[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Fala rapaziada. Bom… estou montando um pczinho e queria umas dicas.

Vou comprar esses hardware:

i7 13700f

Watercooler aigo AC SE 240mm

Placa de vídeo INNO3D 4060 ti Twin C2 oc

Memoria Team Group T-Force Vulcan (2x16) 3600mhz

SSD Redragon blaze 512gb leitura 7050mb/ gravação 4200

Fonte cougar atlas 750, 750w, 80 plus bronze

Gabinete aigo darkflash c285

A placa mãe que pensei em pegar é a (Placa Mae Asus TUF Gaming Z690-PLUS) porém tá com um precinho mais alto e não sei se compensa.
Aí está minha dúvida. Essa placa é ideia ou tem outra boa/melhor com um preço mais baixo?
alguma placa de vídeo melhor na mesma faixa de preço ou menor?
alguma outra mudança na config?
 
Vale a pena o R7 5700X pra 144hz ou pego o 5800X3D? Jogo bf2042 e outros jogos que são CPU bound
Pegaria o 5800X3D, é o melhor processador para jogos. Mas tem que ver se a placa-mãe suporta e se possui ótimo cooler. Lembrando que tem que ser pelo menos B450M de qualidade.
 
Olá pessoal, tudo bom?

To com uma grana sobrando pra melhorar o PC. Comprei um monitor QHD agora (jogo mto dota, cs etc..). Não pretendo trocar a placa de vídeo porque acho que ela ainda aguenta um tempo até o GTA novo hahaha ! Porém sinto que minha CPU pode ser melhorada.

To bem por fora das novidades, alguma indicação/ajuda? DDR5 já vale? melhor não?
 
Pessoal, com uma diferença de preço de ~300 reais, vale a pena escolher o R7 5700x ao invés do 5600? Eu uso bastante multi tarefas aqui com meu segundo monitor, usando stream, video, etc... Tenho até vontade de colocar um terceiro monitor
 
Pessoal, com uma diferença de preço de ~300 reais, vale a pena escolher o R7 5700x ao invés do 5600? Eu uso bastante multi tarefas aqui com meu segundo monitor, usando stream, video, etc... Tenho até vontade de colocar um terceiro monitor
pela necessidade de multi tarefas e a "pouca" diferença de preços, acho que o 5700X com seus 8c/16t vai de dar mais estabilidade que o 5600X de 6c/12t
 
A placa mãe do computador da minha assinatura queimou e, provavelmente, levou minhas memórias RAM na brincadeira (cheguei até a criar um tópico outro dia quando achava que era só a mobo). Vou seguir a indicação que o @p1ng deu e trocar o kit (CPU, mobo e memórias), aproveitando fonte, HDs, placa de vídeo e gabinete por enquanto. O que vocês me indicam sem gastar muito? 5600? Só a série 7 usa DDR5, né?

Eu to MUITO desatualizado. Ia deixar pra estudar com calma mês que vem, pois vou para a Itália a trabalho sábado e tenho muita coisa pra resolver antes, mas tem BF amanhã. Vai que aparece alguma promoção de verdade... Será que vale a pena comprar na Europa? Nas vezes que pesquisei, era raro valer a pena pegar eletrônicos por lá.
 
A placa mãe do computador da minha assinatura queimou e, provavelmente, levou minhas memórias RAM na brincadeira (cheguei até a criar um tópico outro dia quando achava que era só a mobo). Vou seguir a indicação que o @p1ng deu e trocar o kit (CPU, mobo e memórias), aproveitando fonte, HDs, placa de vídeo e gabinete por enquanto. O que vocês me indicam sem gastar muito? 5600? Só a série 7 usa DDR5, né?

Eu to MUITO desatualizado. Ia deixar pra estudar com calma mês que vem, pois vou para a Itália a trabalho sábado e tenho muita coisa pra resolver antes, mas tem BF amanhã. Vai que aparece alguma promoção de verdade... Será que vale a pena comprar na Europa? Nas vezes que pesquisei, era raro valer a pena pegar eletrônicos por lá.
O 5700X está na promo na Kabum por 1k. No lado da intel, acho que o 10600K seria o "concorrente" direto do 5600, mas custa 1.2k.
Talvez o 5700X com uma mobo A520 já seria algo bom. mas te limitaria a possível upgrade nessa plataforma. Somente AMD 7xxx é DDR5.

Sobre a Europa, sempre achei bom os preços da loja Techinn, que é da Espanha se não me engano. Mas sei lá como é passar no aeroporto com um monte de produto eletrônico novo. Mesmo que seja uma unidade de cada que configure uso próprio, deve ter limite de valor pra isso. Se estourar, paga multa ou perde tudo...
 
Boa tarde, quero comprar um rx 6600, tenho uma placa mãe gigabyte b250m-d3h e i7 7700 é uma boa comprar a rx 6600 com essa placa mae e processador?
 
Boa tarde, quero comprar um rx 6600, tenho uma placa mãe gigabyte b250m-d3h e i7 7700 é uma boa comprar a rx 6600 com essa placa mae e processador?
A 6600 é uma excelente placa no CxB pra Full HD. Porém cabe a ressalva de que esse processador é um pouco fraco pra 6600. Saiba que em alguns jogos ele vai gargalar sua RX6600.
 
O 5700X está na promo na Kabum por 1k. No lado da intel, acho que o 10600K seria o "concorrente" direto do 5600, mas custa 1.2k.
Talvez o 5700X com uma mobo A520 já seria algo bom. mas te limitaria a possível upgrade nessa plataforma. Somente AMD 7xxx é DDR5.

Sobre a Europa, sempre achei bom os preços da loja Techinn, que é da Espanha se não me engano. Mas sei lá como é passar no aeroporto com um monte de produto eletrônico novo. Mesmo que seja uma unidade de cada que configure uso próprio, deve ter limite de valor pra isso. Se estourar, paga multa ou perde tudo...
Muito obrigado pelas dicas!

Pior que tinha um 7600 por 1k na Kabum, mas esgotou muito rápido.

Se não me engano, a cota é 1k USD, o que daria uns 915 EUR. Não tenho a menor intenção de trazer valor perto disso em muamba, haha.
 
Oi, estou procurando uma placa-mãe pra casar bem com meu futuro Intel Core i5 13600K.
Trabalho profissionalmente, jogo e, com certeza, vou querer "brincar" com esse processador, porém não vou fazer overclock (exceto aqueles presets da própria placa).
Gostaria de gastar o menos possível, mas eu não quero ficar no limite do aceitável. Quero algo bom, mas baratinho.

Aquelas Intel H610M corro fora, né?

Pelo que vi, as placas B660M o pessoal recomenda bastante e costumam estar mais baratas, porém precisam de BIOS update. Se for escolher essa, eu dou preferência para aquelas que se consegue fazer update da BIOS sem processador.

Mais caras, tem as Asus TUF GAMING B760M-Plus e Asus Prime B760-Plus, que estão na faixa dos R$1200,00. Acho que essas não valem a pena por serem consideravelmente mais caras. Se vocês acharem uma boa placa B660M que dê pra atualizar por pendrive, acho que não justifica uma B760.

Posteriomente, vou colocar uma placa de vídeo intermediária também.
Obrigado!
 
Bom, vou pegar o R7 5700x e a B550m Gaming Plus...

Preciso agora de memórias 2x16gb e ssd 1tb, quais modelos devo ficar de olho?
 
Preciso agora de memórias 2x16gb e ssd 1tb, quais modelos devo ficar de olho?
Preferencialmente escolha as RAM que são homologadas (testadas) na sua mobo. No site do fabricante vc encontra essa lista.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

além disso, gostaria de saber se fica estável memorias de 3600mhz em um ryzen 7 5700x nessa placa mãe aqui: https://www.asus.com/br/motherboard...rds/tuf-gaming/tuf-gaming-b550m-plus-wifi-ii/
Fica. eu uso 2x16 3600MHz da corsair nessa mesma mobo.
 
então galera, eu atualmente tenho 16gb de ram (kingston fury beast 2x8gb 3200mhz) e queria subir pra 32gb mas estou em duvida entre 3200mhz ou 3600mhz, tem muita diferenca?
vocês tem alguma sugestão de módulos na faixa dos 600/700reais?

além disso, gostaria de saber se fica estável memorias de 3600mhz em um ryzen 7 5700x nessa placa mãe aqui: https://www.asus.com/br/motherboard...rds/tuf-gaming/tuf-gaming-b550m-plus-wifi-ii/
O que a AMD "garante" de funcionamento são em geral memórias homologadas pela JEDEC até 3200Mhz. Acima disso, é por conta e risco do comprador. Tem uma galera que comprou memórias chinesas principalmente, de 3600MHz ou mais mas não funcionaram no setup. Outra galera comprou e funcionou normalmente.

Para garantir, eu prefiro pegar até o limite dos 3200MHz, mas dê preferência pela latência mais baixa. CL16 ou CL14 se encontrar. Tem alguns reviews no YT sobre frequência vs. latência. De forma exemplificada, é como se um pente 3200MHz CL14 te entregasse a mesma coisa ou mais que o pente 3600MHz CL18.

Mesmo assim, não existe um salto significativo de performance. Pentes de memória rápidos de verdade, custam muito caro e te entregam de 5 à 8 FPS a mais no máximo, em casos específicos.
 
Bom dia pessoal. Estou em dúvida entre essas duas placas, qual melhor?
RTX 2060 Super ou RTX 3060 - Ambas estão na casa de R$ 1.500, não tendo 50 reais de diferença de uma para a outra.

Também tem a 3060 de 12gb que está custando uns 250 a mais. Vale apena?
 
Bom dia pessoal. Estou em dúvida entre essas duas placas, qual melhor?
RTX 2060 Super ou RTX 3060 - Ambas estão na casa de R$ 1.500, não tendo 50 reais de diferença de uma para a outra.

Também tem a 3060 de 12gb que está custando uns 250 a mais. Vale apena?
2060 que tem no mercado hoje me faz desconfiar dsa marcas... Me cheira à aquela placas GPU do Ali de umas marcas bagaçeiras e mal feitas... Parece que importaram toda a sobra xexelenta restante da china e remarcaram pra vender por aqui. Além de que ela perde muito suporte por parte da nVidia. Não carrega novas tecnologias e suportes.
3060 é uma GPU com bom custo x benefício. Mas a versão de 12GB mesmo tendo tudo isso de memória, a GPU é fraca pra empurrar em uma resolução maior. 3060Ti 8GB performa melhor que 3060 12GB em 4K por exemplo. No TPU tem reviews que comprovam isso.

A versão de 12GB é interessante se vc encontrar uma com um preço mais parecido da versão de 8GB. 250 merréis acho muito para algo que não vai te favorecer em 1080p e vai deixar à desejar na GPU em 4K.
Encontrei essa. Inno3D "Superframe" 3060 12GB. R$ 1.560,00.
 
2060 que tem no mercado hoje me faz desconfiar dsa marcas... Me cheira à aquela placas GPU do Ali de umas marcas bagaçeiras e mal feitas... Parece que importaram toda a sobra xexelenta restante da china e remarcaram pra vender por aqui. Além de que ela perde muito suporte por parte da nVidia. Não carrega novas tecnologias e suportes.
3060 é uma GPU com bom custo x benefício. Mas a versão de 12GB mesmo tendo tudo isso de memória, a GPU é fraca pra empurrar em uma resolução maior. 3060Ti 8GB performa melhor que 3060 12GB em 4K por exemplo. No TPU tem reviews que comprovam isso.

A versão de 12GB é interessante se vc encontrar uma com um preço mais parecido da versão de 8GB. 250 merréis acho muito para algo que não vai te favorecer em 1080p e vai deixar à desejar na GPU em 4K.
Encontrei essa. Inno3D "Superframe" 3060 12GB. R$ 1.560,00.
Cara agradeço pela resposta.
Desde de que postei a pergunta, fiquei pesquisando e vendo algumas reviews/comparativos e cheguei na mesma conclusão que você. Embora a 2060 super entregue algo próximo da 3060, ela está ultrapassada e não contem tecnologias que a 3060 tem.

Inicialmente meu objetivo é rodar FULL HD e se possível alto ou ultra nos jogos. Porém não procuro altas taxas de quadro (não sou competitivo, acima de 60 FPS pra mim está ótimo). Jogos que tenho objetivo de jogar são PUBG, DAYZ, Elden ring, Gta V, Outward, Remnant, the last of us...

Dito essa explicação a cima, eis as placas que estou na dúvida
Inno3D "Superframe" 3060 12GB. OU a de 8gb - R$ 1.560,00.
RX 7600 GAMING OC 8G Radeon - R$ 1.600,00
RX 6650 XT MECH 2X 8G OC MSI Radeon, 8GB - R$ 1.250,00. A placa é inferior as que citei anteriormente, porém como expliquei a cima, meu objetivo não é altas taxas de quadro. Será que essa em atende? Seria uma economia por volta de 300 reais que eu já poderia usar para algum periférico.
 
O que a AMD "garante" de funcionamento são em geral memórias homologadas pela JEDEC até 3200Mhz. Acima disso, é por conta e risco do comprador. Tem uma galera que comprou memórias chinesas principalmente, de 3600MHz ou mais mas não funcionaram no setup. Outra galera comprou e funcionou normalmente.

Para garantir, eu prefiro pegar até o limite dos 3200MHz, mas dê preferência pela latência mais baixa. CL16 ou CL14 se encontrar. Tem alguns reviews no YT sobre frequência vs. latência. De forma exemplificada, é como se um pente 3200MHz CL14 te entregasse a mesma coisa ou mais que o pente 3600MHz CL18.

Mesmo assim, não existe um salto significativo de performance. Pentes de memória rápidos de verdade, custam muito caro e te entregam de 5 à 8 FPS a mais no máximo, em casos específicos.
vlw mn
mas eu iria pegar memorias boas, vi a kigston por exemplo em q as de 3200mhz sao apenas 20 reais mais baratos
sendo a de 3200 cl 16 e a de 3600 cl17
por isso me surgiu essa duvida
mas se vc tiver alguma modelo pra indicar estou aceitando
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo