gabinete (preciso escolher)
Monitor LG UltraGear 24GN600-24" IPS Full HD, 144Hz, 1ms (GtG), AMD FreeSync, Ajuste de Inclinação

Pessoal, o que vocês acham dessa cfg?

AMD Ryzen 7 5700G
Gigabyte B550M AORUS ELITE
16GB DIMM DDR4 3600Mhz FURY Beast RGB
Ssd Kingston M.2 1tb Nv1 Gen 3.0 2.100mb/s
Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular XPG
Placa de Video Asus GeForce RTX 2060 Dual OC Edition, 12GB, GDDR6, 192-bit, DUAL-RTX2060-O12G-EVO
Gabinete (preciso escolher)
Monitor LG UltraGear 24GN600-24" IPS Full HD, 144Hz, 1ms (GtG), AMD FreeSync, Ajuste de Inclinação

Ah não ser que a diferença no preço justifique ou vc planeje ficar eventualmente sem uma placa de vídeo dedicada eu iria no 5700X

Boa tarde, tudo certo?
Tenho procurado me informar sobre possíveis configurações de um pc para mim, mas ainda não sinto segurança para tomar uma decisão.
Gostaria da ajuda ou orientação de vocês, por favor.
Penso em gastar por volta de R$10.000 (pode ser um pouco mais ou um pouco menos), em um pc que me atenda para jogar (principalmente Assetto Corsa ou iRacing com mods, em 3 monitores ou VR (não inclusos nesse valor)) e para trabalhar com gráficos (edição de imagens e vídeos, modelagem 3D e renderização). Se possível que facilite futuros upgrades.
Sei que o escopo fica um pouco amplo, mas se tiverem recomendações realmente agradeço.

Boa tarde, tudo certo?
Tenho procurado me informar sobre possíveis configurações de um pc para mim, mas ainda não sinto segurança para tomar uma decisão.
Gostaria da ajuda ou orientação de vocês, por favor.
Penso em gastar por volta de R$10.000 (pode ser um pouco mais ou um pouco menos), em um pc que me atenda para jogar (principalmente Assetto Corsa ou iRacing com mods, em 3 monitores ou VR (não inclusos nesse valor)) e para trabalhar com gráficos (edição de imagens e vídeos, modelagem 3D e renderização). Se possível que facilite futuros upgrades.
Sei que o escopo fica um pouco amplo, mas se tiverem recomendações realmente agradeço.

Não tenho experiência. Mas eu diria que para um caso desse, comece com uma placa mãe e processador com DDR5.

O preço acaba indo além dos 10 mil por causa do preço das placa mãe AM5 e do processador.

Última edição:
Olá,
Estou desde o final do ano passado buscando informações e pesquisando preços para comprar um computador para jogar em 2k-4k. Tenho 10-12k para investir e minhas metas são jogos como Final Fantasy XVI, Hogwarts Legacy, Diablo 4. Busco qualidades altas ou máximas porque desde pequeno é um sonho ter um pc " foda". Meu medo é acabar investindo agora e ver os preços caírem absurdamente daqui 2 meses, ou ver que minha máquina se tornará insuficiente para novos títulos. Sei que o futuro é totalmente incerto mas queria buscar auxílio de vocês para ter a máxima cautela.
Cheguei na seguinte proposta de computador.
AMD 7 5700X
Placa Mãe MSI MPG B550 Gaming Plus
DeepCool GTE V2
2x Kingston Fury Superframe 8GB
RTX 3070 TI (OEM por 3k) ou RTX 3080
SSD Kingston Nv2 500GB (não tenho necessidade de 1TB)
XPG 750W, 80 Plus Gold
Montech x3 Glass

Preço: 8.373,95 ou 10.698,80
Eu efetuei o orçamento na Terabyte pelo esquema de " Monte seu PC ". A meta é quanto mais próximo de 10k mais atrativo visto que o teto de 12k é elevado. Opções como a 4070TI vieram na cabeça também, enfim. Gostaria de uma opinião dos senhores/as. Desde já muito obrigado!

Olá,
Estou desde o final do ano passado buscando informações e pesquisando preços para comprar um computador para jogar em 2k-4k. Tenho 10-12k para investir e minhas metas são jogos como Final Fantasy XVI, Hogwarts Legacy, Diablo 4. Busco qualidades altas ou máximas porque desde pequeno é um sonho ter um pc " foda". Meu medo é acabar investindo agora e ver os preços caírem absurdamente daqui 2 meses, ou ver que minha máquina se tornará insuficiente para novos títulos. Sei que o futuro é totalmente incerto mas queria buscar auxílio de vocês para ter a máxima cautela.
Cheguei na seguinte proposta de computador.
AMD 7 5700X
Placa Mãe MSI MPG B550 Gaming Plus
DeepCool GTE V2
2x Kingston Fury Superframe 8GB
RTX 3070 TI (OEM por 3k) ou RTX 3080
SSD Kingston Nv2 500GB (não tenho necessidade de 1TB)
XPG 750W, 80 Plus Gold
Montech x3 Glass

Preço: 8.373,95 ou 10.698,80
Eu efetuei o orçamento na Terabyte pelo esquema de " Monte seu PC ". A meta é quanto mais próximo de 10k mais atrativo visto que o teto de 12k é elevado. Opções como a 4070TI vieram na cabeça também, enfim. Gostaria de uma opinião dos senhores/as. Desde já muito obrigado!

Meio difícil rodar em 4k no ultra com uma 3070 Ti, nem sei se em 2k você consegue amigo.

Tudo bem galera ?

Sou novo aqui, e também novo em montagem de pc, sou bem leigo mas estou tentando pesquisar bastante pra comprar meu primeiro pc gamer.Após algumas sugestões e no próprio atrigo do adrenaline sobre o pc da crise, decidi montar um pc com um ryzen 5 5600g 3.9gh com placa integrada e depois comprar a placa de video quando eu tiver mais dinheiro.

Meu orçamento atual é de 3000 o setup é esse:

Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz (4.4GHz Max Turbo), Cache 19MB, 6 Núcleos, 12 Threads, Vídeo Integrado, AM4 - 100-100000252BOX

Placa Mãe Gigabyte B450M Gaming, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

fonte crosair TX550M-550w,80 plus gold ( se o orçamento não fechar vou pegar uma redragon)

2x Memória DDR4 Kingston Fury SuperFrame, 8GB, 3200Mhz, Black, KF432C16BB/8CL

ssd kingspec 512gb m.2 128 (comprado no aliexpress)

minhas dúvidas começam aqui:

sobre o ryzen, eu vi gente falando q o cooler que acompanha não é muito bom, acredito que por meu pc não ter uma placa de video dedicada, e ser integrada ao processador, o mesmo deverá aquecer mais ainda, gostaria de algumas sugestões para aircoolers, eu vi indicações desse aqui :

DeepCool Gammaxx 400 V2, Red, 120mm, Intel-AMD, DP-MCH4-GMX400V2-RD

e vi esse no ali express que eu não sei se é bom, se seria necessário e principalmente seria compatível ( na descrição fala ser compativel com AMD 4 porém na sinormações consta sómente o modelo 4600x )?

também tenho uma dúvida quanto ao gabinete, não tenho muito dinheiro pra gastar com um gabinete pois vou comprar um estabilizador ainda.Podeiram me indicar alugns modelos bons, que comportem bem todas as peças e futuramente também uma gtx 1660, de preferencia com alguma ventoinha própria, e saidas de ar em cima por até 250?

Desde já agradeço a todos e desculpem qualquer coisa, sou realmente bem inciante nesta área.

Boa tarde galera, sou novo aqui e estou querendo comprar meu primeiro pc gastando 7 mil reais, não quero passar disso, somente se realmente necessitar mesmo.
Tenho idéia de pegar uma placa 3060 ti e aí teria cerca de 4000 reais para montar o pc. Tenho somente um monitor 144hz

Eu realmente não fiz a conta direito. Passou de 6.600R$. Muito mais do que os 4.200R$ que estavam faltando peças.

Fonte: 550W Corsair bronze
Monitor: 144hz 24 pol não sei qual
VGA: RX 6600
CPU: Ryzen 5 5600
Placa mãe: Asus TUF Gaming B550-Plus
Nobreak: qualquer um
RAM: 32GB Kingston HyperX na China
Gabinete: 200 reais na Pichau. Não pretendo gastar 600+ num gabinete gamer estiloso ou super espaçoso
SSD NVMe: 480GB, mas dá para economizar um pouco com um de 256GB

Pasta térmica: ??? alguma dessas com prata

O que parece ser possível é pegar uma VGA bem pior na faixa dos 1000 reais e uma placa mãe mais barata de 500 reais. Ainda assim, 5.200R$. A não ser que eu incluísse aí uma RTX 3060 usada, parece que a RX 6600 é oq tem por menos de 2 mil. Só que o RT dela é bem pior do que a RTX.

Falta caixa de som / fones e o windows.

Última edição:
screenshot-pcpartpicker-com-2023-02-14-12-28-46.png

Peguei nesse site gringo apenas para ter uma base do preço internacional. Se converter direto, daria uns 5500R$. Mas aí eu fui ver como seria o preço com lojas locais, ficaria 8800R$ quase. Muito mais caro. Convertendo de volta para dólares, seria como comprar a mesma config por 1700$. Então eu fui ver como voltar ao patamar de 6 mil e algumas trocas são necessárias.

Essas placas mãe ROG estão muito mais caras do que as TUF. Quase o dobro. Para um PC que só vai ter uma placa de vídeo parece um desperdício. A alternativa é importar da China.

RAM a perda de desempenho de 3200 para 2400 é bem pequena, não chega a passar de uns 6%. Mas o preço fica muito mais em conta, ainda mais para 32GB.

Gabinete não dá para usar esses de office, vai esquentar demais por falta de ventilação. Então também não adianta comprar um genérico.

Monitor dá para economizar muito. Esse Dell é gamer. No lugar dele posso pegar um ultrawide com menos hz, mas em compensação mais área de trabalho. O foco já não é game competitivo mesmo.

Em último caso pegar um Ryzen pior e/ou VGA pior.

RAM a perda de desempenho de 3200 para 2400 é bem pequena, não chega a passar de uns 6%. Mas o preço fica muito mais em conta, ainda mais para 32GB.

Gabinete não dá para usar esses de office, vai esquentar demais por falta de ventilação. Então também não adianta comprar um genérico.

Monitor dá para economizar muito. Esse Dell é gamer. No lugar dele posso pegar um ultrawide com menos hz, mas em compensação mais área de trabalho. O foco já não é game competitivo mesmo.

Em último caso pegar um Ryzen pior e/ou VGA pior.
Em uma build de 6k, 5% de perfromance pode valer os 300 reais de diferença das 3200Mhz pras 2400.

A 3060 não esquenta tanto. Não tenho problemas de ventilação com uma 6700XT (+TDP que a 3060) + Ryzen 5600 em um gabinete com apenas 2 Fans. O pessoal exagera em arrefecimento.

Pode economizar ou pegar um monitor 1440p. O pessoal diz que faz muita diferença pra leitura

Dá pra economizar em placa mãe também. Uso uma AB350 DS3H com o Ryzen 5600 e os VRMs ficam em temperatura boa, não dá throttling, a performance não sofre de forma alguma.

O google engana com erros na descrição. Por ex: acho DDR4 3600 na Kabum, mas quando vou ver, na verdade aquele preço é DDR4 2400.

Eu consegui uma faixa entre 6100 - 6700R$. Aí dá pra pegar menos RAM no começo ou não. Não sei.

Placa mãe: não preciso de todos os slots da ATX, mATX custa menos. A Asus TUF b550m esta mais cara do que a MSI Bazooka b550m. Mas a MSI só aparece indisponível em todo lugar.

Acabei de ver que essa MSI não funciona com Ryzen 5600 sem atualizar a bios, aí como eu vou atualizar se não tenho um CPU compatível só pra fazer isso? Trocando de placa mãe, a MSI PRO VDH aparece como opção mais barata e nas specs diz que suporta Ryzen 5600 sem precisar atualizar. Ou então Asrock hdv que também é mais barata que a Steel Legend.

Fonte: Uma MSI 550W serve, achei por 300R$

RTX 2060 12GB esta 1900R$. Não pegaria RX 6600 porque não estou pensando em performance bruta. Mais barato só a 2060 Sup, que reduz para 8GB.

DDR4-3600 32GB sai por 760R$ na China. O que dá diferença maior no preço é comparar 2400 com 3600, é o dobro.

Ryzen 5600 por menos de 900R$ só se for sem caixa e sem cooler.

Gabinete tem vários de 300R$.

Monitor um LG 26 pol ultrawide por menos de 900R$ é uma opção CxB. Tem HDR10 e sRGB. Não vou precisar de 144hz mesmo.

SSD nvme acho que fico com Kingston A2000. Custa bem menos do que o KC3000 e esta acima do NV2 que é entry level. 500GB estaria suficiente. Senão pago mais barato num NV1 mesmo porque não vou sentir diferença num SSD DRAM-less.

[edit]

Se for Intel i5-12400 + DDR5 o custo sobe 1200 reais mais ou menos. Aí o único jeito é pegar uma VGA ainda mais antiga, de 1200 reais a menos para manter o mesmo custo.

Última edição:
achei um pc completo usado que tem Intel I5-9400f + RX 580 8GB + 8gb ram 2400mhz + fonte 500w + ssd 240
R$ 2.600

1 ano de uso

quero um pc pra estudos e obviamente vou jogar nele... nada muito pesado, mas queria rodar valorant, cs go com +144fps no low. Jogos mais pesados, quero focar em 1080p-60fps... pode ser no médio desde que o fps fique estável.

será q ta valendo?

achei um pc completo usado que tem Intel I5-9400f + RX 580 8GB + 8gb ram 2400mhz + fonte 500w + ssd 240
R$ 2.600

1 ano de uso

quero um pc pra estudos e obviamente vou jogar nele... nada muito pesado, mas queria rodar valorant, cs go com +144fps no low. Jogos mais pesados, quero focar em 1080p-60fps... pode ser no médio desde que o fps fique estável.

será q ta valendo?
Eu acho que essa configuração está ótima pelo o que vale. Mas eu só realizaria o upgrade de RAM para 2x8GB Dual Channel.

Última edição:
Eu acho que essa configuração está ótima pelo o que vale. Mas eu só realizaria o upgrade de RAM para 2x8GB Dual Channel.
sim, pensei o mesmo, com certeza colocarei mais 8gb
focando no 1080p-60fps presets médio, em jogos competitivos(cs, valorant) low 144fps+
será que dá boa?

sim, pensei o mesmo, com certeza colocarei mais 8gb
focando no 1080p-60fps presets médio, em jogos competitivos(cs, valorant) low 144fps+
será que dá boa?
Marca da fonte?

R$ 2.600

1 ano de uso

será q ta valendo?
um PC novo nessa faixa aí vai ser alguma coisa com gráficos integrados, oq seria bem abaixo de uma RX 580.

um PC novo nessa faixa aí vai ser alguma coisa com gráficos integrados, oq seria bem abaixo de uma RX 580.
Mas o i5 9400F ainda é um processador bem decente, vai ficar com muitos anos nele. Para as tarefas o que ele pretende fazer, ele não precisa necessariamente de um processador bem novo e moderno. Além disso, o vídeo integrado de Ryzen é consideravelmente mais fraco que o RX 580, sendo mais próximo de um RX 550.

Depois de ver trocentas mil especificações técnicas. Acho que cheguei onde queria.

Gabinete Pichau ou AIGO de 300R$ já inclui fans.

Ryzen 5600 sem G mesmo.

Placa mãe MSI B550M Pro VDH. Mais barato que Asus TUF e a Asrock parece que tem limitação de design energético. Eu pensei em A520 para cortar o custo, mas aí você sacrifica com menos slots, menos portas e limita muito. A única A520 que tem flashback bios é a da Gigabyte, que acaba subindo o custo para o mesmo patamar de B550M.

RTX 3060 12GB. A de 8GB a largura de banda é toda cortada e o preço deveria ser bem menor mas não é. RTX 2060 12GB é caro demais pra uma geração velha. A 2060 Super quase empata o preço da RTX 3060 8GB, também acabou não valendo. Descartei Radeon pelo suporte e compatibilidade. A RTX 3060 Ti fica caro demais.

DDR4 3600 16GB x 2 da Kingston HyperX. Os modelos de latência baixa são caros demais. RAM high end custa muito caro e vai fazer diferença de 2fps. Pagar importado.

Corsair CX550. Eu fiquei tentado em pegar fonte de 300R$, mas não vai compensar. Preferi subir o custo da fonte por segurança.

SSD 500GB nvme. Cortei de 1TB por causa da fonte mais cara. Preferi ficar no meio termo do que pegar SSD low end. Pagar importado.

Monitor LG ultrawide, o de menor polegadas. 900R$.

Total 6600R$ +/- 50R$

A conta fechou aí. Para cortar 600R$ só tem como fazer isso trocando GPU e menos RAM. Não tem muito para onde fugir.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar