[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

E ai pessoal beleza ?

Estou para migrar para plataforma AM5/ DDR5 e estou com uma duvida em relação a memorias

Pretendo usar um 7700x + B650 Tuf e estava querendo pegar 64gb DDR5 6200 ou 6400mhz.
Vocês teriam indicações de boas memorias ram para este caso ?
É melhor ir de kingston, XPG ou Corsair ?
Alguma que esteja na lista de compatibilidade da placa mãe, em termos de clock pode ficar na faixa dos 5600~6000Mhz, daí pra cima há pouca diferença prática no dia a dia.
 
estou planejando comprar um ryzen 5 3600 e uma 1060ti 6g mais 16gb ram(2x8) de um conhecido, e estou em duvida de quais outras peças comprar (peças essenciais como placa mãe, fonte e até mesmo ssd/nvme) mas o que mais tenho duvida é a placa mãe pois no futuro planejo usar um ryzen 5 5600 ou até mesmo um 7 5700 e queria saber uma placa mãe custo beneficio que no futuro suportaria esses upgrades.
 
Bom dia.
Tenho um pc com essas specs:
Ryzen 5 5500
Fonte 500(Não sei a marca)
Gtx 1050 Ti 4gb
2 Pentes de memoria 8gb( uma de 2666 e outra de 2400)
Estou pensando em trocar a placa e as memórias, para isso será necessário trocar a fonte?
As memórias serem diferentes capa muito a capacidade do computador?
 
Estou pensando em trocar a placa e as memórias, para isso será necessário trocar a fonte?
As memórias serem diferentes capa muito a capacidade do computador?
Sem a gente saber qual fonte é, fica complicado. Além disso vc não disse que placa de vídeo vai pegar.

Memórias diferentes não necessariamente capam a capacidade do processador.
O que acontece é que quando vc põe memórias diferentes o sistema funciona “nivelado por baixo”. Ou seja, se vc tiver um módulo de 2133 e outro de 3200MHz, o sistema vai trabalhar em 2133.

No seu sistema aí, as memórias estão possivelmente rodando em 2400MHz.
 
Sem a gente saber qual fonte é, fica complicado. Além disso vc não disse que placa de vídeo vai pegar.

Memórias diferentes não necessariamente capam a capacidade do processador.
O que acontece é que quando vc põe memórias diferentes o sistema funciona “nivelado por baixo”. Ou seja, se vc tiver um módulo de 2133 e outro de 3200MHz, o sistema vai trabalhar em 2133.

No seu sistema aí, as memórias estão possivelmente rodando em 2400MHz.
Estava Pensando em pegar uma rx6600
A marca da fonte faz diferença?
 
Estava Pensando em pegar uma rx6600
A marca da fonte faz diferença?
Claro. Marca e modelo fazem total diferença a potência não quer dizer muita coisa.
 
Eu Acredito que seja da marca Real
Não conheço essa marca... Se puder mandar uma foto da tabela que fica colada ao lado da fonte que já da pra extrair todas as informações (fabricante, potencia, correntes etc)

Mas assim, a RX 6600 não é uma placa muito exigente no que diz respeito a potência, ela é uma placa de cerca de 130W de consumo. Na teoria uma fonte de 500W minimamente decente aguenta ela (e o resto do seu setup) sossegado.
 
Bom dia pessoal.

Estou querendo dar um upgrade no meu processador e por enquanto quero manter no soquete AM4.

Eu tenho um Ryzen 5 5500
RTX 3060 TI
Fonte 850w Gigabyte
2x16g ram DDR4 3200mhz
E uma B450M Steel Legend

Qual upgrade de processador vocês me indicariam ? Estava olhando o Ryzen 7 5700x ou Ryzen 7 5800X3D
 
Bom dia pessoal.
Aproveitei a black friday e conseguir alguns cupons/descontos consideraveis para um up no meu setup, sendo o principal a placa de video (rx 580 > 4070).
Atualmente possuo um ryzen 5 3600 e consegui um ryzen 9 5900x na promoção da tera por 1600. Vocẽs acham que vale a pena esse upgrade? Pergunto pq devo jogar os jogos em sua maioria 4k (dlss performance) ou 1440p e tenho minhas duvidas se valeria a pena este upgrade, ou seria melhor segurar meu 3600 e fazer um upgrade maior num futuro proximo direto pra am5.
 
Atualmente possuo um ryzen 5 3600 e consegui um ryzen 9 5900x na promoção da tera por 1600. Vocẽs acham que vale a pena esse upgrade? Pergunto pq devo jogar os jogos em sua maioria 4k (dlss performance) ou 1440p e tenho minhas duvidas se valeria a pena este upgrade, ou seria melhor segurar meu 3600 e fazer um upgrade maior num futuro proximo direto pra am5.

Com certeza vai ter um ganho muito significativo em relação ao 3600.

Agora assim, se vale a pena segurar pra ir direto pro AM5, ai é algo a se pensar. Sem dúvidas um 7600X (AM5 de entrada) já entrega mais em jogo que um 5900X na maioria dos cenários.
A questão é se vc tá disposto a injetar essa grana num curto prazo (acho que um kit AM5 + DDR5 + 7600X deve girar nuns 4k)

Penso assim: se vc acha que no curto prazo vai ter mais grana pra fazer o upgrade e visto que vc joga em 4K (pressão muito mais na GPU que no processador), talvez valha a pena segurar as pontas e partir pro AM5.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia pessoal.

Estou querendo dar um upgrade no meu processador e por enquanto quero manter no soquete AM4.

Eu tenho um Ryzen 5 5500
RTX 3060 TI
Fonte 850w Gigabyte
2x16g ram DDR4 3200mhz
E uma B450M Steel Legend

Qual upgrade de processador vocês me indicariam ? Estava olhando o Ryzen 7 5700x ou Ryzen 7 5800X3D

Pelo o que pesquisei rapidamente a B450M SteelLegend aguenta o 5800X3D desde que o gabinete seja minimamente refrigerado, portanto vejo que o 5800X3D é a melhor escolha.
 
Última edição:
boa tarde.
alguem indica kit 2x16 3200 custo beneficio ?

vlw
Rapha, indico Asgard T3, barata e não da problema. Encontra facil no Ali, mas cuidado com lojas não oficiais. Encontrar várias na OLX também. É uma memória que vi o pessoal falando muito bem, com isso acabei pegando 3 ou 4 pares kkk
 
Rapaziada, 6750 XT por 2k. Vale a pena?

RX 6750 XT MECH 2X 12GB ou uma 6650 XT OC 8GB RDNA2 com Ray Tracing


 
Bom dia pessoal.
Aproveitei a black friday e conseguir alguns cupons/descontos consideraveis para um up no meu setup, sendo o principal a placa de video (rx 580 > 4070).
Atualmente possuo um ryzen 5 3600 e consegui um ryzen 9 5900x na promoção da tera por 1600. Vocẽs acham que vale a pena esse upgrade? Pergunto pq devo jogar os jogos em sua maioria 4k (dlss performance) ou 1440p e tenho minhas duvidas se valeria a pena este upgrade, ou seria melhor segurar meu 3600 e fazer um upgrade maior num futuro proximo direto pra am5.
Vini, estou montando meu PC do zero e estava entre AM4 e AM5, optei pelo AM4 por conta do orçamento. Como você ja tem o PC todo montado, continuar no AM4 é interessante para não gastar, também tem a questão de que se você já estava considerando fazer algum upgrade o AM5 vai se tornando mais vantajoso. Como o outro cara disse, para começar no AM5 você precisa desembolsar uma grana para MOBO e memória, acho que se você vender o que tem deve pegar uns 1200.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaziada, 6750 XT por 2k. Vale a pena?

RX 6750 XT MECH 2X 12GB ou uma 6650 XT OC 8GB RDNA2 com Ray Tracing


Depende do setup que quer montar. Se for jogar só em FHD a 6650 vai, não tem muita longevidade por ser 8gb. A 6750 esta valendo a pena porque ja da pra encarar QHD e tem 12gb, dura uns aninhos a mais, eu inclusive peguei uma na black.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala galera, estou montando um pc só para jogos do zero, na black peguei uma MSI RX 6750 XT, fonte MSI MAG 850w, 32gb (4x8) 3200mhz e b550m Steel Legend. Penso em jogar CS GO esporadicamente mas principalmente os de campanha.

Estou em dúvida sobre qual processador usar, o ponto é que o orçamento já foi nessas peças que citei rsrs Vou deixar algumas considerações sobre alguns modelos que estudei:
  • 3600/3600x: vai super bem em 1440p que é minha ideia, mas ainda não tenho o monitor então acaba aumentando o gargalo já que a GPU fica mais livre
  • 4500: saiu uma promo interessante hoje mas ele é pior que o 3600 então não acho que faz sentido
  • 5500/5600: só faz sentido se encontrar uma oferta muito boa
  • 5600x: vai legal, porem novo esta fora de cogitação por conta do preço parcelado
Por conta da grana curta estou pensando em pegar um usado na OLX, o que acham? Sobre os modelos, acham valido cogitar um 3600 ou é 5600x pra cima e ja era?
Obrigado.
 
Última edição:
Depende do setup que quer montar. Se for jogar só em FHD a 6650 vai, não tem muita longevidade por ser 8gb. A 6750 esta valendo a pena porque ja da pra encarar QHD e tem 12gb, dura uns aninhos a mais, eu inclusive peguei uma na black.
Então, cara... eu vou jogar em FULLHD msm, 1080p. Será que ainda assim a 6750 n é mais jogo? Foda que são 600 reais a mais. Vale o custo benefício?
 
Então, cara... eu vou jogar em FULLHD msm, 1080p. Será que ainda assim a 6750 n é mais jogo? Foda que são 600 reais a mais. Vale o custo benefício?
Cara, a diferença de preço vale, o ponto é se vale para o que você quer. Eu peguei a 6750 porque quero jogar em 1440p, ai ela sai bem na frente. Mesmo em 1080p ela sai na frente em alguns casos, veja esse video e procure entender se nos tipos de jogos que quer jogar qual delas sai na frete.
Nesse outro vídeo, da Chipart, você consegue entender a relação de preço por FPS nas GPU, pode te ajudar a escolher um modelo e o gráfico que ele mostra é bem útil para entender o desempenho de cada em determinada resolução e processador.
 
Boa tarde,

Estou enfrentando alguns problemas de lentidão no meu PC antigo e estou planejando uma atualização para melhorar o desempenho. Meu uso principal é para programação e jogos leves, e gostaria de investir agora para evitar problemas de lentidão no futuro.

A configuração que estou considerando é a seguinte:

Processador: Intel Core i5 14600K - R$ 2.099,00
Placa-mãe: Gigabyte B660M Gaming X - R$ 820,58
Memória RAM: 2x XPG Gammix D35, 16GB, 3200MHz, DDR4 - R$ 440,00
Sistema de Resfriamento: Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm - R$ 199,99

Além disso, tenho dúvidas sobre a compatibilidade da minha fonte atual, uma SEASONIC S12II 520W 80 PLUS BRONZE, que já tem 11 anos de uso. Gostaria de saber se ela seria suficiente para alimentar essa configuração, considerando que pretendo manter minha placa de vídeo atual, a ZOTAC 1050TI. Planejo fazer um upgrade na placa de vídeo no futuro para rodar jogos mais pesados, e nesse momento, também farei a atualização da fonte se não for necessário trocá-la agora.

Os itens que mencionei estão custando por volta de R$ 3500,00, mas posso aumentar o orcamento se necessário. Preciso de ajuda para garantir que estou fazendo uma escolha acertada.

Agradeço antecipadamente por qualquer orientação ou sugestão que possam oferecer!
 
Galera, tenho um i7 8700k e, ao meu ver, seria processador mais do que suficiente para segurar todos os games a mais de 60 FPS.

Ocorre que eu tava jogando Elite Dangerous em VR e em certo momento de combate, com muitos players e NPC, verifiquei que o processador tava gargalando a GPU a 45 FPS.

Minha pergunta: Será que é o game realmente que tá muito mau otimizado ou já ta na hora de trocar o processador?
 
eu vou comprar um upgrade para o meu pc ele de base sem upgrade e um
ryzen 5 5600g
2 memorias 8gb ddr4
placa mãe a520m-db mancer
fonte thunder mancer 600w
125 de ssd sata
1 tb de hd

os upgrades que realizarei serão
RX 6750 XT MECH 2X 12G
SSD Lexar NVME 1TB
Water Cooler Rise Mode 120mm
e uma boa escolha de upgrade? fica no total de 2,439 reais
preciso de ajuda pra ver se estou fazendo uma boa escolha

Tudo certo. Vai ser um salto gigante sair da Vega 7 pra uma rx6750. No armazenamento nem se fala… sair de 120gb pra 1tb é qualidade de vida.

Porém qual o sentido desse WC pro seu 5600g ? Ele está esquentando ? Seu cooler atual é o box da AMD ?

Eu não curto esses WC white label e sinceramente o Ryzen 5600g não precisa de WC. Eu ficaria no bom e velho Aircooler.
O AG400 ou Gammax 400 são baratos, fáceis de instalar, confiáveis e aguentam tranquilamente até um 5700x.
 
Última edição:
Fala galera, estou montando um pc só para jogos do zero, na black peguei uma MSI RX 6750 XT, fonte MSI MAG 850w, 32gb (4x8) 3200mhz e b550m Steel Legend. Penso em jogar CS GO esporadicamente mas principalmente os de campanha.

Estou em dúvida sobre qual processador usar, o ponto é que o orçamento já foi nessas peças que citei rsrs Vou deixar algumas considerações sobre alguns modelos que estudei:
  • 3600/3600x: vai super bem em 1440p que é minha ideia, mas ainda não tenho o monitor então acaba aumentando o gargalo já que a GPU fica mais livre
  • 4500: saiu uma promo interessante hoje mas ele é pior que o 3600 então não acho que faz sentido
  • 5500/5600: só faz sentido se encontrar uma oferta muito boa
  • 5600x: vai legal, porem novo esta fora de cogitação por conta do preço parcelado
Por conta da grana curta estou pensando em pegar um usado na OLX, o que acham? Sobre os modelos, acham valido cogitar um 3600 ou é 5600x pra cima e ja era?
Obrigado.
Alguém ajuda com essa dúvida aqui? Valeu.
 
Alguém ajuda com essa dúvida aqui? Valeu.
Bom, vc já respondeu a sua pergunta levando em conta o orçamento.

3600 é o que vc consegue comprar no momento e é sim o bom processador. Porém o 5600 é consideravelmente mais rápido.

Eu riscaria dessa lista o 5500, 4500 e o 5600x. Os 2 primeiros por não terem o PCIE 4.0, e o 5600x porque ele não vale a pena perante o 5600. (Diferença entre ambos é apenas 200mhz de clock, coisa que vc resolve com PBO em 5 minutos).

Pra não tirar completamente o 5600x da lista, se aparecer ele num preço muito atrativo ou mesmo no mercado de usados, vai nele. Mas preço de novo e sem promoção, não vale.
 
Bom dia,
Tenho o PC da assinatura com a memoria ram 2x8gb G.Skill Trident Z RGB DDR4 4266mhz, porem quero colocar 32gb.
Tenho 2 opções, adquirir 2x16gb D50 XPG 4133mhz ou adicionar mais 2x8gb G.Skill Trident Z porem a 3200mhz. (Outra opção seria 2x16gb 3600 da Corsair.)
Qual a melhor opção ou sugestão?
Desde já obrigado.
 
Última edição:
ou adicionar mais 2x8gb G.Skill Trident Z porem a 3200mhz
Não faça isso... Trabalhar com 4 slots e ainda memórias diferentes pode dar uma "confusão" sinistra.

Prefira as opções 2x16 que vc mesmo citou.... Entre as 2, se forem compatíveis, vai com a 4133MHz.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo