[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Boa noite pessoal, tem um amigo meu querendo montar um pc casual pra jogar tibia e streamar. Tibia eu sei que roda em calculadora, mas eu to por fora de stremar, eu recomendei uma RX 550 2gb pra ele q tava baratinha, qual seria um processador / placa mãe / memorias / fonte boa pra completar? Ele ta com budget de 2000 mais ou menos.

PS: ele pediu pra dar uma olhada também em um notebook que rode tibia sem travar até 2 conto, alguem tem uma recomendação?
 
Última edição:
Boa noite pessoal, tem um amigo meu querendo montar um pc casual pra jogar tibia e streamar. Tibia eu sei que roda em calculadora, mas eu to por fora de stremar, eu recomendei uma RX 550 2gb pra ele q tava baratinha, qual seria um processador / placa mãe / memorias / fonte boa pra completar? Ele ta com budget de 2000 mais ou menos.

PS: ele pediu pra dar uma olhada também em um notebook que rode tibia sem travar até 2 conto, alguem tem uma recomendação?

Com um orçamento tão baixo vale a pena trazer peças do Ali.

Se for montar a configuração aqui, eu iria de:

- AMD Ryzen 5 4600G (R$ 600)
- MSI A520M-A Pro (R$ 420)
- 1x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz (R$ 140)
- Mancer RX 550 4GB (R$ 500)
- SSD 500GB Kingston NV2 (R$ 220)
- Gigabyte GP-P550B 550W (R$ 330)
- AeroCool Cylon Mini (R$ 220)

Total: R$ 2.430

Uma opção é ficar no vídeo integrado do 4600G e juntar dinheiro pra pegar uma VGA melhor mais pra frente.
 
Por que comprar a RX 550, se o vídeo integrado do 4600G possui um desempenho igual ou melhor que ele?


Com a economizada da placa de vídeo dedicada, já pega a MSI MAG A550BN, é um pouco mais caro que essa fonte que você indicou, mas possui uma qualidade bem superior e um projeto bem melhor.

A resposta pra primeira pergunta está no fim do post.

Sim, a MSI é melhor, não fui nela pq o orçamento já está estourado.

Inclusive tirei um pente de 8GB que compunha o kit 2x8GB pra baratear.
 
Pessoal, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês.

Quero renovar meu Pc, na verdade vai ser basicamente um novo, a única coisa que vou aproveitar por mais um tempo será placa de vídeo (RTX 3060 12 gb), e a fonte VS650. Pretendo passar o maior tempo possível nessa configuração, provavelmente só trocar a placa de vídeo quando precisar.

Não pretendo fazer overclock do processador no momento, talvez mais pra frente, se precisar, pegar memórias mais rápidas e mudar a placa de vídeo.

A placa mãe será a ASUS ROG Strix b760-f;
Na dúvida entre o 13600k ou o 13700f (a diferença de preço está pequena);
Na dúvida entre as memórias: corsair vengeance 32gb 2x16gb 5600mhz ddr5 cl36 ou memoria gs killripjaws s5-32gb-2x16gb-ddr5-6000mhz. Aceito outras sugestões.
Cooler - gostaria de sugestões, estou perdido aqui. Preferência sem LED
Fonte - a minha aguenta (VS650) ou preciso trocar por outra? Andei vendo uma da MSI, modular, 850 W. Não queria trocar agora, só quando precisasse usar PCI 5.0. Mas se precisar trocar, pretendo comprar uma mais atual.
Gabinete - esperando aparecer o NZXT H9 flow preto. Caso não tenha até meio de junho, vou comprar o H7 flow.

Agradeço pela ajuda.
 
Com o lançamento das novas placas estava querendo saber se vale a pena pegar a 3060 ti ou a 4060 ti, pensei em aguardar a versão de 16 gb devido o consumo de vram dos novos jogos.
vram.png
 
Pessoal, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês.

Quero renovar meu Pc, na verdade vai ser basicamente um novo, a única coisa que vou aproveitar por mais um tempo será placa de vídeo (RTX 3060 12 gb), e a fonte VS650. Pretendo passar o maior tempo possível nessa configuração, provavelmente só trocar a placa de vídeo quando precisar.

Não pretendo fazer overclock do processador no momento, talvez mais pra frente, se precisar, pegar memórias mais rápidas e mudar a placa de vídeo.

A placa mãe será a ASUS ROG Strix b760-f;
Na dúvida entre o 13600k ou o 13700f (a diferença de preço está pequena);
Na dúvida entre as memórias: corsair vengeance 32gb 2x16gb 5600mhz ddr5 cl36 ou memoria gs killripjaws s5-32gb-2x16gb-ddr5-6000mhz. Aceito outras sugestões.
Cooler - gostaria de sugestões, estou perdido aqui. Preferência sem LED
Fonte - a minha aguenta (VS650) ou preciso trocar por outra? Andei vendo uma da MSI, modular, 850 W. Não queria trocar agora, só quando precisasse usar PCI 5.0. Mas se precisar trocar, pretendo comprar uma mais atual.
Gabinete - esperando aparecer o NZXT H9 flow preto. Caso não tenha até meio de junho, vou comprar o H7 flow.

Agradeço pela ajuda.

Já que vc não pretende fazer overclock no momento, melhor optar pelo maior desempenho do i7 13700F.

A velocidade máxima das memórias que esse processador suporta nativamente é 5600 Mhz, então iria nesse kit Corsair se o valor estiver melhor. Do contrário, iria de G.Skill.

Indico o Corsair H60, WC com bom CxB, single fan e que não possui RGB.

Sua fonte aguenta essa configuração. Eu só trocaria futuramente por outra mais potente com conector PCI-E 5.0 VHPWR.

Resumindo:

- Intel Core i7 13700F
- Asus ROG Strix B760-F Gaming Wi-Fi
- 2x 16GB Corsair Vengeance DDR5 5600 Mhz
- Corsair H60
- NZXT H7 ou H9 Flow
 
boa noite pessoal,

finalmente vou aposentar meu atual pc velho de guerra e pegar um novo.
Estou meio por fora dos equipamentos atuais, quero uma config i7 13700k + rtx 4070 TI. Não sou fissurado em overclock nem nada.
O que eu vi até agora foi isso aqui, sugestões? Ainda estou na dúvida entre DDR4 e DDR5(OBS: vou comprar no BR mesmo)

 
Fala pessoal, estou a algumas semanas pesquisando qual build eu vou montar e confesso que ja perdi o sono de tanto procurar e olhar review.

Vou usar a Tela:

Monitor Gamer 240hz Mancer Valak Zx240h 27 Pol 1ms Hdmi/dp​

HeadSet:

Headset ASTRO Gaming A40 TR + MixAmp Pro​


Estou entre a seguinte build:
Ryzen 5800X3D ou I5 13600K. A placa mae precisa ter entrada Optica para ligar o MixAmp Pro.

pelo que pesquisei tem uma placa mae da AMD que tem, porém ela custa 1k.
Placa Mãe Asus TUF Gaming B550M-Plus, AMD AM4, mATX, DDR4


Estava olhando esse guia do TITO:

 
boa noite pessoal,

finalmente vou aposentar meu atual pc velho de guerra e pegar um novo.
Estou meio por fora dos equipamentos atuais, quero uma config i7 13700k + rtx 4070 TI. Não sou fissurado em overclock nem nada.
O que eu vi até agora foi isso aqui, sugestões? Ainda estou na dúvida entre DDR4 e DDR5(OBS: vou comprar no BR mesmo)

Ao inves de investir tudo isso em CPU + Mobo eu iria para uma altertiva pouco mais em conta e pagaria 4080 ou 4090
 
Já que vc não pretende fazer overclock no momento, melhor optar pelo maior desempenho do i7 13700F.

A velocidade máxima das memórias que esse processador suporta nativamente é 5600 Mhz, então iria nesse kit Corsair se o valor estiver melhor. Do contrário, iria de G.Skill.

Indico o Corsair H60, WC com bom CxB, single fan e que não possui RGB.

Sua fonte aguenta essa configuração. Eu só trocaria futuramente por outra mais potente com conector PCI-E 5.0 VHPWR.

Resumindo:

- Intel Core i7 13700F
- Asus ROG Strix B760-F Gaming Wi-Fi
- 2x 16GB Corsair Vengeance DDR5 5600 Mhz
- Corsair H60
- NZXT H7 ou H9 Flow
Opa, obrigado pelas respostas. Só tenho dúvida sobre as memórias e cooler. Eu consigo fazer a G.skill funcionar a 6000 mhz no i7 13700f correto? A da Corsair tava em promoção, mas agora acabou, os valores estão semelhantes. Entre a G.skill e Kingston FURY Beast, 32GB (2x16GB), 6000MHz, desconsiderando a diferença de preço, qual seria mais interessante?

Em relação ao cooler, vi em alguns lugares, inclusive aqui no fórum, que esses processadores estão esquentando muito. Esse single daria conta?

@Wiry obrigado pela indicação! Vou comparar com a G.skill que citei acima para ver qual compensa mais. Agradeceria muito se também puder dar sua opinião.
 
Opa, obrigado pelas respostas. Só tenho dúvida sobre as memórias e cooler. Eu consigo fazer a G.skill funcionar a 6000 mhz no i7 13700f correto? A da Corsair tava em promoção, mas agora acabou, os valores estão semelhantes. Entre a G.skill e Kingston FURY Beast, 32GB (2x16GB), 6000MHz, desconsiderando a diferença de preço, qual seria mais interessante?

Em relação ao cooler, vi em alguns lugares, inclusive aqui no fórum, que esses processadores estão esquentando muito. Esse single daria conta?

@Wiry obrigado pela indicação! Vou comparar com a G.skill que citei acima para ver qual compensa mais. Agradeceria muito se também puder dar sua opinião.

O kit que tiver as menores latências é melhor.

Se ambos forem iguais nisso, o que oferecer a melhor garantia.

Se tbm forem iguais, eu ficaria com o Kingston por já ter usado e gostar da marca.

O H60 dá conta sim, mesmo com overclock leve.
 
vai ter uma queda de 5% de performance no CPU + Mobo
e vai ter ao menos 25% ou 50% a mais na VGA. depednendo do upgrade, eu ja iria para 4090 pelo seu orçamento

descartaria um cooler para CPU num primeiro momento
e reduziria a frequencia da memoria o ganho e pouco e salvaria uns 200 reais
esses 2 ultimos so citei se 500 contos fizer diferença no orçamento


fui na kabum pq na pichau nao tinha placa mae barata

 
Última edição:
Opa pessoal, blz?

Estou montando um pc do zero cuja a ideia é inicialmente ter uma placa de vídeo integrada (para ir utilizando em coisas básicas e jogos mais simples), mas que futuramente eu possa adicionar uma placa de vídeo como, por exemplo, uma rx 6600.

Não conheço quase nada sobre computadores num geral, mas tentei aprender um pouco nos últimos dias. Provavelmente eu já cometi uns erros, pois me arrisquei comprando umas peças. Peguei até agora:

SSD Adata Legend 710, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 2400 MB/s, Gravacao 1800 MB/s, ALEG-710-512GCS (pq gostei do preço)
Fonte Pichau Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR-OEM
Cooler para Processador Cooler Master Hyper T200
GABINETE GAMER PICHAU APUS BLACK, MID-TOWER, COM 3 FANS, PRETO

Me importo muito pouco com qualidade gráfica. A prioridade pra mim é que o jogo rode liso, mesmo que no mínimo. Outro ponto muito importante para mim é a durabilidade, tanto no quesito de qualidade das peças (marcas etc), quanto na possibilidade de poder rodar os jogos que forem saindo durante os anos (pouco importa a qualidade gráfica, como dito antes). Não vou fazer essas paradas de overclock por exemplo, justamente pq não manjo nada disso e não tenho intenção de me aprofundar. Seria um computador mais para desktop, me divertir em jogos simples/indies que gosto, mas que bem raramente eu tenha a possibilidade de jogar um jogo triple A (talvez valha mais a pena assinar um geforce now quando for o caso... mas não tem problema "preparar o terreno" para se um dia eu tiver vontade de adicionar uma placa de vídeo).

O que penso em ir pegando futuramente:

Processador: Ryzen 5 4600g (parece muito em conta)
Placa-mãe: Aqui eu tenho bastante dúvidas, pesqusei as placas-mãe nos sites das fabricantes e a que me pareceu ter um bom custo-benefício para o meu propósito é a "Gigabyte B550M Aorus Elite". Entretanto, considerando o valor dela e as especificações, provavelmente é muito acima do que eu necessito. Seria bom uma placa mais barata e que vai me atender do mesmo jeito. A ideia é escolher algo que tenha entrada nvme claro, parece ser importante também que as memórias ram rodem à 3200mhz (sem ser overclock) e que tenha boa qualidade/durabilidade. Número de slots de ram é meio irrelevante pra mim, 2 deve estar bom... se eu quiser eu mudo os pentes para 16gb futuramente.
Memórias ram: 2 pentes de ram de 8gb, para totalizar 16gb. Preciso de sugestão de marcas por gentileza. Pensei na kingston fury beast 3200mhz pela popularidade, mas não sei.
Wi-fi: vi que algumas placas possuem wi-fi e é preferível que meu pc não utilize cabo de internet. Comprar um adaptador usb wireless é uma boa pedida, certo?

Qualquer sugestão será muito bem vinda!
 
Preciso duma config para PC de uso escritorio, é para home office, sem gastar muito, na faixa de 2k o gabinete completo (sem monitor).
E em lojas locais, sem tempo para esperar da china!
Pensando em longevidade e com possibilidade da pessoa querer jogar futuramente algo leve.
Qual seria o equivalente AMD para i5? Não sei nada do concorrente Intel!
Estou olhando o Ryzen 5 4600G, com video onboard, acho que atende.
Placa mãe biostar vale a pena? Ou melhor gastar mais na Gigabyte? Gigabyte A520M K v2, o que acham?
Memória penso colocar 8gb, padrão hoje, qual marca barata confiavel? ou qualquer generica?
SSD qualquer um barato de 500gb ou ate menos, depois pega um no aliexpress.
E fonte?

(coloquei a média preço parcelado que achei)
AMD Ryzen 5 4600G R$700
Gigabyte A520M K v2 R$540 (ou outra?)
8GB DDR4 R$170
SSD 250gb ??
Fonte ??
Gabinete ???
 
Última edição:
Opa pessoal, blz?

Estou montando um pc do zero cuja a ideia é inicialmente ter uma placa de vídeo integrada (para ir utilizando em coisas básicas e jogos mais simples), mas que futuramente eu possa adicionar uma placa de vídeo como, por exemplo, uma rx 6600.

Não conheço quase nada sobre computadores num geral, mas tentei aprender um pouco nos últimos dias. Provavelmente eu já cometi uns erros, pois me arrisquei comprando umas peças. Peguei até agora:

SSD Adata Legend 710, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 2400 MB/s, Gravacao 1800 MB/s, ALEG-710-512GCS (pq gostei do preço)
Fonte Pichau Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR-OEM
Cooler para Processador Cooler Master Hyper T200
GABINETE GAMER PICHAU APUS BLACK, MID-TOWER, COM 3 FANS, PRETO

Me importo muito pouco com qualidade gráfica. A prioridade pra mim é que o jogo rode liso, mesmo que no mínimo. Outro ponto muito importante para mim é a durabilidade, tanto no quesito de qualidade das peças (marcas etc), quanto na possibilidade de poder rodar os jogos que forem saindo durante os anos (pouco importa a qualidade gráfica, como dito antes). Não vou fazer essas paradas de overclock por exemplo, justamente pq não manjo nada disso e não tenho intenção de me aprofundar. Seria um computador mais para desktop, me divertir em jogos simples/indies que gosto, mas que bem raramente eu tenha a possibilidade de jogar um jogo triple A (talvez valha mais a pena assinar um geforce now quando for o caso... mas não tem problema "preparar o terreno" para se um dia eu tiver vontade de adicionar uma placa de vídeo).

O que penso em ir pegando futuramente:

Processador: Ryzen 5 4600g (parece muito em conta)
Placa-mãe: Aqui eu tenho bastante dúvidas, pesqusei as placas-mãe nos sites das fabricantes e a que me pareceu ter um bom custo-benefício para o meu propósito é a "Gigabyte B550M Aorus Elite". Entretanto, considerando o valor dela e as especificações, provavelmente é muito acima do que eu necessito. Seria bom uma placa mais barata e que vai me atender do mesmo jeito. A ideia é escolher algo que tenha entrada nvme claro, parece ser importante também que as memórias ram rodem à 3200mhz (sem ser overclock) e que tenha boa qualidade/durabilidade. Número de slots de ram é meio irrelevante pra mim, 2 deve estar bom... se eu quiser eu mudo os pentes para 16gb futuramente.
Memórias ram: 2 pentes de ram de 8gb, para totalizar 16gb. Preciso de sugestão de marcas por gentileza. Pensei na kingston fury beast 3200mhz pela popularidade, mas não sei.
Wi-fi: vi que algumas placas possuem wi-fi e é preferível que meu pc não utilize cabo de internet. Comprar um adaptador usb wireless é uma boa pedida, certo?

Qualquer sugestão será muito bem vinda!

Com base no seu uso, recomendo:

Processador: Ryzen 5 4600G

Não tem processador de entrada com vídeo integrado melhor que esse pelo preço. Vai rodar sossegado jogos mais antigos.


Placa-mãe: MSI A520M-A Pro

É uma placa de entrada (chipset A520), de marca boa, barata e que dá suporte aos Ryzen 5000 (futuros upgrades).

Tem entrada M2 NVMe para seu SSD e slot PCI-E 4.0 x16 para as placas de vídeo atuais.


Memória RAM: 2x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz

Memórias com especificação padrão para DDR4, de marca boa e baratas. Mais que suficiente para seu uso.


Placa de vídeo: Radeon RX 6600

Como vc citou, a RX 6600 é uma excelente escolha para essa configuração e atualmente está com uns preços bem interessantes.


Wi-Fi: Placa de rede TP-Link Archer T4E

Selecionei um modelo mais top por aguentar velocidades maiores, mas modelos mais simples tbm dão conta.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Preciso duma config para PC de uso escritorio, é para home office, sem gastar muito, na faixa de 2k o gabinete completo (sem monitor).
E em lojas locais, sem tempo para esperar da china!
Pensando em longevidade e com possibilidade da pessoa querer jogar futuramente algo leve.
Qual seria o equivalente AMD para i5? Não sei nada do concorrente Intel!
Estou olhando o Ryzen 5 4600G, com video onboard, acho que atende.
Placa mãe biostar vale a pena? Ou melhor gastar mais na Gigabyte? Gigabyte A520M K v2, o que acham?
Memória penso colocar 8gb, padrão hoje, qual marca barata confiavel? ou qualquer generica?
SSD qualquer um barato de 500gb ou ate menos, depois pega um no aliexpress.
E fonte?

(coloquei a média preço parcelado que achei)
AMD Ryzen 5 4600G R$700
Gigabyte A520M K v2 R$540 (ou outra?)
8GB DDR4 R$170
SSD 250gb ??
Fonte ??
Gabinete ???

Seu caso não foge muito do colega acima:

- AMD Ryzen 5 4600G (R$ 600)
- MSI A520M-A Pro (R$ 450)
- 1x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz (R$ 140)
- SSD 500GB Kingston NV2 (R$ 230)
- MSI MAG A550BN (R$ 390)
- BlueCase BG-041 (R$ 100)

Total: R$ 1.910
 
Última edição:
Seu caso não foge muito do colega acima:

- AMD Ryzen 5 4600G (R$ 600)
- MSI A520M-A Pro (R$ 450)
- 1x 8GB XPG Gammix D10 DDR4 3200 Mhz (R$ 140)
- SSD 500GB Kingston NV2 (R$ 230)
- MSI MAG A550BN (R$ 390)
- BlueCase BG-041 (R$ 100)

Total: R$ 1.910
valeu mesmo!
se puder apenas indicar uma outra fonte, vendida na pichau ou terabyte, porque aqui onde moro o frete kabum acaba matando a oferta!!!! e essa fonte so achei na kabum.
 
Bom dia. Hoje eu tenho a seguinte configuração:
- Intel i7 7700k
- Asus z270h
- 2x8gb G.Skill 3200mhz
- Nvidia GTX 1080 Zotac Amp (Asus Dual RTX4070 adquirida)
Plataforma que montei em 2017 (com exceção da GTX 1080 que foi adquirida em 2016). Chegou a hora de dar um up (pretendo trocar a plataforma até no máximo outrubto), até pq há grandes chances do meu i7 gargalar com a 4070. Meu foco é games 1440p (resolução do meu Acer Predator XB271hu). Estava olhando o Ryzen 7 7700x, aparentemente tem um bom desempenho em jogos, comparando com o i7 13700k em 1440p ganha em uns e perde em outros, porém é mais barato que o i7, ou me recomendam outro processador? Lembrando que não tenho preferência por intel ou AMD, o que me oferecer mais por menos eu levo. Sei que talvez não precise de tudo isso pra jogos, mas quero longevidade, assim como usei o meu i7 7700k por longos 6 anos pretendo manter essa plataforma por muito anos ainda. Outra coisa, pelo que tenho visto esses processadores novos esquentam bastante (se bem que o 7700k tb é esquentadinho), acham que meu WC Corsair H45 segura ele? Pretendo gastar por volta de R$5.000,00 (processador, placa mãe, memórias).
 
Bom dia. Hoje eu tenho a seguinte configuração:
- Intel i7 7700k
- Asus z270h
- 2x8gb G.Skill 3200mhz
- Nvidia GTX 1080 Zotac Amp (Asus Dual RTX4070 adquirida)
Plataforma que montei em 2017 (com exceção da GTX 1080 que foi adquirida em 2016). Chegou a hora de dar um up (pretendo trocar a plataforma até no máximo outrubto), até pq há grandes chances do meu i7 gargalar com a 4070. Meu foco é games 1440p (resolução do meu Acer Predator XB271hu). Estava olhando o Ryzen 7 7700x, aparentemente tem um bom desempenho em jogos, comparando com o i7 13700k em 1440p ganha em uns e perde em outros, porém é mais barato que o i7, ou me recomendam outro processador? Lembrando que não tenho preferência por intel ou AMD, o que me oferecer mais por menos eu levo. Sei que talvez não precise de tudo isso pra jogos, mas quero longevidade, assim como usei o meu i7 7700k por longos 6 anos pretendo manter essa plataforma por muito anos ainda. Outra coisa, pelo que tenho visto esses processadores novos esquentam bastante (se bem que o 7700k tb é esquentadinho), acham que meu WC Corsair H45 segura ele? Pretendo gastar por volta de R$5.000,00 (processador, placa mãe, memórias).

Pensando em longevidade e reaproveitando suas memórias, eu iria de:

- AMD Ryzen 7 5800X3D (R$ 1.950)
- Gigabyte B550M Aorus Elite (R$ 910)

Total: R$ 2.860
 
Pensando em longevidade e reaproveitando suas memórias, eu iria de:

- AMD Ryzen 7 5800X3D (R$ 1.950)
- Gigabyte B550M Aorus Elite (R$ 910)

Total: R$ 2.860
Mas aí não seria melhor ir no sockete AM5 e ddr5 para uma maior longevidade? a AMD tem o costume de manter o sockete por um bom tempo. Poderia futuramente trocar só o processador. Sei que AM4 e ddr4 ainda vão durar algum tempo mas em breve tendem a ser descontinuados, ao contrário da AM5 e ddr5 que é a primeira geração delas.
 
Bom dia. Hoje eu tenho a seguinte configuração:
- Intel i7 7700k
- Asus z270h
- 2x8gb G.Skill 3200mhz
- Nvidia GTX 1080 Zotac Amp (Asus Dual RTX4070 adquirida)
Plataforma que montei em 2017 (com exceção da GTX 1080 que foi adquirida em 2016). Chegou a hora de dar um up (pretendo trocar a plataforma até no máximo outrubto), até pq há grandes chances do meu i7 gargalar com a 4070. Meu foco é games 1440p (resolução do meu Acer Predator XB271hu). Estava olhando o Ryzen 7 7700x, aparentemente tem um bom desempenho em jogos, comparando com o i7 13700k em 1440p ganha em uns e perde em outros, porém é mais barato que o i7, ou me recomendam outro processador? Lembrando que não tenho preferência por intel ou AMD, o que me oferecer mais por menos eu levo. Sei que talvez não precise de tudo isso pra jogos, mas quero longevidade, assim como usei o meu i7 7700k por longos 6 anos pretendo manter essa plataforma por muito anos ainda. Outra coisa, pelo que tenho visto esses processadores novos esquentam bastante (se bem que o 7700k tb é esquentadinho), acham que meu WC Corsair H45 segura ele? Pretendo gastar por volta de R$5.000,00 (processador, placa mãe, memórias).
eu iria no i5 13600k, pra jogos tem melhor custo x benefício, a não ser que vc use alguma aplicação específica que vai conseguir usar todos os cores/threads
sobre DDR4 vs DDR5 eu estava nessa mesma dúvida e pelo que vi vale mais o DDR4 no momento mesmo, ainda mais se vc vai jogar acima de 1080p. Sobre ser "future proof" quando vc for trocar de plataforma o DDR5 já vai ser velho...
 
Mas aí não seria melhor ir no sockete AM5 e ddr5 para uma maior longevidade? a AMD tem o costume de manter o sockete por um bom tempo. Poderia futuramente trocar só o processador. Sei que AM4 e ddr4 ainda vão durar algum tempo mas em breve tendem a ser descontinuados, ao contrário da AM5 e ddr5 que é a primeira geração delas.

Sem dúvidas é melhor ainda, só recomendei AM4 pensando no seu bolso.

Se o orçamento estiver mais folgado, um combo bacana seria:

- AMD Ryzen 7 7800X3D (R$ 3.300)
- Gigabyte B650M Gaming X AX (R$ 1.650)
- 2x 16GB Kingston Fury Beast DDR5 6000 Mhz (R$ 1.050)

Total: R$ 6.000
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo