[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

eu estava pensando em pegar uma Intel Core i5-12600K, é muito investimento para pouco retorno, ou compensa gastar essa diferença pois vou ter um processador mais atual e rapido?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Processador: Ryzen 5600 (sem o "X" ou "G") (usando o cupom MARCHIC9 você ainda pega um desconto)
Cooler: DeepCool Gammaxx 400 V2
Memórias: XPG Spectrix D41 2 x 8GB
Placa-mãe: Seria interessante uma MSI MAG B550M MORTAR (com 03 anos de garantia) mas atualmente está fora de estoque, então por agora você poderia esticar e ir de MSI MPG B550 Gaming Plus (também com 03 anos de garantia, mas o preço tá mto salgado, ê Brasilzão) ou ir em um modelo mais modesto como a GIGABYTE B550M DS3H mas o preço dessa DS3H está exagerado na minha opinião, então dadas as sugestões você pode monitorá-las e tentar pegar uma boa promoção.

No mais o seu setup ficará bem balanceado para jogar em FULL HD tranquilamente e que ficará bem abaixo do limite do seu orçamento, dando margem para você guardar a grana que sobrar ou investir em outra coisa que queira, enfim boa sorte! :joia:

eu estava pensando em pegar uma Intel Core i5-12600K, é muito investimento para pouco retorno, ou compensa gastar essa diferença pois vou ter um processador mais atual e rapido?

Se vc for pagar cerca de 1800 a 1900 no 12600K, melhor esticar pra 2200 e pegar o 13600K. Ou então economizar e pegar o 13400.

Boa tarde, quero dar um update na minha configuração de Pc.

Vou sair de um velho i5 4690k + GTX 1080.

Quero manter minha VGA e trocar meu kit Mobo+Processador+ Ram.

Mais frente pego uma vga melhor.

Qual kit com um bom custo benefício para o seguinte uso:

1080p ( 120/144hz)
Jogos em geral principalmente FPS
Qualidade gráfica de média/baixa priorizando a suavidade do jogo.

Alguma sugestão com um bom custo benefício?

Última edição:
Boa tarde, quero dar um update na minha configuração de Pc.

Vou sair de um velho i5 4690k + GTX 1080.

Quero manter minha VGA e trocar meu kit Mobo+Processador+ Ram.

Mais frente pego uma vga melhor.

Qual kit com um bom custo benefício para o seguinte uso:

1080p ( 120/144hz)
Jogos em geral principalmente FPS
Qualidade gráfica de média/baixa priorizando a suavidade do jogo.

Alguma sugestão com um bom custo benefício?
Um 5600x ou um 5800x3D iam ser top, mas você não especificou sua ram

Assim como o colega acima sugeriu, você poderia ir logo no 13400/13400F, indo somente no 12600k somente se o preço estiver bacana ou quiser muito fazer OC. Mas sinceramente, na minha humilde opinião para os jogos em FULL HD, o Ryzen 5600 (sem o X) já daria conta de sobra e faria uma combinação muito boa, extraindo todo o potencial da sua RTX 3060. Futuramente caso julgue necessário, ainda teria margem para upgrade de processador indo de Ryzen 5800X3D.
Além do 12600k exigir uma placa-mãe que habilite OC (Z690/Z790), o que geralmente eleva o custo muito mais do que deveria, com relação ao ganho de performance (se tu curte um OC, sem problemas, mas essas motherboards são mais caras). Então ao meu ver o Ryzen 5600 seria mais custo benefício no momento, consumindo menos, sendo mais barato, extraindo toda a performance necessária para sua jogatina em FULL HD e te dando margem para upgrade de processador, além de ter OC habilitado caso queira fazê-lo.

Um 5600x ou um 5800x3D iam ser top, mas você não especificou sua ram
Bom dia. Obrigado pela resposta.

Então a mudança é do Kit todo Placa Mãe+ Processador e RAM.

Mais a frente, esperando esses hype de VGA, pego uma. Ficarei com minha GTX 1080 por enquanto.

De restante tenho SSD nvw2, Water cooler, gabinete e fonte 750w Gold da Corsair, tudo ok.

Bom dia. Obrigado pela resposta.

Então a mudança é do Kit todo Placa Mãe+ Processador e RAM.

Mais a frente, esperando esses hype de VGA, pego uma. Ficarei com minha GTX 1080 por enquanto.

De restante tenho SSD nvw2, Water cooler, gabinete e fonte 750w Gold da Corsair, tudo ok.
5800x3D ainda hoje concorre com os tops se você quiser algo para jogos e 5600x é um perfeito CxB que vai pegar praticamente tudo com o que você tem.

Bom dia, estou com um orçamento de +-12.000 para montar um novo PC GAMER Casual, meu foco é jogar as campanhas dos jogos atuais e futuros lançamentos em 4k ou 2k em 60fps com qualidade alta, jogando na tv com controle. Eu sei que muitos vão dizer, compra um console, e eu respondo que já tenho PS5 e xbox series x. Mais tem muitos jogos nos consoles que estão em 30 fps. No PC eu sempre posso personalizar a qualidade gráfica para chegar nos 60 fps que almejo.

Minha duvida é com relação qual plataforma escolher, já que em resoluções mais altas quem manda é placa de vídeo. Então estou querendo economizar o máximo possível em todas as peças para comprar a melhor placa de vídeo possível. Desde já agradeço qualquer ajuda!

Obs: Hoje tenho o PC da assinatura, que ficara com minha filha.

Boa tarde! Meu sobrinho tá querendo um PC, e temos de 5k a 7k pra montar algo (gabinete + monitor). Ele curte games como ARK, que eu não sei se é mais GPU-bound ou CPU-bound. Ele quer streamar algumas jogatinas; isso pesaria mais na CPU ou é a GPU que faz o encode sozinha?

Pra resolução, acredito que 1440p esteja ótimo. Ainda não olhei os preços dos monitores, mas dependendo, até 1080p estaria bom; penso que o mais importante é ser 144Hz com VRR.

Eu tentei olhar umas configs prontas em sites gringos, mas a realidade dos caras é totalmente diferente rs (não só em preços, mas em disponibilidade)

Boa tarde! Meu sobrinho tá querendo um PC, e temos de 5k a 7k pra montar algo (gabinete + monitor). Ele curte games como ARK, que eu não sei se é mais GPU-bound ou CPU-bound. Ele quer streamar algumas jogatinas; isso pesaria mais na CPU ou é a GPU que faz o encode sozinha?

Pra resolução, acredito que 1440p esteja ótimo. Ainda não olhei os preços dos monitores, mas dependendo, até 1080p estaria bom; penso que o mais importante é ser 144Hz com VRR.

Eu tentei olhar umas configs prontas em sites gringos, mas a realidade dos caras é totalmente diferente rs (não só em preços, mas em disponibilidade)
Arc é meio bizarro, eu jogava bastante tb, ele é bem GPU bound, então focar na GPU, agora saiba que ele não é bem otimizado no netcode e algum lag em relação a renderização é esperado, nem uma 4090 salva.

Bom dia, preciso de ajuda pra montar um pc pra trabalho, os principais apps que iria utilizar pra trabalho seria o AutoCAD e Silhoutte Studio.

Acho que uns 32gb de ram e um ssd de 1tb são o essencial, mas tenho certa dúvida se realmente preciso comprar uma gpu pra ter uma performance legal no AutoCAD.

Bom dia, preciso de ajuda pra montar um pc pra trabalho, os principais apps que iria utilizar pra trabalho seria o AutoCAD e Silhoutte Studio.

Acho que uns 32gb de ram e um ssd de 1tb são o essencial, mas tenho certa dúvida se realmente preciso comprar uma gpu pra ter uma performance legal no AutoCAD.
Só quando você está mostrando imagens 3D no display, uma GPU básica deve bastar

Eu estou enganado, ou na Kabum (não sei se está assim em outras lojas) as mobos AM4 sumiram? Estou achando poucas opções, e penso que são caras para um ryzen 5600 que estou pensando em pegar. Será que os estoques voltarão, ou estão querendo mover pra AM5?

Pessoal só dando um feedback na minha dúvida, eu paguei um consultor e ele me indicou uma configuração para jogar 4k ou 2k em 60fps usando a Tv. Já comprei as peças, já gastei em torno de 4.000,00, falta só a placa de vídeo que será provavelmente uma 4070ti.

É minha primeira vez montando um pc e eu queria uma ajudinha em saber se tem algo que possa ser melhorado na configuração que eu tenho em mente, eu vou usar esse computador pra uma leve jogatina e programação, tenha em mente que essa n é a config final dele e eu vou fazer muitos upgrades conforme o tempo passa

(ignora a formatação, eu copiei do excel)

CPUAMD Ryzen 3 3100
GPUNvidia GTX 1050 Ti
RAMCorsair Vengeance 8GB DDR4
MemoriaKingston A2000 500GB NVMe SSD
PlacaASUS Prime A320M-K/BR
FonteEVGA 450 BT 80+ Bronze
CaseAerocool Bolt Mini

Meu orçamento é de 4k, e é bem apertado pra mim, mas se tiver uma mudança que seria exponencialmente melhor mas coste um pouco mais, eu talvez consiga expremer uns 300-500 reais a mais

É minha primeira vez montando um pc e eu queria uma ajudinha em saber se tem algo que possa ser melhorado na configuração que eu tenho em mente, eu vou usar esse computador pra uma leve jogatina e programação, tenha em mente que essa n é a config final dele e eu vou fazer muitos upgrades conforme o tempo passa

(ignora a formatação, eu copiei do excel)

CPUAMD Ryzen 3 3100
GPUNvidia GTX 1050 Ti
RAMCorsair Vengeance 8GB DDR4
MemoriaKingston A2000 500GB NVMe SSD
PlacaASUS Prime A320M-K/BR
FonteEVGA 450 BT 80+ Bronze
CaseAerocool Bolt Mini

Meu orçamento é de 4k, e é bem apertado pra mim, mas se tiver uma mudança que seria exponencialmente melhor mas coste um pouco mais, eu talvez consiga expremer uns 300-500 reais a mais
Vai de 5600G + B550 (ou pelo menos uma A520) e, futuramente, vc pega uma placa de vídeo melhor. Deve até sobrar pra investir mais em memória (2x8 Gb) e fonte.

Bom dia pessoal. Estou com plano de comprar um PC Gamer, não busco jogar tudo no alto ou ultra, jogos AAA com qualidade média para mim já está ótimo. Montei essa configuração na TeraByte, queria opinião de vocês: CLICA AQUI PRA IR VER A CONFIG

Bom dia pessoal.
Me deem uma luz aqui. Vou montar o meu primeiro PC e queria saber se o que eu escolhi está equilibrado e da pra segurar uns 5 anos kkk

1 - Ryzen 5600x -------------------------------------------------------------------------------- R$ 1150,00
1 - B550 Aorus Elite ou TUF 550 --------------------------------------------------------------- R$ 999,00 ou R$ 1090,00
2 - MEMORIA ADATA XPG SPECTRIX D50 RGB 8GB (1X8) DDR4 3200MHZ ------------------ R$ 210,00 cada
1 - SSD GIGABYTE AORUS RGB 512GB M.2 NVME -------------------------------------------- R$ 649,00
1 - SSD GIGABYTE 1TB 2.5" SATA 6GB/S ------------------------------------------------------- R$ 600,00
1 - Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 3060 1-Click OC, 8GB ------------------------ R$ 2099,00
1 - Fonte Redragon RGPS 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular --------------------- R$ 600,00
1 - GABINETE GAMER MANCER KEVLAR LATERAL DE VIDRO PRETO ------------------------ R$ 209,00

TOTAL R$ 6727,00

A confifuração está equilibrada?
Qual placa mãe devo pegar AORUS OU ASUS?
Da pra economizar em algo?
Lembrando que é só pra jogos.

Edit: não sei se a fonte é um exagero e daria pra pegar uma mais barata.
E o Processador se eu pegar o 5600 da muita diferença pro 5600X?

Última edição:
Bom dia pessoal.
Me deem uma luz aqui. Vou montar o meu primeiro PC e queria saber se o que eu escolhi está equilibrado e da pra segurar uns 5 anos kkk

1 - Ryzen 5600x -------------------------------------------------------------------------------- R$ 1150,00
1 - B550 Aorus Elite ou TUF 550 --------------------------------------------------------------- R$ 999,00 ou R$ 1090,00
2 - MEMORIA ADATA XPG SPECTRIX D50 RGB 8GB (1X8) DDR4 3200MHZ ------------------ R$ 210,00 cada
1 - SSD GIGABYTE AORUS RGB 512GB M.2 NVME -------------------------------------------- R$ 649,00
1 - SSD GIGABYTE 1TB 2.5" SATA 6GB/S ------------------------------------------------------- R$ 600,00
1 - Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 3060 1-Click OC, 8GB ------------------------ R$ 2099,00
1 - Fonte Redragon RGPS 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular --------------------- R$ 600,00
1 - GABINETE GAMER MANCER KEVLAR LATERAL DE VIDRO PRETO ------------------------ R$ 209,00

TOTAL R$ 6727,00

A confifuração está equilibrada?
Qual placa mãe devo pegar AORUS OU ASUS?
Da pra economizar em algo?
Lembrando que é só pra jogos.

Edit: não sei se a fonte é um exagero e daria pra pegar uma mais barata.
E o Processador se eu pegar o 5600 da muita diferença pro 5600X?

Acabei de montar um parecido. Acabei optando pela Aorus por 999 (tera) e pelo ryzen 5600 por 860 (tera). Pelo o que eu li, a diferença entre a versão com e sem X é muito pequena, não acho que compense os 290 a mais.

No ssd nvme, eu peguei um kingston kc3000 de 1TB com 7000MB/s de leitura por 670 na Kabum.

Esse segundo ssd que vc pegou é sata. Tem modelos nvme de 3500MB/s de leitura de 1TB por 430 (acho que era um WD Green na Kabum, dá uma olhada se ainda tem). É pcie gen 3, mas a Aorus aceita 2 nvme, 1 pcie 4.0 e outro pcie 3.0, então dá pra usar os dois ao invés de use SATA que além de estar mais caro é muito mais lento. A mobo TUF deve ser a mesma coisa (aceitar 2 nvme).

Eu peguei uma galax 3060 ti e coloquei uma fonte de 650W (MSI MAG A650BN) por 400 na Kabum. Então acho que vc não precisa de uma de 750W (embora a que você escolheu seja full modular, mas particularmente eu não ligo pros cabos).

Quanto ao gabinete, eu vi dois na terabyte por 280:

-Montech FIGHTER 500 (vem com 4 fans e cabe GPU de 32cm)

-Montech x3 Glass (vem com 6 fans e cabe GPU de 30cm)

Pelo o que eu vi, a galax 3060 tem ~26cm de comprimento (com suporte). Esse gabinete que você escolheu vem com quantos fans? Talvez seja uma boa dar uma olhada nos que citei.

Bom, só dando uns pitacos, pois pesquisei bastante nos últimos 3 dias para montar a máquina, então vi muita coisa que talvez possa te ajudar. Agora é aquela ansiedade pra esperar chegarem as peças rs

Última edição:
Estou montando um pc novo mas não entendo muito das compatibilidades das peças.

Gostaria de uma opinião acerca das peças que escolhi para o meu pc

Placa-mãe: ASRock B660M Steel Legend
Processador: Core i5 13400F
RAM: Kingston Fury DDR4 2x8
Placa de vídeo: RTX 3060 TI 8GB
SSD: Kingston NV2 2TB M.2 PCIe NVMe
Water Cooler: Rise Mode Frost 360mm
Fonte: XPG 650W 80 Plus
Gabinete: Gamemax Precison

Eu escolhi essas peças levando em conta também a cor, estou montando um pc todo branco.. então 😃
Eu não entendo tanto da compatibilidade, mas no que eu pesquisei acredito que essas funcionem bem juntos.

Me falaram que não precisa desse watercooler, só um air cooler ja resolveria em questão de temperatura?

O PC será para fazer live/jogar e para trabalho.

Estou montando um pc novo mas não entendo muito das compatibilidades das peças.

Gostaria de uma opinião acerca das peças que escolhi para o meu pc

Placa-mãe: ASRock B660M Steel Legend
Processador: Core i5 13400F
RAM: Kingston Fury DDR4 2x8
Placa de vídeo: RTX 3060 TI 8GB
SSD: Kingston NV2 2TB M.2 PCIe NVMe
Water Cooler: Rise Mode Frost 360mm
Fonte: XPG 650W 80 Plus
Gabinete: Gamemax Precison

Eu escolhi essas peças levando em conta também a cor, estou montando um pc todo branco.. então 😃
Eu não entendo tanto da compatibilidade, mas no que eu pesquisei acredito que essas funcionem bem juntos.

Me falaram que não precisa desse watercooler, só um air cooler ja resolveria em questão de temperatura?

O PC será para fazer live/jogar e para trabalho.
O 13400F é CPU de 65W, um bom air cooler resolve.

A partir do 13600KF se pensa em watercooler.

Com a economia pegava placa de video melhor.

Chegaram meus módulos de memória DDR5 (2 x 16GB, 6000Mhz e CL36):

Saiu por R$892,00. Acho que foi um preço razoável, né?

O objetivo é partir para o 7800X3D no lançamento, agora a dúvida está na Mobo. Estou pensando na ASUS TUF GAMING X670E-PLUS (https://www.asus.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-x670e-plus/).

O que acham? Conseguiria ela por um pouco menos de 2K.

Também estava considerando ir de 13900K, porém como é só para jogos, o 7800X3D faz mais sentido, o que acham?
É que vejo que o clock alto do 13900K tem até uma leve vantagem em alguns cenários em que a cache 3D não é muito aproveitada. No entanto a plataforma AM5 vai ter mais longevidade também, né? Daria pra ficar algumas gerações sem trocar de placa mãe...

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar